F-5M e os atrasos

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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#91 Mensagem por Alitson » Seg Mai 22, 2006 7:27 pm

Olha só esta foto de um Tiger chileno logo após a entrega, vejam os tanques de 600l sob as asas e de 1040l no ventre, será que a Embraer poderia fabricar estes tanques para os nossos F-5????????? E alguém sabe o custo de um tanque externo hj??????????
Assim um F-5 poderia ser armado com 2 MAA-1, 2 Derby, 1 tanque ventral de 1040l e mais dois sob as asas de 600l, aumentando assim consideravelmente o alcance do bichinho!!!!!!!!!!!!!

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#92 Mensagem por Bolovo » Seg Mai 22, 2006 8:32 pm

Até onde eu sei, a EMBRAER fabrica esses tanques faz tempo. Se não, poderiam fabricar, não é dificil de fazer.




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#93 Mensagem por Alitson » Seg Mai 22, 2006 8:34 pm

Bolovo escreveu:Até onde eu sei, a EMBRAER fabrica esses tanques faz tempo. Se não, poderiam fabricar, não é dificil de fazer.


até ai tudo bem... Mas e o preço????????????????




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#94 Mensagem por Degan » Seg Mai 22, 2006 9:15 pm

Não é no meu gosto. O que foi noticiado é que o FX2 teria um investimento de U$ 2,2 bi para 36 a 42 aeronaves novas.


Ok...entonces como ya conocemos algo de precios...sabemos que los candidatos nuevos son:
· F-16
· Mirage2000 (MUERTO)
· Gripen
· Mig-29

Usados, cualquiera del mismo tipo, ya que los pesados como el Su-27 modernizado NO ES barato...
NADA de EFAs o Rafales o Su-30....

Também vimos que as aeronaves consideradas foram F-35, EF, Su-37 e Rafale.


Claro....una foto fuera de contexto... :roll:
El dinero no alcanza y punto....los SdA son caros para todos...incluso para Brasil...

Ou seja, não fui eu quem disse, isto de 36 a 42 aeronaves também foi noticiado, não fui eu que falei que daria para comprar isto.


Luís...ya te dije que puedes soñar y creer lo que quieras.

Sobre ser caro ou não, eu não estou defendendo uma aquisição pesada de Su-37 ou Rafale. Estou defendendo uma aquisição, conforme noticiado do FX2 e uma complementação com aeronaves mais baratas, de segunda mão, modernizadas, monomotoras. Apenas isto.


Los aviones livianos ya los tienen...

Poderia ser F-16MLU ou M2000-5mk2.


Ou ainda, poderá ser uma aeronave ainda mais leve como o F-50.

Não estou falando em comprar 126 Rafale. E sim os 36 ou 42 previstos + uma frota de aeronaves usadas.

Claro....con 2.200 millones comprar y operar 40 Rafales más algunos F-16MLU..... :roll:

Se nesses U$ 2,2 bi vierem 42 F-16C também esta de bom tamanho para mim Degan.

Eu so quero que venha alguma coisa moderna e que tenhamos acesso ao código fonte para termos independência na utilização e integração de armamentos.


Ok...yo solo quiero aterrizar este debate a algo útil y realista.....

Então se 10 F-16 sai cada um por U$ 54 mi, porque para uma quantidade 4 x maior não poderia custar um poquito menos.


Mira la compra polaca por 40 F-16 Block52....costaron lo mismo...porque tanto los polacos como Omaníes, griegos, israelíes y chilenos compraron una versión nueva de F-16...

Saludos cordiales,




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
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#95 Mensagem por Carlos Lima » Seg Mai 22, 2006 9:18 pm

Só uma coisa Degan,

Eu não consideraria nem "declararia" que a foto apresentada pelo comandante da FAB é "Fora de contexto" e além disso os candidatos citados por você é quem estão "Mortos" com TALVEZ a excessão do Gripen o resto todo está morto.

