F-X 2008

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Degan
Sênior
Sênior
Mensagens: 4995
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 7:02 pm
Localização: Buin, Chile

#91 Mensagem por Degan » Seg Set 19, 2005 11:45 pm

Lindos números, ¿podrías confirmarlos para el F-16?.

Infelizmente estou atrasado para a aula agora mas tenho certeza que você não terá dificuldades em achar esses valores em uma pesquisa no google ou no yahoo.


:lol: ....Interesante actitud, la tendré en cuenta a futuro.... :wink:

Não vejo como isto iria influenciar o resultado de uma enquete sobre qual de nós dois é mais temoso.


No saques de contexto mi respuesta, tu frace fue clara: “Bom, vai ser bem dificil achar um universo aonde a maioria das pessoas prefiram um F-16C Block 50/52 à um JAS-39C.” Y en el universo de tiempo de vida del Gripen, sa han vendido muchos mas F-16.....Es decir, es mucho mas preferido.

Degan, você insiste em negar o óbvio e tenta contraport fatos devidamente reportados através de suposições que se mostraram, até o momento, absurdas e completamente infundadas................ Portanto me nego a continuar uma discussão em que fatos sejam contrapostos por suposições unicamente pessoais.


Slip, parece que mi punto de vista no es tan claro como supuse... :? , discúlpame. Ahora lo diré en detalle:
· A principio de los años ´90, la SAAB informa de su intención de desarrollar un radar AESA para el Gripen.
· Ericsson desarrolla la “TILE flat active antenna" (AESA).
· Tiempo después, Ericsson tira a la basura la “TILE flat active antenna" y compra la tecnología AESA (que es la antena.... :wink: ) a Raytheon, postura inteligente pero que muestra que ellos no podían solos (en forma económicamente eficiente).
· Efectivamente logran hacer volar este desarrollo conjunto en 2003, pero, si te acuerdas del diagrama que mostré en otro tópic:

Imagem

· Verás que; Con el cambio de antena es necesario cambiar todo el sistema de transmisión.
· Como tu ya sabes, los radares AESA de USA son todos mas o menos familiares, así, si por problemas de enfriamiento el APG-80 no es factible de ser usado en MLU de F-16 (bastante mas espacioso que un Gripen), no veo como lograrán eso en un avión más pequeño, por mucho que lo diga la Ericsson (ni siquiera desarrollaron la tecnología AESA).
· Finalmente, si no se puede integrar en aviones usados, ¿qué aviones Gripen 100% nuevos se fabricarían en 2013?.

Pero.....como tu mostraste una fuente “decente”, aunque lo crea sinceramente imposible, acepto tu punto: El Gripen tendrá radar AESA para MLU el año 2013.... :wink: logrando así, con 8 años de atraso, ponerse a la par (en radar) con el F-16E.

YF-16 #1: incidente na base de Edwards devido a perda de potência.
YF-16 #2: acidente na base de Carswell em que o piloto não conseguiu baixar o trem de pouso e teve que pousar de barriga.
No tengo antecedente del 1ª accidente (el “incidente” no lo cuentes, no es un accidente...), pero no importa pues el YF-16 #2 siguió en operaciones.


Yo me refiero a accidentes con destrucción total y con lesiones graves.

Del Gripen, te entrego lo siguiente:

· In February 1989 a prototype crashed when landing in Linköping. The accident was filmed by a crew from Sveriges Television's Aktuellt. The pilot ejected safely.
· In August 1993 a Gripen crashed on the central Stockholm island of Långholmen during a flight show. The pilot, the same man as in 1989, ejected safely. No one on the ground was seriously injured.


Precisa de mais?


Pues claro, entregas muy poco... :wink:

Ou seja, está apenas supondo mais uma vez...


Disculpa por escribir de memoria...... :evil:
El tiempo de atraso fue de 1 año y medio (18 meses, accidente 2/2/89 vuelo siguiente 4/5/90):

FLIGHT INTERNATIONAL, 25 March 1989

On Feb 2 the 1st prototype (of 5) of Sweden's Saab JAS39 Gripen fighter crashed on landing after its 6th test flight. It impacted, broke left main gear, bounced, skidded and flipped.
``Gripen is naturally unstable and has a triplex digital fly-by-wire system with a triplex analogue backup.''
Initial flight was ``some 18 months behind schedule'' and this was ``attributed to difficulties in proving the software for the flight control system.''
Separate investigation by the JAS Industry Group:
``The control laws implemented in the flight-control system's computer had
deficiencies with respect to controlling the pitch axis at low speed.
In this case, the pilot's control commands were subjected to such a delay
that he was out of phase with the aircraft's motion.''.


