FAB NEWS

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: FAB NEWS

#931 Mensagem por crubens » Seg Dez 01, 2008 5:08 pm

Valeu Brasileiro !! [009]




"Tudo que é necessário para que o mal triunfe, é que os homens de bem nada façam". Edmund Burke

'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King

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Re: FAB NEWS

#932 Mensagem por Zepa » Ter Dez 02, 2008 6:41 pm

Hoje no final da tarde, por volta das 16.30h, eu estava na Lagoa (Rio) e tive o prazer de assistar a três passagens do Hercules KC 130 com dois F5s e dois AMXs.

Alguém sabe o porque :?: :?:

Não me recordo de nada em especial no dia de hoje.

Abs.

Zepa.




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Re: FAB NEWS

#933 Mensagem por talharim » Qua Dez 03, 2008 9:03 am

I COMANDO AÉREO REGIONAL


AVISO DE LICITAÇÃO
PREGÃO PRESENCIAL No- 29/I COMAR/2008
Menor Preço
OBJETO: Aquisição do serviço de aplicação de 110 vacinas contra
varicela para atender as necessidades do Hospital de Aeronáutica de
Belém,
sediado em Belém - Pará. ENTREGA DE PROPOSTA E
HABILITAÇÃO: às 10:00 horas, do dia 15 de dezembro de 2008, no
Auditório do I COMAR, 2º andar, localizado na Avenida Julio César,
s/nº, Souza - Belém - Pa. Edital: Disponível na Seção de Licitações e
Contratos do I COMAR. Maiores informações através dos Fone/fax:
(91) 3231 - 1562 / 3204 - 9689 / 3243 - 1707.
Cel Int LUCIANO DE ARMANDO
DE OLIVEIRA LOBO
Ordenador de Despesas


---------------------------------------------------------


DIRETORIA DE MATERIAL AERONÁUTICO E BÉLICO

EXTRATO DE TERMO ADITIVO
EXTRATO DO TERMO ADITIVO Nº 01 AO
CONTRATO Nº. 03/COMGAP-CABW/2006
ESPÉCIE: Termo de Contrato. CONTRATANTE: Comissão Aeronáutica
Brasileira em Washington - DC. CONTRATADA: RAFAEL
ADVANCED DEFENSE SYSTEMS.
Nº. DO TERMO ADITIVO E
CONTRATO ORIGINAL: Termo Aditivo Nº. 01 e Contrato Nº.
03/COMGAP-CABW/2006. FINALIDADE: Acréscimo do Quantitativo
ao objeto contratual. AMPARO LEGAL: § 1 do Art. 65 da Lei
8.666/93. PROGRAMA/NATUREZA DA DESPESA:
001401/449039. NOTA DE EMPENHO: 2008NE001769, de
20/06/2008. VALOR: US$ 7,930 (sete mil novecentos e trinta Dólares).
VAROL DISCRIMINADO POR EXERCÍCIO: 2008- US$
1,000,000.00 / 2009- US$ 3,800,000.00 / 2010- US$ 2,500,000.00 /
2012- US$ 630,000.00.
DATA DE ASSINATURA: 28/11/2008. VIGÊNCIA:
05/01/2012


-------------------------------------------------------


COMISSÃO AERONÁUTICA BRASILEIRA
EM WASHINGTON

AVISO DE LICITAÇÃO
PREGÃO Nº. 85151/CABW/2008
Por ordem do Sr. Chefe da Comissão Aeronáutica Brasileira
("CABW"), faço público, para conhecimento dos interessados, que na
CABW, localizada em localizada em 1701 22nd Street, N.W. -
Washington, D.C. 20008 - EUA, será realizada licitação na modalidade
PREGÃO, cujo objeto é a AQUISIÇÃO DE PEÇAS SOBRESSALENTES
PARA AS AERONAVES C-130 OPERADAS PELA
FORÇA AÉREA BRASILEIRA,
conforme especificações do
Edital- Processo Administrativo de Gestão Nº 085151.
A abertura da sessão pública, com recebimento dos envelopes
contendo a "proposta de preços" e os "documentos de habilitação"
será às 09:00 horas -Horário Padrão da Costa Leste Estadunidense-
do dia 12 de dezembro de 2008 na CABW.
Maj Int MARCONI BENTES MANGABEIRA
ROCHA JÚNIOR
Pregoeiro




