Re: FAB NEWS
Enviado: Seg Dez 01, 2008 5:08 pm
Valeu Brasileiro !!
De acordo!henriquejr escreveu:Pelo valor deve ser mais mísseis Igla ou, quem sabe, armamentos para os Mi-35M.
Flanker,flanker escreveu:Não sei porque a FAB não limita a operação do aeroporto de Ponta Pelada a aeronaves militares apenas, em Manaus já existe o Eduardo Gomes, que apesar de ser internacional está subutilizado. Daqui a pouco estarão chegando os F-5 e terão que disputar espaço com os aviões de pequeno porte. Sem contar que hoje já existem C-130, C-105 e o 4 Esqd Av Ex.talharim escreveu:COMANDO DA AERONÁUTICA
COMANDO-GERAL DE OPERAÇÕES AÉREAS
COMISSÃO DE AEROPORTOS DA REGIÃO
AMAZÔNICA
EXTRATOS DE CONTRATOS
ESPÉCIE: Termo de Contrato.
CONTRATANTE: Comando da Aeronáutica - Comissão de Aeroportos
da Região Amazônica; CONTRATADA: TECON-TECNOLOGIA
EM CONSTRUÇÕES LTDA; CNPJ 05.502.281/0001-02 Nº DO
CONTRATO: 018/COMARA/08; PAG N° 388/COMARA/2008.
ORIGEM: CONCORRÊNCIA Nº 004/COMARA/08, OBJETO: Obra
de Engenharia do Terminal de Passageiro (TPS), do Aeroporto de
Ponta Pelada (SBMN), Construção de Edifício de apoio ao TPSSBMN
a ser realizado por Empresa especializada, com fornecimento
de todo material necessário e conforme o detalhamento, especificações
e diretrizes do Projeto Executivo e demais anexo.VALOR: R$
9.147.276,50 (Nove milhões e cento e quarenta e sete mil e duzentos
e setenta e seis reais e cinqüenta centavos). PROGRAMA:
05151063151500001; NATUREZA DE DESPESA: 449051; NOTA
DE EMPENHO: 2008NE001127, de 11/11/08; EXERCICIO DE 2008
; DATA DA ASSINATURA: 17/11/08; e VIGÊNCIA: 17/11/08 a
10/05/10 .
ESPÉCIE: Termo de Contrato.
CONTRATANTE: Comando da Aeronáutica - Comissão de Aeroportos
da Região Amazônica; CONTRATADA: TECON-TECNOLOGIA
EM CONSTRUÇÕES LTDA; CNPJ 05.502.281/0001-02 Nº DO
CONTRATO: 017/COMARA/08; PAG N° 322/COMARA/2008.
ORIGEM: TOMADA DE PREÇO Nº 02/COMARA/08, OBJETO:
Serviço de Engenharia para reparação e adaptação dos pavimentos e
do sistema de drenagem em torno do prédio do simulador da aeronave
C-105 A e no acesso ao prédio a partir da guarda principal da
Base Aérea de Manaus.VALOR: R$ 1.240.157,96 (Um milhão e duzentos
e quarenta mil e cento e cinqüenta e sete reais e noventa e seis
centavos) PROGRAMA: 05151063151500001; NATUREZA DE
DESPESA: 449051; NOTA DE EMPENHO: 2008NE000806, de
01/10/08; EXERCICIO DE 2008; DATA DA ASSINATURA:
04/11/08; e VIGÊNCIA: 04/11/08 a 02/02/09 .
Sds,
Vale a pena ler a matéria completa.Algoritmo Criptográfico Brasileiro
O Brasil, através da Força Aérea Brasileira (FAB), mais precisamente do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), em conjunto com o Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), o Comando Geral de Operações Aéreas (COMGAR) e demais organizações civis, avança significativamente na área de Segurança Nacional com a inauguração do Algoritmo Criptográfico Brasileiro.
Após sete anos de intensas pesquisas e desenvolvimento tecnológico, tornamonos capazes de substituir o algoritmo criptográfico germano-suíço, responsável pela segurança do Sistema de Enlace de Dados da FAB, por uma versão totalmente nacional.
Através de uma extensa e complexa campanha de ensaio, o Algoritmo Criptográfico Brasileiro foi finalmente instalado nas aeronaves da FAB e testado em todas as suas funcionalidades, materializando um sonho antes tão distante: o de nos tornar capazes de alterar, ao sabor de nossos interesses, a base criptográfica e de salto de freqüência do Sistema de Enlaces de Digitais da Aeronáutica (SISCENDA).
E, em dezembro de 2008, em cerimônia militar, o Algoritmo Criptográfico Brasileiro será finalmente entregue não só à FAB, mas à sociedade brasileira. Trata-se de um marco em nossa história, um momento de suma importância que evidencia a qualidade dos profissionais de que nosso País dispõe quando o assunto é tecnologia de ponta e segurança nacional.
