NOTÍCIAS DO RAFALE

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
sapao
Sênior
Sênior
Agradeceu: 54 vezes
Agradeceram: 253 vezes

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE

#9511 Mensagem por sapao » Ter Fev 07, 2012 9:37 pm

FCarvalho escreveu: MD = omisso e/ou negligente
FAB = quis dar uma de esperta e se deu mal.
GF = lavou as mãos e deu o seu F... -se.

É mera opinião minha, baseada nos fatos que vieram a público durante esses anos todos. É a interpretação que faço. Mas se tu quiseres chamar a isto de "velhos habitos", concordo, tem muito disso também. Na verdade foram estes mesmos "velhos hábitos" que levaram as cas atitudes/situações acima.

Mas a questão persiste. Depois de 15 anos de FX, não conseguimos escolher um simples caça para FAB. E se quer temos uma perspectiva de resolução para tal fato.

A que nome podemos dar a isso?

Eu tenho cá para mim vários. Mas depois de tanto tempo, guardo-os para mim mesmo. Este assunto já se tornou, no mínimo, patético.

abs.
FC, realmente velhos hábitos são dificeis de serem abandonados.

Por exemplo: já tem alguns anos que a grande maioria aqui do FDB acha que a FAB quis peitar o GF e se deu mal, que o MD foi omisso e o GF em deixou a FAB de "castigo" pelo fato dela querer se dar bem.
E isso é tão corriqueiro que já virou verdade, sei disso porque toda vez que alguem vai contra algumas dessas "verdades" é tratado como vendido, integrante da FAB e corporativista!

Agora vamos lá, vamos tentar mmudar alguns hábitos:
Você concorda que o Pepê é uma das fontas maiscriveis aqui do FDB, não concorda?

Então, ele acabou de fazer um resumo do processo que até agora ninguem tinha feito. E mesmo assim pouca gente leva fé no que ele diz, sempre atrás do tal "culpado" pelo processo.

Você diz que o MD foi omisso e negligente, mas não foi ele que ao receber o relatorio e perceber que ele não estava de acordo com o END, mandou refaze-lo?
Será que ele não foi exatamente o contrario de omisso/negligente, agindo como um orgão superior deve agir?

Você diz que a FAB quis dar uma de esperta. Eu imagino que seja por que o relatorio não estaba de acordo com a END, correto?
Mas como já foi colocado, como fazer o relatorio de acordo com algo que nem existia?

Você disse que o GF lavou as mãos e deu o f...-se.
Você já parou para pensar que simplesmente não se tem verba para isso tudo? Você acha que se a FAB/MD tivessem que escolher entre o F-X e o KC-390, qual dos dois ele iam escolher?
Porque tem um monte de projetos federais que estão tão parados como o F-X, será que isso tudo é banquinho tambem que os outros ministerios receberam?

Enfim, acho que deveriamos aproveitar esse tempo todo de processo e nos despir um pouco dos velhos preconceitos e tentar ver a coisa de uma maneira diferente.

[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1959 vezes
Agradeceram: 2486 vezes

#9512 Mensagem por knigh7 » Ter Fev 07, 2012 10:07 pm

Pepê Rezende escreveu:
Vou repetir: a intervenção do ex-ministro Nelson Jobim no processo visou apenas colocar a concorrência nos trilhos preconizados pela Estratégia Nacional de Defesa. A decisão foi técnica e o vencedor escolhido apresentou as maiores vantagens tecnológicas e compensações comerciais mais vantajosas. A FAB priorizou, no início do processo, custo operacional e de aquisição. A revisão dos pesos das notas foi realizada pela COPAC para valorizar ToT e offset, pontos que não receberam a devida prioridade anteriormente.

Abraços

Pepê
Isso não foi suficiente, Pepê.

Vou pegar a entrevista do Saito de abril de 2010 em São José dos campos de 2 fontes jornalísticas diferentes:
Saito Nega apoio a jato francês
...

Esquivando-se de confirmar o teor do segundo parecer, Saito assumiu a autoria do documento. "O comandante fez uma nova avaliação. A comissão técnica não participou disso. Como o processo não está concluído e há um termo de confidencialidade, não posso detalhar a escolha."
....
http://www.ovale.com.br/regi-o/saito-ne ... nts-7.7599

Saito confirma entrega de novo parecer

Virgínia Silveira
...

