ARMAS ANTICARRO

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
mauri
Sênior
Sênior
Mensagens: 864
Registrado em: Dom Jul 17, 2005 7:35 pm
Localização: Fortaleza
Agradeceram: 78 vezes

Re: ARMAS ANTICARRO

#916 Mensagem por mauri » Dom Nov 12, 2023 7:31 am

Pergunta de quem não quer se calar!!

Alguém do grupo viu alguma notícia de uso com sucesso dos MANPADS IGLA S?Algum Abate de algum veículo?

Ou será que tiveram o mesmo fracasso dos Tanques Leopards?

Srá que nossas FAs estão adqurindo equipamentos sem eficiência?




Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37972
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2619 vezes

Re: ARMAS ANTICARRO

#917 Mensagem por cabeça de martelo » Dom Nov 12, 2023 10:13 am

mauri escreveu: Dom Nov 12, 2023 7:31 am Pergunta de quem não quer se calar!!

Alguém do grupo viu alguma notícia de uso com sucesso dos MANPADS IGLA S?Algum Abate de algum veículo?

Ou será que tiveram o mesmo fracasso dos Tanques Leopards?

Srá que nossas FAs estão adqurindo equipamentos sem eficiência?
Qual fracasso dos Carros de Combate Leopard? Os Iglas são misseis antiaereos, não são usados para destruir veículos.




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
mauri
Sênior
Sênior
Mensagens: 864
Registrado em: Dom Jul 17, 2005 7:35 pm
Localização: Fortaleza
Agradeceram: 78 vezes

Re: ARMAS ANTICARRO

#918 Mensagem por mauri » Dom Nov 12, 2023 11:36 am

cabeça de martelo escreveu: Dom Nov 12, 2023 10:13 am
mauri escreveu: Dom Nov 12, 2023 7:31 am Pergunta de quem não quer se calar!!

Alguém do grupo viu alguma notícia de uso com sucesso dos MANPADS IGLA S?Algum Abate de algum veículo?

Ou será que tiveram o mesmo fracasso dos Tanques Leopards?

Srá que nossas FAs estão adqurindo equipamentos sem eficiência?
Qual fracasso dos Carros de Combate Leopard? Os Iglas são misseis antiaereos, não são usados para destruir veículos.
Bom, os iguais aos nossos foram destruidos facilmente pelos russos.

Veículos aérios, tripulados ou não, tem algum conhecimento?




Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37972
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2619 vezes

Re: ARMAS ANTICARRO

#919 Mensagem por cabeça de martelo » Dom Nov 12, 2023 1:23 pm

mauri escreveu: Dom Nov 12, 2023 11:36 am
cabeça de martelo escreveu: Dom Nov 12, 2023 10:13 am

Qual fracasso dos Carros de Combate Leopard? Os Iglas são misseis antiaereos, não são usados para destruir veículos.
Bom, os iguais aos nossos foram destruidos facilmente pelos russos.

Veículos aérios, tripulados ou não, tem algum conhecimento?
Eu penso que o seu Tico não está a bater no Teco. O meu caro veio questionar sobre um sistema antiaereo para um topico sobre misseis anticarro?!

Isso faz sentido para si?




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13521
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2307 vezes

Re: ARMAS ANTICARRO

#920 Mensagem por gabriel219 » Dom Nov 12, 2023 1:31 pm

Eu vi vários vídeos de abate com Igla, especialmente da Wagner e pelas tropas da LPR e DPR. O que mais vi na SV mesmo foi o uso extenso do Verba, então imagino que o estoque do Igla foram repassados pra PMC e pra aliados, como a Síria, que tinha recebido um grande lote de Igla antes da Guerra.

Também foram muito usados pela AFU, um deles abateu um Su-25 da VVS faz um tempo.




Avatar do usuário
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Mensagens: 4836
Registrado em: Sex Ago 04, 2006 6:51 pm
Agradeceram: 643 vezes

Re: ARMAS ANTICARRO

#921 Mensagem por FIGHTERCOM » Dom Nov 12, 2023 4:58 pm

cabeça de martelo escreveu: Dom Nov 12, 2023 1:23 pm
mauri escreveu: Dom Nov 12, 2023 11:36 am

Bom, os iguais aos nossos foram destruidos facilmente pelos russos.

Veículos aérios, tripulados ou não, tem algum conhecimento?
Eu penso que o seu Tico não está a bater no Teco. O meu caro veio questionar sobre um sistema antiaereo para um topico sobre misseis anticarro?!

