OPERAÇÕES ESPECIAIS

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39097
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2769 vezes

Re: OPERAÇÕES ESPECIAIS

#931 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Abr 14, 2018 12:00 pm

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Fonte : Forças Armadas Portuguesas

São militares de Operações Especiais, mas o cão e o seu tratador são PQ.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39097
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2769 vezes

Re: OPERAÇÕES ESPECIAIS

#932 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Abr 17, 2018 12:36 pm

Veículos Todo o Terreno Utilitários de Combate
ATV — All Terrain Vehicles
Vs
UTV — Utility Task Vehicles



:arrow: http://warriors.pt/wp-content/uploads/2 ... 23-UTV.pdf




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18513
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2384 vezes

Re: OPERAÇÕES ESPECIAIS

#933 Mensagem por knigh7 » Dom Abr 29, 2018 11:18 pm

Eu digitalizei para o pessoal uma matéria recente bastante completa sobre os Rangers.

Caso não seja este o tópico mais adequado, favor me avisarem que eu transfiro:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37466
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3216 vezes

Re: OPERAÇÕES ESPECIAIS

#934 Mensagem por FCarvalho » Dom Abr 29, 2018 11:24 pm

Eu bem que gostaria que a 12a bgda inf amv fosse capaz de atuar como os Rangers.

Não são forças especiais no termo, mas são bem mais é melhor adestrados que a nossa inf leve.

Abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18513
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2384 vezes

Re: OPERAÇÕES ESPECIAIS

#935 Mensagem por knigh7 » Dom Abr 29, 2018 11:32 pm

Olha, Carvalho, há bastante tempo eu penso como vc.




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: OPERAÇÕES ESPECIAIS

#936 Mensagem por Bolovo » Seg Abr 30, 2018 5:34 am

São dois mundos completamente diferentes...




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Ckrauslo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2717
Registrado em: Ter Ago 19, 2014 10:33 pm
Agradeceram: 180 vezes

Re: OPERAÇÕES ESPECIAIS

#937 Mensagem por Ckrauslo » Seg Abr 30, 2018 11:02 am

FCarvalho escreveu: Dom Abr 29, 2018 11:24 pm Eu bem que gostaria que a 12a bgda inf amv fosse capaz de atuar como os Rangers.

Não são forças especiais no termo, mas são bem mais é melhor adestrados que a nossa inf leve.

Abs
Perdão de antemão caso eu não tenha entendido o que tu dices, más os Rangers são sim FE/und Op Esp.
Fazem parte do SOCOM, são considerados o "Tip of the Spear" e são o grupo especial que geralmente é mandado em raids para retomada de áreas, ou até para chutar a baixo porta de AAV "alvos de alto valor".
Possuem uma companhia de reconhecimento que é parte do JSOC.
Abs




Kept you waiting, huh?
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37466
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3216 vezes

Re: OPERAÇÕES ESPECIAIS

#938 Mensagem por FCarvalho » Seg Abr 30, 2018 11:16 am

knigh7 escreveu: Dom Abr 29, 2018 11:32 pmOlha, Carvalho, há bastante tempo eu penso como vc.
Eu acredito que nós temos uma dívida muito grande com as nossas forças especiais. Na verdade existe um hiato bem grande entre o que fazemos e pensamos aqui e a maneira como estas são tratadas na maioria dos países de ponta.

Não que os Rangers sejam, como disse, forças especiais na exatidão do termos, mas o que estas tropas americanas são capazes de fazer é algo que deveria servir de referencia para nós aqui, que temos sempre muitas dificuldades em fazer qualquer coisa em termos de qualificação das forças militares.

Como o aumento de efetivos das FE's não está na nossa agenda, capacitar aquela bgda amv a dispor do mesmo nível de operacionalidade/efetividade dos Ranges seria uma opção que caberia no bolso sem exigir grandes transformações ou adequações na estrutura de que já dispomos.

Não creio que uma maior integração de currículo e formação seja algo tão complicado de se fazer entre estas duas grandes OM's, pelo contrário, nos últimos tempos EB e US Army tem voltado a intensificar as relações institucionais, e reaproximar-se em diversos níveis. Neste aspecto os americanos tem se mostrado bastante solícitos e dispostos. Seria o caso de aproveitar enquanto é tempo.