“Na proposta final enviada para a FAB, a empresa francesa não havia reduzido seus preços e o governo cobrou isso dela. Então nós fizemos esse parecer que incluiu essa modificação solicitada pelo governo brasileiro”, explicou. Saito não confirmou que o caça francês Rafale teria sido indicado como a melhor opção no novo parecer técnico elaborado a pedido de Jobim. “Não posso dizer qual foi a indicação. Esse relatório está cercado de confidencialidade",disse.

O novo documento, segundo o comandante da Aeronáutica, foi feito sem a participação da comissão técnica designada pela FAB para gerenciar o processo de seleção dos caças.
....

Jornal Valor, via
http://www.aereo.jor.br/2010/04/16/f-x2 ... o-parecer/

Editado pela última vez por knigh7 em Ter Fev 07, 2012 10:22 pm, em um total de 2 vezes.
knigh7
Sênior
Sênior

#9513 Mensagem por knigh7 » Ter Fev 07, 2012 10:09 pm

A simples mudança de pesos não teria colocado o candidato da Presidência em posição vantajosa. Tanto é o Saito, e somente ele, teve de refazer a reavaliação.

Bravo
Avançado
Avançado
Agradeceu: 27 vezes
Agradeceram: 32 vezes

#9514 Mensagem por Bravo » Ter Fev 07, 2012 10:41 pm

knigh7 escreveu:A simples mudança de pesos não teria colocado o candidato da Presidência em posição vantajosa. Tanto é o Saito, e somente ele, teve de refazer a reavaliação.
É impossivel afirmar isso. A menos que você conheça os pesos de cada aspecto das ofertas e suas respectivas notas. Você conhece?

Sds, Bravo.

Editado pela última vez por Bravo em Ter Fev 07, 2012 10:43 pm, em um total de 1 vez.
"Toda vez que falta luz, o invisível nos salta aos olhos."
Humberto Gessinger
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#9515 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Fev 07, 2012 10:41 pm

FCarvalho escreveu:
Vinicius Pimenta escreveu:Só é impossível saber se há dolo nessa conversa toda. Fica no achismo de cada um. De qualquer forma, esse papo de banquinho e quetales é pura bobagem, porque demonstraria que o assunto não é tratado pelo próprio governo com a seriedade que merece. Se for o caso, ao invés de aplaudirem, deveriam cobrar do governo que coloque ordem na casa. O que não pode é o país pagar pela má gestão e/ou má fé das partes envolvidas.

Vinicius, convenhamos. Se o assunto FX estivesse mesmo sendo tratado com a seriedade que o processo merece, de parte do governo, será que realmente estaríamos, eu e você, neste momento, discutindo ainda o FX? Ou estaríamos falando sobre integração de sistemas de C4ISR enre as FFAA's, Vant's, treinamento/horas de vôo, superioriodade aérea e estratégia... etc como previsto na END?

Infelimente em nosso país, nem tudo que o GF trata com seriedade, quer dizer que seja necessáriamente importante para o país e a sociedade. As vezes, não raro, vemos o inverso. Se defesa fosse um assunto serio para o governo, este e outros que por aí passaram(em branco), não estaríamos aqui falando sobre as mesmas coisas de quando o FDB começou a quase 10 anos atrás. Isto para mim, defifnitivamente, não e nunca foi seriadade.

Talvez quando houver menos retórica e mais pratica na defesa do Brasil, então poderemos falar realmente de seriedade.

abs.
Claro que não é levada a sério como deveria. Mas os motivos são outros. Ainda assim não acho que a falta de prioridade de Defesa possa ser confundida com um sonoro f*d@-se pra FAB por uma suposta queda de braço. Não é nem o estilo da Dilma.

Hoje eu acho que a espera se deve muito mais à conjuntura econômica internacional do que a um problema interno. Não é sério imaginar que o governo colocaria alguém "de castigo". Manda quem pode, obedece quem tem juízo. Existe uma hierarquia. Duvido que uma bagunça dessas na FAB - como querem pintar aqui - passaria assim tranquilamente.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#9516 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Fev 07, 2012 10:45 pm

sapao escreveu:FC, realmente velhos hábitos são dificeis de serem abandonados.