Isso faz sentido para si?
Faz todo sentido depois de assistir The A-Team:

Imagem
https://i0.wp.com/www.bulletproofaction.com/wp-content/uploads/2017/04/FlyTankSOTW.jpg?fit=650%2C350&ssl=1

Abraços,

Wesley




"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
Avatar do usuário
mauri
Sênior
Sênior
Mensagens: 864
Registrado em: Dom Jul 17, 2005 7:35 pm
Localização: Fortaleza
Agradeceram: 78 vezes

Re: ARMAS ANTICARRO

#922 Mensagem por mauri » Dom Nov 12, 2023 5:03 pm

gabriel219 escreveu: Dom Nov 12, 2023 1:31 pm Eu vi vários vídeos de abate com Igla, especialmente da Wagner e pelas tropas da LPR e DPR. O que mais vi na SV mesmo foi o uso extenso do Verba, então imagino que o estoque do Igla foram repassados pra PMC e pra aliados, como a Síria, que tinha recebido um grande lote de Igla antes da Guerra.

Também foram muito usados pela AFU, um deles abateu um Su-25 da VVS faz um tempo.
Valeu, era o que eu pensava, o Verba é o mesmo Igla S só com atualizacao para abater com mais precisão veículos não tripulado (Drones).

Diferente da compra dos Leo, está então foi acertada!!




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13521
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2307 vezes

Re: ARMAS ANTICARRO

#923 Mensagem por gabriel219 » Dom Nov 12, 2023 5:05 pm

Eu ACHO que ele quis fazer a analogia, só foi infeliz na escolha dos meios e do tópico.




Avatar do usuário
mauri
Sênior
Sênior
Mensagens: 864
Registrado em: Dom Jul 17, 2005 7:35 pm
Localização: Fortaleza
Agradeceram: 78 vezes

Re: ARMAS ANTICARRO

#924 Mensagem por mauri » Dom Nov 12, 2023 5:18 pm

Túlio escreveu: Ter Out 31, 2023 2:14 pm
@gabriel219, IMHO tás falando de coisas diferentes como se fossem iguais, mas talvez eu tenha explicado mal: um INGWE (ou SPIKE ER) está para um MSS ou outro da classe (NLAW p ex) como uma Browning M2 está para uma Negev 7,62; notes que os próprios Israelenses desenvolveram o SPIKE SR, ainda menor e com menos alcance que o MSS, justamente por saberem o desperdício que seria usar um troço grande e pesado pra burro capaz de bater alvos a 8, 10 km ou além contra um alvo a 1 km, pouco mais, pouco menos, e sendo triste de transportar no lombo (para citar outras classes, seria como comparar o IGLA com o RBS-70, neste quesito).

Mas num ponto concordo (nem há como discordar), aqui necessidade é uma coisa, demanda é outra, assim, melhor importar mesmo, exceto se os Árabes pretenderem desenvolver e produzir aqui para exportar, aí fica tipo EMBRAER, que sem exportações fechava no mesmo dia mas com elas é um gigante.

Um bicho danado de brabo é o Akeron do Françuá.


Imagem
Desculpa gente fiz uma busca no fórum onde se falava em Igla e o primeiro tópico foi este e não percebi o erro mas o assunto está encerrado!!Já fiquei satisfeito com a resposta do Colega Gabriel.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 60653
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6369 vezes
Contato:

Re: ARMAS ANTICARRO

#925 Mensagem por Túlio » Dom Nov 12, 2023 5:54 pm

E eu que fiquei bem quietinho pra escapar do freje... 🙄




"The two most powerful warriors are patience and time." - Leon Tolstoy
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13521
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2307 vezes

Re: ARMAS ANTICARRO

#926 Mensagem por gabriel219 » Dom Nov 12, 2023 8:05 pm

gabriel219 escreveu: Sáb Nov 11, 2023 1:08 pm Pra adicionar sobre a discussão de drones FPVs, comentários que vi e me parecem fazer bastante sentido:
FPV drones FAQ - analog vs digital VTX

A question was asked in Slavyangrad chat about why most or all FPV drone strike videos we have seen are in low-resolution analog form, instead of digital HD. I answered the question in the chat but will copy it here, for historical & reference purposes:

TLDR answer:
Analog is used because it has better range & penetration, lower radio signature, more channels and it's much, much cheaper.

Full answer:
Most FPV hobbyists use digital VTX if they can afford it, because it provides a much more immersive high-resolution view. A digital FPV system has a digital HD or even 4K camera, and a VTX which transmits at SHF (Super High Frequency) such as 5.8GHz. The high frequency enables high data bandwidth, which is required to transmit the HD signal to the pilot's goggles. Digital VTX cameras and VTX modules are expensive, costing several hundred US dollars per aircraft.

Downsides of SHF are decreased range, and greater sensitivity to interference from obstacles or from competing radio signals. These can be overcome to a degree by greatly increasing the transmission power of the VTX module. Digital FPV systems are usually factory limited to 25-100mw or so (for regulatory compliance) but generally can be software-hacked to transmit at 1200mw or more. Regardless of power levels, SHF signals require LOS (line of sight) in order to transmit digital VTX streams. For a reliable digital VTX stream at more than 5km, the pilot must operate at the highest power or risk losing signal.

