Programa de Reaparelhamento da Marinha

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Wingate
Sênior
Sênior
Mensagens: 5130
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 10:16 am
Localização: Crato/CE
Agradeceram: 239 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#9031 Mensagem por Wingate » Qua Jul 04, 2012 1:44 pm

Luís Henrique escreveu:
Andre Correa escreveu:E pode ser bem considerado um Destroyer, pois chamar de Fragata, é ser muito modesto...
Também achei muitíssimo interessante para a MB.

[009]
Com certeza.
É que eles precisam da mídia da paz.
Destroyer soa algo mais para ataque e Fragata para defesa.

O que eu mais gostei é o preço.
Se 3 unidades ficaram por cerca de U$ 333 mi cada, imagina um lote MAIOR?

Já que a intenção da MB e do GF é nacionalizar sempre que possível e temos bons projetos em andamento ou em análise na área de mísseis, cairia como uma luva.
Podemos equipar este navio com 16 MAN-1 no lugar do Harpoon e 24-32 Unkhonto-ER no lugar do ESSM.

Eu vou ainda mais longe. Poderíamos pegar a verba do PROSUPER e adquirir um lote BEM MAIOR de Iver sem armamento.
Daria para adquirir 10 ou 12 unidades. (creio que com esta demanda o preço ficaria menor que os U$ 333 mi).
O primeiro navio ficaria pronto na mesma época que o MAN-1. (aproximadamente).
Poderíamos acelerar o projeto do Unkhonto-ER para ficar pronto nesta mesma época.

Ai podemos optar em adquirir o SM-2 ou o Aster-30 (ou iniciar um desenvolvimento nacional ou em parceria com outro(s) país(es) de um míssil antiaéreo de LONGO alcance, que também seria utilizado pelo EB e pela FAB)
e adquirir o tomahawk ou mais provável o Scalp (ou iniciar o desenvolvimento nacional ou em parceria com outro(s) país(es) de um míssil de cruzeiro)

O que acham???

Para um melhor entendimento meu dessa alternativa proposta, os navios seriam construídos em estaleiros brasileiros ou comprados prontos da Dinamarca?

Grato,

Wingate




Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#9032 Mensagem por Luís Henrique » Qua Jul 04, 2012 2:03 pm

Sim. O Prosuper exige que os navios sejam construídos no Brasil com elevado índice de nacionalização e tots para a indústria local.

Porém o custo de cada Fragata parece ser cerca de 3 VEZES mais que o custo da Iver, porém creio que já inclua armamentos.

A idéia que eu tive é de pegar o valor do PROSUPER e adquirir esta MARAVILHA dinamarquesa SEM armamento.
Como ela possui um custo BEM mais barato e ainda com a economia de escala (devido a uma aquisição bem maior), poderíamos adquirir 10 ou 12 unidades.
Este custo ficaria equivalente ou até menor que o custo estimado do Prosuper.

Os navios viriam SEM os mísseis. Porém, concomitantemente avançaríamos com outros projetos como o MAN-1 e o Unkhonto-ER e as Fragatas seriam armadas em 2018 em diante com mísseis NACIONAIS.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
GustavoB
Sênior
Sênior
Mensagens: 2835
Registrado em: Qua Abr 23, 2008 10:05 am
Agradeceram: 68 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#9033 Mensagem por GustavoB » Qua Jul 04, 2012 3:01 pm

A minha sugestão é que, seja de quem for, se divulgue o preço SEM os armamentos.

Ademais, a ideia é nacionalizar boa parte dos sistemas de armas, então isso pode ser vendido como investimento em P&D. E creio que apenas o primeiro da série será feito fora, nos moldes do ProSub. Mais mão de obra qualificada nacional, maior rede de fornecedores nacionais, etc, etc.

Isso aí de 1 bi de euros é surreal até para a gente, que dirá para o brasileiro médio. Já um pacote de USD 2,5 bi por cinco 6ktons + 0,5 bi pela NaPaOc e, sei lá, uns 0,4 bi pelo classe Berlim/Etna já é bem mais palatável.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61302
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6585 vezes
Contato:

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#9034 Mensagem por Túlio » Qua Jul 04, 2012 3:06 pm

Mas essa do NaPaOc vai me deixar embeiçado por muito tempo, cupincha: os caras compram prontos três patrulhas perfeitamente dentro dos ditames daquele papelucho qualquer que chamam de END e ainda vem de brinde a licença de fabricação, por que diabos sair procurando outro?