Por exemplo: já tem alguns anos que a grande maioria aqui do FDB acha que a FAB quis peitar o GF e se deu mal, que o MD foi omisso e o GF em deixou a FAB de "castigo" pelo fato dela querer se dar bem.
E isso é tão corriqueiro que já virou verdade, sei disso porque toda vez que alguem vai contra algumas dessas "verdades" é tratado como vendido, integrante da FAB e corporativista!
É aquela coisa, né, uma mentira contada mil vezes vira verdade. Repete-se tanto isso como se fosse uma verdade universal...
Você concorda que o Pepê é uma das fontas maiscriveis aqui do FDB, não concorda?

Então, ele acabou de fazer um resumo do processo que até agora ninguem tinha feito. E mesmo assim pouca gente leva fé no que ele diz, sempre atrás do tal "culpado" pelo processo.

Você diz que o MD foi omisso e negligente, mas não foi ele que ao receber o relatorio e perceber que ele não estava de acordo com o END, mandou refaze-lo?
Será que ele não foi exatamente o contrario de omisso/negligente, agindo como um orgão superior deve agir?

Você diz que a FAB quis dar uma de esperta. Eu imagino que seja por que o relatorio não estaba de acordo com a END, correto?
Mas como já foi colocado, como fazer o relatorio de acordo com algo que nem existia?

Você já parou para pensar que simplesmente não se tem verba para isso tudo? Você acha que se a FAB/MD tivessem que escolher entre o F-X e o KC-390, qual dos dois ele iam escolher?
Porque tem um monte de projetos federais que estão tão parados como o F-X, será que isso tudo é banquinho tambem que os outros ministerios receberam?

Enfim, acho que deveriamos aproveitar esse tempo todo de processo e nos despir um pouco dos velhos preconceitos e tentar ver a coisa de uma maneira diferente.
Eu concordo. Ficam procurando pelo em casca de ovo. É reduzir uma questão complexa de nível geopolítico a uma briguinha de vaidades.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#9517 Mensagem por Penguin » Ter Fev 07, 2012 11:55 pm

Sem ter como manter superioridade aérea local, boa parte das operações navais e das operações das forças terrestres deixam de ter viabilidade em caso de conflito. Isso está na END:
b. O poder para assegurar superioridade aérea local.
Em qualquer hipótese de emprego a Força Aérea terá a responsabilidade de assegurar superioridade
aérea local. Do cumprimento dessa responsabilidade, dependerá em grande parte a viabilidade das
operações navais e das operações das forças terrestres no interior do País.
Crer que essa questão está sendo tratada na base de "briguinha de vaidades" e "banquinho" me parece ser uma visão pouco realista da situação.

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5725 vezes
Agradeceram: 3264 vezes

#9518 Mensagem por FCarvalho » Qua Fev 08, 2012 7:30 pm

sapao escreveu:FC, realmente velhos hábitos são dificeis de serem abandonados.

O que eu entendo pela FAB querer dar uma de "joão sem braço" neste negócio todo, é no sentido de, uma vez tendo acesso ao que se propugnava na END, mesmo esta ainda não tendo força de lei, ainda assim, manteve os requesitos primários da concorrência, mesmo sabendo que isto poderia ser revisto e mudar tudo o que foi feito, pela publicação daquele documento, o qual, inclusive, ela mesma ajudou a construir. Não me entra na cabeça o porque de em 1998, ou antes, quando a END era um simples PL em discussão, o cmdo da FAB não ter procurado o MD e fazer uma simples e "meiga" pergunta, se seria necessário ou previdente mudar-se os critérios do FX para adaptá-lo à END, que sabia-se cedo ou tarde seria aprovada, mas não o fez. Porque? Para manter ou garantir o indicado em primeiro lugar da lista só porque era o preferido de alguém? Pra peitar o MD ou o GF? Tenho certeza que o cmdo da FAB não seria irresponsável a tal ponto. Mas fica a minha dúvida.

