Saiu Plano de reequipamento e recuperação das Forças Armadas

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Sd volcom
Avançado
Avançado

#931 Mensagem por Sd volcom » Ter Fev 05, 2008 3:51 pm

jp escreveu:Orestes disse:

Seja lá qual for o caça escolhido pela FAB, tenho a sensação que será o vencedor. E deixo ainda mais uma de minhas perguntas que ninguém ousou responder: se o escolhido da FAB fosse mesmo o Rafale, por qual motivo não levaram o Saito à França (e até mesmo à Rússia)? Nada melhor do que colocar o Rafale no pacotão francês, visto que as condições seriam melhores nas negociações, quem compra mais, consegue melhores condições e acordos.

Abraços,

Orestes

Também acho professor.
O caça da FAB já está escolhido (concluo pelo propalado) há quase uma década, inclusive com o apoio do seu atual comandante.
O que o NJ fez foi embolar o meio de campo outra vez. Porém, desta vez, trazendo à mesa tentações mais interessantes com os franceses, mas que embolou... embolou mesmo.

PRicK.

Aproveito o gancho para entrar na sua ilação, que creio ser de todos.
"PORQUE O SAITO NÃO FOI?"
São tantas às suposições que talvez esqueçamos da mais simples.
Afinal o Peri, também, NÃO FOI.
Será que parte dai?[/quote]

Bingo! JP [009]

vlws abraços

Sd volcom
Avançado
Avançado

#932 Mensagem por Sd volcom » Ter Fev 05, 2008 3:53 pm

PRick escreveu:
orestespf escreveu:
PRick escreveu:
orestespf escreveu:
PRick escreveu:
orestespf escreveu:
Paisano escreveu:
orestespf escreveu:E deixo ainda mais uma de minhas perguntas que ninguém ousou responder: se o escolhido da FAB fosse mesmo o Rafale, por qual motivo não levaram o Saito à França (e até mesmo à Rússia)?

É possível que o brigadeiro Saito tenha dito ao NJ que a FAB estará bem satisfeita tanto com Su-35 como com o Rafale e, portanto, deixou o MD livre para fazer um melhor acordo com os franceses e/ou russos.

Esta tese é muito plausível, Paisano, porém a mesma não justifica (pra mim) a ausência do Saito nesta viagem. Pelo contrário, se ele não se importa, ou seja, tanto faz Rafale como SU-35, melhor que ele fosse lá para ver de perto os dois caças.

Agora, deixar o MD livre para escolher é abrir mão de sua prerrogativa, visto que quem entende (ou deveria) de caças neste país é a FAB. Se ele agir assim estará transferindo responsabilidade para um "civil", antes de tudo, leigo em assuntos militares. Não acredito nesta parte, mas acredito que o Saito gostaria de ter um destes dois caças sim.

Abração,

Orestes

Eu poderia dizer três coisas sobre a ausência de Saito na viagem:

1- Ele está com o prestígio baixo e foi ignorado, assim, não conseguirá fazer sua vontade prevalecer, já o Comandante da MB foi levado porque está com prestígio, fazendo as opções coerentes com as diretrizes do MD:

2- Não foi porque o FX-2 não será decidido agora, mas daqui uns meses, assim, não havia sentido levar o comandante da FAB, ao contrário do comandante da MB:

3- Não foi porque para a FAB tanto faz, ser Rafale ou Su-35, assim não tinha sentido ir, uma vez que o contrato não seria assinado nessa viagem mesmo.

