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Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Ter Fev 16, 2010 9:43 pm
por AlbertoRJ
Santiago escreveu:
AlbertoRJ escreveu:
Santiago, me desculpe o termo, mas assim você distorce os fatos.
A Hexcel, a Eaton e a Moog são empresas que atuam como empresas subcontratadas em vários empreendimentos aeronáuticos. São como os fornecedores de autopeças no ramo automobilístico, onde a empresa principal contrata o fornecimento de faróis, retrovisores, lanternas etc. sob sua especificação.
O que essas empresas citadas produzem são painéis de compósitos, válvulas de pressão e tubos hidráulicos e atuadores aerodinâmicos. Não há nada que não possa ser produzido por qualquer outra indústria local ou mesmo pelo fabricante principal tanto na França quanto na Suécia. São itens de tecnologia básica.

Abraços
-------------------------------------------------------------

Aqui discordamos. Essa empresas são fornecedores de sistemas sofisticados e matéria-prima (Hexcel) específicas para uso aeroespacial. E mesmo os componentes não são triviais. E é claro que são subcontratadas pelas integradoras principais, Boeing, Dassault e Saab. Mas os exemplos do ramo automobilístico citados por vc são infelizes. Qualquer empresa de fundo de quintal produz os itens citados. No ramo aeroespacial a coisa é muito diferente.

O que essas empresas produzem são itens sofisticados que poucos produzem no mundo e que necessitam de escala de produção para justificar os altos investimentos em P&D necessários ao seu desenvolvimento. Por isso os fornecedores acabam sendo os mesmos para os 3, Rafale, Gripen e SH.

[]s
Não são Santiago, muitos desses produtos até a Embraer domina mas os fabricantes aeronáuticos não têm mais o foco na produção dos mesmos. Hoje esses materiais são como as chapas de alumínio aeronáutico, são produtos OEM.

Esses documentos dão uma idéia de como está esse mercado, que se consolidou em cerca de 3 grandes empresas nos últimos anos:

http://ftp.rta.nato.int/public//PubFull ... M1)-01.pdf
http://webfiles.wichita.edu/cedbr/WIRED ... _14_08.pdf

Abraços

P.S.: A Hexcel também tem fábrica na França. Muito provavelmente é resultado da compra de algum fabricante francês.

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Ter Fev 16, 2010 11:40 pm
por Penguin
AlbertoRJ escreveu:
Santiago escreveu: -------------------------------------------------------------

Aqui discordamos. Essa empresas são fornecedores de sistemas sofisticados e matéria-prima (Hexcel) específicas para uso aeroespacial. E mesmo os componentes não são triviais. E é claro que são subcontratadas pelas integradoras principais, Boeing, Dassault e Saab. Mas os exemplos do ramo automobilístico citados por vc são infelizes. Qualquer empresa de fundo de quintal produz os itens citados. No ramo aeroespacial a coisa é muito diferente.

O que essas empresas produzem são itens sofisticados que poucos produzem no mundo e que necessitam de escala de produção para justificar os altos investimentos em P&D necessários ao seu desenvolvimento. Por isso os fornecedores acabam sendo os mesmos para os 3, Rafale, Gripen e SH.

[]s
Não são Santiago, muitos desses produtos até a Embraer domina mas os fabricantes aeronáuticos não têm mais o foco na produção dos mesmos. Hoje esses materiais são como as chapas de alumínio aeronáutico, são produtos OEM.

Esses documentos dão uma idéia de como está esse mercado, que se consolidou em cerca de 3 grandes empresas nos últimos anos:

http://ftp.rta.nato.int/public//PubFull ... M1)-01.pdf
http://webfiles.wichita.edu/cedbr/WIRED ... _14_08.pdf

Abraços

P.S.: A Hexcel também tem fábrica na França. Muito provavelmente é resultado da compra de algum fabricante francês.
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Gostei dos links!

As grandes "montadoras" de aeronaves e turbinas estão cada vez mais focadas na integração de sistemas e menos na capacidade de produção interna dos sistemas. Outra tendência é trabalhar com menos fornecedores diretamente. Esses seriam os fornecedores dos subsistemas e sistemas. Os fornecedores de componentes e matérias-primas, muito mais numerosos, forneceriam para os fornecedores de subsistemas e sistemas.

