caminhões em uso pelo EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 40162
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 6340 vezes
Agradeceram: 3559 vezes

Re: caminhões em uso pelo EB

#946 Mensagem por FCarvalho » Ter Ago 13, 2013 5:24 pm

eligio, alguma info sobre os testes do AM-41 e sobre uma possível reavaliação do AM-31 da Agrale.
Não consegui 'pescar' nada na net e nem no site da própria emrpresa sobre estes dois projetos.
Será que eles ficaram complexados com a negativa do CAEx sobre aquele segundo modelos e resolveram parar tudo?

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 40162
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 6340 vezes
Agradeceram: 3559 vezes

Re: caminhões em uso pelo EB

#947 Mensagem por FCarvalho » Ter Ago 13, 2013 5:37 pm

[Agrale AM150CD nas cores verde-oliva. :wink:

http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTEOPWAmTZbw9vJ7r5Btn2SKckxNwPDVd1hIUxd9Ps_n-gc6m7hhttp://4.bp.blogspot.com/-C7u1u_sDMXI/Uadh64krIuI/AAAAAAAAA2Y/1zvuXs4JAEU/s1600/AGRALE+MARRU%C3%81+AM150+CD_04.JPGhttp://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRQRfuXbCq5ouWHK71Jz6bGG4_VJ8t0WoLTP6fkaqpi8FuFDWtPoQhttp://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRnajFVgMxCgW21svtpcM12jy-hEcZgWXmiCikAvI_ZVb9wQ4kk

http://caminhoesnaestradaecia.blogspot. ... chive.html

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
eligioep
Sênior
Sênior
Mensagens: 1963
Registrado em: Qua Fev 27, 2008 4:25 pm
Agradeceu: 402 vezes
Agradeceram: 341 vezes

Re: caminhões em uso pelo EB

#948 Mensagem por eligioep » Ter Ago 13, 2013 5:53 pm

Nada de novo, por enquanto, FCarvalho.....




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 40162
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 6340 vezes
Agradeceram: 3559 vezes

Re: caminhões em uso pelo EB

#949 Mensagem por FCarvalho » Ter Ago 13, 2013 9:32 pm

eligioep escreveu:Nada de novo, por enquanto, FCarvalho.....
grato. [009]

abs.




Carpe Diem
jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceu: 212 vezes
Agradeceram: 610 vezes

Re: caminhões em uso pelo EB

#950 Mensagem por jauro » Qui Ago 29, 2013 11:47 am

MAN faz caminhão sob medida

Com novo contrato firmado com Exército, fabricante da Volkswagen ultrapassa 5 mil veículos militares vendidos
Daniel Carmona