Com certeza. :mrgreen:

Isso infelizmente é mania nacional, mas não minha. Sempre tem que haver um culpado, um vilão. Se não a novela da vida real não tem graça. :|

Porque o END, como órgão supervisor do processo, não se antecedeu aos fatos e fez isso antes da publicação da short list ou mesmo da END, a fim de garantir que os critérios desta fossem priorizados na determinação dos indicados finais? Faltou comunicação ou o MD não fez o seu papel direito, acho eu. Um minimo de comunicação e essa confusão toda poderia ter sido evitada. Vide duvida minha acima.

Existia o PL da END, Sapão. Os critérios estavam todos lá. Os quais a FAB sempre teve acesso e inclusive o ajudou a construir. Todos os EM's das ffaa's tiveram não só acesso à END como o embasaram. Embora fosse ainda um projeto, nada no campo legal impedia a FAB de estabelecer os critérios do FX sob os auspícios daquele documento, concorda? Qual o problema então? Acho que a FAB pisou na bola quando não procurou o MD à época, de forma previdente, para verificar a adequação de seus requesitos no FX a uma politica nacional que ela mesma sabia, viria a ser ponto de referência posteriormente a todas as suas atividades. Creio que seja isso. Faltou previdência. A força não soube ou não quis, se antecipar a realidade.

Eu particularmente não acredito em banquinho e nem nada disso. Acredito que houlveveram erros de parte a parte, e que tornaram o processo viciado de tal forma que o GF como sempre, diante da pressão, faz o que sempre faz nestes casos: joga tudo pra debaixo do tapete, espera a coisa esfriar e depois, como temos memória curta, quando houver uma nova oportunidade pra decidir, de forma conveniente e sem tensões, o faz segundo seus interesses. O fato do FX não ter terminado não é só uma questão econômica. Essa desculpa eles dão desde sempre. Esse discurso já está mais do que manjado. O problema é de foco na gestão do processo. Como já disse aqui no fórum outras vezes, os políticos não gostam e de preferencia, não querem decidir ou se imiscuir em nada que eles entendam, seja assunto da alçada dos militares, pelas razões sobejamente já conhecidas de nós todos. Hoje eu acredito que, talvez, se a 15 anos atrás, em vez de short list, e decisão politica, etc e tal, a FAB chegasse com o FHC e dissesse: - "Sr Presidente, os Mirage não voam mais a partir do ano que vem. Não vamos poder mais defender Brasilia. Mas tem este aviãozinho aqui, que é novinho, pequeno, baratinho e que cabe no nosso orçamento. É o que precisamos." O presidente respondia: - "Ok, se não furar o meu orçamento, me diz quanto vai custar essa josta e quantos precisam, e passa lá no MF/MP e pede pra fazer o cheque. Té mais. Bom dia. Fui." Talvez estivéssemos discutindo agora um projeto de um caça 5a G, e não um possível FX-3 Missão quase Impossível.

Concordo. Todos devemos aprender com nossos erros. Se quisermos que as coisas sejam melhores no futuro. [009]
abs

Editado pela última vez por FCarvalho em Qua Fev 08, 2012 7:43 pm, em um total de 1 vez.
Carpe Diem
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5725 vezes
Agradeceram: 3264 vezes

#9519 Mensagem por FCarvalho » Qua Fev 08, 2012 7:41 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Claro que não é levada a sério como deveria. Mas os motivos são outros. Ainda assim não acho que a falta de prioridade de Defesa possa ser confundida com um sonoro f*d@-se pra FAB por uma suposta queda de braço. Não é nem o estilo da Dilma.

Hoje eu acho que a espera se deve muito mais à conjuntura econômica internacional do que a um problema interno. Não é sério imaginar que o governo colocaria alguém "de castigo". Manda quem pode, obedece quem tem juízo. Existe uma hierarquia. Duvido que uma bagunça dessas na FAB - como querem pintar aqui - passaria assim tranquilamente.
Vinicius, a coisa toda é bem antecedente a Dilma. Embora ela tenha estado a par da situação por fazer parte de perto do processo ainda ministra.

