Novo Fuzil para o EB
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
- Túlio
- Site Admin
- Agradeceu: 6286 vezes
- Agradeceram: 6639 vezes
- Contato:
Re: Novo Fuzil para o EB
Menos, Talharim, menos... (C) VICTOR
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- dalton romao
- Sênior
- Agradeceu: 2 vezes
- Agradeceram: 52 vezes
mas, amigo túlio, que problemas poderiam estar acontecendo com o IA2 em 7.62, nenhum, não é mesmo? a mecânica é FAL, já estão carecas de conhecer seus pontos fortes e fracos, tanto é que nessa modificação tentaram corrigir o que estava fora de padrão pro combate moderno, ou seja, comprimento total, peso, ergonomia, melhoras no aquecimento do guarda-mão, alavanca de seleção, massa e alça de mira, enfim essas coisas menores que estavam precisando mesmo melhorar. acredito que só possa ser grana. deve ser bem mais barato trocar as peças gastas e dar uma vida útil maior pros velhos FALs. se não for isso não tem menor sentido.
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
Nas buenas, não sei, hôme véio. Lembro que a caixa da versão menos potente - 5,56 - do MD97 estourava. Daí levaram o fz para refazer e apareceu esse IA2. Nada sei de relevante sobre ele, apenas estranho a demora em ser distribuído à tropa. Se for falta de grana para comprar, por que desenvolver? Para isso teve, não? Alguma barbeiragem foi feita por alguém, é a impressão que tenho...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
-
- Sênior
- Agradeceu: 7 vezes
- Agradeceram: 4 vezes
Se a troca for total para as 3 forças de quantas armas estamos falando? 350 000?
300.000 para o EB, 25.000 para o FN e marinha e 25.000 para a FAB? É isso?
abraço
Loki
300.000 para o EB, 25.000 para o FN e marinha e 25.000 para a FAB? É isso?
abraço
Loki
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
Alguém falou 200.000 (EB, menos os FAL em fase de conversão em PARAFAL e que devem ser um montão, vide o preço total de um só pedido recentemente postado); FAB acho difícil a versão 7,62; CFN idem; sobra a MB que tem alguma quantidade. Assim, ou o EB aumenta muito o efetivo ou dificilmente estaremos falando de mais de uns 100.000 IA2 7,62 - SE PRESTAR, claro...
- Brasileiro
- Sênior
- Agradeceu: 234 vezes
- Agradeceram: 539 vezes
Uma aproximação...Túlio escreveu:Alguém falou 200.000 (EB, menos os FAL em fase de conversão em PARAFAL e que devem ser um montão, vide o preço total de um só pedido recentemente postado); FAB acho difícil a versão 7,62; CFN idem; sobra a MB que tem alguma quantidade. Assim, ou o EB aumenta muito o efetivo ou dificilmente estaremos falando de mais de uns 100.000 IA2 7,62 - SE PRESTAR, claro...
Brigada Pára-quedista:
-5.000 IA-2 5,56
Infantaria Leve - Aeromóvel:
-5.000 IA-2 5,56
Infantaria Leve - GLO:
-5.000 IA-2 5,56
Operações Especiais:
-1000 IA-2 5.56 (utilizam outros fuzis, mais modernos e outros mais antigos)
Total: 16.000 IA-2 5.56
Infantaria de Selva, Blindada, Mecanizada, Cavalaria, Artilharia, etc ---> 150.000 IA-2 7,62
Acho que é por aí a intenção do EB.
Fabricar 16,000 IA-2 é tarefa fácil para a Imbel, que diz ter capacidade de 30 mil por ano, então não precisaria de muita pressa com o referido fuzil 5,56, dada que a substituição onde é requerido, é rapida.
Já o 7,62 e as unidades que continuariam a operar este calibre, como não implicaria em muita mudança na operação/doutrina/mntção/ensino etc, enquanto não vem a arma nova em folha, dá para aguentar até lá com FAL transformado em PARA-FAL, que é quase a mesma coisa.
abraços]
----------------
amor fati
amor fati
- Túlio
- Site Admin
- Contato:
Não esquecendo os milhares e milhares de FAL que vão virar PARAFAL, fora os que já são PARAFAL de nascença, assim, fico com a minha conta, Brasileiro véio...
- henriquejr
- Sênior
- Agradeceu: 383 vezes
- Agradeceram: 431 vezes
Túlio, é bom lembrar também que as forças armadas possuem estoques estratégicos de armas para uso em caso de mobilização. Lembre-se que, neste caso, o efetivo das forças armadas podem chegar próximo a 1 milhão de homens e é preciso ter armas pra equipar este efetivo. Creio que, caso o EB receba novos fuzis, a tendência é que os atuais FALs sejam estocados para este fim, além de equipar os TG, que atualmente operam velhos Mosque-Fal.Túlio escreveu:Não esquecendo os milhares e milhares de FAL que vão virar PARAFAL, fora os que já são PARAFAL de nascença, assim, fico com a minha conta, Brasileiro véio...
