Página 62 de 82
Re: Projeto VANT
Enviado: Sex Nov 16, 2012 4:22 pm
por thelmo rodrigues
WalterGaudério escreveu:thelmo rodrigues escreveu:"Uma das versões do Falcão proposta pela Avibras é destinada à vigilância marítima-Notar as novas carenagens que abrigam as antenas SATCOM e do radar de vigilância marítima. Estes aparelhos serão utilizados na região do Pré-Sal-Imagem Avibras"
Como foi dito , a imagem seria de uma versão de vigilância marítima proposta pela Avibras. Acredito que o mock-up apresentado na LAAD seria/ deve ser a versão "terrestre", mais simples que a versão marítima, daí terem que arranjar um lugar para o Flir e outro para o radar. Como o radar deve pesar mais que o flir e ocupar mais espaço a escolha natural para não atrapalhar o equilibrio da aeronave deve ser ali mesmo no meio.
A versão LAAD 011 era apenas um demonstrador/prova de conceito.
Grande Chefe- de- Máquinas, intrépido navegador submerso de agitados mares austrais,
Veremos um modelo diferente?????
Re: Projeto VANT
Enviado: Sex Nov 16, 2012 9:47 pm
por WalterGaudério
thelmo rodrigues escreveu:WalterGaudério escreveu:
A versão LAAD 011 era apenas um demonstrador/prova de conceito.
Grande Chefe- de- Máquinas, intrépido navegador submerso de agitados mares austrais,
Veremos um modelo diferente?????
Grande Thelmo
Sim, maior e mais apetrechado já levando em conta as facilidades conferidas pelo SGB 1A. E não será apenas uma versão do Falcão, mas várias, uma que seria uma espécie de "Falcão ASTROS 2020" e outra de, digamos EG-Emprego geral tático.
Re: Projeto VANT
Enviado: Sex Nov 16, 2012 9:58 pm
por thelmo rodrigues
WalterGaudério escreveu:thelmo rodrigues escreveu:
Grande Chefe- de- Máquinas, intrépido navegador submerso de agitados mares austrais,
Veremos um modelo diferente?????
Grande Thelmo
Sim, maior e mais apetrechado já levando em conta as facilidades conferidas pelo SGB 1A. E não será apenas uma versão do Falcão, mas várias, uma que seria uma espécie de "Falcão ASTROS 2020" e outra de, digamos EG-Emprego geral tático.
PUERRA!!!!!!!!!!! Baita notícia, ó filho de Netuno!!!!!!!!
Avante Avibrás!!!!!!
![Cool 8-]](./images/smilies/icon_cool.gif)
Re: Projeto VANT
Enviado: Sex Nov 16, 2012 10:00 pm
por irlan
Li esses dias de uma parceria entre países da américa central com o Brasil e Colombia no desenvolvimento de drones...é a mesma coisa que vants?
Re: Projeto VANT
Enviado: Sex Nov 16, 2012 11:41 pm
por WalterGaudério
irlan escreveu:Li esses dias de uma parceria entre países da américa central com o Brasil e Colombia no desenvolvimento de drones...é a mesma coisa que vants?
Sim,
drone é o antigo nome para os VANTS/SANTS
Re: Projeto VANT
Enviado: Sex Nov 23, 2012 7:40 pm
por Brasileiro
Voltando àquela questão do senor IR e da localização do radar. Vejamos uma foto do nosso VANT Falcão e do turco TAI Anka, um pouco maior do que o nosso:
abraços]
Re: Projeto VANT
Enviado: Sex Nov 23, 2012 7:49 pm
por henriquejr
Brasileiro escreveu:Voltando àquela questão do senor IR e da localização do radar. Vejamos uma foto do nosso VANT Falcão e do turco TAI Anka, um pouco maior do que o nosso:
abraços]
A bequilha do VANT turco parece ser retrátil e não fixa, como é o caso do Falcão.
Re: Projeto VANT
Enviado: Sex Nov 23, 2012 8:13 pm
por Brasileiro
Sim, o VANT turco Anka tem todos os trens de pouso retráteis. Isto é facilitado pelo fato de ser uma aeronave de maior porte. No nosso, não sei se compensa fazer isto.
abraços]
Re: Projeto VANT
Enviado: Qui Nov 29, 2012 11:07 am
por denilson
Unasul aprova plano para desenvolver aviões militares não tripulados
PUBLICIDADE
DA EFE, EM LIMA
A Unasul (União das Nações Sul-Americanas) aprovou na noite de quarta-feira (28) o plano de ações em defesa para 2013, que inclui o desenvolvimento de aviões não tripulados de forma conjunta na América do Sul.
Os ministros da Defesa dos 11 países membros também respaldaram a criação de um comitê que formará o consórcio regional para construir os aparelhos e outros aviões de treinamento. O grupo de desenvolvimento das aeronaves será liderado pelo Brasil.
Outra iniciativa que contou com a aprovação dos ministros foi a criação de um grupo de trabalho designado para a gestão e monitoramento de áreas especiais. O grupo vai utilizar recursos do centro gestor e operacional do sistema de proteção à Amazônia.
A iniciativa foi aprovada em uma reunião em Lima, no Peru. Além das aeronaves, estão previstas políticas de defesa, cooperação militar, ações humanitárias, participação das mulheres, entre outros aspectos.
No documento final, os ministros ainda pedem que seja criado um mecanismo para resposta imediata dos países da região a desastres naturais.
O Brasil foi representado no evento pelo ministro da Defesa, Celso Amorim, que se reuniu com as delegações de Argentina, Bolívia, Chile, Guiana, Suriname, Venezuela, Peru, Equador, Colômbia e Uruguai.
http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1193 ... ados.shtml
Re: Projeto VANT
Enviado: Qui Nov 29, 2012 11:12 am
por denilson
Se o radar, do Vant Turco, for um radar SAR, não tem problema por que esse tipo de radar faz varredura lateral. São muitas as variáveis....

