Marinha de Portugal

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
P44
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2771 vezes
Agradeceram: 2448 vezes

#901 Mensagem por P44 » Qui Jun 08, 2006 5:14 am

ferrol escreveu:
Rui Elias Maltez escreveu:ontem, mais 2 Canadair espanhois deram-nos uma ajuda para dominar um incêndio que lavrava desde Domingo.
España i eu somos así, bos e xenerosos...
De todos xeitos, aínda me parece cedo para a tempada de lumes, ¿non?

Ferrol

Dado que a maioria dos incêndios tem origem criminosa, A "temporada" não tem nada a ver...

Achei um "piadão" ás declarações do governante (?) em relação a esse incêndio, a dizer que como em Espanha "ainda se estava na época de Inverno" (!!!!!) (como se Portugal estivesse nos antípodas!!!) , não tinha havido problema em obter ajuda dos Canadair espanhois. :roll:

Oxalá não seja mais um verão trágico como o do ano passado, em que a falta de meios obrigou a uma ajuda de Espanha, alemanha, etc...

Rui:
Em relação aos PUMA...
fosse como fosse, o mais certo era ficarem a apodrecer a um canto, como o material de combate a incêndios dos C-130, que está a apodrecer no Montijo... :oops: :cry:

não te esqueças que os incêndios movem muitos "interesses"

[/offtopic]

Triste sina ter nascido português 👎
manuel.liste
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 8 vezes

#902 Mensagem por manuel.liste » Qui Jun 08, 2006 5:19 am

Creía que tras lo del año pasado su gobierno iba a adquirir más medios aéreos para el combate contra-incendios... :roll:

P44
Sênior
Sênior

#903 Mensagem por P44 » Qui Jun 08, 2006 5:32 am

[off-topic]

manuel.liste escreveu:Creía que tras lo del año pasado su gobierno iba a adquirir más medios aéreos para el combate contra-incendios... :roll:

Essa é a promessa que fazem todos os anos..."para o próximo ano blablabla"...e que nunca se concretiza.
Os PUMAs parece que vão ser mm vendidos. A Rússia propôs DAR a Portugal 4 Beriev 200 de combate a incêndios(como abatimento da divida externa do tempo da ex-URSS)...a última vez que ouvi algo acerca disso, é que ia estar cá UM B-200 para "avaliação" (o mais certo é chumbar)...e assim vamos...contando com a ajuda de quem nos quiser ajudar...

É que o negócio de "aluguer" de meios de combate a incêndios tem muito que se lhe diga...

[/off-topic]

ferrol
Sênior
Sênior
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 45 vezes

#904 Mensagem por ferrol » Qui Jun 08, 2006 6:02 am

P44 escreveu:não te esqueças que os incêndios movem muitos "interesses"
Sí, P44, tes toda a razón, por aquí tamén pasa moito...

cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1155 vezes
Agradeceram: 2896 vezes

#905 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Jun 08, 2006 6:19 am

Olha que o Beriev está cá este ano para o governo ver o que ele é capaz de fazer e os seus gastos operacionais...depois se tudo correr bem manda-se vir! Pelo menos foi o que eu ouvi desde o começo, não te esqueças que não há qq experiência com este avião Russo cá em Portugal. Em Itália, pelo que eu li está a fazer um grande sucesso. :wink:

P44
Sênior
Sênior

#906 Mensagem por P44 » Qui Jun 08, 2006 6:24 am

cabeça de martelo escreveu:Olha que o Beriev está cá este ano para o governo ver o que ele é capaz de fazer e os seus gastos operacionais...depois se tudo correr bem manda-se vir! Pelo menos foi o que eu ouvi desde o começo, não te esqueças que não há qq experiência com este avião Russo cá em Portugal. Em Itália, pelo que eu li está a fazer um grande sucesso. :wink:

:D Oxalá tenhas razão, eu escrevi acima que o Beriev estava cá...tenho é medo que "concluam" que não serve... :( :?

Spectral
Sênior
Sênior

#907 Mensagem por Spectral » Qui Jun 08, 2006 6:26 am

Falam muito em comprar isto e aquilo, "dar" isto e aquilo, mas eu quero ver é quem depois ao longo de 20 anos vai pagar a operação ( pilotos, combustível) e manutenção dos helis e aviões, ainda mais tendo em conta que durante metade do ano eles pouco ou nada terão que fazer. Se calhar estão à espera que seja a FAP :twisted:

Já agora P44, vi ontem o Underworld Evolution, o filme tá fraquito se comparado com o primeiro :wink: Claro que onde quer que a Kate Beckinsale apareça :P

P44
Sênior
Sênior

#908 Mensagem por P44 » Qui Jun 08, 2006 6:35 am

Spectral escreveu:Falam muito em comprar isto e aquilo, "dar" isto e aquilo, mas eu quero ver é quem depois ao longo de 20 anos vai pagar a operação ( pilotos, combustível) e manutenção dos helis e aviões, ainda mais tendo em conta que durante metade do ano eles pouco ou nada terão que fazer. Se calhar estão à espera que seja a FAP :twisted:

Grande Spectral :D

mas se os outros países têm meios dedicados só aos incêndios...porque não pudemos ter nós? :oops:
(não me batas muito, doem-me as costas)

Spectral escreveu:Já agora P44, vi ontem o Underworld Evolution, o filme tá fraquito se comparado com o primeiro :wink: Claro que onde quer que a Kate Beckinsale apareça :P

:wink: Até podia ser num filme do Manoel de Oliveira

Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#909 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qui Jun 08, 2006 6:38 am

Spectral:

Mas você defende que ao contrário dos outros países, Portugal não tenha meios para combate a fogos (meios aéreos), e que seja preferível ir mendigando a ajuda de outros países amigos?

