O futuro da AAAe no Brasil

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Juniorbombeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 2685
Registrado em: Sex Fev 24, 2006 7:20 pm
Localização: Atlântico sul
Agradeceram: 68 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#9451 Mensagem por Juniorbombeiro » Sex Fev 17, 2017 4:23 pm

Túlio escreveu:
Ah, mas aí não me parece tão ruim; já que não abrimos mão de sermos corruptos, uma "ajudinha na marra" é sempre benvinda, creio. Eu iria até além, pediria ao DoJ uns auditores para o Congresso, Supremo e várias instâncias do Poder Executivo.
Ah é...um auditor externo com acesso a TODOS os documentos??? Isso não me parece combate a corrupção não Túlio. O Poder executivo, o tio Obama já estava auditando a alguns anos atrás, e agora, o tio Trump não precisa se preocupar com isso, o atual titular é um informante da embaixada americana.




Avatar do usuário
Juniorbombeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 2685
Registrado em: Sex Fev 24, 2006 7:20 pm
Localização: Atlântico sul
Agradeceram: 68 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#9452 Mensagem por Juniorbombeiro » Sex Fev 17, 2017 4:26 pm

Penguin escreveu:
Juniorbombeiro escreveu:Pagou propina???? Só pode ter sido a Elbit. Mas aí não vai dar em nada, pq não deve ter petista na jogada. Ou então a Embraer está começando a causar desconforto na Lookhead (aquela empresa virtuosa e honestíssima) com o KC-390, e os chefes da PF mandaram tomar providências, portanto, se é para f...er petistas eu iria de SAAB, se é para f...er mais uma grande empresa brasileira que incomoda lá fora, eu iria de EMBRAER, se é para f...er as duas, eu não fico nem um pouco surpreso.
A Elbit não fabrica mísseis...
Bom então deve ser a Odebrecht Defense, menos mal, já que esta já está condenada ao buraco mesmo, aliás, que bela cagada do PT, deixar a Odebrecht botar as garras de fora para cima do setor de defesa, só podia dar merda mesmo.




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18556
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2393 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#9453 Mensagem por knigh7 » Sáb Fev 18, 2017 11:27 pm

Juniorbombeiro escreveu:
Túlio escreveu: Ah, mas aí não me parece tão ruim; já que não abrimos mão de sermos corruptos, uma "ajudinha na marra" é sempre benvinda, creio. Eu iria até além, pediria ao DoJ uns auditores para o Congresso, Supremo e várias instâncias do Poder Executivo.
Ah é...um auditor externo com acesso a TODOS os documentos??? Isso não me parece combate a corrupção não Túlio. O Poder executivo, o tio Obama já estava auditando a alguns anos atrás, e agora, o tio Trump não precisa se preocupar com isso, o atual titular é um informante da embaixada americana.
Achei aquela matéria meio alarmista, ainda mais ao analisar o currículo que o DoJ escolheu para ser o auditor da Embraer pelos 3 anos:
ALEXANDRE H. RENE
PARTNER
Alex is co-chair of Ropes & Gray’s award-winning global anti-corruption and international risks practice and a member of the government enforcement practice group. Alex has extensive experience representing corporate entities and their executives in connection with litigation and investigations arising out of white collar criminal prosecutions, grand jury investigations, criminal antitrust investigations, and corporate compliance matters.
....
https://www.ropesgray.com/biographies/r ... -rene.aspx

A partir da gestão do Frederico Curado a Embraer estava se envolvendo sistematicamente em casos de corrupção. Ter um auditor desses lá ajuda a tranquilizar os investidores. E tenho minhas dúvidas se ele terá de fato acesso a tudo. Até porque empresas nacionais, como a OAS, recorreram a escritórios internacionais desse tipo para ter o mesmo efeito de credibilidade.




