Também pensei que tendo em vista a operação do M2000 na IAF, teoricamente, o Rafale é o favorito. No entanto, creio que tudo depende do "pacote" a ser ofertado. Embora o Rafale esteja adiantado em sua multifuncionalidade a versão ofertada do Eurofighter sem dúvida deve ser um "Tranche 3I", cuja "versão européia" já estaria em operação quando começarem as entregas a IAF.Carlos Mathias escreveu:A opção natural é o Rafale.
É um avião multi-tarefa pronto e testado.
O EF ainda tem que madurar suas capacidades AR-SOLO e é muito caro, muito mesmo.
Se nem a RAF pode operar, eu não sei até onde os indianos poderiam, já que les não são assim tãããão ricos.
Aliado a isso, há o fato da Índia já operar o M-2000 que, modernizado, usará algumas coisas , ou muitas coisas em comum com o Rafale, no mínimo as armas.
Para superioridade aérea e estratégica a Índia já usa o excelente SU-30MKI, que também usa equipamentos franceses na sua suíte eletrônica e aviônica.
Sobre o MIG-29/35, é uma pena, mas seu tempo passou para quem quer o TOP, assim como para o F-16, ambos relegados a FAers menos comprometidas, digamos assim.
Mas os MIG-29K estão por aí, ainda incomodando.
Seria ótimo se neste momento os governos de Brasil e Índia estivessem negociando um super pacotão com a França e extraindo vantagens para ambos, e por que não dizer, para a própria França?
Só de pensar em 300 ou 400 novas encomendas de aviões, mais 600 a 800 motores no mínimo, mais uma penca de MICA/Meteor, SCALP-EG, ASSM, Exocet BIII...
Juntos, poderiam "exigir" a integração de MAR-1, A-Darter, SMKB e etc.
Muitas possibilidades se abrem com este fato, eu acho.
De qualquer maneira concordo plenamente com o q escreveste acima, seria uma excelente oportunidade e quiçá um trampolim para no futuro (2020 em diante) visionarmos um caça de 5ªG...
Por outro lado, junto com a Rússia, tendo em vista os BRICs, seria muito conveniente para os três países fazerem programas conjuntos, pela escala e por questões estratégicas, já que ambos não possuem antagonismos geopolíticos.
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