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Re: FAB NEWS

#934 Mensagem por talharim » Sex Dez 05, 2008 11:36 am

COMANDO-GERAL DE APOIO

DIRETORIA DE MATERIAL AERONÁUTICO E BÉLICO

PARQUE DE MATERIAL AERONÁUTICO DE RECIFE
EXTRATO DE CONTRATO
Espécie: Termo de Contrato. Contratante: Parque de Material Aeronáutico
de Recife. Contratada: Líder Signature S.A., CNPJ nº
04.146.040/0001-05. Contrato nº 17/PAMARF/2008. Origem: Concorrência
nº 04/PAMARF/2008. Objeto: Prestação do serviço de substituição
de "blades", discos de turbina e inspeção de FAN com balanceamento
dos conjuntos, pertencentes aos motores TFE731-2-2B,
TFE731-3AR-3B E TFE731-5BR-1H que equipam, respectivamente
as aeronaves Learjet 35A E 55C (VU-35A E R-35A, VU-55C) E
HAWKER 800XP (EU-93A),
conforme Projeto Básico Nº
08/TENG/2007. Valor: R$ 306.700,00 (trezentos e seis mil e setecentos
reais).
Programa de Trabalho / Natureza de Despesa:
05151062120480001/339039. Nota de Empenho / data:
2008NE400021 de 29 de setembro de 2008. Valor no exercício de
2008: R$ 140.811,44 (cento e quarenta mil oitocentos e onze reais e
quarenta e quatro centavos). Valor no exercício de 2009: R$
165.888,56 (cento e sessenta e cinco mil oitocentos e oitenta e oito
reais e cinqüenta e seis centavos). Data de assinatura: 28 de outubro
de 2008. Vigência: 28 de outubro de 2008 a 27 de novembro de
2009.




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Re: FAB NEWS

#935 Mensagem por talharim » Seg Dez 08, 2008 8:17 pm

COMANDO-GERAL DE APOIO

CENTRO LOGÍSTICO

EXTRATO DE CONTRATO Nº 10/CABW/2007
ESPÉCIE: Termo de Contrato. CONTRATANTE: Comissão Aeronáutica
Brasileira em Washington. CONTRATADA: SINGAPURE
TECHNOLOGIES AEROSPACE. ORIGEM: Convite nº
062198/CABW/06, Art. 23 da Lei 8.666/93. OBJETO: Revisão de 12
motores T-56. VALOR DISCRIMINADO POR EXERCÍCIO: 2007 -
USD 1.845.303,00 e 2008 - USD 3.653.274,00. VALOR: US$
5.498.577,00 (cinco milhões quatrocentos e noventa e oito mil e
quinhentos e setenta e sete dólares).
PROGRAMA/NATUREZA DE
DESPESA: 013814 / 339039. EMPENHO: 2007NE002676, de
13/07/2007. ASSINATURA: 18/07/2007. VIGÊNCIA: 30/11/2008.


EXTRATO DE CONTRATO Nº 29/CABW/2008
ESPÉCIE: Termo de Contrato. CONTRATANTE: Comissão Aeronáutica
Brasileira em Washington. CONTRATADA: DALLAS AIRMOTIVE
INC. ORIGEM: Licitação - Pregão Nº. 01/CABW/2008.
OBJETO: Aquisição de peças sobressalentes e acessórios para os
motores PT6A da Força Aérea Brasileira. VALOR DISCRIMINADO
POR EXERCÍCIO: 2008 - USD 100.000,00, 2009 - USD
4.100.000,00, 2010 - USD 1.200.000,00 e 2011 USD 600.000,00.
VALOR TOTAL DO CONTRATO: USD 6.000.000,00.
PROGRAMA/
NATUREZA DE DESPESA: 05151062120480001/339030. EMPENHO:
2008NE005263 de 17/10/2008. ASSINATURA: 20/10/2008.
VIGÊNCIA: 36 (trinta e seis) meses (até 19/10/2011)


