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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

Enviado: Qua Set 05, 2012 2:22 pm
por Alcantara
MPOG = Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

Enviado: Qua Set 05, 2012 2:28 pm
por lynx
Paisano escreveu:
lynx escreveu:1ª Questão - Quem faz as leis? Quem tem maioria no Congresso faz 12 anos? Não muda porque não quer. Nem o enquadramento dos servidores do AMRJ na carreira de Ciência e Tecnologia, o que melhoraria as condições salariais deles e dos operários de outras Bases Navais, o MPOG aceitou. Vai ver o GF não manda no MPOG...
O que vem a ser MPOG?
lynx escreveu:2ª Questão - As comparações com os governos anteriores eu dispenso, pois não sou nem tucano nem petista. Mas o pior é que o FHC fez sim...
Fiz uma intervenção sem qualquer tipo de conotação ideológica, além do mais não me consta que Sarney, Figueiredo, Geisel, dentre outros que sentaram na cadeira da Presidência da República, tenham pertencido ao PSDB e/ou ao PT.

Portanto, não vamos ver fantasmas onde eles não existem.
Desculpe. É que eu pensei que vinha mais um daqueles discursos sobre "herança maldita", tão comuns hoje em dia...

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

Enviado: Qui Set 06, 2012 3:54 pm
por Paisano
Cinco novas corvetas da "classe Tamandaré" a caminho!

Fonte: http://www.alide.com.br/joomla/capa/75- ... -a-caminho
Escrito por Felipe Salles - Qui, 06 de Setembro de 2012 15:09

Atualizando o furo exclusivo anunciado por ALIDE em 23 de agosto, apuramos hoje que muitas das inferências adiantadas por ALIDE naquela matéria estão absolutamente em linha com os planos atuais da Marinha. Confiram!

a) A classe dos novos navios é conhecida dentro da Marinha como "Corveta Barroso Modificada", e não "Modernizada" termo este que, provavelmente, implicaria num programa de atualização de meia vida, como foi o ModFrag das fragatas Niterói.

b) Este novo programa é absolutamente paralelo ao Prosuper, para a MB as novas fragatas de 6000tons são "indispensáveis".

c) Este programa é realmente considerado na MB como sendo apenas "um passo acima" ao programa de construção de NPas de 500tons. As novas corvetas igualmente serão construídas em estaleiros brasileiros privados.

d) O desenho do casco da nova classe será rigorosamente o mesmo utilizado na Corveta Barroso. Por esta razão, não haverá qualquer gasto a ser realizado na área de hidro-dinâmica na nova classe.

e) O Centro de Projeto de Navios (CPN), localizado dentro do Arsenal de Marinha, já se encontra no processo de discutir internamente as características que devem ser implementadas nessa nova classe de corvetas. No entanto, não se iniciaram ainda a elaboração dos seus primeiros desenhos de configuração.

f) Não foi fechada ainda a seleção dos sensores a serem utilizados na nova classe.

g) Mísseis de defesa de ponto são desejados, mas ainda não se tem claro a oportunidade e os riscos ligados ao seu uso na nova classe.

h) O sistema de combate Siconta 3 instalado na Barroso é considerado "um sucesso" e deve, por isso, ser reutilizado nas novas corvetas.

i) A Marinha tem esperança de que seja possível comprar CINCO navios desta classe na primeira encomenda, e não apenas quatro como relatamos anteriormente.

j) Existe uma fortíssima possibilidade do próximo navio ser batizado de "Corveta Tamandaré". Segundo uma fonte de ALIDE, daquelas bem "estreladas", a Barroso, a despeito de seu deslocamento modesto, recebeu este nome tão importante na MB devido à expectativa de sua grande contribuição para o desenvolvimento continuado da indústria nacional de navios militares. Nada mais natural que a geração seguinte de corvetas nacionais também receba um nome de imensa tradição e respeito dentro da história da MB.

k) Embora não haja nenhuma verba já firmemente comprometida com este programa, o Ministério da Defesa já se encontra devidamente briefado e já apóia o programa construção das novas corvetas.

Alide ainda apurou algumas outras novidades sobre o andamento de outros programas de reaparelhamento da MB:

Navio de Propósitos Múltiplos (NPM): Segundo o desejo da MB neste momento, este novo navio deve ser um derivado da classe Mistral (ou de um de seus rivais internacionais) com um projeto modificado no Brasil para ter uma ainda maior "polivalência". Ele terá capacidade para ser usado no dia a dia como navio tanque, com sistema de mangotes e cabo de aço de suporte. A versão brasileira deverá ter grandes tanques internos onde transportará muito maiores quantidades de combustível de aviação e MAR-C para "alimentar" os navios da Esquadra e seus meios aéreos. Para atender aos desejos da MB, este modelo será otimizado ainda para realizar, adicionalmente, o transporte de munição e de contêineres de carga militar.