[]s

Cb_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
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#96 Mensagem por Bolovo » Seg Mai 22, 2006 9:20 pm

Alitson escreveu:
Bolovo escreveu:Até onde eu sei, a EMBRAER fabrica esses tanques faz tempo. Se não, poderiam fabricar, não é dificil de fazer.


até ai tudo bem... Mas e o preço????????????????

Até onde eu sei, os preços dos tanques de combustivel são bem caros, quanto eu não sei, mas são caros.




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#97 Mensagem por lelobh » Seg Mai 22, 2006 9:21 pm

Esse tópico não era sobre o F-5?




Dom Pedro II, quando da visita ao campo de Batalha, Guerra do Paraguai.

Rebouças, 11 de setembro de 1865: "Informou-me o Capitão Amaral que o Imperador, em luta com os ministros que não queriam deixá-lo partir, cortou a discussão dizendo: " (D. Pedro II) Ainda me resta um recurso constitucional: Abdicar, e ir para o Rio Grande como um voluntário da Pátria."
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#98 Mensagem por juarez castro » Seg Mai 22, 2006 9:38 pm

Luís Henrique escreveu:Grande Juarez, entendo o seu ponto de vista, mas 60 aviões de caça para o Brasil é muito pouco.

Talvez, se tratando de avião novo, ou avião no estado-da-arte teremos até menos que 60, mas algum outro avião (F-50, F-16MLU, etc) complementará a frota.
Amigo Luiz Henrique, procure ver a coisa pela seguinte ótica: Quanto maior a diversidade de vetores, mais onerosa se torna a operação, portanto no meu modesto entender, seria mais econômico padronizar em uma única aeronave.

Repito, 60 aviões o Chile ou Venezuela terão. O Brasil necessitaria de pelo menos 50% mais.

Como todo o respeito, nem Chile e muito menos a Venezuela tem hoje 60 aeronaves de 1ª linha. Discordo da presença de F16 sem MLU, Mirage 50, Mirage III nesta contagem, mesmo no caso dos Mirage terem sofrido algumas modernizações em ambos os países.

-------------

La otra opción es que se acumulen todos en la frontera problemática, así, da lo mismo el tamaño del País....
Conclusión....el tamaño tiene poco que ver...


Não, não da. Então ficariamos como:

Com 24 F-16 teriamos 5 no Sul, 5 no Sudeste, 5 no Norte, 5 no Nordeste e 4 no Centro-Oeste.

Ou manteriamos 2 esquadrões um no Sudeste e outro no Centro-Oeste.

Ai se tivessemos um problema no norte, mandariamos todos para lá. E se ai alguém resolve atacar o Sul, o que fariamos???

Por isto temos mobilidade de sobra, e aviões lotados nos esquadrões atuais.


Não é tão simples. Um grande território para proteger significa maiores quantidades de meios, senão teríamos apenas como defender uma pequena parte do território ou todo o território de forma ineficaz.

De nada adianta voce ter os aviões para defender se não tem condições de mante-los operacionais.

¿De donde sacas eso...?, el número actual de aviones de 1ª línea es de 60...en el futuro no variará mucho....así que los 16 serán reemplazados por un número similar.
La FACH ya redujo mucho sus números desde principios de los `90 hasta ahora...cuando se eliminaron los Hawker Hunter...
]

O que melhorou em muito a operacionalidade da FACH.

Estou apenas fazendo uma comparação. Porque o Juarez está dizendo que a FAB deverá ficar com 60 aviões. Ou seja, metade do que teremos em 2 anos. Seria o mesmo que pegar os 16 F-5TIII e trocar por 6 dúzia de F-16. Entende?

Se o Chile não fará isto, porque nós faremos?

Amigo...”el número ideal” es aquél que permite entrenar y mantener operatividad óptima....con los sistemas y números actuales, la FAB está al límite de eso....
Más números de sistemas más nuevos, sofisticados y caros....NO ES FACTIBLE...


O Degan está absolutamente correto neste caso.

Concordo, porém o número de 60 aeronaves também no es factible. Aeronaves novas são mais caras, mas dão menos problemas de manutenção também.