Qual da alternativas é verdadeira? :roll: 8-] :wink:

[ ]´s

Olá PRick,

1) Prestígio em baixa? Quem "acalmou" os controladores de vôo e botou ordem no setor aéreo? Não vale dizer que foi o Jobim... rsrs

2) O FX-2 já está definido, assim como os subs e mais alguma coisa. Ou você acha que se decide isso com conversas do tipo que ocorreram na França e Rússia? Só estão lá para negociar os "termos", o resto já foi definido a tempos. Lembre-se que foi você mesmo quem disse isso. rsrs

3) Primeiro que pra FAB não é bem "tanto faz" (Rafale ou SU-35), isto é mais do que especulação, é achismo, não existe nada que confirme o que você disse, nenhuma declaração próxima disso. Muitos pensam assim (eu inclusive) porque não conseguimos um bom argumento para criticar nenhum dos dois caças como "problemáticos" para o País. Bem se eu não acredito neste papo de "tanto faz", então este argumento não justifica a ausência do Saito na viagem.

Resposta a sua pergunta: nenhuma das suas alternativas é verdadeira. Nenhuma representam um bom argumento, apenas uma "desculpa" para a ausência do Saito. Aliás, não duvido nada que estas "desculpas" sejam usadas pelo Jobim quando retornar de lá para justificar para a imprensa a ausência do Saito. O que me deixa triste é que não aparece um jornalista sensato pra fazer esta pergunta diretamente ao MD.

Abração,

Orestes

Orestes eu levantei hipóteses, não é minha opinião. Pode ser que sejam verdadeiras ou não, só teremos certeza na hora do anúncio. Eu diria que essas viagens foram feitas para dar uma de São Tomé, checar informações, aparar arestas e dirimir dúvidas. Porém, uma pergunta continuar no ar, porque o Saito não foi. :wink:

[ ]´s

Este é o ponto, está corretíssimo, PRick. Por mais que ousamos tentar responder, a pergunta continua no ar e provavelmente nunca teremos a resposta verdadeira, dúvidas continuarão até surgir um argumento razoável, pois até agora só vejo desculpas possíveis (inclusive de minha parte, pois igualmente não consigo respondê-la).

Abração,

Orestes

Agora vou dar minha opinião! :twisted: :twisted:

Em qualquer das hipóteses, a ausência do Saito, para mim indicam duas coisas somadas ou separadas, falta de prestígio ou desentendimento com as diretrizes do MD. Ele foi ignorado de qualquer forma. Ele teria que ter ido, nem que fosse para salvar as aparências, que no caso, foram para o espaço. :wink:

[ ]´s

PRick sua opinião é a sua pergunta numero 1 com roupa nova... :twisted:

- Você so expresso em texto oque você já tinha postado. So posto, oque no primeiro texto você já tinha insinuado...

-HAHAHAHAHAHAHA.... Melhora isso ai, cade o PRick de verdade!? :wink:

Vlws Abraços

piratadabaixada
Sênior
Sênior

#933 Mensagem por piratadabaixada » Ter Fev 05, 2008 3:54 pm

jacquessantiago escreveu:
Raio de Combate:
a. 1100 km: 3 tanques com 4300 L + 4 MICA + 12 bombas de 1000 Ib
Acho dificil. Onde se acomodariam 12 bombas de 454kg no Rafale e mais 3 tanques e 4 Micas?. Faltam suportes.

Cabides triplos Rafaut.

b. 1830 km: 2 CFTs de 1150L+ 3 tanques com 5700 + 2 SCALP-EG + 2 MICA
Os CFTs nao estao operacionais. Logo esta configuracao nao esta disponivel.

Estão operacionais desde 2001, leia FOX3_2

c. 1852 km: 4 tanques com 6600 L + 8 MICA
Esta esta ok, porem ele fica pesado e lento...deve ser usada em uma situacao tatica muito especifica.

Uma das vantagens de usar tanques externos está justamente em poder alija-los assim que esvaziarem, ou em caso de combate.

d. Traslado: 5593 km com tanques externos e 2100 km apenas com combustível interno
O alcance com combustivel interno esta dentro da normalidade.

Até bem pouco tempo atrás, o alcance de traslado estava no próprio site da Dassault.

