Novo Fuzil para o EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6286 vezes
Agradeceram: 6639 vezes
Contato:

Re: Novo Fuzil para o EB

#9736 Mensagem por Túlio » Qua Abr 25, 2012 4:00 pm

Menos, Talharim, menos... :twisted: :twisted: :twisted: (C) VICTOR

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
dalton romao
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 52 vezes

#9737 Mensagem por dalton romao » Qua Abr 25, 2012 4:33 pm

mas, amigo túlio, que problemas poderiam estar acontecendo com o IA2 em 7.62, nenhum, não é mesmo? a mecânica é FAL, já estão carecas de conhecer seus pontos fortes e fracos, tanto é que nessa modificação tentaram corrigir o que estava fora de padrão pro combate moderno, ou seja, comprimento total, peso, ergonomia, melhoras no aquecimento do guarda-mão, alavanca de seleção, massa e alça de mira, enfim essas coisas menores que estavam precisando mesmo melhorar. acredito que só possa ser grana. deve ser bem mais barato trocar as peças gastas e dar uma vida útil maior pros velhos FALs. se não for isso não tem menor sentido.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#9738 Mensagem por Túlio » Qua Abr 25, 2012 4:43 pm

Nas buenas, não sei, hôme véio. Lembro que a caixa da versão menos potente - 5,56 - do MD97 estourava. Daí levaram o fz para refazer e apareceu esse IA2. Nada sei de relevante sobre ele, apenas estranho a demora em ser distribuído à tropa. Se for falta de grana para comprar, por que desenvolver? Para isso teve, não? Alguma barbeiragem foi feita por alguém, é a impressão que tenho...

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

Loki
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 4 vezes

#9739 Mensagem por Loki » Qua Abr 25, 2012 4:50 pm

Se a troca for total para as 3 forças de quantas armas estamos falando? 350 000?

300.000 para o EB, 25.000 para o FN e marinha e 25.000 para a FAB? É isso?

abraço

Loki

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#9740 Mensagem por Túlio » Qua Abr 25, 2012 5:17 pm

Alguém falou 200.000 (EB, menos os FAL em fase de conversão em PARAFAL e que devem ser um montão, vide o preço total de um só pedido recentemente postado); FAB acho difícil a versão 7,62; CFN idem; sobra a MB que tem alguma quantidade. Assim, ou o EB aumenta muito o efetivo ou dificilmente estaremos falando de mais de uns 100.000 IA2 7,62 - SE PRESTAR, claro... :wink: 8-]

Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 234 vezes
Agradeceram: 539 vezes

#9741 Mensagem por Brasileiro » Qua Abr 25, 2012 6:05 pm

Túlio escreveu:Alguém falou 200.000 (EB, menos os FAL em fase de conversão em PARAFAL e que devem ser um montão, vide o preço total de um só pedido recentemente postado); FAB acho difícil a versão 7,62; CFN idem; sobra a MB que tem alguma quantidade. Assim, ou o EB aumenta muito o efetivo ou dificilmente estaremos falando de mais de uns 100.000 IA2 7,62 - SE PRESTAR, claro... :wink: 8-]
Uma aproximação...

Brigada Pára-quedista:
-5.000 IA-2 5,56
Infantaria Leve - Aeromóvel:
-5.000 IA-2 5,56
Infantaria Leve - GLO:
-5.000 IA-2 5,56
Operações Especiais:
-1000 IA-2 5.56 (utilizam outros fuzis, mais modernos e outros mais antigos)

Total: 16.000 IA-2 5.56

Infantaria de Selva, Blindada, Mecanizada, Cavalaria, Artilharia, etc ---> 150.000 IA-2 7,62

Acho que é por aí a intenção do EB.
Fabricar 16,000 IA-2 é tarefa fácil para a Imbel, que diz ter capacidade de 30 mil por ano, então não precisaria de muita pressa com o referido fuzil 5,56, dada que a substituição onde é requerido, é rapida.

Já o 7,62 e as unidades que continuariam a operar este calibre, como não implicaria em muita mudança na operação/doutrina/mntção/ensino etc, enquanto não vem a arma nova em folha, dá para aguentar até lá com FAL transformado em PARA-FAL, que é quase a mesma coisa.

abraços]

----------------
amor fati
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#9742 Mensagem por Túlio » Qua Abr 25, 2012 6:39 pm

Não esquecendo os milhares e milhares de FAL que vão virar PARAFAL, fora os que já são PARAFAL de nascença, assim, fico com a minha conta, Brasileiro véio... :wink: 8-]

henriquejr
Sênior
Sênior
Agradeceu: 383 vezes
Agradeceram: 431 vezes

#9743 Mensagem por henriquejr » Qua Abr 25, 2012 8:13 pm

Túlio escreveu:Não esquecendo os milhares e milhares de FAL que vão virar PARAFAL, fora os que já são PARAFAL de nascença, assim, fico com a minha conta, Brasileiro véio... :wink: 8-]
Túlio, é bom lembrar também que as forças armadas possuem estoques estratégicos de armas para uso em caso de mobilização. Lembre-se que, neste caso, o efetivo das forças armadas podem chegar próximo a 1 milhão de homens e é preciso ter armas pra equipar este efetivo. Creio que, caso o EB receba novos fuzis, a tendência é que os atuais FALs sejam estocados para este fim, além de equipar os TG, que atualmente operam velhos Mosque-Fal.