Não é diferente de nenhuma outra aeronave.


En el caso del F-16, el desarrollo o cambio por motores mas potentes es permanente y no es necesariamente “gatillado” por el usuario....

Não é minha opinião. É um dado retirado de um livro feito em conjunto com pilotos russos, alemães e norte-americanos.


Es decir, tu libro (de unas prácticas muy conocidas) dice que la maniobrabilidad a alta velocidad no están limitadas por G.... :? ,al menos en el F-16, las maniobras están limitadas por Software, que protege al avión y piloto de las “G”.

1. O artigo de comparações não diz em momento algum que se trata de um F-16C Block 30 ou 40. Mais uma vez me parece que você cria uma nova suposição para sustentar seus argumentos.
2. Mesmo que seja o caso, e duvido muito uma vez que o Mirage 2000-5 é mais novo que o próprio F-16C Block 50, por dois motivos: o primeiro é que a diferença de empuxo entre o F-110-GE-100 (124.3 kN) e o F-110-GE-129 (129 kN) é pequena e certamente não influenciaram significativamente o resultado. E o segundo é que vários F-16C Block 30/40 estão equipados com o mesmo F-110-GE-129 dos Block 50.


Slip, antes de acusarme a mi de suponer cosas....... :evil: , averigua mejor, la designación Block30 o 40 para aviones con motor F-110-GE-129 no era oficial, además, el primer avión F-16 con motor F-110-GE-129 piso suelo Europeo en 1996 (Turquía...).
Más aún, en Europa solo hay F-16C/D en Grecia y Turquía, así que “el trabajo de Air Force Monthly, de Julio 1995, de un artículo con las impresiones de vuelo obtenidas por el piloto inglés Geoff Roberts, con cifras comparativas provienen de Dassault” solo puede ser hecho con datos de aviones Block 30 o 40 (bastante improbable) o F-16A/B (lo más probable, por tratarse de la versión mas difundida en Europa y vecina de la “imparcial” Dasault...), donde si son muy importantes las diferencias de performances.

Já indiquei uma e você mesmo indicou outras duas que, da forma como se interpreta, indicam o mesmo.


No amigo, te está dando vuelta en lo mismo.

Conheço e é exatamente devido ao advento do HMS e da capacidade off-boresight dos novos mísseis que os dogfighters de longa duração estão obsoletos! O que importa é quem consegue girar mais rápido no inicio do combate para disparar o seu míssil mais cedo!


Dale con lo mismo, ¿girar para qué..... ? si le puedes dispara de frente.... :wink:

Degan, não tente criar artificios para não ter que admitir que tanto a taxa de giro sustentado quando a de giro instantâneo do Gripen são maiores do que as F-16C e ponto final.


Basta con esas afirmaciones tan definitivas, ¿superiores en qué condiciones de la envolvente de vuelo?. Lo único que has entregado es que hay muchas WEB (que se copian unas a otras) que sueltan un par de números que no confirman nada.....

Prova realmente não é, mas é um bom indicativo, não?


No, eso si que es un artificio y suposición. :wink:

Engraçado. Isso quer dizer que os pilotos da USAF de F-16C não sabem o que estão falando quando falam que só são capazes de manobrar melhor que o Fulcrum à altas velocidades sendo que esse gráfico apresenta exatamente o contrário?!


Si te dieras el tiempo de ver mejor el gráfico, te darías cuenta que solo entrega información a baja altura, ya que no es 3D..... :roll:
Sería bueno algo similar del Gripen.... :twisted:

Ahh.. só para saber: da onde saiu esse gráfico mesmo?


Qué lástima, en estos momentos voy saliendo a un viaje a Argentina y regreso el viernes.... Pero tu naturalmente no tendrás problemas en encontrarlo en la WEB.... (Crees que invento.... :? )

Pois é, mas o fim de sua época de ouro está perto do fim.


Otro supuesto artificioso..... :roll:

Infelizmente estou atrasado para a aula agora mas tenho certeza que você não terá dificuldades em achar esses valores em uma pesquisa no google ou no yahoo.


Tienes mucho tiempo hasta el viernes....te ayudo, del radar APG-68(V) 9 del F-16 Block50+, se habla de cerca de 400 horas en promedio entre fallas.... :shock:

Não só radar mas também sistema de controle de armas e demais subsistemas.


Más supuestos.... :lol:

Marechal,

No lo tengo 100% claro, pero verás que la tasa instantánea está limitada a 9G, por lo que la tasa sostenida puede ser teórica aerodinámica (sin piloto...) y/o forzada solo por fuerza bruta de los motores.