A divisão latino-americana da MAN, fabricante dos caminhões Volkswagen, formalizou anteontem a venda de um
lote de 860 unidades militarizadas do modelo VW Worker 15.210 4x4 para o Exército Brasileiro. A assinatura do contrato
de R$270 milhões, realizada no Ministério da Defesa em Brasília, reforçou a posição da companhia como principal
parceira da Forças Armadas no fornecimento de veículos desde 2007, quando passou a disputar as licitações com
produtos desenvolvidos para o uso militar.
Com esse novo pacote, que terá as primeiras unidades entregues em dezembro, a frota da Volkswagen no
Exército Brasileiro vai superar o patamar de 5 mil veículos, reforçando a estratégia da MAN em ganhar terreno também
neste segmento. Em abril, a companhia já havia celebrado a assinatura de um acordo de outros R$ 160 milhões para a
transferência de 300 veículos militarizados modelo VW Constellation 31.320 6x6, de capacidade superior em relação ao
Worker.
De acordo com Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN, o
desenvolvimento dos produtos, que tem sido feito em parceria com o Exército, é um dos diferenciais na disputa com os
concorrentes — o principal deles é a Mercedes-Benz, que até 2007 era a única empresa com produtos homologados
para as Forças Armadas. “Dois anos antes da nossa primeira licitação, começamos a desenvolver o Worker para essa
categoria. Em cima do descritivo técnico de exigências do Exército, fizemos um protótipo e colocamos ele para ser
testado pelos próprios oficiais, nas mais diferentes condições de uso”, explica Alouche.
Os veículos são produzidos na unidade industrial da MAN em Resende, no Rio de Janeiro, em um processo de
montagem semelhante a um caminhão convencional. No entanto, os eixos são reforçados e a suspensão tem diferente
elevação em relação aos produtos para uso urbano e rodoviário. Em seguida, as unidades passam por um processo de
customização (que é realizado pela BMB, no anexo da fábrica da MAN) para aplicação de blindagem da cabine e pintura
camuflada.
Por fim, são encaminhados para o processo de beneficiamento, com aplicação de peças e desenvolvimento da
carroceria de acordo com as exigências do Exército (pode ser colocada a lona para soldados, estrutura para transporte
de materiais e/ou armamentos). “O caminhão que é entregue hoje é um pouco diferente em relação ao de 2007. O
desenvolvimento do produto é contínuo. Hoje ele é mais confortável e tem maior durabilidade, de acordo com os
feedbacks que foram passados pelo Exército ao longo desses anos”,diz Alouche.
Em outubro, a MAN/Volkswagen passa a entregar as primeiras unidades do lote do Constellation, caminhão este
que foi desenvolvido a partir da expertise do Worker. E em tempo recorde. “Eles queriam um veículo com quatro lugares
na cabine (o Worker tem três) e com tração 6x6. Desenvolvemos o veículo no fim do ano passado para atender o pedido
do Exército e neste ano já estava fechada a venda”. Além de cabine com maior conforto, o 6x6 tem capacidade de
transportar dez toneladas, contra cinco toneladas do Worker.




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Ricardo Rosa
Sênior
Sênior
Mensagens: 789
Registrado em: Dom Jun 26, 2005 7:26 am
Localização: Brasília - DF
Agradeceu: 88 vezes
Agradeceram: 4 vezes

Re: caminhões em uso pelo EB

#951 Mensagem por Ricardo Rosa » Qui Ago 29, 2013 12:04 pm

Os veículos são produzidos na unidade industrial da MAN em Resende, no Rio de Janeiro, em um processo de
montagem semelhante a um caminhão convencional. No entanto, os eixos são reforçados e a suspensão tem diferente
elevação em relação aos produtos para uso urbano e rodoviário. Em seguida, as unidades passam por um processo de
customização (que é realizado pela BMB, no anexo da fábrica da MAN) para aplicação de blindagem da cabine e pintura
camuflada.



Blindagem da cabine? Bem, essa eu não sabia.

Abraços.




Avatar do usuário
joao fernando
Sênior
Sênior
Mensagens: 5208
Registrado em: Ter Out 30, 2007 5:53 pm
Localização: Santa Isabel - SP
Agradeceram: 29 vezes

Re: caminhões em uso pelo EB

#952 Mensagem por joao fernando » Qui Ago 29, 2013 1:04 pm

Sobre a suspensão: a Tatra fez um carro similar ao Fusca, com motor arrefecido a ar, suspensão com semi eixos oscilantes, motor traseiro e carroceria monobloco. Isso nos anos 30. Prof. Porsche, conheceu o projeto, e teve uma grande inspiração no Tatra :wink:




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 419 vezes

Re: caminhões em uso pelo EB

#953 Mensagem por Marechal-do-ar » Qui Ago 29, 2013 1:37 pm

joao fernando escreveu:Sobre a suspensão: a Tatra fez um carro similar ao Fusca, com motor arrefecido a ar, suspensão com semi eixos oscilantes, motor traseiro e carroceria monobloco. Isso nos anos 30. Prof. Porsche, conheceu o projeto, e teve uma grande inspiração no Tatra :wink:
Isso não é 100% verdade, o Porsche se reuniu diversas vezes com Hans Ledwinka e conversavam sobre seus designs, a semelhança final entre o Porsche Type 12 e o Tatra V570 vem dessas conversas, seria injusto dizer que o Porsche se inspirou quando a inspiração foi mútua, e tirando esses dois, acho que ninguém mais sabia que pedaços eram idéia de um ou de outro.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceu: 212 vezes
Agradeceram: 610 vezes

