MMRCA - FX Indiano

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Enlil
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Re: MMRCA - FX Indiano

#901 Mensagem por Enlil » Sáb Abr 30, 2011 12:03 pm

Carlos Mathias escreveu:A opção natural é o Rafale.

É um avião multi-tarefa pronto e testado.
O EF ainda tem que madurar suas capacidades AR-SOLO e é muito caro, muito mesmo.
Se nem a RAF pode operar, eu não sei até onde os indianos poderiam, já que les não são assim tãããão ricos.

Aliado a isso, há o fato da Índia já operar o M-2000 que, modernizado, usará algumas coisas , ou muitas coisas em comum com o Rafale, no mínimo as armas.

Para superioridade aérea e estratégica a Índia já usa o excelente SU-30MKI, que também usa equipamentos franceses na sua suíte eletrônica e aviônica.

Sobre o MIG-29/35, é uma pena, mas seu tempo passou para quem quer o TOP, assim como para o F-16, ambos relegados a FAers menos comprometidas, digamos assim.

Mas os MIG-29K estão por aí, ainda incomodando.

Seria ótimo se neste momento os governos de Brasil e Índia estivessem negociando um super pacotão com a França e extraindo vantagens para ambos, e por que não dizer, para a própria França?
Só de pensar em 300 ou 400 novas encomendas de aviões, mais 600 a 800 motores no mínimo, mais uma penca de MICA/Meteor, SCALP-EG, ASSM, Exocet BIII...

Juntos, poderiam "exigir" a integração de MAR-1, A-Darter, SMKB e etc.

Muitas possibilidades se abrem com este fato, eu acho.
Também pensei que tendo em vista a operação do M2000 na IAF, teoricamente, o Rafale é o favorito. No entanto, creio que tudo depende do "pacote" a ser ofertado. Embora o Rafale esteja adiantado em sua multifuncionalidade a versão ofertada do Eurofighter sem dúvida deve ser um "Tranche 3I", cuja "versão européia" já estaria em operação quando começarem as entregas a IAF.

De qualquer maneira concordo plenamente com o q escreveste acima, seria uma excelente oportunidade e quiçá um trampolim para no futuro (2020 em diante) visionarmos um caça de 5ªG...

Por outro lado, junto com a Rússia, tendo em vista os BRICs, seria muito conveniente para os três países fazerem programas conjuntos, pela escala e por questões estratégicas, já que ambos não possuem antagonismos geopolíticos.

[].




Carlos Mathias

Re: MMRCA - FX Indiano

#902 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Abr 30, 2011 12:07 pm

Por outro lado, junto com a Rússia, tendo em vista os BRICs, seria muito conveniente para os três países fazerem programas conjuntos, pela escala e por questões estratégicas, já que ambos não possuem antagonismos geopolíticos.
Exatamente!!!!! :wink: 8-]




AlbertoRJ
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Re: MMRCA - FX Indiano

#903 Mensagem por AlbertoRJ » Sáb Abr 30, 2011 12:56 pm

Uma outra pequena vantagem do Rafale é ter seu radar AESA em um estágio mais avançado que o do Typhoon.

[]'s




Alberto -
orestespf
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Re: MMRCA - FX Indiano

#904 Mensagem por orestespf » Sáb Abr 30, 2011 12:57 pm

Petry escreveu: Caro Orestes,

Então tu achas que um Rafale/EF=2000 são superiores ao Su-35?

Ou tu dirias que que o melhor caça médio porte de 4ª geração é algum destes dois classificados?

Porque ao meu ver, o Su-35 não entrou nessa lista por ser de grande porte e já ter uma aeronave nessa categoria, os Su-30. E até acho essa aeronave fez o MiG-35, pois queriam um fornecedor de outra origem.
O SU-35 BM, apesar de ser um incrível caça, não é de 4ªG, assim como não é o F/A-18 SH; são dois caças de 3ªG que foram "upgradeados" com eletrônica de quarta geração. O Gripen, Rafale e EF-2000 foram concebidos, projetados e desenvolvidos para ser um verdadeiro 4ªG, não são adaptações.

A grande vantagem do SU-35, diria até mesmo o F-15, não está na capacidade de levar grandes quantidades de armamentos, mas sim no alcance indiscutível que possui. No que diz respeito a capacidade de transportar armamentos, bem, não vejo tanta diferença, na prática (que fique claro), do que o Rafale e o Typhoon conseguem fazer.