Saludos cordiales,




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
Carlos Mathias

#92 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Set 19, 2005 11:52 pm

Desculpem-me a intromissão, mas as vendas do F-16 são na sua imensa maioria motivadas por política e subsídios econômicos.




Avatar do usuário
Degan
Sênior
Sênior
Mensagens: 4995
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 7:02 pm
Localização: Buin, Chile

#93 Mensagem por Degan » Ter Set 20, 2005 12:21 am

Perdón, pero a parte de Israel ....¿a quién más a subcidiado USA?.

¿No me dirás Polonia....no?.

Saludos




Chile, fértil provincia y señalada, de la región antártica famosa, que no ha sido por rey jamás regida, ni sus tierras y dominios sometida!!!.
Avatar do usuário
Spectral
Sênior
Sênior
Mensagens: 740
Registrado em: Qui Fev 03, 2005 8:47 pm
Localização: UK // Portugal

#94 Mensagem por Spectral » Ter Set 20, 2005 2:06 pm

A 2ª esquadra portuguesa de F-16 veio de graça ( Portugal pagou o upgrade a MLU).

Os F-16s egípcios, pelo menos os primeiros, acho que também foram em condições muito especiais.




Avatar do usuário
Slip Junior
Sênior
Sênior
Mensagens: 3291
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
Agradeceram: 1 vez

#95 Mensagem por Slip Junior » Ter Set 20, 2005 2:25 pm

Degan escreveu: :lol: ....Interesante actitud, la tendré en cuenta a futuro.... :wink:

Bom, Degan, sei que não devo explicação sobre minha vida à ninguém mas gostaria de deixar claro que quando digo isso é porque falo a verdade e não estou usando nenhum tipo de artificio para fugir da discussão. Se realmente tiver dúvidas sobre, posso lhe enviar uma MP com a minha agenda da semana assim como a minha grade de horários para que possa conferir como a hora em que enviei é bastante próxima foi apenas 15 minutos antes do inicio de uma aula.

Bom, mas aqui vai um link rápido de um site bastante legal sobre os caças da Dassault: http://www.mirage-jet.com/AIRFRAME/MAIN ... inte_1.htm

No saques de contexto mi respuesta, tu frace fue clara: “Bom, vai ser bem dificil achar um universo aonde a maioria das pessoas prefiram um F-16C Block 50/52 à um JAS-39C.” Y en el universo de tiempo de vida del Gripen, sa han vendido muchos mas F-16.....Es decir, es mucho mas preferido.

Na verdade, no contexto que coloquei, a palavra "universos" significava "fóruns". Mas se vamos falar de números de vendas, acho que não podemos de esquecer dos lobbies e off-sets norte-americanos. :wink:

Slip, parece que mi punto de vista no es tan claro como supuse... :? , discúlpame.

Degan, muito obrigado por me esclarecer à respeito da origem das suas convicções. Agora está bem mais fácil de debater. :wink:

Ahora lo diré en detalle:
· A principio de los años ´90, la SAAB informa de su intención de desarrollar un radar AESA para el Gripen.
· Ericsson desarrolla la “TILE flat active antenna" (AESA).
· Tiempo después, Ericsson tira a la basura la “TILE flat active antenna" y compra la tecnología AESA (que es la antena.... :wink: ) a Raytheon, postura inteligente pero que muestra que ellos no podían solos (en forma económicamente eficiente).

Bom, vamos começar pelo começo: a Ericsson iniciou os estudos para o futuro desenvolvimento de um radar AESA para o Gripen em 1994. O tal programa do "TILE flat active antenna" não é diretamente envolvido como o desenvolvimento do NORA, mas sim com o desenvolvimento do Erieye (que é um radar AESA) que trouxe o know-how em radares AESA para a Ericsson. "Tile" é como são chamados os pequenos elementos de T/R que são encontrados em quantidade em uma antena.

Anos mais tarde, a Raytheon e a Ericsson assinam um contrato de cooperação em que a empresa norte-americana se torna responsável pelo fornecimento de antenas AESA para o desenvolvimento do novo radar. No entanto, esse contrato não foi concebido para se superar deficiências da Ericsson no desenvolvimento do mesmo. O mesmo era parte de um plano de cooperação entre as duas industrias que vai muito além disso e envolve, por exemplo, o contrato ganho pela Raytheon para a criação de uma rede NCW na Australia em que a Ericsson é sua parceira e envolve até mesmo acertos de contratos com terceiros como Compaq e IBM.

· Efectivamente logran hacer volar este desarrollo conjunto en 2003, pero, si te acuerdas del diagrama que mostré en otro tópic:

Portanto antes do prazo previsto que era 2004, né?