Diria que mesclando aeronaves novas com aeronaves modernizadas ou aeronaves médias com aeronaves leve daria para mantermos uma boa operacionalidade e manter uma frota superior a 100 aviões de caça.

Mas é o que teremos se você incluir o ALX na sua contagem(ele é o nosso lift, por bem ou por mal...)

Los F-16MLU recibirán la mejora estructural PACER AMSTEL en Chile, con lo que tendrán otros 20 años de vida útil. Los F-5 serán oficialmente sustituidos el 2015...


Ok.

Tienes razón, fue un error de tipo.....si es posible hacerlo, lo óptimo serían los F-5M como lift más F-16E....


Ou F-16MLU como lift e F-16E. :lol:

Los números son fríos.....solo hay (con MUCHA suerte) 2.200 MMUS$, que alcanzan para:
· 40 F-16 Block50 plus igual que Chile.
· 25 F-16 Block60, según compra de EAU
· 16 Rafale, a costo de Francia
· 11 Eurofighter, costo de EAU
· Los Gripen y Mirage 2000 son a costo algo mayor a los F-16 Block 50...


Degan, acredita que o preço do F-16C seria o mesmo que para Chile. Ja que hoje temos tecnologias melhores como o F-16E desarrolado e o montante envolvido seria bem maior que os U$ 540 mi.

Se para 10 F-16 o custo foi de U$ 54 mi, para mais de 40 o custo seria menor.

Os U$ 88 mi pagos pelo EAU incluiu o custo de desenvolvimento?

Se sim, o custo atual deve ser menor também.

Por favor....hasta cuando....configuración AA: 2 A-Darter más 4 Dervy, carga 2,5 veces (cantidad estándar), luego cada avión: 7,9 MMUS$ por avión solo en AA.
Cada Harpoon cuesta más de 2 MMUS$, el Exocet Block III es más caro....
Puedes sumar AT, repuestos y entrenamiento...
Ya te demostré que el costo de armamento, entrenamiento y mantención sube el costo de un avión NUEVO en 50%....


O A-darter será produzido aqui e será mais barato. Não precisamos comprar tudo isto. Uma quantidade inferior ja seria satisfatório para um país que não está em guerra.

È aí que está o nosso erro Luiz, não adianta continuar com números altos de vetores sem armamento up date, apesar de alguns cérebros da FAB acharem que canhões tudo resolvem....

Mísseis anti-navio poderia vir apenas para parte da frota, não para todos.

Concordo.

Mirage 2000: dejemos tus 23 MMUS$ cada uno SIN ARMAS (es contrato a parte)…


Degan, estou falando em U$ 20 mi não em 23.
U$ 15 mi da modernização + U$ 6,4 mi da aeronave.
Em maior quantidade e considerando o pacote todo, U$ 20 mi não é pedir muito.

Conoces algo que se llama “tasa de interés”….???.


Como brasileiro, te digo que somos especialistas. :wink:

No seas niño….me da lo mismo si Brasil sigue con P-47 o con X-Wing….


Não, não da. Com P-47 como vamos proteger o Chile da Argentina? :lol: :lol: :lol:

--------------
Faça você então uma previsão de como seria a FAB no seu entender. Depois eu retruco, porque tudo que eu falo é inviável. Até miseros 96 aviões, sendo a maioria de segunda mão é inviável.

Então, queres o que? que eu diga que a FAB terá 12 F-16C + 28 F-16MLU para conseguir manter todas as aeronaves operacionais e bem armadas?? É isto?




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#99 Mensagem por Alitson » Seg Mai 22, 2006 9:58 pm

lelobh escreveu:Esse tópico não era sobre o F-5?


É, mas sabe como é, a gente tenta, mas tem gente que gosta de transformar todos os tópicos no mesmo assum, sabe, pra poder escrever a mesma $%¨&$%¨$% em todos eles!!!!!!!!!!!

Mas voltando ao assunto do F-5, relamente eu já tinha lido em algum lugar que falava que realmente os tanques sublares são caros, muito caros pela sua "simples" função, mas alguém ai faz idéia de preços, ou tem alguma fonte????????