-------------------------------------------------------------------------


PARQUE DE MATERIAL AERONÁUTICO
DO GALEÃO

AVISO DE LICITAÇÃO
PREGÃO Nº 3/PAMAGL/2008
O PARQUE DE MATERIAL AERONÁUTICO DO GALEÃO,
PAMAGL, comunica que fará realizar o Pregão às 09:00h do
dia 19 de dezembro de 2008, na Sala de Reuniões do PAMAGL relativo ao objeto: serviços de reparo e de revisão geral em motores
T56-A-15, aplicados nas aeronaves C-130 / KC-130, do acervo da
Força Aérea Brasileira.
O Edital completo, contendo as disposições aplicadas à licitação,
pode ser obtido, por pessoa devidamente credenciada pela
empresa, mediante apresentação de carimbo do CNPJ, nos dias úteis,
no horário 13:30h às 15:30h, na Subdivisão de Procura e Compras do
PAMAGL, situada à rua Alfredo Rocha, nº 495, Ilha do Governador.
Maiores informações pelo telefone (21) 3184-5027. O valor do Edital
de R$ 20,00 (vinte reais) deverá ser pago por meio de cheque nominal
da Empresa ao PAMAGL ou dinheiro.
Cel-Int ANTÔNIO PINHEIRO DÓREA JÚNIOR
Ordenador de Despesas




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Re: FAB NEWS

#936 Mensagem por talharim » Ter Dez 16, 2008 9:21 am

COMANDO DA AERONÁUTICA

GABINETE DO COMANDANTE


EXTRATOS DE DISPENSA DE LICITAÇÃO
Dexpol - Distribuidora de Explosivos Ltda.
Objeto: Carregamento de carga, conforme Projeto Básico.
Autoridade Solicitante: Francisco Carlos Melo Pantoja Cel Eng -
Ordenador de Despesas.
Autoridade Ratificadora: Ten Brig Ar Juniti Saito - Comandante da
Aeronáutica.
Justificativa: Transporte de material bélico.
Amparo Legal: Inc. IX, do Art. 24, da Lei nº 8.666/93.
F.: 011. PAG nº 67720.006243/2008-62.
Objeto: Aquisição de Material Bélico, de acordo com o decreto n°
2.295/97. Autoridade Solicitante: EDINALDO CÉLIO DE ARAÚJO
SOUZA - Cel Av. Ordenador de Despesas. Autoridade Ratificadora:
Ten Brig do Ar JUNITI SAITO - Comandante da Aeronáutica. Contratada:
ROSOBORONEXPORT. Justificativa: Conforme Parecer
Técnico n° 003/TTCP/2008-S, de 29 Set 08. Valor: Eur 8,454,370.14
(Oito Milhões, Quatrocentos e Cinqüenta e Quatro Mil, Trezentos e
Setenta Euros e Quatorze Centavos).
Fundamento Legal: Inciso IX do
Artigo 24, da Lei n° 8.666, de 21 de junho de 1993 c/c art. 1º, inciso
I do Decreto nº 2.295, de 04 de agosto de 1997


SU-30 ????????????????? :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: MIG-31 ?????????????? :shock: :shock: :shock: :shock:




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Re: FAB NEWS

#937 Mensagem por henriquejr » Ter Dez 16, 2008 9:38 am

Pelo valor deve ser mais mísseis Igla ou, quem sabe, armamentos para os Mi-35M.