Serão esse países maus gestores já que possuem essem meios ao contrário do nosso que prefere ficar de braço cruzados?

Se a questão é saber quem vai pagar, como se colocará a questão do pagamento do aluguer de meios, que têm sido insuficientes?

Imagem
Spectral
Sênior
Sênior

#910 Mensagem por Spectral » Qui Jun 08, 2006 6:40 am

Ora, podemos e devemos ter, que alugá-los fica muito mais caro a médio prazo, agora tem é que estar bem especificado quem é que os vai pagar, não é "a FAP cede-nos os helis velhos, e depois nós pedimos-lhes uns pilotos emprestados nos meses de Verão e está feito" como os responsáveis dos bombeiros e protecção civil aparentemente quiseram fazer :wink:

Ou seja, a questão de serem os Pumas a combater os fogos não é o mais importante, o que interessa é definir quem vai pagar TUDO ao longo de 20 anos ou mais :wink:

Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Contato:

#911 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qui Jun 08, 2006 6:48 am

SpectraL.

Ser agora se pretende um Comando ùnico para os helis que temos e iremos ter, deixando de serem helis da FAP, e do Exércitio, que mal teria se os Pumas, que até há pouco eram excelentes para transportar ministros para inaugurações e se servem para a Roménia, que os 10 Puma's, ou mesmo 5 deles fizessem esse serviço de apoio?

Que mal tem ou teria se esses Puma's servissem para Protecção Civil e transporte, e SAR como o que tem feito até aqui para transporte de doentes inter-ilhas, libertando a FAP dessa tarefas?

Ou a FAP não serve para apagar incêndios, mas serve para servir com as suas plataformas para blocos de partos voadores nos Açores?

Se se trata de um comando único, bem que os Puma's poderiam ser integrados nesse conjunto de meios por mais uns anos e prestar um serviço que não temos tido até aqui.

E repare:

Não culpo da FAP , mas sim o Governio que não tem uma estratégia de politica de recursos humanos nem financeiros para permitir que todas as potencialidades fossem utilizadas. e entretanto, aluga-se e pede-se ajuda a outros.

A coisa é muito simples:

Se os Puma's são velhos e não servem, será que se espera que a Roménia pague em por eles? :wink:

Imagem
Spectral
Sênior
Sênior

#912 Mensagem por Spectral » Qui Jun 08, 2006 6:57 am

Bem para já, aqui há uma semana atrás os romenos negaram interesse em comprar os Pumas que nós lhes propusemos, portanto não sei porque razão a nossa imprensa continua a bater no assunto.

A actuação dos Pumas como "blocos de parto de voadores" ou "transporte de ministros" é apenas a consequência de serem o que existe disponível no Estado, não a sua missão principal. Isto é bastante diferente de operá-los em missões anti-incêndio durante dias a fio nos meses de Verão.

Também não tenho problemas a que seja a FAP ou as Forças Armadas a operarem estes helis anti-incêndios ( por exemplo acho que é assim na Grécia), desde que recebam o orçamento extra necessário. Agora não se pode é estar a canibalizar ainda mais as suas capacidades.

Quanto aos modelos, o Puma é um heli militar com mais de 30 anos e muito equipamento extra desenecessário para estas missões, certamente muito mais caro de operar e manter que um heli novo civil da mesma classe, que por sua vez tem o problema do custo de aquisição. Como dizia o Guterres " é só fazer as contas", :wink: e esperemos que alguém as faça bem e tome a decisão certa (aiaiaiaiaiai :roll: )

Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Contato:

#913 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qui Jun 08, 2006 7:08 am

Mas não se pode pegar na célula dos Puma, retirar-lhe os equipamentos militares e mantê-los para uma missão mais civil, para SAR, transporte de doentes,etc?

Se calhar com o que se poupava no aluguer milionário em helis do INEM e do SNBPC, já dava para manter os Puma's a voar.

Muito sinceramnete não me parece racional que se arranje dinheiro para aluguer de meios, e não haja dinheiro para fazer voar o que já temos (10 unidaes) e que até já estão pagos.

Imagem
P44
Sênior
Sênior

#914 Mensagem por P44 » Qui Jun 08, 2006 12:35 pm

nestor
Sênior
Sênior

#915 Mensagem por nestor » Qui Jun 08, 2006 10:29 pm

La FAP no puede dedicarse a apagar incendios... bastante tiene ya con interceptar helicopteros españoles que van a Portugal, previa llamada de los bomberos portugueses, para apagar los incendios en ese pais :roll: :roll:

Y encima hay quien considera al piloto del helicoptero un irresponsable o cosas peores, como que estaba haciendo labores de espionaje para los perfidos castellanos.

Saludos.

Responder