morcego escreveu:Hader escreveu:morcego escreveu:Carlos Mathias escreveu:O transporte por dutos é reconhecidamente o mais barato de todos.
e mesmo sendo o mais barato, NÃO ANIQUILOU OS OUTROS, pq?
Não vou entrar em debates ideológicos aqui, mesmo porque considero isto estéril. Vou falar de petróleo, gas e congêneres. E de maneira pragmática.
1- O preço que a Petrobras pagava pelo gás boliviano esta bem abaixo do valor de mercado, especialmente os das frações nobres. Mas não deveríamos ter negociado em cima de termos como "caridade para com os mais pobres", mesmo porque os bolivianos são produtores e, portanto, o lado forte da cadeia. Mas o preço final acordado foi bom para nós. O Evo pode até comemorar, mas não ganhou.
O preço que a petrobras pagava teria que NATURALMENTE ser BEM MAIS BARATO, pois o gás no chão não vale NADA, eram necessárias TORRES DE DECANTAÇÃO PARA O PETRÓLEO, gaseodutos, técnicos, etc.
TUDO PAGO COM O NOSSO DINHEIRO, agora ira cair no colo de HUGO CHAVEZ para que este lucre com as compras argentinas.Hader escreveu:2- O plano para importar GNL está andando rápido. Em breve seu Evo vai ver navios cheios de GNL aportando por estas bandas, e seu poder de barganha indo para o saco.
3- Os planos de exploração da bacia de Santos estão em ritmo muito acelerado. Novamente o Evito vai de dar mal a médio prazo.
4- Gasodutos são muito mais baratos de operar que navios de GNL, mas não podem ser usados em todas as situações. Por isto existem as duas alternativas.
Trocando em miúdos: a cama do Evo tá armada. A Petrobrás só está ganhando tempo.
Desculpem a pressa em escrever, mas estou muito sem tempo.
Abraços a todos.
de fato, a empresa e o governo estão procurando destruir a relação de dependência, o que esta acontecendo é justamente o que eu estou falando que DEVERIAMOS FAZER, isto é uma coisa, outra coisa são os investimentos e perdão da divida que fizemos com eles; ISSO não pode ser esquecido.
Outra coisa
Acha mesmo que o Brasil vai deixar essa atitude BOVINA de negociação? é claro que não.
Morcego meu caro, as refinarias ainda são da Petrobrás, não houve qualquer expropriação ou nacionalização. Houve um jogo de cena besta, cujo preço vai ser pago pela Bolívia, cedo ou tarde. Logo o meu e o Seu dinheiro não foram parar nas mãos de ninguém.
Não quero ser chato, mas não existe torre de decantação para petróleo. Existem torres de fracionamento, craqueamento catalítico, retificação, etc. Tome isto como informação apenas, não como provocação, ok?
De resto creio que o governo brasileiro deveria ser mais duro nas relações comerciais. Muito mais duro. Não só com a Bolívia, mas com a Argentina e tudo mais. Mas este comportamento "companheiro" do governo atual não me surpreende em nada, pois está afinado com sua ideologia (burra e ultrapassada). Fico sim extremamente surpreso com com a complacência com que é julgado o governo passado, tão frouxo quanto este em diversos aspectos. Afinal, foi com o FHC que atingimos este estado de subserviência, com medo de levar uma surra da mão invisível do mercado. Aí vem a Argentina, dá um tremendo calote na dívida e...Necas de surra. Não estou defendendo calote, apenas mostrando o quanto nossa política externa era míope e fraca já naquela época.
Abraço
P.S.- Morcego, você está de parabéns pelo nível que vem mantendo nos debates. Queria fazer este elogio publicamente pois é notável seu esforço.