.
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Re: FAB NEWS

#938 Mensagem por Brasileiro » Ter Dez 16, 2008 10:10 am

henriquejr escreveu:Pelo valor deve ser mais mísseis Igla ou, quem sabe, armamentos para os Mi-35M.
De acordo!




abraços]




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Re: FAB NEWS

#939 Mensagem por Sniper » Ter Dez 16, 2008 10:50 am

Iglas para a FAB também. :wink:




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Re: FAB NEWS

#940 Mensagem por Plinio Jr » Ter Dez 16, 2008 10:55 am

Provavelmente alguns ítens p/ os Mi-35s, não necessariamente armamentos...




¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
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Re: FAB NEWS

#941 Mensagem por Mapinguari » Sáb Dez 20, 2008 11:50 pm

flanker escreveu:
talharim escreveu:COMANDO DA AERONÁUTICA

COMANDO-GERAL DE OPERAÇÕES AÉREAS

COMISSÃO DE AEROPORTOS DA REGIÃO
AMAZÔNICA

EXTRATOS DE CONTRATOS
ESPÉCIE: Termo de Contrato.
CONTRATANTE: Comando da Aeronáutica - Comissão de Aeroportos
da Região Amazônica; CONTRATADA: TECON-TECNOLOGIA
EM CONSTRUÇÕES LTDA; CNPJ 05.502.281/0001-02 Nº DO
CONTRATO: 018/COMARA/08; PAG N° 388/COMARA/2008.
ORIGEM: CONCORRÊNCIA Nº 004/COMARA/08, OBJETO: Obra
de Engenharia do Terminal de Passageiro (TPS), do Aeroporto de
Ponta Pelada (SBMN), Construção de Edifício de apoio ao TPSSBMN
a ser realizado por Empresa especializada, com fornecimento
de todo material necessário e conforme o detalhamento, especificações
e diretrizes do Projeto Executivo e demais anexo.VALOR: R$
9.147.276,50 (Nove milhões e cento e quarenta e sete mil e duzentos
e setenta e seis reais e cinqüenta centavos).
PROGRAMA:
05151063151500001; NATUREZA DE DESPESA: 449051; NOTA
DE EMPENHO: 2008NE001127, de 11/11/08; EXERCICIO DE 2008
; DATA DA ASSINATURA: 17/11/08; e VIGÊNCIA: 17/11/08 a
10/05/10 .


ESPÉCIE: Termo de Contrato.
CONTRATANTE: Comando da Aeronáutica - Comissão de Aeroportos
da Região Amazônica; CONTRATADA: TECON-TECNOLOGIA
EM CONSTRUÇÕES LTDA; CNPJ 05.502.281/0001-02 Nº DO
CONTRATO: 017/COMARA/08; PAG N° 322/COMARA/2008.
ORIGEM: TOMADA DE PREÇO Nº 02/COMARA/08, OBJETO:
Serviço de Engenharia para reparação e adaptação dos pavimentos e
do sistema de drenagem em torno do prédio do simulador da aeronave
C-105 A e no acesso ao prédio a partir da guarda principal da
Base Aérea de Manaus.VALOR: R$ 1.240.157,96 (Um milhão e duzentos
e quarenta mil e cento e cinqüenta e sete reais e noventa e seis
centavos)
PROGRAMA: 05151063151500001; NATUREZA DE
DESPESA: 449051; NOTA DE EMPENHO: 2008NE000806, de
01/10/08; EXERCICIO DE 2008; DATA DA ASSINATURA:
04/11/08; e VIGÊNCIA: 04/11/08 a 02/02/09 .
Não sei porque a FAB não limita a operação do aeroporto de Ponta Pelada a aeronaves militares apenas, em Manaus já existe o Eduardo Gomes, que apesar de ser internacional está subutilizado. Daqui a pouco estarão chegando os F-5 e terão que disputar espaço com os aviões de pequeno porte. Sem contar que hoje já existem C-130, C-105 e o 4 Esqd Av Ex.