Quanto ao mais, penso da mesma forma em relação as bgdas pqdt e Mth.

E quem sabe um dia, nossas FE's - todas elas - passem a ser tratadas e consideradas em outro nível de investimento, à luz de uma realidade que não deixa mais dúvidas quanto à sua importância e mérito.

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37466
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3216 vezes

Re: OPERAÇÕES ESPECIAIS

#939 Mensagem por FCarvalho » Seg Abr 30, 2018 11:22 am

Bolovo escreveu: Seg Abr 30, 2018 5:34 amSão dois mundos completamente diferentes...
Pode até ser Bolovo, mas como eu disse ao Knigh7, EB e US Army estão as voltas com boas relações de novo. Nada impede necessariamente que haja uma aproximação no sentido de capacitar nossa inf amv para atuar com a mesma capacidade dos Ranges.

É uma questão de oportunidade e decisão. Os americanos com certeza não iriam fazer birra para isso.

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37466
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3216 vezes

Re: OPERAÇÕES ESPECIAIS

#940 Mensagem por FCarvalho » Seg Abr 30, 2018 11:32 am

Ckrauslo escreveu: Seg Abr 30, 2018 11:02 am
FCarvalho escreveu: Dom Abr 29, 2018 11:24 pm Eu bem que gostaria que a 12a bgda inf amv fosse capaz de atuar como os Rangers.Não são forças especiais no termo, mas são bem mais é melhor adestrados que a nossa inf leve.
Perdão de antemão caso eu não tenha entendido o que tu dices, más os Rangers são sim FE/und Op Esp.
Fazem parte do SOCOM, são considerados o "Tip of the Spear" e são o grupo especial que geralmente é mandado em raids para retomada de áreas, ou até para chutar a baixo porta de AAV "alvos de alto valor".Possuem uma companhia de reconhecimento que é parte do JSOC.
Olá Ckrauslo.

Eu não tenho certeza quanto a designação dos Rangers sobre serem ou não FE's, uns dizem que são, outros dizem que não, enfim.
A mim me parece que a formação/treinamento e o currículo deles são mais que suficientes para complementar as nossas undes de FE's naquilo que nós não temos nesta aérea, que é quantidade. Para isso a 12a Amv na minha opinião poderia ser alçada à mesma condição daquela OM americana.

Se não der para transformar a bgda inteira, que ao menos um dos Btl's fosses formados como os Ranges. Só isso já daria um bom reforço para nossas undes de operações especiais.

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: OPERAÇÕES ESPECIAIS

#941 Mensagem por Bolovo » Seg Abr 30, 2018 11:45 am

FCarvalho escreveu: Seg Abr 30, 2018 11:22 am
Bolovo escreveu: Seg Abr 30, 2018 5:34 amSão dois mundos completamente diferentes...
Pode até ser Bolovo, mas como eu disse ao Knigh7, EB e US Army estão as voltas com boas relações de novo. Nada impede necessariamente que haja uma aproximação no sentido de capacitar nossa inf amv para atuar com a mesma capacidade dos Ranges.

É uma questão de oportunidade e decisão. Os americanos com certeza não iriam fazer birra para isso.

abs.
Eu já te expliquei uma vez, FCarvalho e pelo visto você não entendeu. Não tem nada a ver com oportunidade, aproximação ou o que for que tenhamos com os EUA. Você está comparando laranjas com maças. Nós já temos um análogo aos Rangers aqui no Brasil, chamam-se Comandos e estão lá em Goiânia. Assim como a unidade brasileira, todo Ranger é um voluntário que passa por um longo treinamento que dura pelo menos 8 semanas, estando apto a servir na unidade se for aprovado. Os Rangers não são uma simples "infantaria leve melhor equipada", é completamente além disso, é uma unidade de operações especiais altamente especializada subordinada ao Comando de Operações Especiais dos EUA. A melhor comparação possível da Brigada Aeromóvel com alguma unidade americana seria com a 101st Airborne, que hoje é a unidade responsável pelo "Assalto Aéreo". Se equiparmos a nossa brigada do mesmo modo que a histórica divisão americana (que conta com absolutamente tudo), pularíamos de patamar, sendo algo muito sensato e principalmente factível.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Ckrauslo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2717
Registrado em: Ter Ago 19, 2014 10:33 pm
Agradeceram: 180 vezes