Esnobismo?

Por mim fariam quantos desse para fazer, à luz de verbas e capacitação. Um problema a menos. Daí sim, se iria focar apenas em escoltas, não em duas coisas ao mesmo tempo mas...quem sou eu...




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
GustavoB
Sênior
Sênior
Mensagens: 2835
Registrado em: Qua Abr 23, 2008 10:05 am
Agradeceram: 68 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#9035 Mensagem por GustavoB » Qua Jul 04, 2012 3:32 pm

Com certeza, também não entendi. Se for construir aqui e modificar o projeto recentemente adquirido - o que esperamos -, melhor. Se a lógica for outra, algum dia saberemos?




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61302
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6585 vezes
Contato:

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#9036 Mensagem por Túlio » Qua Jul 04, 2012 3:44 pm

Ah saberemos sim. A josta vai ser é se GOSTAREMOS do que iremos saber... :wink: 8-]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#9037 Mensagem por Luís Henrique » Qua Jul 04, 2012 4:37 pm

GustavoB escreveu:A minha sugestão é que, seja de quem for, se divulgue o preço SEM os armamentos.

Ademais, a ideia é nacionalizar boa parte dos sistemas de armas, então isso pode ser vendido como investimento em P&D. E creio que apenas o primeiro da série será feito fora, nos moldes do ProSub. Mais mão de obra qualificada nacional, maior rede de fornecedores nacionais, etc, etc.

Isso aí de 1 bi de euros é surreal até para a gente, que dirá para o brasileiro médio. Já um pacote de USD 2,5 bi por cinco 6ktons + 0,5 bi pela NaPaOc e, sei lá, uns 0,4 bi pelo classe Berlim/Etna já é bem mais palatável.
Não é 1 bi de euros é 1 bi de DÓLARES.

Alguém sabe o valor estimado do PROSUPER???

Pergunto, porque parece que só as 5 fragatas prevista vai dar mais de U$ 4 bi. (creio eu)

Este valor daria para adquirir 12 Iver sem armamento (no mesmo preço pago pelos dinamarqueses)
E se conseguirmos um preço melhor devido a economia de escala???




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
GustavoB
Sênior
Sênior
Mensagens: 2835
Registrado em: Qua Abr 23, 2008 10:05 am
Agradeceram: 68 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#9038 Mensagem por GustavoB » Qua Jul 04, 2012 5:38 pm

Não é 1 bi de euros é 1 bi de DÓLARES.
Me referi à classe Horizon/Type 45.




Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#9039 Mensagem por Lord Nauta » Qua Jul 04, 2012 5:48 pm

Túlio escreveu:Mas essa do NaPaOc vai me deixar embeiçado por muito tempo, cupincha: os caras compram prontos três patrulhas perfeitamente dentro dos ditames daquele papelucho qualquer que chamam de END e ainda vem de brinde a licença de fabricação, por que diabos sair procurando outro?

Esnobismo?

Por mim fariam quantos desse para fazer, à luz de verbas e capacitação. Um problema a menos. Daí sim, se iria focar apenas em escoltas, não em duas coisas ao mesmo tempo mas...quem sou eu...

Prezado Colega Túlio


Já escrevi algumas vezes o NaPaOc já esta decidido. Realmente são os da classe Amazonas. Os cinco navios mencionados no PROSUPER o são para efeito de financiamento internacional para construção no Brasil. Além do NaPaOc já existe uma decisão quanto as fragatas e o navio de apoio logístico.

Sds


Lord Nauta




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61302
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6585 vezes
Contato:

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#9040 Mensagem por Túlio » Qua Jul 04, 2012 5:55 pm

Fico com o AMAZONAS. Se está DECIDIDO, grande passo. Sério!




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Boss
Sênior
Sênior
Mensagens: 4136
Registrado em: Ter Ago 10, 2010 11:26 pm
Agradeceram: 356 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#9041 Mensagem por Boss » Qua Jul 04, 2012 6:07 pm

thelmo rodrigues escreveu:
Boss escreveu:Devo estar.