Sds,
Flanker,

Esse "Terminal de Passageiros" é destinado a embarque pelo CAN (Correio Aéreo Nacional). Na última vez que estive lá, os passageiros que usam os serviços do CAN estavam aguardando o embarque em barracas modulares, similares àquelas usadas pelo Hospital de Campanha da FAB. Somente na eventualidade de uma emergência a base é usada para aeronaves comerciais. A FAB não fecha o aeródromo de Ponta Pelada à aviação civil nestes casos, por responsabilidade com a segurança do transporte aéreo, pois é a alternativa mais viável e próxima do Eduardo Gomes em caso de emergência.




Mapinguari

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Re: FAB NEWS

#942 Mensagem por talharim » Seg Dez 22, 2008 9:38 am

EXTRATO INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO Nº 14/CISCEA/2008
OBJETO: Fornecimento de 05 (cinco) estações V/UHF (Data Link
Rohde & Schwarz), para as localidades de Jaraguari (MS), Catanduvas
(PR), Canguçu (RS), Santiago (RS) e Corumbá (MS).
AUTORIDADE SOLICITANTE: Brig Ar Carlos Vuyk de Aquino -
Presidente da CISCEA.
AUTORIDADE RATIFICADORA: Ten Brig Ar Ramon Borges Cardoso
- Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo.
CONTRATADA: ROHDE & SCHWARZ GmbH&Co.KG.
JUSTIFICATIVA: Aquisição de equipamentos destinados a integrarem
rede pré-existente. Estes equipamentos, constituídos por software
e hardware exclusivos, são provenientes de fornecedor único, ou seja,
a empresa alemã ROHDE & SCHWARZ GmbH&Co.KG., e imprescindíveis
à operação da referida rede. A necessidade de hardware
e software exclusivos prende-se ao fato de que são equipamentos
compostos por itens próprios para transmissão terra-ar, em V/UHF, de
voz e dados criptografados e com salto de freqüência, cuja segurança
exige o uso de software e hardware proprietários.
VALOR: C= 2.218.656,00 (dois milhões, duzentos e dezoito mil, seiscentos
e cinqüenta e seis euros).
AMPARO LEGAL: Caput do artigo 25 da Lei n0 8.666/93.




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Re: FAB NEWS

#943 Mensagem por talharim » Seg Dez 22, 2008 10:08 am

DIRETORIA DE MATERIAL AERONÁUTICO
E BÉLICO



EXTRATO DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO
Processo Administrativo de Gestão: nº 67115.003091/2008-84. Inexigibilidade
de Licitação nº 005/PAMASP/2008. Objeto: Serviço de
Reforma/Revisão Geral e Reparo nos Motores J85 da Aeronave F-5,
nos componentes After Burner (AB) do motor J85 e respectivos
acessórios.
Autoridade Proponente: Brig Ar NILSON SOILET CARMINATI
- Ordenador de Despesas. Autoridade Ratificadora: Maj Brig
Ar HÉLIO PAES DE BARROS JÚNIOR - Diretor da DIRMAB.
Contratada: Empresa Focal Engenharia e Manutenção Ltda. Justificativa:
Conforme Projeto Básico nº 006/TCTR/2008, anexo ao processo.
Valor: R$ 63.959.615,00 (sessenta e três milhões, novecentos e
cinqüenta e nove mil e seiscentos e quinze reais).
Amparo Legal:
Inciso I do Art. 25, da Lei 8.666/93.


------------------------------------------------------------------------------------------------------