Re: OPERAÇÕES ESPECIAIS

#942 Mensagem por Ckrauslo » Seg Abr 30, 2018 12:02 pm

Os Rangers são unidades de operações especiais.
Subordinados ao USASOC "United States Army Special Operations Command - Comando de operações especiais do exército americano" que por sua vez é subordinado ao SOCOM.
Eles tem equipamentos iguais aos usados pelo SFG/ODA GB.
Os equipamentos utilizados por eles são os seguintes:

Pistolas:
G19
M9 a ser trocada pela nova pistola do exército americano "M17 e M18"
Sig 226/228

Rifles:
Scar H
M4
DD MK18

LMG:
MK46
Mk48

GPMG:
M240b

AT:
M136
Carl Gustav

DMR:
Mk11
Mk12

Rifle sniper.
Remington 2010
M107

Utilizam veículos como:
JLTV
MATV
HMWW SOV

Uniforme:
Crye Precision Gen 3 Combat shirt
Crye Precision Gen 3 combat pants.

Colete e acessórios:
Crye Precision AVS
Crye Precision CPC
Crye Precision High Back belt

Capacete:
MICH 2000
Ops Core High Cut helmet.

E são transportados pelo 160th SOAR
Que são encarregados de transportar todas as unidades de operações especiais, desde as regulares, até às que fazem parte do JSOC (Devgru, CAG, Cía reconhecimento do 75th Rangers, acho que o Marsoc agora faz parte também).

Em relação a unidade de reconhecimento do 75th rangers.
Eles possuem um clearance maior, e acesso a equipamentos diferenciado.
Assim como são mais bem treinados e possuem um processo de seleção, para selecionar os homens que já estão dentro dos Rangers.




Kept you waiting, huh?
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37466
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3216 vezes

Re: OPERAÇÕES ESPECIAIS

#943 Mensagem por FCarvalho » Seg Abr 30, 2018 12:14 pm

Bom, grato pela explicação Bolovo.

Em todo caso, podemos pensar então que seria de bom alvitre que fizéssemos um esforço para tentar alcançar o mesmo nível da 101st para a 12a Amv e a bgda pqdt da mesma forma em relação a 82a. Para isso creio que os maiores investimentos seriam em relação a material que não temos, já que treinamento, formação e organização, talvez não estejamos tão atrás assim destas undes americanas.

De qualquer forma, entendo que a ampliação das relações com o US Army possam ser um meio de conseguir-se tal intento.

Não estou dizendo que tenhamos que tornar nossas OM iguais as deles em tudo, mas que em matéria de formação, equipamento e doutrina, uma aproximação mais íntima com eles seria algo de bom proveito.

Com certeza pelo exiguidade de forças especiais que temos por aqui, qualquer tropa melhor treinada, equipada e adestrada sempre será um alívio para quem não tem a seu dispor a necessária disposição de FE's.

abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37466
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3216 vezes

Re: OPERAÇÕES ESPECIAIS

#944 Mensagem por FCarvalho » Seg Abr 30, 2018 12:23 pm

Ckraulo, olhando a sua lista, me parece que por aqui teríamos algo parecido, no caso o Cobra, em relação a equipamentos individuais, mas com um 'made in Brazil' estampado neles. E quanto a equipamentos coletivos, suponho que no futuro tenhamos aqui soluções nacionais para o que descrevestes.
Claro, guardadas as devidas proporções em relação ao que cada tropa pode ter acesso. No caso os comandos por aqui teriam prioridade sobre tudo isso aí em cima, e logo após as tropas das FAR-E.
Lamento muito até hoje o fato de não conseguirmos dar passos efetivos no sentido de fazer o projeto COBRA andar em coisas tão simples quanto fardamento e armamento.
Mas isso já é outra história.

abs




Carpe Diem
Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 39097
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2769 vezes

Re: OPERAÇÕES ESPECIAIS

#945 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Mai 02, 2018 8:39 am

O melhor video que vi, sobre o CTOE/FOEsp de sempre.





"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Responder