Avatar do usuário
Ilya Ehrenburg
Sênior
Sênior
Mensagens: 2449
Registrado em: Ter Set 08, 2009 5:47 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#9454 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Dom Fev 19, 2017 2:51 am

Túlio escreveu:
Juniorbombeiro escreveu:Lembrando que a Embraer, é uma empresa muito sensível, o investimento e o custo são altos, as margens são pequenas e o mercado é muito concorrido não é como a Petrobras, que pode aguentar 5 anos de lenha e sair ilesa pq tem mercado cativo e patrimônio imenso, se tocarem na Embraer e o governo não matar no peito, ela quebra em no máximo três anos, infelizmente. Os Yankees já estão fazendo um ensaio nela, com aquele auditor insider que colocaram lá, sinto cheiro de ratos.

Não sabias disso de auditor ianque, poderias detalhar mais?
Auditor junto a empresa por três anos, com acesso a todos os setores da empresa, até mesmo os de engenharia.
O mesmo para a Odebrecht.
A nossa soberania acabou... Agradeço a todos que saíram às ruas com a camisa da CBF a bater panelas.




Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg


Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#9455 Mensagem por Marechal-do-ar » Dom Fev 19, 2017 4:13 am

Ilya Ehrenburg escreveu:Auditor junto a empresa por três anos, com acesso a todos os setores da empresa, até mesmo os de engenharia.
O mesmo para a Odebrecht.
A nossa soberania acabou... Agradeço a todos que saíram às ruas com a camisa da CBF a bater panelas.
A empresa voluntariamente aceitou isso.

Entenda uma coisa, são empresas privadas, se querem auditor americano, o que podemos fazer? A única coisa que poderíamos ter feito para não ter auditor americano na Embraer seria não ter privatizado ela, depois que aceitamos vender o controle não adianta ficar reclamando das merdas que os novos controladores fazem.

E a propósito, muito menos reclamar de parte da população brasileira.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18556
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2393 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#9456 Mensagem por knigh7 » Dom Fev 19, 2017 8:29 am

Ilya Ehrenburg escreveu:
Túlio escreveu:
Não sabias disso de auditor ianque, poderias detalhar mais?
Auditor junto a empresa por três anos, com acesso a todos os setores da empresa, até mesmo os de engenharia.
O mesmo para a Odebrecht.
A nossa soberania acabou... Agradeço a todos que saíram às ruas com a camisa da CBF a bater panelas.

Salvo engano, a Odebrecht não tem ações na Bolsa de Nova Iorque. O que ela pode ter feito é o mesmo que a OAS, que também não tem ações na Bolsa de Nova Iorque, que para dar credibilidade aos investidores, contratou esses escritórios de auditoria do exterior como o Ropes&Gray, que vai auditar a Embraer.

A Embraer, ao passar a negociar as ações nos EUA, sabia que estava sujeita a legislação anticorrupção deles.

No caso da Odebrecht, ela está sendo punida nos EUA por ter pagado propina lá para conseguir obras em Miami e utilizado contas de laranjas no sistema financeiro deles para movimentação de dinheiro ilícito. Assim como ocorreu na Suíça.

Aliás esse construtora "ilibada" que simplesmente está envolvida em escândalos de corrupção no Brasil há 40 anos, desde a década 80 tinha um departamento encarregado propina e decidiu exportar a prática e merecidamente está sendo punida nos outros países. Sem essa de coitadinha e vítima de complô que eu ando vendo de esquerdistas por aí. E empresa deve ser punida, pois o dinheiro da propina sai do caixa da empresa para beneficiar a empresa e não é feito sem o conhecimento de vários.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61283
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6575 vezes
Contato:

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#9457 Mensagem por Túlio » Dom Fev 19, 2017 9:06 am

Marechal-do-ar escreveu:
Ilya Ehrenburg escreveu:Auditor junto a empresa por três anos, com acesso a todos os setores da empresa, até mesmo os de engenharia.
O mesmo para a Odebrecht.
A nossa soberania acabou... Agradeço a todos que saíram às ruas com a camisa da CBF a bater panelas.
A empresa voluntariamente aceitou isso.