DEPARTAMENTO DE CONTROLE DO ESPAÇO
AÉREO


EXTRATO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO No- 55/CISCEA/2008
OBJETO: Fornecimento e instalação de 01 (uma) estação radar de
área terminal primário(STAR 2000) e secundário(RSM 970), para
Fortaleza (CE) e 01 (uma) estação radar secundário(RSM 970) autônoma,
para Pico do Couto, em Petrópolis (RJ).
AUTORIDADE
SOLICITANTE: Brig Ar Carlos Vuyk de Aquino - Presidente da
CISCEA. AUTORIDADE RATIFICADORA: Ten Brig Ar Ramon
Borges Cardoso - Diretor-Geral do Departamento de Controle do
Espaço Aéreo. CONTRATADA: THALES AIR SYSTEMS S.A. JUSTIFICATIVA:
Existem instalados no Sistema de Controle do Espaço
Aéreo Brasileiro - SISCEAB, 11(onze) radares primários -STAR 2000
e 51(cinqüenta e um) radares secundários-RSM 970, ambos de fabricação
da THALES e a operação dos referidos equipamentos é
suportada por uma logística de apoio específico do SISCEAB, dimensionada
para garantir, ao longo de todo o seu ciclo de vida, a
continuidade dos trabalhos inerentes ao Controle do Espaço Aéreo
Brasileiro. VALOR: C= 4.776.000,00 (quatro milhões, setecentos e
setenta e seis mil euros).
AMPARO LEGAL: Inciso XIX do artigo 24
da Lei no 8.666/93.


EXTRATO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO No- 91/CISCEA/2008
OBJETO: Fornecimento de 04 (quatro) Sistemas de Pouso por Instrumentos
(Instruments Landing Systems - ILS), para as localidades
de Confins (MG), Recife (PE), Congonhas (SP) e Pirassununga (SP).

AUTORIDADE SOLICITANTE: Brig Ar Carlos Vuyk de Aquino -
Presidente da CISCEA. AUTORIDADE RATIFICADORA: Ten Brig
Ar Ramon Borges Cardoso - Diretor-Geral do Departamento de Controle
do Espaço Aéreo. CONTRATADA: THALES ATM GmbH.
JUSTIFICATIVA: Existem instalados 33 (trinta e três) equipamentos
ILS no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro - SISCEAB,
fornecidos pela THALES e a operação dos referidos equipamentos é
suportada por uma logística de apoio específico do SISCEAB, dimensionada
para garantir, ao longo de todo o seu ciclo de vida, a
continuidade dos trabalhos inerentes ao Controle do Espaço Aéreo
Brasileiro. VALOR: C= 2.720.753,00 (dois milhões, setecentos e vinte
mil, setecentos e cinqüenta e três euros).
AMPARO LEGAL: Inciso
XIX do artigo 24 da Lei no 8.666/93.


EXTRATO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO No- 98/CISCEA/2008
OBJETO: Fornecimento e instalação de 14 (quatorze) Sistemas Doppler
Very High Omni - Directional Range (DVOR) / Distance Measuring
Equipament (DME), para as localidades de Recife (PE), Anápolis
(GO), Tabatinga (AM), Porto Seguro (BA), Caxias (RJ), Porto
das Caixas (RJ), Maricá (RJ), Santa Cruz (RJ), Cuiabá (MT), Piraí(RJ), Campo Grande (MS), Confins (MG), São Luís (MA) e Três
Marias (MG).
AUTORIDADE SOLICITANTE: Brig Ar Carlos Vuyk
de Aquino - Presidente da CISCEA. AUTORIDADE RATIFICADORA:
Ten Brig Ar Ramon Borges Cardoso - Diretor-Geral do
Departamento de Controle do Espaço Aéreo. CONTRATADA: THALES
ATM GmbH. JUSTIFICATIVA: Existem 21 DVOR e 35 DME,
adquiridos da THALES, instalados no SISCEAB e a operação dos
referidos equipamentos é suportada por uma logística de apoio específico
do SISCEAB, dimensionada para garantir, ao longo de todo
o seu ciclo de vida, a continuidade dos trabalhos inerentes ao Controle
do Espaço Aéreo Brasileiro. VALOR: C= 11.258.572,00 (onze
milhões, duzentos e cinqüenta e oito mil, quinhentos e setenta e dois
euros).
AMPARO LEGAL: Inciso XIX do artigo 24 da Lei no
8.666/93.