A FAB não tem seu caça, vejo eu, menos por problemas econômicos, e mais por falhas de gestão do processo. Este se tornou oneroso por demais, politicamente falando, para o GF. E agora que temos uma economista no Palácio do Planalto, a questão financeira com certeza tende a pesar mais do que antes. Apesar da END. Aliás, é bom que se diga novamente, dinheiro nunca foi nosso maior problema. Pelo contrário. Até porque, nem vamos pagar nada de caças com dinheiro do tesouro. Como de praxe nestes grandes projetos das ffaa's o financiamento será externo. Talvez, penso eu, quando invertemos esta balança, ou seja, quando começarmos a botar dinheiro do tesouro para financiar as ffaa's, então poderemos pensar defesa em outros patamares.

De resto, resta-nos apenas esperar.

abs.

Carpe Diem
sapao
Sênior
Sênior
Agradeceu: 54 vezes
Agradeceram: 253 vezes

#9520 Mensagem por sapao » Qua Fev 08, 2012 8:35 pm

FC,
talvez as coisas sejam mais simples mesmo.
Sobre a FAB não adequar os criterios a END desde de 1998, sendo sincero, eu tambem não levaria em conta um "projeto" pelo simples motivo que correria o risco de ficar na mão!
Você vai lá, faz um relátorio de 10.000 paginas baseado em algo que ainda não saiu do papel ( e que apesar de você assessorar na confecção, está acima da sau alçada) para depois no final de tudo o projeto sofrer alterações (afinal, ainda é um projeto) e todo seu processo de seleção ir para o ralo.
Até porque, como eu disse, o END está acima do comando da força. O correto seria a FAB ter feito a seleção com o que ela achava que seria importante como força e o MD ter mudado com aquilo que ele considera importante como Ministerio. E foi o que aconteceu, de certa maneira. A diferença é que o processo foi remetido a COPAC porque só ela tem capacidade no MD (infelizmente) de gerir algo assim, seja pela falta de pessoal especializado ou de conhecimento ou ambos, e o MD sabe disso. Tanto é assim que ela é a responsavel pelo projeto do 725 para as 3 forças.
Então em resumo, eu acho que foi a atitude simples de milico: existia uma ordem (em 1998); até alguem dar outra ordem em contrario aquela é a que estar em vigor! Mudou a ordem?
Muda tudo de novo, sem melindre nem choro.
Sei que pode parecer estranho, mas a maquina funciona assim e tem seus motivos.
Imagina se toda a ordem dada alguem chega e dis ze não seria melhor fazer de tal forma ou de tal maneira...
Enfim, é uma caracteristica (as vezes boa, as vezes ruim) de uma estrutura vertical como as FFAA.

Sobre o MD esperar tudo acabar, novamente coloco o processo como fator contribuinte. Não existia só o F-X acontecendo, e pode ter certeza que eles não tinham (nem tem) gente suficiente para ficar acompanhando tudo ao mesmo tempo.
Então ele pediu um relatorio, leu quando chegou e mandou mudar. Isso é uma das coisas mais comuns no funcionalismo publico, só que o fato realmente teve uma repercussão grande devido aos fatores envolvidos.
Talvez não se esperasse uma repercussão assim, e muito menos que parte do relatorio vazasse para a midia.

Sobre a falta de dinheiro como um dos motivos, só quis dizer que existem muitas prioridades no GF e tem coisa muito mais importante do que o F-X ( Travessia do São Francisco, Aeroportos, Rodovias) que tem seus repasses parados ou atrasados.

E sobre convencer o FHC sobre comprar algo "barato", acho dificil. Ele jamais iria comprar essa dívida eleitoral para ficar marcado, tanto é assim que o proprio VC-1 ele não quis comprar; e garanto que a situação dele era muito mais critica que a dos M-III.

[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
knigh7
Sênior
Sênior

#9521 Mensagem por knigh7 » Qua Fev 08, 2012 10:38 pm

Bravo escreveu:
knigh7 escreveu:A simples mudança de pesos não teria colocado o candidato da Presidência em posição vantajosa. Tanto é o Saito, e somente ele, teve de refazer a reavaliação.
É impossivel afirmar isso. A menos que você conheça os pesos de cada aspecto das ofertas e suas respectivas notas. Você conhece?

