JAS-39 Gripen
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Re: JAS-39 Gripen
Santiago, o único caça europeu que tem/teve um IRST operacional é o Rafale.
E o que o F-18E tem é um POD, que nem está operacional ainda.
Ao contrário da concorrência, o OSF não se baseia apenas em um IRST.
Mas cadê o OTIS?
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E o que o F-18E tem é um POD, que nem está operacional ainda.
Ao contrário da concorrência, o OSF não se baseia apenas em um IRST.
Mas cadê o OTIS?
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Alberto -
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Re: JAS-39 Gripen
O IRST foi retirado da versão francesa porque eles acham que está ultrapassado e que o canal TV é suficiente. Nada impede que seja usado em um Rafale brasileiro.Santiago escreveu:E vamos comprar F2?AlbertoRJ escreveu: O canal IR do OSF foi retirado por opção. Mas ele existiu.
Na verdade, ainda existe no F2.
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Alberto -
Re: JAS-39 Gripen
Existem outras versões para isso, uma briga entre as empresas fornecedoras. Como mostrei, já foi feito outro IRST, porém, a integradora do OSF não aceitou ele.AlbertoRJ escreveu:O IRST foi retirado da versão francesa porque eles acham que está ultrapassado e que o canal TV é suficiente. Nada impede que seja usado em um Rafale brasileiro.Santiago escreveu: E vamos comprar F2?
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- soultrain
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Re: JAS-39 Gripen
Já foi explicado vezes sem conta, o IRST que existe não será aplicado a toda a frota, alguns Rafales que já têm vão manter.
Foi uma questão de orçamento, não fazer o desenvolvimento de um novo e continuar com os já entregues, se algum cliente quiser desenvolve-se nova versão.
Quanto ao IRST da Selex, tem mãozinha da Thales Optronics, tal qual eu já tinha adiantado. Mas bem menos completo que o FSO do Rafale.
E o OTIS?
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Foi uma questão de orçamento, não fazer o desenvolvimento de um novo e continuar com os já entregues, se algum cliente quiser desenvolve-se nova versão.
Quanto ao IRST da Selex, tem mãozinha da Thales Optronics, tal qual eu já tinha adiantado. Mas bem menos completo que o FSO do Rafale.
E o OTIS?
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"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"
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Re: JAS-39 Gripen
Sinto informar mas o Pirate está operacional, assim como o IRST do Mig-29 e do Draken muito antes do Rafale sonhar em existir.AlbertoRJ escreveu:Santiago, o único caça europeu que tem/teve um IRST operacional é o Rafale.
E o que o F-18E tem é um POD, que nem está operacional ainda.
Ao contrário da concorrência, o OSF não se baseia apenas em um IRST.
Mas cadê o OTIS?
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O JAS-35F Draken sueco também foi equipado com o AAR-4 na década de 60.
O primeiro IRST do J-35A do Draken era muito inefetivo e de curto alcance e difere bastante em formato nas versões posteriores usados no J-35F. O sensor era fabricado pela Hughes e tinha alcance de 25km. Era apropriado para as regiões geladas dos países nórdicos.
O que que o OSF possui que não está presente nos demais caças? Sensor eletro-ótico (EO)?
O canal de EO (TV) não substitui o canal IR.
O Pirate possui IRST/FLIR.
Mas, tanto o SH como o Typhoon e Gripen são equipados com os pods abaixo, ambos com maior capacidade que o OSF. Tanto é assim que o Rafale precisa do pod Democles, mesmo a versão atual sendo deficiente.
ATFLIR e Lightning possuem:
- infrared targeting and navigation FLIRs,
- electro-optical (EO) sensor
- laser rangefinder
- target designator
- laser spot tracker
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Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
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Re: JAS-39 Gripen
A Thales UK faz parte do consórcio FIRST junto com a Selex e a Tecnobit da Espanha que desenvolveu o Pirate.soultrain escreveu:Já foi explicado vezes sem conta, o IRST que existe não será aplicado a toda a frota, alguns Rafales que já têm vão manter.