PRick

#934 Mensagem por PRick » Ter Fev 05, 2008 3:55 pm

Túlio escreveu:O 'show' era então exclusivo da MB? :?:

Este é o problema, o comandante do EB não foi também, mas o EB não está na jogada, o material do EB já esta sendo comprado, na Alemanha(Leo 1-A5) e o URUTU III já está em desenvolvimento.

Já os caças eram tema presente na reunião, afinal, os caras foram jantar com a Dassault, o mesmo ocorreu na Rússia, aí fica a pergunta no ar, o Saito não teria interesse de ir, escutar e opinar sobre o que estava sendo falado?

[ ]´s

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6308 vezes
Agradeceram: 6657 vezes
Contato:

#935 Mensagem por Túlio » Ter Fev 05, 2008 4:07 pm

Talvez já tenha jantado tudo o que tinha a jantar, escutado tudo o que tinha a escutar e opinado tudo o que tinha a opinar... :wink:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Sd volcom
Avançado
Avançado

#936 Mensagem por Sd volcom » Ter Fev 05, 2008 4:11 pm

HEHHEHEHEHEHEHEHEHE... Ta errado amigo PRick! Quem garantiu isso, que o EB na esta no Pacote?

Mas deixa pra lá... PRick não ta num dia feliz! Ainda mais que o FX-2 é Russo!

CHOOORAAAAAAAAAAAA VIOOLAAAAAAAAAAAAAAAAA.................... ( O URSO RUSSO) 8-]
________________________________________________________________________________________________________________________________________
Orestes, essa é para você: Um Brother me falou que os russos mostraram os SU-32/34 para FAB... E poderia ter um mix de caças russos.

Isso é Positivo , ou teve negociação mesmo com esses termos?

Como seria incrivel, to até desconfiado...( Quando o Santo é Bom de mais ...) mesmo ele acertando as noticias da FAB e EB.

Vlws abraços

PRick

#937 Mensagem por PRick » Ter Fev 05, 2008 4:12 pm

Túlio escreveu:Talvez já tenha jantado tudo o que tinha a jantar, escutado tudo o que tinha a escutar e opinado tudo o que tinha a opinar... :wink:

Ou talvez tenha sido chutado para escanteio, porém, esta dúvida só surgiu porque ele não na viagem, este é o ponto. :twisted: :twisted:

[ ]´s

rcolistete
Sênior
Sênior

#938 Mensagem por rcolistete » Ter Fev 05, 2008 4:25 pm

Sd volcom escreveu:Orestes, essa é para você: Um Brother me falou que os russos mostraram os SU-32/34 para FAB... E poderia ter um mix de caças russos.

Pô, "Sd Volcom", Su-32/34 para a FAB "nãoooo poooodeeee" ! Como ficaria o nosso AMX com alcance estratégico ? Teríamos que chamar o Su-32/34 de quê, alcance intergaláctico ? 8-] :lol:

Su-32/34 seria um p@t# de um avião para fazer a diferença na América do Sul e Atlântico Sul. Mesmo poucos aviões, seriam a "bala-de-prata" da FAB.

Mas antes, a FAB precisa matar o problema de caça de superioridade aérea, visto que de ataque temos até o suficiente (AMX, A-29 e F-5EM).

[]s, Roberto

Obs.: o Su-32/34 seria disputado pelos pilotos gaúchos, pois tem espaço para pequena cozinha. Ia ser tal de piloto gaúcho fazendo patrulha de 6h, fazendo e tomando chimarrão :P

PRick

#939 Mensagem por PRick » Ter Fev 05, 2008 4:45 pm

Sd volcom escreveu:HEHHEHEHEHEHEHEHEHE... Ta errado amigo PRick! Quem garantiu isso, que o EB na esta no Pacote?

CHOOORAAAAAAAAAAAA VIOOLAAAAAAAAAAAAAAAAA.................... ( O URSO RUSSO) 8-]
________________________________________________________________________________________________________________________________________
Orestes, essa é para você: Um Brother me falou que os russos mostraram os SU-32/34 para FAB... E poderia ter um mix de caças russos.