Sei lá, só para a gente fazer uns calculos de quanto seria necessario pra FAB poder equipar seus F-5E.




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#100 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Mai 22, 2006 10:10 pm

Esse tópico não era sobre o F-5?


É, mas sabe como é, a gente tenta, mas tem gente que gosta de transformar todos os tópicos no mesmo assum, sabe, pra poder escrever a mesma $%¨&$%¨$% em todos eles!!!!!!!!!!!



Qual aquele em que um Mirage 2000 abateu um F-16D Turco, a qual foi visto um cocar em um M2000 grego, e dai???
Não estamos falando do M2000 e sim do Lixo-29!!!!!!!!!!!!!!!!


Inclusive você.




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#101 Mensagem por Alitson » Seg Mai 22, 2006 10:14 pm

Carlos Mathias escreveu:
Esse tópico não era sobre o F-5?


É, mas sabe como é, a gente tenta, mas tem gente que gosta de transformar todos os tópicos no mesmo assum, sabe, pra poder escrever a mesma $%¨&$%¨$% em todos eles!!!!!!!!!!!



Qual aquele em que um Mirage 2000 abateu um F-16D Turco, a qual foi visto um cocar em um M2000 grego, e dai???
Não estamos falando do M2000 e sim do Lixo-29!!!!!!!!!!!!!!!!


Inclusive você.



Claro, claro, claro!!!!!!!!!!!




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#102 Mensagem por Bolovo » Seg Mai 22, 2006 10:24 pm

Alitson escreveu:Mas voltando ao assunto do F-5, relamente eu já tinha lido em algum lugar que falava que realmente os tanques sublares são caros, muito caros pela sua "simples" função, mas alguém ai faz idéia de preços, ou tem alguma fonte????????

Sei lá, só para a gente fazer uns calculos de quanto seria necessario pra FAB poder equipar seus F-5E.

Pelo que eu sei custa em média uns US$10.000 cada.




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#103 Mensagem por Luiz Bastos » Ter Mai 23, 2006 2:59 am

Bolovo escreveu:
Alitson escreveu:Mas voltando ao assunto do F-5, relamente eu já tinha lido em algum lugar que falava que realmente os tanques sublares são caros, muito caros pela sua "simples" função, mas alguém ai faz idéia de preços, ou tem alguma fonte????????

Sei lá, só para a gente fazer uns calculos de quanto seria necessario pra FAB poder equipar seus F-5E.

Pelo que eu sei custa em média uns US$10.000 cada.



Nao me parece obvio gastar uma boa grana com tanques extras se todos os F5 poderao fazer revo num futuro bem proximo. Certo? :D




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#104 Mensagem por Alitson » Ter Mai 23, 2006 11:11 am

Luiz Bastos escreveu:
Bolovo escreveu:
Alitson escreveu:Mas voltando ao assunto do F-5, relamente eu já tinha lido em algum lugar que falava que realmente os tanques sublares são caros, muito caros pela sua "simples" função, mas alguém ai faz idéia de preços, ou tem alguma fonte????????

Sei lá, só para a gente fazer uns calculos de quanto seria necessario pra FAB poder equipar seus F-5E.

Pelo que eu sei custa em média uns US$10.000 cada.



Nao me parece obvio gastar uma boa grana com tanques extras se todos os F5 poderao fazer revo num futuro bem proximo. Certo? :D


Ai vc entra em outro dilema, poucas aeronaves para REVO!!!!!!!!!!!
Mas por 10000,00US cada, bem que a FAB poderia comprar uns 100 tanques de 600l sim!!!!!!!!!!!!! Pensei que custavam o mesmo que um Piranha!!!!!!!!!!




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#105 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Mai 23, 2006 11:12 am

Pelo que eu sei custa em média uns US$10.000 cada.
:shock: :shock: :shock: :shock: É melhor levar umas garrafas PET na cabine com uma mangueirinha, cara...!!!!




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