Re: caminhões em uso pelo EB

#954 Mensagem por jauro » Qui Ago 29, 2013 4:16 pm

Com novo contrato firmado com Exército, fabricante da Volkswagen ultrapassa 5 mil veículos militares vendidos
Daniel Carmona

Estou procurando por esse contrato.
O que tem de concreto é um Aviso de Licitação, o resultado da mesma e a Ata do Pregão das vencedoras: A MAN com 860 Vtr e a Mercedes com 730 Vtr. A Modalidade:Contrato deve ser publicada no DOU.
Achei estranho que o autor só falou dos veículos da MANLA e nem um linha sobre os da MB. Matéria paga? Meia verdade duvidosa?




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceu: 212 vezes
Agradeceram: 610 vezes

Re: caminhões em uso pelo EB

#955 Mensagem por jauro » Sex Ago 30, 2013 1:01 pm

Exército faz encomenda para MAN e Mercedes
Por Eduardo Laguna | De São Paulo
A MAN, fabricante dos veículos comerciais da marca Volkswagen, e a Mercedes-Benz fecharam uma encomenda
de 1,6 mil caminhões militarizados do Exército brasileiro.
O maior lote, de 860 caminhões, ficou com a MAN, enquanto a
Mercedes vai fornecer outras 730 unidades para o transporte de pessoal e materiais em operações militares. A
assinatura dos primeiros contratos está prevista para as próximas semanas.

A licitação, na modalidade de menor preço, foi realizada no dia 30 de julho. Como cada unidade, nos dois lotes,
custou R$ 310 mil, a encomenda recebida pela MAN foi de R$ 266,6 milhões e a da Mercedes, de R$ 226,3 milhões.
A MAN informou que todas as unidades do contrato são do modelo militarizado VW Worker, usado para o
transporte de tropas em missões do Exército e capaz de transportar até cinco toneladas. O cronograma estipulado no
edital da licitação prevê a entrega de toda a encomenda em até 15 meses.
As compras públicas, como aquisições desses veículos para o combate à seca, fazem parte das medidas
lançadas pelo governo para estimular a indústria de caminhões - que também incluíram juro subsidiado em
financiamentos a bens de capital. A Ford, por exemplo, tem uma encomenda de 600 caminhões do Exército, sendo a
maior parte de veículos adaptados para o transporte de água. (Valor Econômico).

Esta é a notícia correta, sem tendências e favoritismos.




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 9294
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceu: 160 vezes
Agradeceram: 446 vezes

Re: caminhões em uso pelo EB

#956 Mensagem por prp » Sex Ago 30, 2013 5:26 pm

Hoje estava acontecendo a entrega de caminhões pípa do PAC 2 aqui na minha cidade, os caminhões eram MAN brancos. Deveria ter uns vinte.




Avatar do usuário
Lywis
Sênior
Sênior
Mensagens: 925
Registrado em: Sáb Nov 28, 2009 6:41 pm
Agradeceu: 110 vezes
Agradeceram: 119 vezes

Re: caminhões em uso pelo EB

#957 Mensagem por Lywis » Sex Ago 30, 2013 6:45 pm

Ricardo Rosa escreveu:Os veículos são produzidos na unidade industrial da MAN em Resende, no Rio de Janeiro, em um processo de
montagem semelhante a um caminhão convencional. No entanto, os eixos são reforçados e a suspensão tem diferente
elevação em relação aos produtos para uso urbano e rodoviário. Em seguida, as unidades passam por um processo de
customização (que é realizado pela BMB, no anexo da fábrica da MAN) para aplicação de blindagem da cabine e pintura
camuflada.



Blindagem da cabine? Bem, essa eu não sabia.