Como seria incrivel, to até desconfiado...( Quando o Santo é Bom de mais ...) mesmo ele acertando as noticias da FAB e EB.

Vlws abraços

Eu diria que o EB pode entrar no pacote, mas a viagem não tinha esse objetivo.

Quanto ao uso de "fontes" do tipo passarinho, canário e urubu :lol: :lol: , nesse campo só acredito quando sair o anúncio oficial, por hora estou bebendo estrelas. :twisted: :twisted:

A sua informação de SU-32 ou SU-34, apenas aumenta o meu ceticismo.:wink:

[ ]´s

Sd volcom
Avançado
Avançado

#940 Mensagem por Sd volcom » Ter Fev 05, 2008 5:00 pm

PRick escreveu:
Sd volcom escreveu:HEHHEHEHEHEHEHEHEHE... Ta errado amigo PRick! Quem garantiu isso, que o EB na esta no Pacote?

Vlws abraços

Quanto ao uso de "fontes" do tipo passarinho, canário e urubu :lol: :lol: , nesse campo só acredito quando sair o anúncio oficial, por hora estou bebendo estrelas. :twisted: :twisted:

[ ]´s

HEHEHEHHEHEHEHEE... PRick viagem/negociação do exercito já foi (2007) e tem outra lá. Essa viagem a russia (PODE) ser mais ligada ao exercito que a FAB/MB.

A diferença é que o execito não alardeia com a MB/FAB... :twisted: 8-]

Não somos garotos propaganda como a MB mas quem não espera nada... E tambem por momento não temos nada que possa falar (ESTRATEGICO) isso é verdade. :lol:
_________________________________________________________________________________________________________________________________.

Quanto a "ceticismo"... As estrelas tão te fazendo bem não! Eu queria ser um (passarinho/urubu/canário) para ter a quantidade de infos! E não "FONTE" é (Brother) e isso diferente mas...

PS: Ceticismo faz bem :D

CHOOORAAAAAAAA... VIOOOLAAAAA..... ( URSO/RUSSO) :twisted:

Vlws Abraços

Editado pela última vez por Sd volcom em Ter Fev 05, 2008 5:09 pm, em um total de 2 vezes.
PRick

#941 Mensagem por PRick » Ter Fev 05, 2008 5:06 pm

Sd volcom escreveu:
PRick escreveu:

Vlws abraços

[ ]´s

HEHEHEHHEHEHEHEE... PRick viagem/negociação do exercito já foi (2007) e tem outra lá. Essa viagem a russia (PODE) ser mais ligada ao exercito que a FAB/MB.

Não somos garotos propaganda como a MB mas quem não espera nada... E tambem por momento não temos nada que possa falar (ESTRATEGICO) isso é verdade. :lol:

Vlws Abraços

Sim, concordo com 100% com o que você falou, eu diria mesmo que no campo terrestre podemos, sim, ter grandes compras ou parcerias com os russos, não só por conta do preço, mas pela própria filosofia do material. Porém, disseram na parte terrestre do fórum, que a compra dos Leo 1-A5 está fechada e o URUTU III também, será? Mas quem sabe Mísseis terra-ar, blindados sobre lagarta e outros brinquedos russos.

[ ]´s

Sd volcom
Avançado
Avançado

#942 Mensagem por Sd volcom » Ter Fev 05, 2008 5:14 pm

PRick escreveu:
Sd volcom escreveu:
PRick escreveu:

Vlws abraços

[ ]´s

Vlws Abraços

Sim, concordo com 100% com o que você falou, eu diria mesmo que no campo terrestre podemos, sim, ter grandes compras ou parcerias com os russos, não só por conta do preço, mas pela própria filosofia do material. Porém, disseram na parte terrestre do fórum, que a compra dos Leo 1-A5 está fechada e o URUTU III também, será? Mas quem sabe Mísseis terra-ar, blindados sobre lagarta e outros brinquedos russos.