Vide páginas 18, 20 e 21 a 25 (http://webfiles.wichita.edu/cedbr/WIRED ... _14_08.pdf)

Como bem explicado na página 21, 4 fornecedores de materias-primas (fibras de carbono) e apenas 3 de materiais e de pré-impregnados (prepegs) dominam o mercado mundial aeronáutico. São componentes e materiais que estão longe do trivial.

Alberto, todos os 3 pacotes do F-X2 oferecem tecnologias de utilização de materiais compostos. A Dassault por exemplo oferece:
As tecnologias de fabricação propostas para transferência cobrem as seguintes áreas:
- Processos compostos: moldagem por transferência de resina, colocação de fibras;
[...]
E essas resinas e fibras vem da Hexcel.
The Space and Defense markets have historically been innovators in the use of advanced structural materials. Advanced structural materials played a major role in the development of stealth technologies for military aircraft, and are enabling technologies for the airframes of modern military aircraft.

In the late 1970's, defense program designers began to see the benefits of light weight, strong carbon fibers in aircraft using Hexcel standard modulus AS4 carbon fibers and carbon fiber prepregs. As technology advanced and higher stiffness and strength levels were attained in the 1980's, the added advantages of these higher perfornance properties were clear. Hexcel intermediate modulus fibers (IM6 and IM7) have been the product of choice since then. Hexcel carbon fibers are essential materials for key defense programs, including V22, F22, F35, Eurofighter Typhoon, F18, and more.

Today, Space and Defense are important markets for Hexcel, that encompass not only military aircraft, but also launch vehicles for spacecraft and satellites themselves.

Hexcel carbon fibers, honeycomb core, machined core and prepregs are among the preferred raw materials for virtually all major US military aircraft programs and many European programs as well. These include the C-17 cargo craft, the F18-E/F, the F-22 tactical fighter, the V-22 vertical takeoff aircraft, the Comanche helicopter, F35 Joint Strike Fighter and, in Europe, the Eurofighter Typhoon, Dassault Rafale and Saab Gripen.

http://www.hexcel.com/Markets/Space+and+Defense/
Na Europa a Hexcel possui fabricas na Espanha, Reino Unido, Alemanha, Belgica e França:
http://www.hexcel.com/NR/rdonlyres/D1F6 ... gh2006.pdf

[]s

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qua Fev 17, 2010 7:48 pm
por Alagoano
Esta versão do navalisée Saab Gripen

Imagem
Vista do Mar Gripen feito pela Saab na Suécia
Crédito: SAAB

17/02/2010

O fabricante sueco criou a surpresa no mundo da aviação, apresentando uma versão do Gripen pode ser incorporado em porta-aviões. Isto segue a um pedido de informações expressas pela Índia em dezembro passado. Este será, de fato, renovar a sua frota de aeronaves com a placa que entram na frota durante esta década, o porta-aviões Vikramaditya (ex-Rússia Gorshkov sendo reformulado) e Eder (em construção em Cochin) . Actualmente, a Índia ordenou para estes navios MiG-29K, mas aparentemente quer aprender sobre outros tipos de dispositivos (talvez a pressão comercial sobre os russos). Saab, em qualquer caso, esta oportunidade para acrescentar uma outra seqüência de caracteres para a proa do Gripen, que está lutando para vender em um setor altamente competitivo. A proposta para o sueco é uma versão modificada do Gripen NG. O Gripen mar é apresentado como sendo desenvolvido de forma CATOBAR (Catapult Assisted Take Off Arrested Recovery) e STOBAR (Short Take Off Arrested Recovery). O primeiro poderia ser implementado em aviões catapulta, enquanto o segundo é destinado ao porta-aviões (com um trampolim e stop bits). Por último, o Gripen mar pode reivindicar o benefício de seu pequeno tamanho, o que levaria a um grupo maior de ar em plataformas com dimensões reduzidas.