Um dos problemas do SU-35 no Brasil não está no fato dele ser um caça grande ou pesado, mas nos elevados custos de manutenção e operação; porém o pior é a questão logística, a FAB teria que mudar tudo, encarecendo ainda mais. O FX, tanto 1 quanto 2, sempre levou em conta que o caça escolhido seria o substituto natural dos F-5, M-2000 (antes, o M-III) e A-1; não vejo com naturalidade que o SU-35 pudesse ser o caça para fazer tal coisa, os custos iriam na estratosfera. Minha opinião: sou favorável ao SU-35 BM na FAB, mas em quantidade reduzida, em hipótese alguma para ser o nosso único caça. Neste aspecto, é bom lembrarmos que o Rafale nasceu para ser assim, ou seja, o único caça da FAB, ele foi concebido desde o início para ser assim, este é o seu maior trunfo, trunfo este que não existe no F-18, EF-2000, SU-35 e até mesmo o Gripen NG; por isso entendo que o Rafale é a melhor opção para o Brasil. O custo é alto hoje, mas depois que cumprir o seu papel de substituir todos os caças da França, supondo que ocorra o mesmo no Brasil, e tendo chances de emplacar na Índia, então tais custos seriam drasticamente reduzidos (por isso não aceito o argumento de que o Rafale é caro para manter e operar, o que pode ser dito é que ele está caro -- no momento).


Abração!!!




PRick

Re: MMRCA - FX Indiano

#905 Mensagem por PRick » Sáb Abr 30, 2011 1:07 pm

Penguin escreveu:
PRick escreveu:
Isso também serve para o F-18E, um caça que não venceu nenhuma das concorrências que participou, só vende para a Us Navy, e o Mig 35 ainda é muito melhor que ele. Como o próprio congresso dos EUA admitiram.

Não podemos esquecer que os Indianos estão comprando a versão naval dele.

Mas a máfia anglo-saxã da mídia só faz propaganda dos caças dos EUA, da forma mais discarada possível, inventam fatos como a desclassificação do melhor caça para a Força Aérea da India, infelizmente, é nesse mundo que vivemos, esse bando faz de tudo para terminar com o pouco de credibilidade que sobrou na mídia mundial.

[]´s
A fonte do artigo acima é o Blog indiano Live Fist, quem primeiro anunciou o Short List do MMRCA.
Os indianos escrevem em inglês, pois este é um dos idiomas oficiais por lá.

[]s
Mas quem disse que a máfia escreve só em inglês? A minha referência é a respeito de uma midia comprometida com os interesses dos EUA no mundo. Aqui é a PIG.

Imagine se fosse o Rafale o desclassificado, como aquele boato mentiroso ganhou o mundo em poucas horas vinda da própria India.

Saiu alguma matéria na mídia PIG sobre a derrota do F-18 e do Gripen NG na nossa máfia? Alguma linha informando que, tecnicamente, o F-18E foi cosiderado inferior ao Rafale? Que não foi capaz de cumprir os requisitos de performance? Ou India, Holanda, Suiça, Coréia não entendem nada de avião, porque sempre o Rafale é finalista ou o melhor colocado na parte técnica, em todos os exercícios ele vence de lavada, F-18, F-16, Typhoon, F-15. E na Líbia, onde vimos o um F-15 com problemas técnicos e os Rafales destruindo tudo. Fotos de Rafales M usando sistemas que muitos aqui diziam não estarem integrados, ou não desenvolvidos como o caso da foto do HMD em uso num Rafale M.

E quando os dois Rafales colidiram foi uma festa. Depois da queda desses dois Rafales por colisão, pelo menos 03 F-18E cairam, e as notícias a respeito? É disso que estou falando, de propaganda e ideologia disfarçada de noticia e informação.

[]´s




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Re: MMRCA - FX Indiano

#906 Mensagem por knigh7 » Sáb Abr 30, 2011 1:16 pm

Enlil escreveu:
Carlos Mathias escreveu:A opção natural é o Rafale.

É um avião multi-tarefa pronto e testado.
O EF ainda tem que madurar suas capacidades AR-SOLO e é muito caro, muito mesmo.
Se nem a RAF pode operar, eu não sei até onde os indianos poderiam, já que les não são assim tãããão ricos.

Aliado a isso, há o fato da Índia já operar o M-2000 que, modernizado, usará algumas coisas , ou muitas coisas em comum com o Rafale, no mínimo as armas.

Para superioridade aérea e estratégica a Índia já usa o excelente SU-30MKI, que também usa equipamentos franceses na sua suíte eletrônica e aviônica.

Sobre o MIG-29/35, é uma pena, mas seu tempo passou para quem quer o TOP, assim como para o F-16, ambos relegados a FAers menos comprometidas, digamos assim.

Mas os MIG-29K estão por aí, ainda incomodando.