[ ]´s

100% isso mesmo! [009]

Quem sabe uns CC? Um preço camarada!

Sobre o FX2 Estrela ou Vodka tudo é igual=[037] [091] [050]

Vlws Abraços

orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#943 Mensagem por orestespf » Ter Fev 05, 2008 5:19 pm

knight7 escreveu:
orestespf escreveu:
PRick escreveu:
orestespf escreveu:
PRick escreveu:
orestespf escreveu:
Paisano escreveu:
orestespf escreveu:E deixo ainda mais uma de minhas perguntas que ninguém ousou responder: se o escolhido da FAB fosse mesmo o Rafale, por qual motivo não levaram o Saito à França (e até mesmo à Rússia)?

É possível que o brigadeiro Saito tenha dito ao NJ que a FAB estará bem satisfeita tanto com Su-35 como com o Rafale e, portanto, deixou o MD livre para fazer um melhor acordo com os franceses e/ou russos.

Esta tese é muito plausível, Paisano, porém a mesma não justifica (pra mim) a ausência do Saito nesta viagem. Pelo contrário, se ele não se importa, ou seja, tanto faz Rafale como SU-35, melhor que ele fosse lá para ver de perto os dois caças.

Agora, deixar o MD livre para escolher é abrir mão de sua prerrogativa, visto que quem entende (ou deveria) de caças neste país é a FAB. Se ele agir assim estará transferindo responsabilidade para um "civil", antes de tudo, leigo em assuntos militares. Não acredito nesta parte, mas acredito que o Saito gostaria de ter um destes dois caças sim.

Abração,

Orestes

Eu poderia dizer três coisas sobre a ausência de Saito na viagem:

1- Ele está com o prestígio baixo e foi ignorado, assim, não conseguirá fazer sua vontade prevalecer, já o Comandante da MB foi levado porque está com prestígio, fazendo as opções coerentes com as diretrizes do MD:

2- Não foi porque o FX-2 não será decidido agora, mas daqui uns meses, assim, não havia sentido levar o comandante da FAB, ao contrário do comandante da MB:

3- Não foi porque para a FAB tanto faz, ser Rafale ou Su-35, assim não tinha sentido ir, uma vez que o contrato não seria assinado nessa viagem mesmo.

Qual da alternativas é verdadeira? :roll: 8-] :wink:

[ ]´s

Olá PRick,

1) Prestígio em baixa? Quem "acalmou" os controladores de vôo e botou ordem no setor aéreo? Não vale dizer que foi o Jobim... rsrs

2) O FX-2 já está definido, assim como os subs e mais alguma coisa. Ou você acha que se decide isso com conversas do tipo que ocorreram na França e Rússia? Só estão lá para negociar os "termos", o resto já foi definido a tempos. Lembre-se que foi você mesmo quem disse isso. rsrs

3) Primeiro que pra FAB não é bem "tanto faz" (Rafale ou SU-35), isto é mais do que especulação, é achismo, não existe nada que confirme o que você disse, nenhuma declaração próxima disso. Muitos pensam assim (eu inclusive) porque não conseguimos um bom argumento para criticar nenhum dos dois caças como "problemáticos" para o País. Bem se eu não acredito neste papo de "tanto faz", então este argumento não justifica a ausência do Saito na viagem.

Resposta a sua pergunta: nenhuma das suas alternativas é verdadeira. Nenhuma representam um bom argumento, apenas uma "desculpa" para a ausência do Saito. Aliás, não duvido nada que estas "desculpas" sejam usadas pelo Jobim quando retornar de lá para justificar para a imprensa a ausência do Saito. O que me deixa triste é que não aparece um jornalista sensato pra fazer esta pergunta diretamente ao MD.