Foi uma questão de orçamento, não fazer o desenvolvimento de um novo e continuar com os já entregues, se algum cliente quiser desenvolve-se nova versão.
Quanto ao IRST da Selex, tem mãozinha da Thales Optronics, tal qual eu já tinha adiantado. Mas bem menos completo que o FSO do Rafale.
E o OTIS?
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OBS.: O Gripen NG terá um IRST. E o Rafale F3?
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Re: JAS-39 Gripen
Ele já tem o um OSF, não apenas um IRST, como mostrei acima, o Rafale da AdLA não deve ser equipado com ele, porém, o nosso não é o F-3+ da AdLA, para nós ele tem o OSF com IRST.Santiago escreveu:A Thales UK faz parte do consórcio FIRST junto com a Selex e a Tecnobit da Espanha que desenvolveu o Pirate.soultrain escreveu:Já foi explicado vezes sem conta, o IRST que existe não será aplicado a toda a frota, alguns Rafales que já têm vão manter.
Foi uma questão de orçamento, não fazer o desenvolvimento de um novo e continuar com os já entregues, se algum cliente quiser desenvolve-se nova versão.
Quanto ao IRST da Selex, tem mãozinha da Thales Optronics, tal qual eu já tinha adiantado. Mas bem menos completo que o FSO do Rafale.
E o OTIS?
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OBS.: O Gripen NG terá um IRST. E o Rafale F3?
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- soultrain
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Re: JAS-39 Gripen
Então vou explicar com exemplos:
Todos os SH terão IRST?
No Rafale é igual, quando toda a frota for F3, alguns terão outros não. Questão de custo beneficio.
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Todos os SH terão IRST?
No Rafale é igual, quando toda a frota for F3, alguns terão outros não. Questão de custo beneficio.
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Re: JAS-39 Gripen
E o OTIS
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Re: JAS-39 Gripen
Serão equipados com a versão hoje obsoleta presente no F2? Hum....PRick escreveu:Ele já tem o um OSF, não apenas um IRST, como mostrei acima, o Rafale da AdLA não deve ser equipado com ele, porém, o nosso não é o F-3+ da AdLA, para nós ele tem o OSF com IRST.Santiago escreveu: A Thales UK faz parte do consórcio FIRST junto com a Selex e a Tecnobit da Espanha que desenvolveu o Pirate.
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OBS.: O Gripen NG terá um IRST. E o Rafale F3?
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Re: JAS-39 Gripen
Olha obsoleto será o OTIS feito pela Thales Optronic, o problema é que o novo IRST foi desenvolvido pela SAGEM, e a Thales não o aceitou, nada com obsolescência, mas decisões comerciais entre outros motivos. Como isso não nos interessa, teremos a oportunidade de escolher com quem desenvolve a tecnologia, e não quem compra ela pronta, e não poderá repassar ela para nós, o que seria o mais importante em nosso caso.Santiago escreveu:Serão equipados com a versão hoje obsoleta presente no F2? Hum....PRick escreveu: Ele já tem o um OSF, não apenas um IRST, como mostrei acima, o Rafale da AdLA não deve ser equipado com ele, porém, o nosso não é o F-3+ da AdLA, para nós ele tem o OSF com IRST.
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Re: JAS-39 Gripen
Realmente o Pirate está operacional, mas e o OTIS?Santiago escreveu:Sinto informar mas o Pirate está operacional, assim como o IRST do Mig-29 e do Draken muito antes do Rafale sonhar em existir.AlbertoRJ escreveu:Santiago, o único caça europeu que tem/teve um IRST operacional é o Rafale.
E o que o F-18E tem é um POD, que nem está operacional ainda.
Ao contrário da concorrência, o OSF não se baseia apenas em um IRST.
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O JAS-35F Draken sueco também foi equipado com o AAR-4 na década de 60.