Seria ótimo se neste momento os governos de Brasil e Índia estivessem negociando um super pacotão com a França e extraindo vantagens para ambos, e por que não dizer, para a própria França?
Só de pensar em 300 ou 400 novas encomendas de aviões, mais 600 a 800 motores no mínimo, mais uma penca de MICA/Meteor, SCALP-EG, ASSM, Exocet BIII...

Juntos, poderiam "exigir" a integração de MAR-1, A-Darter, SMKB e etc.

Muitas possibilidades se abrem com este fato, eu acho.
Também pensei que tendo em vista a operação do M2000 na IAF, teoricamente, o Rafale é o favorito. No entanto, creio que tudo depende do "pacote" a ser ofertado. Embora o Rafale esteja adiantado em sua multifuncionalidade a versão ofertada do Eurofighter sem dúvida deve ser um "Tranche 3I", cuja "versão européia" já estaria em operação quando começarem as entregas a IAF.

De qualquer maneira concordo plenamente com o q escreveste acima, seria uma excelente oportunidade e quiçá um trampolim para no futuro (2020 em diante) visionarmos um caça de 5ªG...

Por outro lado, junto com a Rússia, tendo em vista os BRICs, seria muito conveniente para os três países fazerem programas conjuntos, pela escala e por questões estratégicas, já que ambos não possuem antagonismos geopolíticos.

[].
Eu torco para o rafale vencer na India, pois caso ele venca aqui também, seremos beneficiados pela maior economia de escala da aeronave.


Agora, não se pode esquecer que o Consórcio Eurofighter ofereceu aos indianos participacão no projeto, o que implica em codesenvolvimento bem como producão de partes do caca na India para todas as vendas. Isso pode ser bastante atrativo aos indianos.

Eu acho que o MMRCA vai ter ainda boas brigas entre os 2. Quem vence é o comprador. Concorrência existe para isso mesmo.




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Re: MMRCA - FX Indiano

#907 Mensagem por knigh7 » Sáb Abr 30, 2011 1:20 pm

Carlos Mathias escreveu:


Seria ótimo se neste momento os governos de Brasil e Índia estivessem negociando um super pacotão com a França e extraindo vantagens para ambos, e por que não dizer, para a própria França?
Só de pensar em 300 ou 400 novas encomendas de aviões, mais 600 a 800 motores no mínimo, mais uma penca de MICA/Meteor, SCALP-EG, ASSM, Exocet BIII...

Juntos, poderiam "exigir" a integração de MAR-1, A-Darter, SMKB e etc.

Muitas possibilidades se abrem com este fato, eu acho.
Estava pensando nisso também.




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Re: MMRCA - FX Indiano

#908 Mensagem por AlbertoRJ » Sáb Abr 30, 2011 1:32 pm

Outra pequena vantagem do Rafale seria o fato da nova Kaveri se basear na M-88.

E corrigindo, a vantagem do Rafale em ter um radar AESA já em produção não é nada pequena.

[]'s




Alberto -
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Re: MMRCA - FX Indiano

#909 Mensagem por Pepê Rezende » Sáb Abr 30, 2011 1:56 pm

orestespf escreveu:O SU-35 BM, apesar de ser um incrível caça, não é de 4ªG, assim como não é o F/A-18 SH; são dois caças de 3ªG que foram "upgradeados" com eletrônica de quarta geração. O Gripen, Rafale e EF-2000 foram concebidos, projetados e desenvolvidos para ser um verdadeiro 4ªG, não são adaptações.
orestespf escreveu:Há diferenças importantes entre o Su27 e o Su35BM. Só para ter uma idéia, toda a parte frontal da fuselagem é em material composto. O peso é 20% menor e tem 20% a mais de potência .