Aí na Terra o PROSUPER já saiu ? Conte-nos mais.
No seu planeta o Brasil está em guerra ou em vias de entar em guerra com quem? No seu planeta um programa dessa envergadura envolvendo uma soma astronômica de dinheiro, compensações industriais, estaleiros nacionais sem capacidade técnica de construir navios de guerra e lotados de encomendas civis, e vários outros projetos sendo tocados ao mesmo tempo, e com uma baita crise mundial a pleno vapor, ..........as coisas são resolvidas em curtíssimo prazo? Se é assim gostaria de conhecer esse seu planeta. Sei não, autoridade. Talvez nem na sua empresa e nem na sua casa seja assim. Menos, bem menos, por favor
Isso não é desculpa para os atrasos que estamos sofrendo.

Esse seu discurso pode ser passado para o Mantega e pelo Amorim, para jogar na nossa cara quando adiarem o FX-2 "do fim desse ano" para 2142, ou continuar atrasando o PROSUPER (mesmo com a MB já tendo dado sua decisão) ou qualquer outra coisa.

Estamos carecas de saber que:

1) Nenhum dos programas das FAs custam horrores para um país com o tamanho da nossa economia;
2) Como a ampla maioria deles visa um aspecto industrial, de produção nacional, o preço a ser pago seria compensado, pelo próprio crescimento do PIB e da indústria;
3) Não vão ser pagos a vista, na hora do martelo bater.

Então a única coisa que responde aos atrasos é: incompetência do GF. Falta de tempo para discutir a defesa nacional (e várias outras cositas mas) enquanto enfiam os pés na lama do Paraguai ou ficam discutindo CPIs e aumentos de salário para os canalhas...




REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Roberto Portella Bertazzo
Júnior
Júnior
Mensagens: 69
Registrado em: Seg Set 25, 2006 9:36 am
Localização: Juiz de Fora - MG
Agradeceram: 5 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#9042 Mensagem por Roberto Portella Bertazzo » Qua Jul 04, 2012 7:32 pm

[quote="Boss"][quote="thelmo rodrigues"][quote="Boss"]Devo estar.

Aí na Terra o PROSUPER já saiu ? Conte-nos mais.[/quote]

No seu planeta o Brasil está em guerra ou em vias de entar em guerra com quem? No seu planeta um programa dessa envergadura envolvendo uma soma astronômica de dinheiro, compensações industriais, estaleiros nacionais sem capacidade técnica de construir navios de guerra e lotados de encomendas civis, e vários outros projetos sendo tocados ao mesmo tempo, e com uma baita crise mundial a pleno vapor, ..........as coisas são resolvidas em curtíssimo prazo? Se é assim gostaria de conhecer esse seu planeta. Sei não, autoridade. Talvez nem na sua empresa e nem na sua casa seja assim. Menos, bem menos, por favor[/quote]

Isso não é desculpa para os atrasos que estamos sofrendo.

Esse seu discurso pode ser passado para o Mantega e pelo Amorim, para jogar na nossa cara quando adiarem o FX-2 "do fim desse ano" para 2142, ou continuar atrasando o PROSUPER (mesmo com a MB já tendo dado sua decisão) ou qualquer outra coisa.

Estamos carecas de saber que:

1) Nenhum dos programas das FAs custam horrores para um país com o tamanho da nossa economia;
2) Como a ampla maioria deles visa um aspecto industrial, de produção nacional, o preço a ser pago seria compensado, pelo próprio crescimento do PIB e da indústria;
3) Não vão ser pagos a vista, na hora do martelo bater.

Então a única coisa que responde aos atrasos é: incompetência do GF. Falta de tempo para discutir a defesa nacional (e várias outras cositas mas) enquanto enfiam os pés na lama do Paraguai ou ficam discutindo CPIs e aumentos de salário para os canalhas...[/quote]

Dinheiro para pagar 5000 vereadores adicionais não falta.




thelmo rodrigues
Sênior
Sênior
Mensagens: 2235
Registrado em: Sex Mai 05, 2006 9:15 pm
Localização: são luis - ma
Agradeceram: 3 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#9043 Mensagem por thelmo rodrigues » Qui Jul 05, 2012 8:33 am

Boss escreveu:
thelmo rodrigues escreveu: No seu planeta o Brasil está em guerra ou em vias de entar em guerra com quem? No seu planeta um programa dessa envergadura envolvendo uma soma astronômica de dinheiro, compensações industriais, estaleiros nacionais sem capacidade técnica de construir navios de guerra e lotados de encomendas civis, e vários outros projetos sendo tocados ao mesmo tempo, e com uma baita crise mundial a pleno vapor, ..........as coisas são resolvidas em curtíssimo prazo? Se é assim gostaria de conhecer esse seu planeta. Sei não, autoridade. Talvez nem na sua empresa e nem na sua casa seja assim. Menos, bem menos, por favor
Isso não é desculpa para os atrasos que estamos sofrendo.