Abração,

Orestes

Orestes eu levantei hipóteses, não é minha opinião. Pode ser que sejam verdadeiras ou não, só teremos certeza na hora do anúncio. Eu diria que essas viagens foram feitas para dar uma de São Tomé, checar informações, aparar arestas e dirimir dúvidas. Porém, uma pergunta continuar no ar, porque o Saito não foi. :wink:

[ ]´s

Este é o ponto, está corretíssimo, PRick. Por mais que ousamos tentar responder, a pergunta continua no ar e provavelmente nunca teremos a resposta verdadeira, dúvidas continuarão até surgir um argumento razoável, pois até agora só vejo desculpas possíveis (inclusive de minha parte, pois igualmente não consigo respondê-la).

Abração,

Orestes

Vou dar meu palpite:
No tocante a MB, o processo decisório está mais acertado (ou seja, com os os Franceses- Alguém aí tinha dúvidas que eles pretendem assinar com os Russos?)
Já com a os caças da FAB é mais nebuloso...
O Jobim foi tatear com os Russos.
Por quê?
O Jobim está mantendo contatos com o Viegas (isto está nos Jornais)
Deixa eu falar sobre o Viegas:
Eles é, dentro do MRE, o que podemos dizer um dos"especialistas em Rússia" por hobby próprio.
Antes de ocupar o Cargo de Ministro da Defesa, ele fora Embaixador na Rússia por 4 anos-inclusive na época do FX1.
Antes disso ele era Emb. em Cuba. Antes de ser nomeado emb no Perú, ele fora o "correlato" dos Militares no MRE (um dos motivos pelos quais ele fora nomeado ministro da Def.)
Ele traduz livros técnicos em Russo, tem contatos lá, e conhece muito bem a cultura e os meandros do Kremlim.
Se o Jobim está fazendo o jogo de mostrar que está conversando com o Viegas apenas para acalmar a ala Petista pró Rússia eu não sei.
Mas é um forte indicativo de que o Governo leva os Russos bem a sério e tem interesse pelo o que vem de lá.

ATT

Knight7

Muito bom!

Abraços,

Orestes

orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#944 Mensagem por orestespf » Ter Fev 05, 2008 5:28 pm

Vlws abraços

Olá Volcom,

já está mais do que confirmado que o Chávez já está negociando com os russos a compra de um lote de SU-35-1, até saiu isso na última revista Asas, seria um lote inicial de 10-12 unidades deste vetor.

Uma das formas encontradas para melar a negociação dos bovinos e nos anteciparmos e comprar os SU-35-1. Os russos (o Jobim já ouviu isso da boca dos caras) forneceriam apenas mais SU-30 do mesmo modelo pra eles, nada mais, mas nós faríamos a manutenção dos caças bovinos (quem disse isso foi um diplomata importante).

Para surpresa da comissão brasileira, os russos ofereceram não apenas o SU-35-1, como também o SU-34, só não o compramos se não quisermos. Outra coisa, teríamos exclusividade deste caça na região (SU-34). Problema que eu percebi: não se fala em fabricação aqui, pois seriam poucas unidades. Não sei também se a FAB tem interesse neste tipo de vetor, ainda não consegui esclarecer com os fabianos.

Resumindo, oferecido foi sim, mas não sei se interessa no momento. Tenho minhas dúvidas, pois não vi nenhum fabiano "eufórico". Carta na manga? Talvez.

Abraços,

Orestes

Sd volcom
Avançado
Avançado

#945 Mensagem por Sd volcom » Ter Fev 05, 2008 5:29 pm

O que levaria o NJ a ver isso... :twisted:

Ontem, Jobim foi recebido pela Unidade Militar russa que fez simulações de combate, apresentou os tanques T-80 e unidades blindadas anti-aéreas. O vice-chefe do Exército mostrou interesse em ações conjuntas e treinamento, o que seria o primeiro projeto a ser implantado após a assinatura de acordo de intercâmbio militar, nos próximos dias.

Vlws Abraços

Responder