Cada investimento feito neste Projeto se revela hoje como a consolidação de um patrimônio nacional que não se encerra em si, abrindo as portas para um futuro promissor de desenvolvimento científico e tecnológico a serviço da nação.
Os números envolvidos nesta Campanha de Ensaio realmente impressionam e revelam a relevância e abrangência do assunto Data Link na FAB.
O envolvimento total foi de cinco meses, desde a sua missão precursora até o último teste de interoperabilidade, e foi executada em cinco diferentes sítios geográficos: Anápolis, Campo Grande, Boa Vista, Manaus e Cachimbo.
Estiveram envolvidos diretamente nesta campanha, tanto no planejamento quanto na execução, mais de 60 profissionais, entre militares e civis, de 14 diferentes organizações.
Ao todo foram utilizadas, não simultaneamente, 20 aeronaves dos tipos A29, E99 e R99, perfazendo um total de mais de 50 horas de vôo.
E isto é apenas a ponta do iceberg! Esta Campanha representa o coroamento de uma longa e árdua caminhada, iniciada em 2000, com o inicio do processo de absorção de tecnologia fomentado pelo DECEA.
Participantes:
DECEA - Departamento de Controle do Espaço Aéreo.
CISCEA - Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo.
CTA - Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial.
ITA - Instituto Tecnológico da Aeronáutica.
CETUC - Centro de Estudos de Telecomunicações.
III FAa - Terceira Força Aérea.
BACG - Base Aérea de Campo Grande.
3º/3º GAv - Terceiro Esquadrão do Terceiro Grupo de Aviação.
2º/6º GAv - Segundo Esquadrão do Sexto Grupo de Aviação.
COMGAR - Comando Geral de Operações Aéreas.
Projetos futuros: O Link BR2.
Aquisição e aplicação de conhecimento e trabalho de qualidade são rotina no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).
O futuro nos chega cada vez mais veloz.
E o que se vislumbra como desdobramento do trabalho ora realizado é o Link BR 2. Trata-se do Protocolo Universal de Comunicação de dados dentro do qual as comunicações e o envio de dados entre aeronaves terão a mesma agilidade e precisão do Link BR 1, desenvolvido pelo Projeto SIVAM (Sistema de Vigilância da Amazônia) para o E99.
O Protocolo do Link BR 2, que se encontra em fase final de desenvolvimento por uma equipe de doze engenheiros da EMBRAER (sem contar com as equipes de gerenciamento e administração deste projeto), independe da camada física, o que significa dizer que operará em qualquer rádio.
Para clarificar estes dados, faremos a seguinte analogia: Imagine que a camada do aplicativo (que no caso do algoritmo é o Link BR 2) é uma mensagem que você deseja encaminhar para um amigo. É o conteúdo de uma carta.
A segunda camada, que no nosso caso é o Protocolo, seria o Correio, que recebe sua carta e separa num montante de outras cartas que serão levadas para uma mesma determinada região.
Por fim, a camada física que é composta por bits (0 e 1) nos quais a mensagem se transformou, seria o carteiro.
Num processo de decodificação de mensagens, a mesma entraria neste novo sistema ainda por meio de bits (nosso carteiro), sendo levada à segunda camada que em nossa analogia é o porteiro do prédio e, por fim, chega ao aplicativo destinatário, nosso amigo para quem mandamos a carta.
No laboratório da Embraer, onde o Link BR 2 está se desenvolvendo, existem dois ambientes: um simulado – no qual os computadores fazem o papel da camada física e outro emulado, com testes reais em dois rádios 400 (aplicados às aeronaves E99 e R99) e seis rádios 6000 (presentes nas aeronaves A29).
Ressalta-se que esta equipe de engenheiros já estava se capacitando para o Link BR 2 através de outros projetos semelhantes, porém menos complexos. O projeto foi concebido dez meses antes da assinatura do seu contrato e teve como prazo de execução 25 meses.
Ao final do projeto, todos os equipamentos e toda parte de infraestrutura (consoles, computadores, roteadores e até as cadeiras) serão entregues à FAB, conforme assinado no contrato.
Durante os testes emulados os computadores integrados (slaves), em conjunto com o master acompanhavam as mensagens transmitidas pelos rádios ao longo de um período determinado de tempo.
Algumas falhas foram propositadamente colocadas ao longo da transmissão de dados para que as mesmas pudessem ser analisadas e corrigidas.
Passo a passo esta parceira vem sedimentando os caminhos para uma comunicação segura, mostrando que nossos profissionais estão mais do que capacitados para guarnecer a Força Aérea em sua nobre missão de proteger nosso Brasil.
http://www.decea.gov.br/wp-content/uplo ... 08_web.pdf