Entenda uma coisa, são empresas privadas, se querem auditor americano, o que podemos fazer? A única coisa que poderíamos ter feito para não ter auditor americano na Embraer seria não ter privatizado ela, depois que aceitamos vender o controle não adianta ficar reclamando das merdas que os novos controladores fazem.

E a propósito, muito menos reclamar de parte da população brasileira.

Concordo integralmente. Parece cacoete, os caras vão na pilha do "Grande Satã" e esquecem todo o resto. Bastava ter lido a notícia com objetividade, ali fica claro que a EMBRAER - cujo principal mercado é os EUA, e de longe - foi pega pelos caras (e tem filial lá, não vamos esquecer) com a mão na cumbuca, pagando propina e, para escapar de uma multa salgadíssima, fechou um acordo no qual fica em "estágio probatório" por três anos.

A alternativa? Se abraça na bandeira, não aceita auditoria nenhuma e deixa o processo correr, ficando com um pepino multibilionário na mão e fecha suas instalações na Flórida, passando a procurar outros clientes para seus jatos executivos, comerciais e regionais pelo resto do mundo. Brabo, né?

Se aceitaram é porque estavam com o rabo preso, não por causa da maldade dos filhos do satanás, que não fabricam nem nunca fabricaram jato executivo nem comercial, já devem até estar copiando o Super 195 ER e o Super Tucano X, além do supercaça 7G e o bombardeiro nuclear que a EMB está desenvolvendo, e isso só para começar... :roll: :roll: :roll: :roll:

Eu sei que é brabo de aceitar mas tem lugares no mundo que são diferentes do Brasil, lá rico faz josta e tem que responder por isso perante um juiz nada BONDO$O como aqui, onde só pobre leva fumo, tanto da "esquerda" quanto da "direita". Só hoje eu entendo plenamente aquilo de o Evil Morales tomar instalações da Petrobrás e ficar por isso mesmo, já o Correa, do Equador, mal quis mexer com a ODEBRECHT e o Lulla-lau já foi retirando o Embaixador de lá. Como diz o Aiatolá, o tempo é o senhor da razão.




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
mmatuso
Sênior
Sênior
Mensagens: 3404
Registrado em: Sáb Nov 05, 2011 7:59 pm
Agradeceram: 167 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#9458 Mensagem por mmatuso » Dom Fev 19, 2017 12:21 pm

Entendi nada a insinuação quando a auditoria, acredito que tudo que é empresa nos EUA deva passar por isso inclusive é uma boa prática de governança corporativa contratar auditores independentes para ver se uma empresa realmente está fazendo o que declara e principalmente porque investidor não quer enfiar dinheiro em uma bomba.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61283
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6575 vezes
Contato:

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#9459 Mensagem por Túlio » Dom Fev 19, 2017 12:22 pm

De minha parte não houve INSINUAÇÃO, acho até que concordas comigo.




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
mmatuso
Sênior
Sênior
Mensagens: 3404
Registrado em: Sáb Nov 05, 2011 7:59 pm
Agradeceram: 167 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#9460 Mensagem por mmatuso » Dom Fev 19, 2017 1:40 pm

Túlio escreveu:De minha parte não houve INSINUAÇÃO, acho até que concordas comigo.
Não, estou comentando sobre a questão de soberania e auditores terem acesso até a parte de engenharia.

Eu trabalho com TI e quando auditor baixa em empresa olha até código fonte de programa.

Auditor realmente tem acesso a tudo, caso contrário não seria auditória, seria enrolação, o cara tem que ir lá e mostrar um raio-x do que está auditando, não tem meio termo.