Esse seu discurso pode ser passado para o Mantega e pelo Amorim, para jogar na nossa cara quando adiarem o FX-2 "do fim desse ano" para 2142, ou continuar atrasando o PROSUPER (mesmo com a MB já tendo dado sua decisão) ou qualquer outra coisa.

Estamos carecas de saber que:

1) Nenhum dos programas das FAs custam horrores para um país com o tamanho da nossa economia;
2) Como a ampla maioria deles visa um aspecto industrial, de produção nacional, o preço a ser pago seria compensado, pelo próprio crescimento do PIB e da indústria;
3) Não vão ser pagos a vista, na hora do martelo bater.

Então a única coisa que responde aos atrasos é: incompetência do GF. Falta de tempo para discutir a defesa nacional (e várias outras cositas mas) enquanto enfiam os pés na lama do Paraguai ou ficam discutindo CPIs e aumentos de salário para os canalhas...

Impressionante o seu negativismo e o seu pessimismo! 9 entre 10 das suas mensagens só trazem reclamações, vc já superou o Mr. Citefa em relação ao Brasil e já está no vácuo do Jizuisss. Bem, no seu planeta o Brasil está em guerra contra quem mesmo? Vc não respondeu. Tenho certeza que se vc fosse o governante máximo do país não estaria nem aí para a oposição, a sociedade (o eleitor) a e imprensa batendo que na 6ª economia do mundo existe um enorme passivo social acumulado nos ultimos 500 anos (98 bi só para a saúde pública). Vossa Excelência não tituebearia em investir algo em torno de R$ 10 bi só para a Força Aérea pois seria muito fácil de defender a alocação dessa verba enquanto os problemas se acumulam em outras áreas. Mas, V. Excia ,com certeza, saberia resolver tudinho.Sentar-se na frente de um teclado, deixando de fora uma míriade de variáveis, e resolver rapidamente todos os problemas fosse assim tão fácil quanto V. Excia imagina......até eu seria Presidente da República. Bem, não vou me alongar mais. Só uma coisa, tome maracujina e procure ajuda profissional ou "pede pra sair" como diria o Capitão Nascimento.




"O dia em que os EUA aportarem porta aviões, navios de guerra, jatos e helicópteros apache sobre o território brasileiro, aposto que muitos brasileiros vão sair correndo gritando: "me leva, junto! me leva, junto!"
Avatar do usuário
Boss
Sênior
Sênior
Mensagens: 4136
Registrado em: Ter Ago 10, 2010 11:26 pm
Agradeceram: 356 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#9044 Mensagem por Boss » Qui Jul 05, 2012 12:56 pm

Me comparar com "Jizuiz" é uma ofensa. Eu não fico denegrindo o que dá certo. Não apareço no tópico do PROSUB, do KC-390, dos mísseis, ou do Guarani, falando borracha sobre eles. Comemoro e aplaudo quando as coisas dão certo.

Não fico falando que vão dar errado, etc. Muita gente o faz, mas eu não.

O resto nem vale discutir de novo. Pela sua argumentação, vamos ficar até 2999 com F-5, porque até lá, é capaz de não resolverem nossos problemas na saúde, educação, infraestrutura e segurança pública, e não estaremos em guerra.

Os investimentos nas FAs que pedimos aqui não são uma hemorragia no orçamento das outras necessidades. Não queremos competir com a China ou com os EUA (tem gente que acha que devemos fazer isso, mas isso vc discute com elas... :roll: ).

Se todos os programas PROPOSTOS pelo próprio GF saíssem, todos estaríamos felizes. Não existe nada utópico ou que vá arregaçar os investimentos em saúde e educação, por exemplo...

As piadinhas e ironias eu dispenso. :wink:




REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Avatar do usuário
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Mensagens: 8391
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 12:25 pm
Agradeceram: 184 vezes

Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#9045 Mensagem por Luís Henrique » Qui Jul 05, 2012 3:08 pm

GustavoB escreveu:
Não é 1 bi de euros é 1 bi de DÓLARES.
Me referi à classe Horizon/Type 45.
Pois é.
Com o valor de 1 Horizon daria para adquirir 4 Iver.




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Responder