Navio Aeródromo: Segundo informação levantada junto aos participantes do RFI do ProNAe para que a MB possa desenvolver no Brasil sua próxima classe de navio aeródromo, a Marinha terá que dispor de nada menos que SEICENTOS engenheiros navais apenas para dedicar a este programa. Este número, segundo as mesmas fontes de ALIDE, são comparáveis com o número total de engenheiros existente em TODA a Marinha. Os planos em curso na Diretoria de Pessoal da Marinha não prevêem ainda uma equipe deste porte para este programa.

Fonte: ALIDE

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

Enviado: Qui Set 06, 2012 4:00 pm
por Hammer-Nikit
Que é isso Paisano, repostando ALIDE aqui antes do que eu!? ;) Assim vc me mata! *rsrs

Obrigado pela divulgação! Gostaria de dedicar esta nota aos amigos mais "céticos" aqui do fórum DB! ;)

[]s Hammer
Paisano escreveu:Cinco novas corvetas da "classe Tamandaré" a caminho!

Fonte: http://www.alide.com.br/joomla/capa/75- ... -a-caminho
Escrito por Felipe Salles - Qui, 06 de Setembro de 2012 15:09

Atualizando o furo exclusivo anunciado por ALIDE em 23 de agosto, apuramos hoje que muitas das inferências adiantadas por ALIDE naquela matéria estão absolutamente em linha com os planos atuais da Marinha. Confiram!

a) A classe dos novos navios é conhecida dentro da Marinha como "Corveta Barroso Modificada", e não "Modernizada" termo este que, provavelmente, implicaria num programa de atualização de meia vida, como foi o ModFrag das fragatas Niterói.

b) Este novo programa é absolutamente paralelo ao Prosuper, para a MB as novas fragatas de 6000tons são "indispensáveis".

c) Este programa é realmente considerado na MB como sendo apenas "um passo acima" ao programa de construção de NPas de 500tons. As novas corvetas igualmente serão construídas em estaleiros brasileiros privados.

d) O desenho do casco da nova classe será rigorosamente o mesmo utilizado na Corveta Barroso. Por esta razão, não haverá qualquer gasto a ser realizado na área de hidro-dinâmica na nova classe.

e) O Centro de Projeto de Navios (CPN), localizado dentro do Arsenal de Marinha, já se encontra no processo de discutir internamente as características que devem ser implementadas nessa nova classe de corvetas. No entanto, não se iniciaram ainda a elaboração dos seus primeiros desenhos de configuração.

f) Não foi fechada ainda a seleção dos sensores a serem utilizados na nova classe.

g) Mísseis de defesa de ponto são desejados, mas ainda não se tem claro a oportunidade e os riscos ligados ao seu uso na nova classe.

h) O sistema de combate Siconta 3 instalado na Barroso é considerado "um sucesso" e deve, por isso, ser reutilizado nas novas corvetas.

i) A Marinha tem esperança de que seja possível comprar CINCO navios desta classe na primeira encomenda, e não apenas quatro como relatamos anteriormente.

j) Existe uma fortíssima possibilidade do próximo navio ser batizado de "Corveta Tamandaré". Segundo uma fonte de ALIDE, daquelas bem "estreladas", a Barroso, a despeito de seu deslocamento modesto, recebeu este nome tão importante na MB devido à expectativa de sua grande contribuição para o desenvolvimento continuado da indústria nacional de navios militares. Nada mais natural que a geração seguinte de corvetas nacionais também receba um nome de imensa tradição e respeito dentro da história da MB.

k) Embora não haja nenhuma verba já firmemente comprometida com este programa, o Ministério da Defesa já se encontra devidamente briefado e já apóia o programa construção das novas corvetas.

Alide ainda apurou algumas outras novidades sobre o andamento de outros programas de reaparelhamento da MB:

Navio de Propósitos Múltiplos (NPM): Segundo o desejo da MB neste momento, este novo navio deve ser um derivado da classe Mistral (ou de um de seus rivais internacionais) com um projeto modificado no Brasil para ter uma ainda maior "polivalência". Ele terá capacidade para ser usado no dia a dia como navio tanque, com sistema de mangotes e cabo de aço de suporte. A versão brasileira deverá ter grandes tanques internos onde transportará muito maiores quantidades de combustível de aviação e MAR-C para "alimentar" os navios da Esquadra e seus meios aéreos. Para atender aos desejos da MB, este modelo será otimizado ainda para realizar, adicionalmente, o transporte de munição e de contêineres de carga militar.

Navio Aeródromo: Segundo informação levantada junto aos participantes do RFI do ProNAe para que a MB possa desenvolver no Brasil sua próxima classe de navio aeródromo, a Marinha terá que dispor de nada menos que SEICENTOS engenheiros navais apenas para dedicar a este programa. Este número, segundo as mesmas fontes de ALIDE, são comparáveis com o número total de engenheiros existente em TODA a Marinha. Os planos em curso na Diretoria de Pessoal da Marinha não prevêem ainda uma equipe deste porte para este programa.

Fonte: ALIDE

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

Enviado: Qui Set 06, 2012 4:05 pm
por Paisano
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

Enviado: Qui Set 06, 2012 4:06 pm
por thelmo rodrigues
Parabéns ao colega Hammer e à equipe Alide pelo furo de reportagem!!!! São notícias alentadoras.