DE LICITAÇÃO No- 17/CISCEA/2008
OBJETO: Serviços técnicos especializados de engenharia, visando à
implantação de 3 (três) Sistemas de Strips Eletrônicas para a Operação
de Controle e Gerenciamento de Torre de Controle - TATIC, a
serem instalados nas Torres de Controle dos Aeroportos do Galeão
(RJ), de Congonhas (SP) e de Pirassununga (SP).
AUTORIDADE SOLICITANTE: Brig Ar Carlos Vuyk de Aquino -
Presidente da CISCEA. AUTORIDADE RATIFICADORA: Ten Brig
Ar Ramon Borges Cardoso - Diretor-Geral do Departamento de Controle
do Espaço Aéreo. CONTRATADA: SAIPHER ATC LTDA.
JUSTIFICATIVA: Segundo a Associação Brasileira das Empresas de
Software - ABES, a SAIPHER ATC LTDA. é a única empresa desenvolvedora
e detentora dos direitos autorais e de comercialização
dos programas para computador, referentes ao TATIC (Total Air Traffic
Information Control). VALOR: R$ 3.447.495,00 (três milhões,
quatrocentos e quarenta e sete mil, quatrocentos e noventa e cinco
reais).
AMPARO LEGAL: Caput do artigo 25 da Lei n0 8.666/93




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
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FABIO
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Re: FAB NEWS

#944 Mensagem por FABIO » Seg Dez 22, 2008 10:33 am

pessoal esses valor de mais de 63 milhões de reais é para os motores dos F-5
comprados a jordania?




AlbertoRJ
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Re: FAB NEWS

#945 Mensagem por AlbertoRJ » Seg Dez 22, 2008 12:04 pm

Prezados,
Não sei se já foi comentado aqui, mas vale a pena o registro. Mais um importante avanço da FAB e do país no caminho da capacitação e independência.
Algoritmo Criptográfico Brasileiro

O Brasil, através da Força Aérea Brasileira (FAB), mais precisamente do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), em conjunto com o Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), o Comando Geral de Operações Aéreas (COMGAR) e demais organizações civis, avança significativamente na área de Segurança Nacional com a inauguração do Algoritmo Criptográfico Brasileiro.
Após sete anos de intensas pesquisas e desenvolvimento tecnológico, tornamonos capazes de substituir o algoritmo criptográfico germano-suíço, responsável pela segurança do Sistema de Enlace de Dados da FAB, por uma versão totalmente nacional.
Através de uma extensa e complexa campanha de ensaio, o Algoritmo Criptográfico Brasileiro foi finalmente instalado nas aeronaves da FAB e testado em todas as suas funcionalidades, materializando um sonho antes tão distante: o de nos tornar capazes de alterar, ao sabor de nossos interesses, a base criptográfica e de salto de freqüência do Sistema de Enlaces de Digitais da Aeronáutica (SISCENDA).
E, em dezembro de 2008, em cerimônia militar, o Algoritmo Criptográfico Brasileiro será finalmente entregue não só à FAB, mas à sociedade brasileira. Trata-se de um marco em nossa história, um momento de suma importância que evidencia a qualidade dos profissionais de que nosso País dispõe quando o assunto é tecnologia de ponta e segurança nacional.
Cada investimento feito neste Projeto se revela hoje como a consolidação de um patrimônio nacional que não se encerra em si, abrindo as portas para um futuro promissor de desenvolvimento científico e tecnológico a serviço da nação.
Os números envolvidos nesta Campanha de Ensaio realmente impressionam e revelam a relevância e abrangência do assunto Data Link na FAB.
O envolvimento total foi de cinco meses, desde a sua missão precursora até o último teste de interoperabilidade, e foi executada em cinco diferentes sítios geográficos: Anápolis, Campo Grande, Boa Vista, Manaus e Cachimbo.
Estiveram envolvidos diretamente nesta campanha, tanto no planejamento quanto na execução, mais de 60 profissionais, entre militares e civis, de 14 diferentes organizações.
Ao todo foram utilizadas, não simultaneamente, 20 aeronaves dos tipos A29, E99 e R99, perfazendo um total de mais de 50 horas de vôo.
E isto é apenas a ponta do iceberg! Esta Campanha representa o coroamento de uma longa e árdua caminhada, iniciada em 2000, com o inicio do processo de absorção de tecnologia fomentado pelo DECEA.