Avatar do usuário
Fábio Machado
Avançado
Avançado
Mensagens: 519
Registrado em: Ter Jul 01, 2008 7:43 pm
Agradeceram: 87 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#9461 Mensagem por Fábio Machado » Dom Fev 19, 2017 8:16 pm

Túlio escreveu:
Marechal-do-ar escreveu: A empresa voluntariamente aceitou isso.

Entenda uma coisa, são empresas privadas, se querem auditor americano, o que podemos fazer? A única coisa que poderíamos ter feito para não ter auditor americano na Embraer seria não ter privatizado ela, depois que aceitamos vender o controle não adianta ficar reclamando das merdas que os novos controladores fazem.

E a propósito, muito menos reclamar de parte da população brasileira.

Concordo integralmente. Parece cacoete, os caras vão na pilha do "Grande Satã" e esquecem todo o resto. Bastava ter lido a notícia com objetividade, ali fica claro que a EMBRAER - cujo principal mercado é os EUA, e de longe - foi pega pelos caras (e tem filial lá, não vamos esquecer) com a mão na cumbuca, pagando propina e, para escapar de uma multa salgadíssima, fechou um acordo no qual fica em "estágio probatório" por três anos.

A alternativa? Se abraça na bandeira, não aceita auditoria nenhuma e deixa o processo correr, ficando com um pepino multibilionário na mão e fecha suas instalações na Flórida, passando a procurar outros clientes para seus jatos executivos, comerciais e regionais pelo resto do mundo. Brabo, né?

Se aceitaram é porque estavam com o rabo preso, não por causa da maldade dos filhos do satanás, que não fabricam nem nunca fabricaram jato executivo nem comercial, já devem até estar copiando o Super 195 ER e o Super Tucano X, além do supercaça 7G e o bombardeiro nuclear que a EMB está desenvolvendo, e isso só para começar... :roll: :roll: :roll: :roll:

Eu sei que é brabo de aceitar mas tem lugares no mundo que são diferentes do Brasil, lá rico faz josta e tem que responder por isso perante um juiz nada BONDO$O como aqui, onde só pobre leva fumo, tanto da "esquerda" quanto da "direita". Só hoje eu entendo plenamente aquilo de o Evil Morales tomar instalações da Petrobrás e ficar por isso mesmo, já o Correa, do Equador, mal quis mexer com a ODEBRECHT e o Lulla-lau já foi retirando o Embaixador de lá. Como diz o Aiatolá, o tempo é o senhor da razão.
Não sejamos ingênuos. O fato é que o mundo não é feito só de Suécias ou Noruegas. Você acha mesmo que uma empresa entra na Africa, America Latina ou no Sudeste da Asia só com boas intenções? Todos sabemos que nessas partes do mundo só entra quem paga pedágio e quem não paga simplesmente fica fora do jogo. Para mim é claro como água, que, em boa parte, o "combate a corrupção" promovido pelo "Grande Satã" não passa de uma guerra comercial disfarçada.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61283
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6575 vezes
Contato:

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#9462 Mensagem por Túlio » Seg Fev 20, 2017 12:50 pm

Não creio. Claro, fazer trapalhada não chega a ser o verdadeiro problema, este só ocorre quando se É PEGO fazendo, e fica pior se for pela Justiça não-comprável dos EUA, que adora prender ricaço e mais ainda enfiar multa bilionária em empresa grande. Até a Microsoft levou paulada por causa do IE, lembras? É o barato dos caras, quem quiser fazer negócio com eles tem que aceitar as regras ou procurar outro mercado (da última vez que chequei não existia nem parecido). Aliás, se os ianques quisessem mesmo acabar com a EMBRAER, bastaria deixar de vender seus insumos (de turbinas a eletrônicos, de hélices a softwares), que representam em média uns 70% do custo de cada avião "Made In Brazil" e tchau pra ela...