Imagem
O Mar à aterragem Gripen (©: SAAB)

Além do MiG-29K, a aeronave Saab poderia então competir versão de decolagem curta e aterrissagem vertical JSF (F-35 B), com um preço mais baixo. Neste contexto, as marinhas europeias como a Espanha ou a Itália poderia estar interessado, para não mencionar o Brasil, onde o Gripen NG está em concorrência com o Rafale francês eo F/A-18 E.U..
Navalisation O Gripen é necessário um trabalho para reforçar a estrutura da aeronave e prestar um Tailhook (e uma extremidade dianteira reforçada para a variante catapulta). Mas de acordo com Saab, esta evolução será limitado, dada a robustez da célula. Esta foi de fato projetado para permitir que o avião a aterrar em baixa velocidade, com um alto da ladeira, por exemplo, em uma auto-estrada. De acordo com as características fornecidas pelo fabricante, o peso vazio do Gripen mar é de 8 toneladas (18 toneladas contras para o MiG-29K, 12 toneladas para a F-35B e 10 toneladas para o Rafale Marine). Versão mais pesada COTOBAR avião sueco seria catapultado para o máximo de 16,5 toneladas e 11,5 toneladas de desembarque. Finalmente, de acordo com Saab, o mar Gripen teria um alcance de até 1.400 quilômetros.
Ela continua a ser visto como a nova aeronave será cobrado sobre os países potencialmente interessados. Podemos, no entanto, estimam que a oferta sueco fez para a Índia eo Brasil está fortalecido, Saab pode agora oferecer a estes países um avião exclusivo de suas forças aéreas e da aviação naval.

Imagem
O Mar Gripen (©: SAAB)

Fonte: http://www.meretmarine.com/article.cfm?id=112426

Essa versão parece ter endereço certo. :wink:

Saudações.

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qua Fev 17, 2010 7:50 pm
por Carlos Mathias
Quem deve querer é a LUCASFILM. :mrgreen:

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qua Fev 17, 2010 7:53 pm
por Alagoano
Carlos Mathias escreveu:Quem deve querer é a LUCASFILM. :mrgreen:
:lol:

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qua Fev 17, 2010 8:32 pm
por soultrain
Engraçado é que é Photoshop de Rafale :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qua Fev 17, 2010 8:33 pm
por AlbertoRJ
:lol: :lol: :lol: :lol:

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qua Fev 17, 2010 8:33 pm
por AlbertoRJ
Por falar nisso, cadê o tal do OTIS? :twisted:

Imagem

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qua Fev 17, 2010 9:13 pm
por Penguin
A vantagem de um projeto ainda aberto é isso. Pode-se selecionar o que de melhor está disponível no mercado.
Já outros...resolveram a falta do canal IR do OSF?

Imagem
IRST (PIRATE) Eurofighter Typhoon InfraRed Search and Track.
http://www.selexgalileo.com/EN/Common/f ... TE_dsh.pdf

Ao que parece, curiosamente, os sensores e os sistemas de guerra eletrônica principais do Gripen NG ficarão basicamente restritos a duas empresas: Saab e Selex.

Radar: Selex e Saab
IRST: Selex
EW: Saab

Além disso a Selex tb fabrica LWR, detectores IR e uma gama ampla de sensores e aviônicos.

[]s

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qua Fev 17, 2010 9:25 pm
por PRick
Santiago escreveu:A vantagem de um projeto ainda aberto é isso. Pode-se selecionar o que de melhor está disponível no mercado.
Já outros...resolveram a falta do canal IR do OSF?

Imagem
IRST (PIRATE) Eurofighter Typhoon InfraRed Search and Track.
http://www.selexgalileo.com/EN/Common/f ... TE_dsh.pdf

Ao que parece, curiosamente, os sensores e os sistemas de guerra eletrônica principais do Gripen NG ficarão basicamente restritos a duas empresas: Saab e Selex.

Radar: Selex e Saab
IRST: Selex
EW: Saab

Além disso a Selex tb fabrica LWR, detectores IR e uma gama ampla de sensores e aviônicos.