O primeiro IRST do J-35A do Draken era muito inefetivo e de curto alcance e difere bastante em formato nas versões posteriores usados no J-35F. O sensor era fabricado pela Hughes e tinha alcance de 25km. Era apropriado para as regiões geladas dos países nórdicos.
O que que o OSF possui que não está presente nos demais caças? Sensor eletro-ótico (EO)?
O canal de EO (TV) não substitui o canal IR.
O Pirate possui IRST/FLIR.
Mas, tanto o SH como o Typhoon e Gripen são equipados com os pods abaixo, ambos com maior capacidade que o OSF. Tanto é assim que o Rafale precisa do pod Democles, mesmo a versão atual sendo deficiente.
ATFLIR e Lightning possuem:
- infrared targeting and navigation FLIRs,
- electro-optical (EO) sensor
- laser rangefinder
- target designator
- laser spot tracker
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O que foi usado no Draken era um IRST norte-americano de forma limitada em uma única versão.
Se for para falar em PODs, o rafale está da mesma forma bem equipado. E o do Rafale também tem modo ar-ar.
O canal IR não substitui o canal TV nem telêmetro.
Mas e o OTIS?
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Alberto -
Re: JAS-39 Gripen
Prezado Alberto,AlbertoRJ escreveu:Realmente o Pirate está operacional, mas e o OTIS?Santiago escreveu: Sinto informar mas o Pirate está operacional, assim como o IRST do Mig-29 e do Draken muito antes do Rafale sonhar em existir.
O JAS-35F Draken sueco também foi equipado com o AAR-4 na década de 60.
O primeiro IRST do J-35A do Draken era muito inefetivo e de curto alcance e difere bastante em formato nas versões posteriores usados no J-35F. O sensor era fabricado pela Hughes e tinha alcance de 25km. Era apropriado para as regiões geladas dos países nórdicos.
O que que o OSF possui que não está presente nos demais caças? Sensor eletro-ótico (EO)?
O canal de EO (TV) não substitui o canal IR.
O Pirate possui IRST/FLIR.
Mas, tanto o SH como o Typhoon e Gripen são equipados com os pods abaixo, ambos com maior capacidade que o OSF. Tanto é assim que o Rafale precisa do pod Democles, mesmo a versão atual sendo deficiente.
ATFLIR e Lightning possuem:
- infrared targeting and navigation FLIRs,
- electro-optical (EO) sensor
- laser rangefinder
- target designator
- laser spot tracker
[]s
O que foi usado no Draken era um IRST norte-americano de forma limitada em uma única versão.
Se for para falar em PODs, o rafale está da mesma forma bem equipado. E o do Rafale também tem modo ar-ar.
O canal IR não substitui o canal TV nem telêmetro.
Mas e o OTIS?
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Tanto faz se vai usar o Otis ou o Skyward-G O importante é que vai estar equipado com um que não esteja obsoleto.
Pode ter sido uma questão de custo-beneficio ou até tecnológica. Um caça em desenvolvimento permite a incorporação do melhor disponível no momento.
Ou então se utiliza um pod. Alias se o Rafale precisar de um pod IRST, a Selex possui um no seu leque de produtos
RST-C-POD InfraRed Search and Track
The IRST-C-POD is an electro-optical Search & Track system housed into an avionic non-expendable store (POD), operating in the far infrared spectrum (8-12 µm). The IRST-C system consists of the Sensor Head Unit (SHU), a Processor Unit (PU), a power management unit PTU (Power Transformer Unit) and a cooling system ECS (Environmental Control System).
http://www.selexgalileo.com/SelexGalile ... /index.sdo
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OBS.: A FAB poderia equipar alguns F-5BR com esses pods
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
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Re: JAS-39 Gripen
Não é tanto faz não Santiago.Santiago escreveu:Prezado Alberto,AlbertoRJ escreveu: Realmente o Pirate está operacional, mas e o OTIS?