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Juniorbombeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 2685
Registrado em: Sex Fev 24, 2006 7:20 pm
Localização: Atlântico sul
Agradeceram: 68 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#9463 Mensagem por Juniorbombeiro » Seg Fev 20, 2017 1:11 pm

Túlio escreveu:Não creio. Claro, fazer trapalhada não chega a ser o verdadeiro problema, este só ocorre quando se É PEGO fazendo, e fica pior se for pela Justiça não-comprável dos EUA, que adora prender ricaço e mais ainda enfiar multa bilionária em empresa grande. Até a Microsoft levou paulada por causa do IE, lembras? É o barato dos caras, quem quiser fazer negócio com eles tem que aceitar as regras ou procurar outro mercado (da última vez que chequei não existia nem parecido). Aliás, se os ianques quisessem mesmo acabar com a EMBRAER, bastaria deixar de vender seus insumos (de turbinas a eletrônicos, de hélices a softwares), que representam em média uns 70% do custo de cada avião "Made In Brazil" e tchau pra ela...
A coisa não é tão simplista, empresas Yankees também dependem da Embraer de certa forma, não existe um complô hegemônico do "grande Satã", como vc gosta de dizer, para acabar com a Embraer ou quem quer que seja, mas existe interesses, gente e empresas dispostas a puxar o tapete dela, muitas empresas gostaria de tomar o mercado dela, ou impedir que ela avance em algum nicho que lhe pertence. Lembrando também que os EUA não são o único fornecedor de equipamentos de aviação do mundo, inclusive um dos motivos da política agressiva deles de fornecimento destes itens é impedir que outros países desenvolvam tecnologia, inclusive nós.
Acho que isso não é nada escandaloso, o que é escandaloso, é o próprio governo ou instituições do país sabotar suas empresas em nome de uma suposta transparência. Se for pega fazendo merda aqui, ok deve-se pagar, mas se foi pega fazendo merda lá fora, deixe que se entenda com eles, se for para se meter, que seja para ajudar, não para atrapalhar. Não estou falando de ser conivente, dá um esporro, aplica uma multa, bota uns no xadrez, mas não entrega os melhores empregos do país de mão beijada, isso não se faz, é coisa de país sabujo. Acho que nem é o caso do exemplo citado, apenas para contextualizar o que penso.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61283
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6575 vezes
Contato:

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#9464 Mensagem por Túlio » Seg Fev 20, 2017 2:47 pm

Juniorbombeiro escreveu:
A coisa não é tão simplista, empresas Yankees também dependem da Embraer de certa forma, não existe um complô hegemônico do "grande Satã", como vc gosta de dizer, para acabar com a Embraer ou quem quer que seja, mas existe interesses, gente e empresas dispostas a puxar o tapete dela, muitas empresas gostaria de tomar o mercado dela, ou impedir que ela avance em algum nicho que lhe pertence.
Não é simplista, é apenas simples: se uma empresa concorrente (e não só dos EUA, tem a Bombardier Canadense, p ex) puder ferrar com a EMBRAER e/ou esta puder ferrar com outra, por óbvio que o fará, capitalismo é isso, leis que tentam ampliar a concorrência e concorrentes que tentam se matar uns aos outros para melhorar sua posição no mercado. Mas aqui a EMBRAER cai na mão da Justiça dos EUA; se não devesse nada tinha ido até o fim do processo. Se fez acordo é porque ir até o fim seria MUITO pior...
Juniorbombeiro escreveu:Lembrando também que os EUA não são o único fornecedor de equipamentos de aviação do mundo, inclusive um dos motivos da política agressiva deles de fornecimento destes itens é impedir que outros países desenvolvam tecnologia, inclusive nós.
Tá, então calcules o quanto custaria trocar os itens fornecidos pelos EUA ou Países sobre os quais exercem influência na família 170, por exemplo. O jato, que vende feito pão quente, seria ainda competitivo?
Juniorbombeiro escreveu:Acho que isso não é nada escandaloso, o que é escandaloso, é o próprio governo ou instituições do país sabotar suas empresas em nome de uma suposta transparência. Se for pega fazendo merda aqui, ok deve-se pagar, mas se foi pega fazendo merda lá fora, deixe que se entenda com eles, se for para se meter, que seja para ajudar, não para atrapalhar. Não estou falando de ser conivente, dá um esporro, aplica uma multa, bota uns no xadrez, mas não entrega os melhores empregos do país de mão beijada, isso não se faz, é coisa de país sabujo. Acho que nem é o caso do exemplo citado, apenas para contextualizar o que penso.
Aqui já não entendi nada, do que estamos falando mesmo?