[]s

Olha quem faz os sensores mesmo é a Sofradir francesa, o do Typhoon parece ser dela, é a empresa mais avançada da Europa na área, e faz o sensor do seeker do MICA IR. :lol: :lol:

[]´s

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qua Fev 17, 2010 9:32 pm
por AlbertoRJ
Santiago escreveu:A vantagem de um projeto ainda aberto é isso. Pode-se selecionar o que de melhor está disponível no mercado.
Já outros...resolveram a falta do canal IR do OSF?

Imagem
IRST (PIRATE) Eurofighter Typhoon InfraRed Search and Track.
http://www.selexgalileo.com/EN/Common/f ... TE_dsh.pdf

Ao que parece, curiosamente, os sensores e os sistemas de guerra eletrônica principais do Gripen NG ficarão basicamente restritos a duas empresas: Saab e Selex.

Radar: Selex e Saab
IRST: Selex
EW: Saab

Além disso a Selex tb fabrica LWR, detectores IR e uma gama ampla de sensores e aviônicos.

[]s
O canal IR do OSF foi retirado por opção. Mas ele existiu. :lol:
Na verdade, ainda existe no F2. :wink:

[]'s

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qua Fev 17, 2010 9:42 pm
por Carlos Lima
Carlos Mathias escreveu:Quem deve querer é a LUCASFILM. :mrgreen:
Olha a relacao entre aquele trem de pouso e o Meteor...

:)

Isso nao 'e trabalho da Lucasfilm nao... eles l'a sao melhores do que isso :)

[]s
CB_Lima

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qua Fev 17, 2010 9:43 pm
por Carlos Mathias
Steven Spielberg está no programa Gripen-NNGBRI????

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qua Fev 17, 2010 10:19 pm
por Penguin
PRick escreveu:
Santiago escreveu:A vantagem de um projeto ainda aberto é isso. Pode-se selecionar o que de melhor está disponível no mercado.
Já outros...resolveram a falta do canal IR do OSF?

Imagem
IRST (PIRATE) Eurofighter Typhoon InfraRed Search and Track.
http://www.selexgalileo.com/EN/Common/f ... TE_dsh.pdf

Ao que parece, curiosamente, os sensores e os sistemas de guerra eletrônica principais do Gripen NG ficarão basicamente restritos a duas empresas: Saab e Selex.

Radar: Selex e Saab
IRST: Selex
EW: Saab

Além disso a Selex tb fabrica LWR, detectores IR e uma gama ampla de sensores e aviônicos.

[]s

Olha quem faz os sensores mesmo é a Sofradir francesa, o do Typhoon parece ser dela, é a empresa mais avançada da Europa na área, e faz o sensor do seeker do MICA IR. :lol: :lol:

[]´s
Parece ou é? Fácil lançar palavras ao vento...

O Pirate é desenvolvido pelo consórcio FIRST (Selex, Thales UK e Tecnobit (http://www.tecnobit.es/lineas/avionica_ficha_flir.asp))

Tanto a Selex como a Sofradir produzem famílias de detectores IR:

http://www.selexgalileo.com/SelexGalile ... /index.sdo

http://www.sofradir.com/products/epsilon_mw.htm

[]s

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qua Fev 17, 2010 10:21 pm
por Penguin
AlbertoRJ escreveu:
Santiago escreveu:A vantagem de um projeto ainda aberto é isso. Pode-se selecionar o que de melhor está disponível no mercado.
Já outros...resolveram a falta do canal IR do OSF?

Imagem
IRST (PIRATE) Eurofighter Typhoon InfraRed Search and Track.
http://www.selexgalileo.com/EN/Common/f ... TE_dsh.pdf

Ao que parece, curiosamente, os sensores e os sistemas de guerra eletrônica principais do Gripen NG ficarão basicamente restritos a duas empresas: Saab e Selex.

Radar: Selex e Saab
IRST: Selex
EW: Saab

Além disso a Selex tb fabrica LWR, detectores IR e uma gama ampla de sensores e aviônicos.

[]s
O canal IR do OSF foi retirado por opção. Mas ele existiu. :lol:
Na verdade, ainda existe no F2. :wink:

[]'s
E vamos comprar F2? :shock:

[]s