Sds, Bravo.
Primeiro: eu conheço mas isso não faz diferença para vc e isso pouco me importa. E também não seria necessário conhecer os pesos. Eu coloquei vários posts nessa semana sobre o assunto. Basta deduzir.
Aliás, um outro forista (Pepê) fica debatendo sobre isso e vc não o contesta.

Vc, quando está participando do fórum, tem o hábito de pegar no meu pé.

Eu não leio os seus posts a não ser aqueles que são em resposta aos meus. Ignore-me, assim como eu te ignoro.

Arataca
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 224 vezes
Agradeceram: 31 vezes

#9522 Mensagem por Arataca » Qui Fev 09, 2012 8:55 am

Prezados,

Sera?
"C'est ça"
09 Fev 2012 - Folha de São Paulo
Eliane Cantanhêde

BRASÍLIA - Depois de tantas idas e vindas, o governo está finalmente para bater o martelo a favor dos caças Rafale, da Dassault francesa, para renovar a frota da FAB. O anúncio deve ser ainda no primeiro semestre, mas só depois de 6 de maio, data do segundo turno da eleição presidencial na França.
O empurrão final foi a decisão da Índia de comprar 126 Rafale, tirando a Dassault do sufoco. É a primeira encomenda internacional do seu jato, restrito até hoje à própria Força Aérea francesa. Com escala de produção, o preço dos aviões tende a cair também no negócio com o Brasil, esvaziando uma das maiores restrições a eles: o custo do produto e, sobretudo, da manutenção.
Em seguida ao anúncio do negócio dos franceses com os indianos, Celso Amorim (Defesa) foi coincidentemente à Índia, citando em nota a vitória da Dassault e destacando que 108 dos 126 caças "serão construídos no próprio país [a Índia], com transferência tecnológica". A expressão "transferência tecnológica" é um mantra do arrastado programa FX-2, de compra dos aviões.
Lula esteve com a caneta na mão duas vezes para assinar o contrato com os franceses. Na primeira, recuou depois do vexame de anunciar a opção antes de concluído o relatório técnico da FAB. Na segunda, quando a Folha divulgou o resultado desse relatório, com o Gripen sueco em primeiro lugar, o F-18 dos EUA em segundo e o Rafale em terceiro e último.
Ao assumir, Dilma usou o bom argumento do corte de Orçamento para estudar o negócio. A vitória do Gripen na FAB passou a ser considerada e o F-18 voltou à roda. Mas, durante um ano, cristalizaram-se duas certezas no governo: 1) o Gripen é só um projeto e a Suécia tem peso político zero; 2) é impossível confiar na promessa de transferência de tecnologia dos EUA, sujeita aos humores do Congresso e à alternância de poder.
Tudo indica que os Rafale vêm aí.
1 abraço

GDA_Fear
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#9523 Mensagem por GDA_Fear » Qui Fev 09, 2012 9:01 am

Isso é fato, a vitória na Índia selou o FX-2 aqui, vai vir Rafale é só questão de tempo.

kekosam
Sênior
Sênior
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 34 vezes

#9524 Mensagem por kekosam » Qui Fev 09, 2012 9:12 am

Arataca escreveu:Prezados,

Sera?
"C'est ça"
09 Fev 2012 - Folha de São Paulo
Eliane Cantanhêde

..., restrito até hoje à própria Força Aérea francesa. ...
1 abraço
Não sabia que a Aeronavale tinha sido incorporda pela Armée d'Lair. Essa ai quer ser fonte fiável de informações sobre defesa?

Assinatura? Estou vendo com meu advogado...
Andre Correa
Sênior
Sênior
Agradeceu: 890 vezes
Agradeceram: 241 vezes
Contato:

#9525 Mensagem por Andre Correa » Qui Fev 09, 2012 9:29 am

Não percebi o porque de esperar o 2º turno... pois um contrato destes, seria uma mais valia a campanha do Sarkozy...
Ou seja, a Dilma não vê ele como uma peça tão importante assim, como o Lula via...

[009]

Audaces Fortuna Iuvat
Responder