Re: Projeto VANT
Enviado: Sex Nov 30, 2012 1:01 am
por Pablo Maica
FAB perde em acidente um VANT Hermes 450 da Base Aérea de Santa Maria
Um dos dois Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT) Hermes 450 da Força Aérea Brasileira (FAB) ficou completamente destruído após cair durante a decolagem da Base Aérea de Santa Maria (BASM), no Rio Grande do Sul. A informação é do jornalista Cláudio Humberto, na coluna do Jornal do Vale do Aço (JVA).
Ainda segundo o jornalista, o VANT teve perda total no acidente, ocorrido após decolar quando o motor parou de funcionar. A aeronave fabricada em Israel, e que custa cerca de US$ 4,5 milhões, era operada pelo Esquadrão Horus, na base em Santa Maria. Os dois Hermes 450 foram adquiridos em setembro de 2010, através da Elbit Systems.
Até o momento, a Força Aérea Brasileira não divulgou nenhuma nota oficial sobre o ocorrido.
Fonte:
http://www.cavok.com.br/blog/?p=58471&fb_source=pubv1
Vou ficar atento para ver se falam alguma coisa no telejornal local amanha.
Um abraço e t+

Re: Projeto VANT
Enviado: Sex Nov 30, 2012 8:41 am
por denilson
Ainda bem que ontem a decolagem era sentido leste, por que se fosse para oeste o VANT cairia na cidade e provavelmente abriria uma discussão a respeito da segurança dos VANTs.
Re: Projeto VANT
Enviado: Sex Nov 30, 2012 12:11 pm
por Paisano
Parei a leitura do post quando apareceu a frase "jornalista Cláudio Humberto...".

Re: Projeto VANT
Enviado: Sex Nov 30, 2012 8:11 pm
por Thor
Paisano escreveu:Parei a leitura do post quando apareceu a frase "jornalista Cláudio Humberto...".

Pode xingar alguém de "imbecil" no forum? Que pena que não pode...
30/11/2012 - 11h59
Nota Oficial - Incidente com VANT
Ao contrário do publicado em alguns jornais, o Comando da Aeronáutica informa que não houve um acidente com perda total de um Veículo Aéreo Não-Tripulado (VANT) da Força Aérea Brasileira.
Na realidade, houve uma perda de potência do motor logo após a decolagem e o controlador, seguindo os procedimentos previstos no manual de operação, realizou o pouso da aeronave. Durante essa manobra, ocorreram algumas avarias estruturais.
O incidente ocorreu no dia 5 de novembro e a aeronave, modelo RQ-450, está em manutenção. Não houve nenhum dano aos equipamentos eletrônicos do VANT.
Vale salientar ainda que o segundo RQ-450 da FAB está em plenas condições operacionais e continua a realizar voos normalmente a partir da Base Aérea de Santa Maria (RS), sede do Esquadrão Hórus, o primeiro do país a operar aeronaves deste tipo.
Já o VANT baseado em São Miguel do Iguaçu (PR) é de propriedade da Polícia Federal.
Brasília, 30 de novembro de 2012
Brigadeiro-do-Ar Marcelo Kanitz Damasceno
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica
Fonte: Agência Força Aérea
Re: Projeto VANT
Enviado: Sex Nov 30, 2012 8:12 pm
por Carlos Lima
BZ FAB!!
Foi lá e respondeu esse tonto!!!
[]s
CB_Lima