A grande vantagem do SU-35, diria até mesmo o F-15, não está na capacidade de levar grandes quantidades de armamentos, mas sim no alcance indiscutível que possui. No que diz respeito a capacidade de transportar armamentos, bem, não vejo tanta diferença, na prática (que fique claro), do que o Rafale e o Typhoon conseguem fazer.
Sim, mas maior alcance implica em menor dependência de reabastecedores.
orestespf escreveu:Um dos problemas do SU-35 no Brasil não está no fato dele ser um caça grande ou pesado, mas nos elevados custos de manutenção e operação; porém o pior é a questão logística, a FAB teria que mudar tudo, encarecendo ainda mais. O FX, tanto 1 quanto 2, sempre levou em conta que o caça escolhido seria o substituto natural dos F-5, M-2000 (antes, o M-III) e A-1; não vejo com naturalidade que o SU-35 pudesse ser o caça para fazer tal coisa, os custos iriam na estratosfera.
A proposta russa era a única que dava total transparência aos custos operacionais e eles não são tão altos quanto parecem. Havia um armazém alfandegado em Viracopos com peças necessárias para operar 36 aviões por 8 mil horas. Custo total: US$ 700 milhões. Faça os cáculos e terá uma surpresa do valor hora/voo em componentes. Gastaria bem mais combustível, é verdade, mas o valor dos componentes é baixíssimo, menor que o do Gripen. Quanto ao ferramental, os russos não possuem equipamentos especiais. Para remover um radar do Mirage 2000 é necessário uma chave especial, que só serve para isso e custa US$ 10 mil. Os russos usam uma chave canhão, comprável em qualquer loja de ferragem por R$ 10. A idéia de que os custos iriam na estratosfera é um mito. Onde haveria gasto real seriam nos hangaretes, que no caso brasileiro são vergonhosos e mal abrigam dos elementos, e na compra de escadas de manutenção.
orestespf escreveu:Minha opinião: sou favorável ao SU-35 BM na FAB, mas em quantidade reduzida, em hipótese alguma para ser o nosso único caça. Neste aspecto, é bom lembrarmos que o Rafale nasceu para ser assim, ou seja, o único caça da FAB, ele foi concebido desde o início para ser assim, este é o seu maior trunfo, trunfo este que não existe no F-18, EF-2000, SU-35 e até mesmo o Gripen NG; por isso entendo que o Rafale é a melhor opção para o Brasil. O custo é alto hoje, mas depois que cumprir o seu papel de substituir todos os caças da França, supondo que ocorra o mesmo no Brasil, e tendo chances de emplacar na Índia, então tais custos seriam drasticamente reduzidos (por isso não aceito o argumento de que o Rafale é caro para manter e operar, o que pode ser dito é que ele está caro -- no momento).
A idéia de apenas um vetor condena a FAB à obsolescência. Em minha modetíssima opinião, encerrava o F-X2 com 96 aviões e abria, desde já, o F-X3 para a escolha de um caça furtivo, com 60 unidades iniciais.

Abraços

Pepê




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Re: MMRCA - FX Indiano

#910 Mensagem por Enlil » Sáb Abr 30, 2011 2:14 pm

Também sou dessa opinião, pelo menos uns 3 esquadrões de 24 (Anápoles, Manaus, Canoas), talvez 4 (Santa Cruz) e partir logo para um caça de 5ªG antes de receber o último esquadrão.


[].




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Re: MMRCA - FX Indiano

#911 Mensagem por knigh7 » Sáb Abr 30, 2011 2:16 pm

O Fx2 não vai acabar passando de 36 unidades.
Quando a FAB tiver dinheiro para outra encomenda, lááá'para a década de 2020, vai estar na hora de um caca de 5 Geracão.




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Re: MMRCA - FX Indiano

#912 Mensagem por Enlil » Sáb Abr 30, 2011 2:29 pm

Esse é grande problema da atual concorrência, se demorarmos muito para escolher o vencedor e receber o primeiro lote estaremos recebendo caças obsoletos em 2020, modernos eletronicamente mas sem manobrabilidade, supercruise, baias internas e baixíssimo RCS como os caças de 5ªG q equipam e já estarão equipando as FAs da Rússia, China e India. Fora as q estarão equipadas com o "ganso de ouro" (F-35) e outros projetos q talvez frutifiquem (Turquia, Coréia do Sul, Japão, dentre outros).


[].




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Re: MMRCA - FX Indiano

#913 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Abr 30, 2011 2:36 pm

Rafale prá FAB e MB como caça tático.
Su-35BM agora (agora mesmo, esse ano) prá FAB com PAK-FA lá na frente como caças estratégicos.

"Burro, não tem grana, idiota, vive no mundo de Alice, e "jesuis já avisou" !!!!!".

Eu agora acompanho a EMBRAER, ODEBRECHT e outras gigantes idiotas, burras e etc, que estão investindo pesado em defesa aqui no Brasil.
Esse povo não joga para perder.

E eu já avisei prá eles também que "jesuis tá vendo" tudo que eles estão fazendo. :roll: :mrgreen: :lol: :lol: :lol:




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Re: MMRCA - FX Indiano

#914 Mensagem por brasil70 » Sáb Abr 30, 2011 3:49 pm

Se o contrato do FX-2 for assinado esse ano, pró-Rafale, quanto tempo demoraria para começaram a chegar por aqui?




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Re: MMRCA - FX Indiano

#915 Mensagem por Enlil » Sáb Abr 30, 2011 4:47 pm

Depende da negociação. Poderíamos até solicitar alguns da linha da Dassault que seriam para a AdLA para adiantar a entrega de parte do primeiro lote da FAB.




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