· Verás que; Con el cambio de antena es necesario cambiar todo el sistema de transmisión.
· Como tu ya sabes, los radares AESA de USA son todos mas o menos familiares, así, si por problemas de enfriamiento el APG-80 no es factible de ser usado en MLU de F-16 (bastante mas espacioso que un Gripen), no veo como lograrán eso en un avión más pequeño, por mucho que lo diga la Ericsson (ni siquiera desarrollaron la tecnología AESA).
· Finalmente, si no se puede integrar en aviones usados, ¿qué aviones Gripen 100% nuevos se fabricarían en 2013?.

Bom, Degan, existe um problema no seu raciocinio: uma coisa é colocar um sistema novo em um aparelho antigo que já está cheio de novos sistemas que foram agregados ao longo de diversos upgrades realizados ao longo dos anos. Outra coisa é colocar um novo sistema em um novo aparelho que ainda possui espaço para atualizações. Usando um exemplo de informática, seria como usar um sistema de dual-processing em uma placa antiga (mesmo que essa seja maior).

Pero.....como tu mostraste una fuente “decente”, aunque lo crea sinceramente imposible, acepto tu punto: El Gripen tendrá radar AESA para MLU el año 2013.... :wink: logrando así, con 8 años de atraso, ponerse a la par (en radar) con el F-16E.

2010 para falar a verdade, ou seja, 5 anos depois do F-16E mas uma infinidade antes do F-16C (que nunca poderá utilizar um radar AESA). :green:

Yo me refiero a accidentes con destrucción total y con lesiones graves.

Destruição total, realmente nenhum YF-16 teve. Em relação à "lesiones graves" está se referindo ao piloto ou à aeronave?

Del Gripen, te entrego lo siguiente:

· In February 1989 a prototype crashed when landing in Linköping. The accident was filmed by a crew from Sveriges Television's Aktuellt. The pilot ejected safely.
· In August 1993 a Gripen crashed on the central Stockholm island of Långholmen during a flight show. The pilot, the same man as in 1989, ejected safely. No one on the ground was seriously injured.

A aeronave que se foi perdida no acidente ocorrido em 1993 não era um protótipo, mas sim um modelo de produção. Se formos falar de modelos de produção, o F-16 perde e feio.

Pues claro, entregas muy poco... :wink:

Então soma mais um apagamento de motor:
"On two occasions during these early test flights, the F100 engine went into uncommanded idle while in flight, forcing a dead-stick landing. Temporary flying restrictions were imposed on the YF-16 until the problem could be corrected. "
http://airtoaircombat.com/background.asp?id=8&bg=28

Além disso, acho que não custa nada lembrar que existe até mesmo um filme (que passa, de vez em quando, na "Seção da Tarde" aqui no Brasil) sobre uma série de acidentes que ocorreram com o F-16 no inicio do serviço operacional desse caça decorrentes de falhas no sistema de navegação e instrumentos.

Aqui tem bem mais: http://www.f-16.net/f-16_mishaps.html

Disculpa por escribir de memoria...... :evil:
El tiempo de atraso fue de 1 año y medio (18 meses, accidente 2/2/89 vuelo siguiente 4/5/90):

Opa! Já conseguimos reduzir o atraso em 50% (de 3 anos para 1 ano e 6 meses)... :green:

En el caso del F-16, el desarrollo o cambio por motores mas potentes es permanente y no es necesariamente “gatillado” por el usuario....

Mesmo se alguém preferisse colocar um EJ-200 em um F-16?

Es decir, tu libro (de unas prácticas muy conocidas) dice que la maniobrabilidad a alta velocidad no están limitadas por G.... :? ,al menos en el F-16, las maniobras están limitadas por Software, que protege al avión y piloto de las “G”.

Dois 2 pontos diferentes:
1. O FBW do MiG-29 realmente não limita às manobras à 9G.
2. O que eu disse sobre manobras à alta velocidade é que duas aeronaves puxando 9G's não apresentam, necessariamente, a mesma capacidade de manobra (em termos de taxa de giro e raio de curva). :wink:

Slip, antes de acusarme a mi de suponer cosas....... :evil: , averigua mejor, la designación Block30 o 40 para aviones con motor F-110-GE-129 no era oficial, además, el primer avión F-16 con motor F-110-GE-129 piso suelo Europeo en 1996 (Turquía...).
Más aún, en Europa solo hay F-16C/D en Grecia y Turquía, así que “el trabajo de Air Force Monthly, de Julio 1995, de un artículo con las impresiones de vuelo obtenidas por el piloto inglés Geoff Roberts, con cifras comparativas provienen de Dassault” solo puede ser hecho con datos de aviones Block 30 o 40 (bastante improbable) o F-16A/B (lo más probable, por tratarse de la versión mas difundida en Europa y vecina de la “imparcial” Dasault...), donde si son muy importantes las diferencias de performances.