.
- dalton romao
- Sênior
- Agradeceu: 2 vezes
- Agradeceram: 52 vezes
sei não brasileiro, acho muito. uns 10.000 em 5.56 está mais perto da realidade, no meu ponto de vista, e cavalaria, artilharia e mecanizada podem muito bem ficar com os para-fals revitalizados mesmo. aí acho que uns 50 mil em 7.62 fica de bom tamanho.
- Guerra
- Sênior
- Agradeceu: 53 vezes
- Agradeceram: 135 vezes
Tulio, sem querer diminuir o valor do sniper em combate, mas as vezes eu acho que o pessoal tem uma visão romantica demais do emprego dos sniper. O pessoal fala como se não existisse um sniper a roda da guerra jamais iria girar. Parece que todo infante se borra de medo de sniper. E não bem assim.Túlio escreveu:O PRO vai efetuar um único disparo, pegar o cara mais valioso da tropa que parar em seu retículo e dar no pé muito antes de alguém conseguir fazer alguma estimativa de sua posição para orientar a artilharia.
Bisonho é o ''sniper'' que fica ali atirando em qualquer um e esperando chover bomba, o certo é escolher o alvo com calma, abater e tchau procêis, outro dia pego mais um...
Cara, se eu estou num pelotão equipado com um fuzil decente, com NEGEV, lança granada, ALAC a vontade e transportado por essa maquina:
Escoltado por LEOPARD 2 e apoiado por M 109. Pode colocar um batalhão de sniper na minha frente que eu não tomo nem conhecimento.
Essa é minha versão de poder militar.
A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
- Guerra
- Sênior
Jogou alto demais. Só as brigadas blindadas tem esse efetivo.Brasileiro escreveu:Uma aproximação...
Brigada Pára-quedista:
-5.000 IA-2 5,56
Infantaria Leve - Aeromóvel:
-5.000 IA-2 5,56
Infantaria Leve - GLO:
-5.000 IA-2 5,56
Operações Especiais:
-1000 IA-2 5.56 (utilizam outros fuzis, mais modernos e outros mais antigos)
Total: 16.000 IA-2 5.56
-
- Sênior
- Agradeceu: 78 vezes
- Agradeceram: 10 vezes
Nobre Guerra...humildemente desenho um cenário urbano, com uma resma de caçadores malocados nos escombros. Deve ser dureza, Sub. véio.Guerra escreveu:Tulio, sem querer diminuir o valor do sniper em combate, mas as vezes eu acho que o pessoal tem uma visão romantica demais do emprego dos sniper. O pessoal fala como se não existisse um sniper a roda da guerra jamais iria girar. Parece que todo infante se borra de medo de sniper. E não bem assim.Túlio escreveu:O PRO vai efetuar um único disparo, pegar o cara mais valioso da tropa que parar em seu retículo e dar no pé muito antes de alguém conseguir fazer alguma estimativa de sua posição para orientar a artilharia.
Bisonho é o ''sniper'' que fica ali atirando em qualquer um e esperando chover bomba, o certo é escolher o alvo com calma, abater e tchau procêis, outro dia pego mais um...
Cara, se eu estou num pelotão equipado com um fuzil decente, com NEGEV, lança granada, ALAC a vontade e transportado por essa maquina:
Escoltado por LEOPARD 2 e apoiado por M 109. Pode colocar um batalhão de sniper na minha frente que eu não tomo nem conhecimento.
Essa é minha versão de poder militar.
Abraços.
Arnaud.
- Guerra
- Sênior
gribel, a guerra é dura para todo mundo. Imagine vc com um fuzil malocado entre escombros e os alvos dentro de um blindado.gribel escreveu:Nobre Guerra...humildemente desenho um cenário urbano, com uma resma de caçadores malocados nos escombros. Deve ser dureza, Sub. véio.
Abraços.
Arnaud.
Se fosse vc a invadir uma localidade, sabendo do potencial do inimigo para empregar snipers, qual a primeira coisa que vc faria com as construçoes que tem comandamento sobre a localidade?
- crubens
- Sênior
- Agradeceu: 50 vezes
- Agradeceram: 9 vezes
O Gribel eu não sei, mas eu faria elas virarem farelo.
"Tudo que é necessário para que o mal triunfe, é que os homens de bem nada façam". Edmund Burke
'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King
'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King
-
- Sênior
- Agradeceu: 78 vezes
- Agradeceram: 10 vezes
O Gribel tb.....mas tomemos o que vimos na libia como exemplo......mistura de simétrico e assimétrico. Tem tb cenário de selva....de viela estreita. Sei não...o Caçador Chuck ainda tem seu lugar no cenário moderno. Na verdade, tg tinha que preparar é sniper...e deixar o bando de paisano de reserva, morro acima...ainda mais com uns anti-material. Mas como disse...achismo de neófito mesmo.
Mas obrigado pelas respostas de peso.
Abração : )
Mas obrigado pelas respostas de peso.
Abração : )