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

Enviado: Qui Set 06, 2012 4:12 pm
por joao fernando
BZ MB! Cade a tale de falta de grama que alguns gostam de repetir?

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

Enviado: Qui Set 06, 2012 4:23 pm
por alex
Para mim me parece que o item "d" confronta o item "g". Acho que não gastar em estudos para ampliação do casco e tonelagem vai limitar os possiveis sistemas de defesa de ponto a serem adquiridos. Quanto mais a utilização do SeaHawk. Usaremos Lynx novamente?

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

Enviado: Qui Set 06, 2012 5:31 pm
por Hammer-Nikit
Alex, fiz esta pergunta e me disseram que o maior problema atualmente para o emprego do Sea Hawk no convoo da Barroso não é de forma alguma seu tamanho, mas sim a resistencia da estrutura metálica do casco debaixo do convôo. Segundo um almirante amigo de Alide, isso deve ser corrigido nas Tamandaré, mas mesmo assim o que se espera é que as corvetas sejam o local preferencial para embarcar os Super Lynx nos próximos anos até sua aposentadoria. Os SeaHawk poderão até pousar lá, mas dificilmente serão usados como aeronaves orgânicas das corvetas. A "casa" primária deles será primeiro o NAe, depois os NDDs e NDCC e futuramente as fragatas de 6000tons.

[]s Hammer

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

Enviado: Qui Set 06, 2012 6:15 pm
por Boss
joao fernando escreveu:BZ MB! Cade a tale de falta de grama que alguns gostam de repetir?
Err... Convenhamos que nada disso saiu, e nem mesmo o PROSUPER que já foi escancarado para todos parece que terá um final feliz brevemente...

A Marinha só está melhor que o resto [EB e FAB] porque tem talvez o programa mais importante, juntamente com o FX-2, em andamento, o PROSUB, e alguns avanços na área de mísseis.

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

Enviado: Qui Set 06, 2012 6:16 pm
por Carlos Lima
Eu continuo vendo essas coisas com um certo receio.

Principalmente porque esse seria o 'plano B' e sendo assim tenho medo de praticarmos o esporte nacional de transformar o "provisório" em "definitivo" e acabarmos com um bando de Barroso 2.0 e no fim comprarmos navios de 2 mão no lugar das Niteroi que já estão ficando bem velhinhas diga-se de passagem...

Barba = de molho.

[]s
CB_Lima

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

Enviado: Qui Set 06, 2012 7:19 pm
por EDSON
E se conseguirem ficar parecida com esta? Falta o Hangar mas...


Imagem




Construction of Stealth Corvette Zeliony Dol Starts at Russian Shipyard

Posted on Aug 31st, 2012





Construction of the fourth Project 21631 Buyan-M stealth corvette Zeliony Dol was started at Zelenodolsk Shipyard in Tatarstan, Russia. According to ITAR-TASS referring to press service of Southern Military District, the ship will be commissioned into Caspian Flotilla (CF).

Lead ship of the project, corvette Grad Sviyazhsk was laid down on Aug 27, 2010. Keel for the second ship, corvette Uglich was laid down on July 22, 2011. The third corvette named Veliky Ustiug was keel-laid on Aug 27, 2011. All of them will join Caspian Flotilla as well.

Buyan-class corvettes are ‘river-sea’ class ships being built under stealth technology. Length of such ships is 74.1 meters, beam is 11 meters, and draft is 2.6 meters. Displacing 949 tons, corvettes of this class have max speed of 25 knots.

Armament of Buyan-class corvettes includes 100-mm gun mount, Gibka SAM systems, 14.5-mm and 7.62-mm machineguns, Duet 30-mm gun system, and Caliber-NK missile system with operating radius of 300 km.

Apart from Caspian Flotilla, Project 21631 corvettes will be commissioned into Russia’s Black Sea Fleet.

http://navaltoday.com/2012/08/31/constr ... -shipyard/

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

Enviado: Qui Set 06, 2012 8:58 pm
por Paisano
Pois eu mantenho a opinião de que a construção dessas "Barroso NG" são uma grande oportunidade para a MB, principalmente depois da informação de que a definição do PROSUPER está vinculada a definição dessa cabeça de burro chamada FX-2.

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

Enviado: Qui Set 06, 2012 9:41 pm
por guilhermecn
De certa maneira, uma ótima notícia :D

Algum colega mais informado tem alguma nova sobre o prosuper?

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

Enviado: Qui Set 06, 2012 9:50 pm
por Carlos Lima
Continuo achando que essa idéia não é boa...

Esse é um projeto da década de 80... é o mesmo que a USN disser amanhã que é bom voltar a fabricar as OHP... tirando o Talha ninguém vai achar essa idéia interessante. :lol:

Temos que andar para frente... e não requentar esses pãozinho velho...

Mas eu sei... eu sou chato... :mrgreen:

[]s
CB_Lima