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Juniorbombeiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 2685
Registrado em: Sex Fev 24, 2006 7:20 pm
Localização: Atlântico sul
Agradeceram: 68 vezes

Re: O futuro da AAAe no Brasil

#9465 Mensagem por Juniorbombeiro » Seg Fev 20, 2017 3:00 pm

Túlio escreveu:
Juniorbombeiro escreveu:
A coisa não é tão simplista, empresas Yankees também dependem da Embraer de certa forma, não existe um complô hegemônico do "grande Satã", como vc gosta de dizer, para acabar com a Embraer ou quem quer que seja, mas existe interesses, gente e empresas dispostas a puxar o tapete dela, muitas empresas gostaria de tomar o mercado dela, ou impedir que ela avance em algum nicho que lhe pertence.
Não é simplista, é apenas simples: se uma empresa concorrente (e não só dos EUA, tem a Bombardier Canadense, p ex) puder ferrar com a EMBRAER e/ou esta puder ferrar com outra, por óbvio que o fará, capitalismo é isso, leis que tentam ampliar a concorrência e concorrentes que tentam se matar uns aos outros para melhorar sua posição no mercado. Mas aqui a EMBRAER cai na mão da Justiça dos EUA; se não devesse nada tinha ido até o fim do processo. Se fez acordo é porque ir até o fim seria MUITO pior...
Juniorbombeiro escreveu:Lembrando também que os EUA não são o único fornecedor de equipamentos de aviação do mundo, inclusive um dos motivos da política agressiva deles de fornecimento destes itens é impedir que outros países desenvolvam tecnologia, inclusive nós.
Tá, então calcules o quanto custaria trocar os itens fornecidos pelos EUA ou Países sobre os quais exercem influência na família 170, por exemplo. O jato, que vende feito pão quente, seria ainda competitivo?
Juniorbombeiro escreveu:Acho que isso não é nada escandaloso, o que é escandaloso, é o próprio governo ou instituições do país sabotar suas empresas em nome de uma suposta transparência. Se for pega fazendo merda aqui, ok deve-se pagar, mas se foi pega fazendo merda lá fora, deixe que se entenda com eles, se for para se meter, que seja para ajudar, não para atrapalhar. Não estou falando de ser conivente, dá um esporro, aplica uma multa, bota uns no xadrez, mas não entrega os melhores empregos do país de mão beijada, isso não se faz, é coisa de país sabujo. Acho que nem é o caso do exemplo citado, apenas para contextualizar o que penso.
Aqui já não entendi nada, do que estamos falando mesmo?
Estou dizendo que algumas instituições públicas estão sabotando empresas brasileiras no exterior, não sei se é o caso da Embraer, entramos neste assunto quando alguém comentou que a PF estaria investigando sujeiras ligadas a contratos de defesa, especificamente ligados a FAB, eu manifestei minha preocupação de que poderia ser a Embraer, até pq ela já passa por um momento delicado, conforme o exemplo que você me pediu e eu mostrei. Aí acabamos entrando nessa seara e a conversa meio que perdeu o sentido, enfim...já foram dados exemplos aqui de n empresas americanas, inclusive a Lockhead Martin, que se enrolaram com corrupção e foram protegidas pelo governo (isso não quer dizer que não tenham sido punidas de alguma forma). A minha preocupação é apenas essa, ser muito Joãozinho do passo certo, às vezes acaba mal.




Responder