Abraços.
Somos dois que nos surpreendemos meu caro!




jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceu: 212 vezes
Agradeceram: 610 vezes

Re: caminhões em uso pelo EB

#958 Mensagem por jauro » Sex Ago 30, 2013 7:45 pm

Lywis escreveu:
Ricardo Rosa escreveu:Os veículos são produzidos na unidade industrial da MAN em Resende, no Rio de Janeiro, em um processo de
montagem semelhante a um caminhão convencional. No entanto, os eixos são reforçados e a suspensão tem diferente
elevação em relação aos produtos para uso urbano e rodoviário. Em seguida, as unidades passam por um processo de
customização (que é realizado pela BMB, no anexo da fábrica da MAN) para aplicação de blindagem da cabine e pintura
camuflada.



Blindagem da cabine? Bem, essa eu não sabia.

Abraços.
Somos dois que nos surpreendemos meu caro!
03 Três!




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceu: 212 vezes
Agradeceram: 610 vezes

Re: caminhões em uso pelo EB

#959 Mensagem por jauro » Sex Ago 30, 2013 11:58 pm

Hoje estava acontecendo a entrega de caminhões pípa do PAC 2 aqui na minha cidade, os caminhões eram MAN brancos. Deveria ter uns vinte.
São do 55º BI ou do DNOCS?




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
jauro
Sênior
Sênior
Mensagens: 5309
Registrado em: Ter Ago 01, 2006 12:36 pm
Localização: Barra Velha, SC.
Agradeceu: 212 vezes
Agradeceram: 610 vezes

Re: caminhões em uso pelo EB

#960 Mensagem por jauro » Seg Set 02, 2013 12:05 am

MAN LA
MAN Latin America vende mais 860 caminhões para Exército brasileiro

A MAN Latin America, fabricante dos veículos comerciais Volkswagen e MAN, acaba de fechar negociação para vender 860 caminhões ao Exército brasileiro, representando o maior lote da licitação. A assinatura do contrato está prevista para as próximas semanas. O acordo vai acelerar a renovação de frota das Forças Armadas no país. Ao todo, serão 860 unidades do modelo VW Worker 15.210 4x4, que vão rodar o Brasil transportando tropas em missões do Exército.

Com o novo lote, a frota Volkswagen no Exército Brasileiro chegará ao patamar de cinco mil veículos, consolidando a MAN Latin America como a segunda maior fornecedorã de veículos para a instituição. Ao entrar com sua marca Volkswagen nas concorrências em 2007, a montadora quebrou uma hegemonia de mais de 50 anos de sua principal concorrente nas vendas às Forças Armadas.

Desenvolvido especialmente para atender às necessidades do Exército, o VW Worker 15.210 4x4 é o caminhão mais vendido da empresa para esse segmento. O veículo é do tipo operacional militarizado, com tração integral capaz de transportar até cinco toneladas em qualquer tipo de terreno.

No fronte nacional e internacional

Os veículos da MAN Latin Ameirca atuam nas mais diversas operações do Exército brasileiro. Além do transporte de tropas em ações especiais, a montadora já forneceu caminhões em configurações especiais para o combate à seca no Nordeste. E há ainda caminhões da marca utilizados em missões de paz da Organização das Nações Unidas (ONU), em países como o Haiti.

À toda prova

O segmento de veículos para uso militar requer a oferta de produtos robustos e confiáveis para atender às exigentes demandas do setor. Nesse sentido, os caminhões Volkswagen e MAN passam por situações extremas durante diversos testes de rodagem realizados pelas Engenharias da fábrica da MAN, em Resende, e em Munique, na Alemanha, além dos rigorosos processos de homologação realizados pelas Forças Armadas do Brasil.

A homologação incluiu rodagens por terrenos arenosos, alagados e com lama, além de manobras de embarque aéreo e marítimo, transporte de pontes, uso de biodiesel em mistura B2 (2% de mistura ao diesel convencional) e até testes de balística, conferindo a resistência da cabine a estilhaçamentos.

Imagem Imagem




"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
Jauro.
Responder