cb_lima escreveu:Carlos Mathias escreveu:Orestes, bom retorno, mas como podes ver, tá tudo a mesma coisa.
CB, como eu disse, é um prazer debater com VOCÊ.
Só um detalhe, um SU-30 pode ou não ter canards, depende da escolha do cliente.
Bem CB, sobre a escolha venezuelana, concordo em termos. Penso que o veto americano tenha precipitado as coisas.
Sobre a qualidade de fabricação, eu não vi fotos internas dos motores e outras partes desse tipo, só externas. Só posso dizer que mesmo com todos estes "defeitos" os caças russos conseguem desempenho igual ou melhor que seus congêneres ocidentais. Sobre a durabilidade, bem, a fama dos equipamentos é de serem muito duráveis. Será que eles pioraram ?
Sem dúvidas são duráveis (a maneira deles) e são robustos, não há como negar (me lembra aquela história do T-34 no controle de qualidade do Sherman e do Su-7 arrancando chaminé e pedaço de árvore na Alemanha - Hehehehehe).
Eu tive a felicidade de ver uns Migs e Su's de perto e a primeira coisa que me passou pela cabeça é que tudo parece tanque de guerra
quando comparado com os equivalentes 'ocidentais'... até o Yak-38 é parrudo e mal encarado.
No 'Ocidente' que eu tenha visto de perto só o Tornado IDS, o F-15E com aquele monte de cabide, o BlackBird (da maneira dele
) e o Mirage IV me passaram a mesma impressão.
Realmente pensando bem... qualidade é um critério prá lá de subjetivo e pode gerar todo tipo de interpretação... o que é bom para fulano pode não ser bom para beltrano, etc.
Não vou chamar de 'defeitos' amigo, são só características e critérios que para o fabricante e para quem comprou serviram e é isso que importa no fim das contas. Para outros compradores pode não ser o caso.
Obviamente aqueles foram outros tempos aonde grande parte das escolhas era ditada pelo time para quem você torcia ou para que lado estava financiando a sua revolução.
(teve muito país que nem piloto tinha e recebeu F-5 Tigers e Mig-21 que tinham que ficar na caixa as vezes por muitos meses).
Bom... hoje em dia, para alguns países (nós incluídos) temos a oportunidade de não necessariamente estar 'ligados' como antigamente a país A ou B para fazer qualquer escolha e essa é uma oportunidade maravilhosa e única! No fim das contas eu só espero que a decisão da FAB seja a decisão respeitada.
Quanto à Venezuela a política privou esse país de ter o mesmo nível de liberdade de escolha que nós estamos usufruindo (acho que não há como negar isso)... é só isso o que eu penso.
[]s e debatamos, pois debater é preciso.
CB_Lima
PS: Bom retorno mestre Orestes!