In a military application, a transmission power of 1 watt or more results in a highly visible and easily detectable electromagnetic signature. The VTX can be jammed (blinding the pilot), by sending a much higher power rubbish signal on the exact same frequency. VTX signals are also generally unencrypted, so once detected, the enemy may be able to view the VTX feed on their own equipment.

Analog VTX systems generally operate at UHF frequency around 800MHz. Radio signals at this frequency have much longer range and penetration. UHF signals can diffract around obstacles, meaning if the quad dips below the horizon, goes behind buildings or a treeline, the signal can still be maintained (up to a degree). Analog VTX operating at only 25mw can operate up to 5km, and up to 20km or more is possible at around 400mw. The total cost for an analog camera and VTX is less than $50 per aircraft - many times less than digital VTX.

One more limitation of digital VTX is it operates on one band only with not more than 8 channels. This limits the number of birds which can fly simultaneously. By comparison, analog VTX operates in 5 bands with 8 channels each, for a total of 40 channels.

Summary:
While digital FPV systems provide clarity to the pilot, analog VTX provides a more reliable feed over much longer range, operates at much lower power, provides more channels and is much less expensive.

For a deep dive into FPV VTX hardware, check out this resource.
Sei que o Exército já tem estudos pras suas MRPs e pra mim isso é ótimo, mas drones FPVs mais baratos podem ser fabricados nos Arsenais de Guerra, com apoio de SENAI e IFs, comprando componentes mais complexos de algumas pequenas empresas por aqui. A construção do drone pode ser feita tranquilamente através de impressoras 3D.

Tem Oficial Intermediário de dentro do EB que estuda isso praticamente por contra própria, sem apoio.

MRPs e FPVs, na minha opinião, são complementares, assim como eu gostaria de ver na FAB Meteor e Derby-ER.

Trazendo de volta esse ponto:

Os Russos não estão treinando suas tropas para uso desses vetores, mas sim recrutando e criando novas Fracções e me parecem ser a nível GC, operando em cada Unidade.

Penso que talvez esse seja um modelo a se pensar, considerando que um drone FPV tem um custo entre USD 700-1000, considerando já a Ogiva - PG-7V tem a rodo em estoques Russos e é mais barato que uma ogiva 84 mm do ALAC, imagino - o que possibilita equipar o máximo de OMs possíveis a nível Unidade.

Aqui já imagino quem poderia nos fornecer os componentes para construção dos FPVs pelos Arsenais de Guerra, especialmente o AGSP.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13521
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2307 vezes

Re: ARMAS ANTICARRO

#927 Mensagem por gabriel219 » Seg Nov 13, 2023 12:44 pm





Avatar do usuário
Poti
Avançado
Avançado
Mensagens: 464
Registrado em: Dom Dez 07, 2003 1:03 pm
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceram: 123 vezes

Re: ARMAS ANTICARRO

#928 Mensagem por Poti » Ter Nov 14, 2023 9:24 am

mauri escreveu: Dom Nov 12, 2023 5:03 pm
gabriel219 escreveu: Dom Nov 12, 2023 1:31 pm Eu vi vários vídeos de abate com Igla, especialmente da Wagner e pelas tropas da LPR e DPR. O que mais vi na SV mesmo foi o uso extenso do Verba, então imagino que o estoque do Igla foram repassados pra PMC e pra aliados, como a Síria, que tinha recebido um grande lote de Igla antes da Guerra.

Também foram muito usados pela AFU, um deles abateu um Su-25 da VVS faz um tempo.
Valeu, era o que eu pensava, o Verba é o mesmo Igla S só com atualizacao para abater com mais precisão veículos não tripulado (Drones).

Diferente da compra dos Leo, está então foi acertada!!
Mauri, tem muitos videos, inclusive de Igla ucraniano abatendo míssil de cruzeiro russo.
Mas isso é off-topic, melhor conversar no local adequado.




Avatar do usuário
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Mensagens: 37972
Registrado em: Sex Out 21, 2005 10:45 am
Localização: Portugal
Agradeceram: 2619 vezes

Re: ARMAS ANTICARRO

#929 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Nov 16, 2023 12:37 pm

Boxer

Imagem

Imagem




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Portugal está morto e enterrado!!!

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36388
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3144 vezes

Re: ARMAS ANTICARRO

#930 Mensagem por FCarvalho » Qui Nov 16, 2023 2:29 pm

Esse Boxer é tudo que o Guarani sempre quis ser quando crescer. :mrgreen:




AVATAR INSERIDO PELA MODERAÇÃO

(pode ser substituído sem problemas)
Responder