.
dalton romao
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 52 vezes

#9744 Mensagem por dalton romao » Qua Abr 25, 2012 8:38 pm

sei não brasileiro, acho muito. uns 10.000 em 5.56 está mais perto da realidade, no meu ponto de vista, e cavalaria, artilharia e mecanizada podem muito bem ficar com os para-fals revitalizados mesmo. aí acho que uns 50 mil em 7.62 fica de bom tamanho.

Guerra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

#9745 Mensagem por Guerra » Qua Abr 25, 2012 8:48 pm

Túlio escreveu:O PRO vai efetuar um único disparo, pegar o cara mais valioso da tropa que parar em seu retículo e dar no pé muito antes de alguém conseguir fazer alguma estimativa de sua posição para orientar a artilharia.

Bisonho é o ''sniper'' que fica ali atirando em qualquer um e esperando chover bomba, o certo é escolher o alvo com calma, abater e tchau procêis, outro dia pego mais um... :wink: 8-]
Tulio, sem querer diminuir o valor do sniper em combate, mas as vezes eu acho que o pessoal tem uma visão romantica demais do emprego dos sniper. O pessoal fala como se não existisse um sniper a roda da guerra jamais iria girar. Parece que todo infante se borra de medo de sniper. E não bem assim.
Cara, se eu estou num pelotão equipado com um fuzil decente, com NEGEV, lança granada, ALAC a vontade e transportado por essa maquina:
Imagem

Escoltado por LEOPARD 2 e apoiado por M 109. Pode colocar um batalhão de sniper na minha frente que eu não tomo nem conhecimento.

Essa é minha versão de poder militar.

A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Guerra
Sênior
Sênior

#9746 Mensagem por Guerra » Qua Abr 25, 2012 8:54 pm

Brasileiro escreveu:Uma aproximação...

Brigada Pára-quedista:
-5.000 IA-2 5,56
Infantaria Leve - Aeromóvel:
-5.000 IA-2 5,56
Infantaria Leve - GLO:
-5.000 IA-2 5,56
Operações Especiais:
-1000 IA-2 5.56 (utilizam outros fuzis, mais modernos e outros mais antigos)

Total: 16.000 IA-2 5.56
Jogou alto demais. Só as brigadas blindadas tem esse efetivo.

gribel
Sênior
Sênior
Agradeceu: 78 vezes
Agradeceram: 10 vezes

#9747 Mensagem por gribel » Qui Abr 26, 2012 2:34 am

Guerra escreveu:
Túlio escreveu:O PRO vai efetuar um único disparo, pegar o cara mais valioso da tropa que parar em seu retículo e dar no pé muito antes de alguém conseguir fazer alguma estimativa de sua posição para orientar a artilharia.

Bisonho é o ''sniper'' que fica ali atirando em qualquer um e esperando chover bomba, o certo é escolher o alvo com calma, abater e tchau procêis, outro dia pego mais um... :wink: 8-]
Tulio, sem querer diminuir o valor do sniper em combate, mas as vezes eu acho que o pessoal tem uma visão romantica demais do emprego dos sniper. O pessoal fala como se não existisse um sniper a roda da guerra jamais iria girar. Parece que todo infante se borra de medo de sniper. E não bem assim.
Cara, se eu estou num pelotão equipado com um fuzil decente, com NEGEV, lança granada, ALAC a vontade e transportado por essa maquina:
Imagem

Escoltado por LEOPARD 2 e apoiado por M 109. Pode colocar um batalhão de sniper na minha frente que eu não tomo nem conhecimento.

Essa é minha versão de poder militar.
Nobre Guerra...humildemente desenho um cenário urbano, com uma resma de caçadores malocados nos escombros. Deve ser dureza, Sub. véio.
Abraços.
Arnaud.

Guerra
Sênior
Sênior

#9748 Mensagem por Guerra » Qui Abr 26, 2012 1:38 pm

gribel escreveu:Nobre Guerra...humildemente desenho um cenário urbano, com uma resma de caçadores malocados nos escombros. Deve ser dureza, Sub. véio.
Abraços.
Arnaud.
gribel, a guerra é dura para todo mundo. Imagine vc com um fuzil malocado entre escombros e os alvos dentro de um blindado.
Se fosse vc a invadir uma localidade, sabendo do potencial do inimigo para empregar snipers, qual a primeira coisa que vc faria com as construçoes que tem comandamento sobre a localidade?

crubens
Sênior
Sênior
Agradeceu: 50 vezes
Agradeceram: 9 vezes

#9749 Mensagem por crubens » Qui Abr 26, 2012 4:46 pm

O Gribel eu não sei, mas eu faria elas virarem farelo.

"Tudo que é necessário para que o mal triunfe, é que os homens de bem nada façam". Edmund Burke

'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King

Imagem
gribel
Sênior
Sênior
Agradeceu: 78 vezes
Agradeceram: 10 vezes

#9750 Mensagem por gribel » Qui Abr 26, 2012 7:54 pm

O Gribel tb.....mas tomemos o que vimos na libia como exemplo......mistura de simétrico e assimétrico. Tem tb cenário de selva....de viela estreita. Sei não...o Caçador Chuck ainda tem seu lugar no cenário moderno. Na verdade, tg tinha que preparar é sniper...e deixar o bando de paisano de reserva, morro acima...ainda mais com uns anti-material. Mas como disse...achismo de neófito mesmo.
Mas obrigado pelas respostas de peso.
Abração : )

Responder