O que foi usado no Draken era um IRST norte-americano de forma limitada em uma única versão.
Se for para falar em PODs, o rafale está da mesma forma bem equipado. E o do Rafale também tem modo ar-ar.
O canal IR não substitui o canal TV nem telêmetro.
Mas e o OTIS?
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Tanto faz se vai usar o Otis ou o Skyward-G O importante é que vai estar equipado com um que não esteja obsoleto.
Pode ter sido uma questão de custo-beneficio ou até tecnológica. Um caça em desenvolvimento permite a incorporação do melhor disponível no momento.
Ou então se utiliza um pod. Alias se o Rafale precisar de um pod IRST, a Selex possui um no seu leque de produtos
RST-C-POD InfraRed Search and Track
The IRST-C-POD is an electro-optical Search & Track system housed into an avionic non-expendable store (POD), operating in the far infrared spectrum (8-12 µm). The IRST-C system consists of the Sensor Head Unit (SHU), a Processor Unit (PU), a power management unit PTU (Power Transformer Unit) and a cooling system ECS (Environmental Control System).
http://www.selexgalileo.com/SelexGalile ... /index.sdo
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OBS.: A FAB poderia equipar alguns F-5BR com esses pods
Vocês disseram aqui que os suecos tinham tecnologia própria e que o IRST do Gripen NG seria o OTIS.
Disseram isso após saberem que o padrão F3 descontinuaria o canal IR do OSF, que não é o único.
Agora o que vemos é que o IRST do Gripen NG será mais um componente de terceiros no caça.
O fato que é que algo pode ser "obsoleto" para uns e não ser para outros e os franceses têm tecnologia própria para fazer um canal IR melhor ainda, como estão fazendo.
Portanto, não é tanto faz.
abraços
Alberto -
Re: JAS-39 Gripen
Não é tanto faz não Santiago.AlbertoRJ escreveu:Prezado Alberto,Santiago escreveu:[ quote="AlbertoRJ"] Realmente o Pirate está operacional, mas e o OTIS?
O que foi usado no Draken era um IRST norte-americano de forma limitada em uma única versão.
Se for para falar em PODs, o rafale está da mesma forma bem equipado. E o do Rafale também tem modo ar-ar.
O canal IR não substitui o canal TV nem telêmetro.
Mas e o OTIS?
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Tanto faz se vai usar o Otis ou o Skyward-G O importante é que vai estar equipado com um que não esteja obsoleto.
Pode ter sido uma questão de custo-beneficio ou até tecnológica. Um caça em desenvolvimento permite a incorporação do melhor disponível no momento.
Ou então se utiliza um pod. Alias se o Rafale precisar de um pod IRST, a Selex possui um no seu leque de produtos
RST-C-POD InfraRed Search and Track
The IRST-C-POD is an electro-optical Search & Track system housed into an avionic non-expendable store (POD), operating in the far infrared spectrum (8-12 µm). The IRST-C system consists of the Sensor Head Unit (SHU), a Processor Unit (PU), a power management unit PTU (Power Transformer Unit) and a cooling system ECS (Environmental Control System).
http://www.selexgalileo.com/SelexGalile ... /index.sdo
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OBS.: A FAB poderia equipar alguns F-5BR com esses pods
Vocês disseram aqui que os suecos tinham tecnologia própria e que o IRST do Gripen NG seria o OTIS.
Disseram isso após saberem que o padrão F3 descontinuaria o canal IR do OSF, que não é o único.
Agora o que vemos é que o IRST do Gripen NG será mais um componente de terceiros no caça.
O fato que é que algo pode ser "obsoleto" para uns e não ser para outros e os franceses têm tecnologia própria para fazer um canal IR melhor ainda, como estão fazendo.
Portanto, não é tanto faz.
abraços[/quote]
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O terceiro que vc se refere é a Selex que irá tb fornecer o radar.
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Carlo M. Cipolla
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