Enviado: Qua Abr 05, 2006 8:46 am
Amigos
Estou hoje em Bahia Blanca-Argentina, e ontem tive a grata satisfacao de poder visitar a Base Aeronaval de Comte Espora, lar dos famosos Super Etandard,Turbo Tracker,Sea King, Fennec(esquilo) e UH-1H. Além de tirar centenas de fotos pude contemplar de perto estes avioes e conversar com os comandantes de cada esquadrao.
Quanto a questao do fornecimento dos S-3 Viking eles me lembraram o seguinte: Na segunda metade dos anos 50, apareceu um submarino misterioso que apesar de inumeras tentativas de deteccao e destruicao do mesmo, a Marinha Argentina nao conseguiu por um motivo simples: nao tinha avioes ASW modernos. O submarino ao que se suspeita até hoje era russo, pois os norte-americanos deram toda ajuda fornecendo bombas de retardo para serem lancados dos F4U e Martin Mariner.
Este acontecimento deflagrou o fornecimento quase que imediato de P2V-5 Neptune e posteriormente de S-2A Tracker. O Brasil tambem foi beneficiado pois para manter o "equilibrio" na america latina os EUA forneceram para os dois países.
Eram avioes usados (os P2V-5 eram ex Royal Navy e os S-2A eram ex US Navy) porem todos voces sabem que tiveram uma carreira longa e prestaram excelentes servicos em nosso país. Para se ter uma idéia no museu aeronaval da Argentina tem um S-2A que realizou quase 3000 catapultagens(sabem o que quer dizer isto?!!!!) tanto nos EUA como na Argentina, e a celula dela está ainda inteira.
Eu acho vantajoso receer um aviao como o Viking pois eles tem ainda muitas horas para voar.
Um abraco
Hélio
Estou hoje em Bahia Blanca-Argentina, e ontem tive a grata satisfacao de poder visitar a Base Aeronaval de Comte Espora, lar dos famosos Super Etandard,Turbo Tracker,Sea King, Fennec(esquilo) e UH-1H. Além de tirar centenas de fotos pude contemplar de perto estes avioes e conversar com os comandantes de cada esquadrao.
Quanto a questao do fornecimento dos S-3 Viking eles me lembraram o seguinte: Na segunda metade dos anos 50, apareceu um submarino misterioso que apesar de inumeras tentativas de deteccao e destruicao do mesmo, a Marinha Argentina nao conseguiu por um motivo simples: nao tinha avioes ASW modernos. O submarino ao que se suspeita até hoje era russo, pois os norte-americanos deram toda ajuda fornecendo bombas de retardo para serem lancados dos F4U e Martin Mariner.
Este acontecimento deflagrou o fornecimento quase que imediato de P2V-5 Neptune e posteriormente de S-2A Tracker. O Brasil tambem foi beneficiado pois para manter o "equilibrio" na america latina os EUA forneceram para os dois países.
Eram avioes usados (os P2V-5 eram ex Royal Navy e os S-2A eram ex US Navy) porem todos voces sabem que tiveram uma carreira longa e prestaram excelentes servicos em nosso país. Para se ter uma idéia no museu aeronaval da Argentina tem um S-2A que realizou quase 3000 catapultagens(sabem o que quer dizer isto?!!!!) tanto nos EUA como na Argentina, e a celula dela está ainda inteira.
Eu acho vantajoso receer um aviao como o Viking pois eles tem ainda muitas horas para voar.
Um abraco
Hélio