Participantes:

DECEA - Departamento de Controle do Espaço Aéreo.
CISCEA - Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo.
CTA - Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial.
ITA - Instituto Tecnológico da Aeronáutica.
CETUC - Centro de Estudos de Telecomunicações.
III FAa - Terceira Força Aérea.
BACG - Base Aérea de Campo Grande.
3º/3º GAv - Terceiro Esquadrão do Terceiro Grupo de Aviação.
2º/6º GAv - Segundo Esquadrão do Sexto Grupo de Aviação.
COMGAR - Comando Geral de Operações Aéreas.

Projetos futuros: O Link BR2.

Aquisição e aplicação de conhecimento e trabalho de qualidade são rotina no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).
O futuro nos chega cada vez mais veloz.
E o que se vislumbra como desdobramento do trabalho ora realizado é o Link BR 2. Trata-se do Protocolo Universal de Comunicação de dados dentro do qual as comunicações e o envio de dados entre aeronaves terão a mesma agilidade e precisão do Link BR 1, desenvolvido pelo Projeto SIVAM (Sistema de Vigilância da Amazônia) para o E99.
O Protocolo do Link BR 2, que se encontra em fase final de desenvolvimento por uma equipe de doze engenheiros da EMBRAER (sem contar com as equipes de gerenciamento e administração deste projeto), independe da camada física, o que significa dizer que operará em qualquer rádio.
Para clarificar estes dados, faremos a seguinte analogia: Imagine que a camada do aplicativo (que no caso do algoritmo é o Link BR 2) é uma mensagem que você deseja encaminhar para um amigo. É o conteúdo de uma carta.
A segunda camada, que no nosso caso é o Protocolo, seria o Correio, que recebe sua carta e separa num montante de outras cartas que serão levadas para uma mesma determinada região.
Por fim, a camada física que é composta por bits (0 e 1) nos quais a mensagem se transformou, seria o carteiro.
Num processo de decodificação de mensagens, a mesma entraria neste novo sistema ainda por meio de bits (nosso carteiro), sendo levada à segunda camada que em nossa analogia é o porteiro do prédio e, por fim, chega ao aplicativo destinatário, nosso amigo para quem mandamos a carta.
No laboratório da Embraer, onde o Link BR 2 está se desenvolvendo, existem dois ambientes: um simulado – no qual os computadores fazem o papel da camada física e outro emulado, com testes reais em dois rádios 400 (aplicados às aeronaves E99 e R99) e seis rádios 6000 (presentes nas aeronaves A29).
Ressalta-se que esta equipe de engenheiros já estava se capacitando para o Link BR 2 através de outros projetos semelhantes, porém menos complexos. O projeto foi concebido dez meses antes da assinatura do seu contrato e teve como prazo de execução 25 meses.
Ao final do projeto, todos os equipamentos e toda parte de infraestrutura (consoles, computadores, roteadores e até as cadeiras) serão entregues à FAB, conforme assinado no contrato.
Durante os testes emulados os computadores integrados (slaves), em conjunto com o master acompanhavam as mensagens transmitidas pelos rádios ao longo de um período determinado de tempo.
Algumas falhas foram propositadamente colocadas ao longo da transmissão de dados para que as mesmas pudessem ser analisadas e corrigidas.
Passo a passo esta parceira vem sedimentando os caminhos para uma comunicação segura, mostrando que nossos profissionais estão mais do que capacitados para guarnecer a Força Aérea em sua nobre missão de proteger nosso Brasil.
http://www.decea.gov.br/wp-content/uplo ... 08_web.pdf
Vale a pena ler a matéria completa.
Parabéns a FAB e a todos os que possam estar envolvidos nesse trabalho.

[]'s




Alberto -
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