Em primeiro lugar, apesar do piloto ser europeu, nada impede de que ele tenha ido fazer os testes com o F-16 e com o F/A-18 nos Estados Unidos e lá tenha voado o Block 50.
Em segundo lugar, não sei como pode ser mais provável que ele tenha usado os dados do F-16A/B se no resumo do artigo apresentado no site FACh-Extraofficial está escrito "F-16C"! :shock:

No amigo, te está dando vuelta en lo mismo.

E você também, oras... :?

Dale con lo mismo, ¿girar para qué..... ? si le puedes dispara de frente.... :wink:

Se não é necessário manobrar para disparar, por quê você insiste em discutir a manobralidade?

Basta con esas afirmaciones tan definitivas, ¿superiores en qué condiciones de la envolvente de vuelo?. Lo único que has entregado es que hay muchas WEB (que se copian unas a otras) que sueltan un par de números que no confirman nada.....

Melhor do que não entregar nada e fazer suposições emcima disso... :evil:

No, eso si que es un artificio y suposición. :wink:

Mas eu não estava supondo nada! Estava apenas dizendo o que está escrito lá.

Si te dieras el tiempo de ver mejor el gráfico, te darías cuenta que solo entrega información a baja altura, ya que no es 3D..... :roll:
Sería bueno algo similar del Gripen.... :twisted:

Realmente seria. Sabes onde eu acho?

Qué lástima, en estos momentos voy saliendo a un viaje a Argentina y regreso el viernes.... Pero tu naturalmente no tendrás problemas en encontrarlo en la WEB.... (Crees que invento.... :? )

Bom, esperarei então...

Otro supuesto artificioso..... :roll:

Realmente é uma suposição dizer que o fim da era de ouro do F-16 está chegando ao fim pois ele poderia muito bem se manter como um caça top de linha por mais uns 30 anos. :lol:

Tienes mucho tiempo hasta el viernes....te ayudo, del radar APG-68(V) 9 del F-16 Block50+, se habla de cerca de 400 horas en promedio entre fallas.... :shock:

Calma, você não quer comparar o MBTF de uma aeronave com o de cada um dos sistemas de uma outra, né?! E, tudo bem, depois coloco mais fontes para você....

Más supuestos.... :lol:

Acho que não, hein?! :wink:
"A transferência de tecnologia está projetada no sentido de dar autonomia à FAB para operar, por longo tempo, o caça Gripen. Será possível o desenvolvimento, teste, integração e vôos de novos armamentos, sistemas, formatos de apresentação e funcionalidades, independentemente de assistência externa."
http://www.gripen.com.br/download/18.98 ... RIPEN2.pdf

Abraços




Editado pela última vez por Slip Junior em Qua Set 21, 2005 11:34 am, em um total de 1 vez.
Carlos Mathias

#96 Mensagem por Carlos Mathias » Ter Set 20, 2005 3:04 pm

Olha aí, achar que subsídios são somente os diretamente relacionados ao preço é meio infantil né não? Todo mundo sabe que os americanos empurram um monte de coisas de graça para que seu equipamento seja adotado, junto com a coleira. Vide a proposta "tentadora" que o Brasil recebeu de carros de combate, barcos e etc, tudo de graça.




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#97 Mensagem por Bolovo » Ter Set 20, 2005 7:40 pm

Sobre o Gripen que caiu em 1989, ele era um prototipo, o FBW dele calculou errado a manobra e ele caiu capotando pelo aeroporto. Instalaram o FBW do Gripen em um T-80 se não me engano e testaram tudo até ficar certo, la nos EUA.




Marechal-do-ar
Sênior
Sênior
Mensagens: 8789
Registrado em: Qua Set 10, 2003 8:28 pm
Agradeceram: 419 vezes

#98 Mensagem por Marechal-do-ar » Ter Set 20, 2005 7:58 pm

Slip e Degan, em relação as manóbras ha alguns pontos:
1) Dois aviões manobrando a 9G não apresentam necessariamente a mesma capacidade de manobra, a menos que estejam na mesma velocidade.

2) A alta velocidade a taxa de giro instantânea é limitada pelo G, se você tem algum livro que diga o contrário por favor poste aqui a citação e todo o contexto em que essa sitação foi feita.

3) Se a taxa de giro sustentada for maior que a instantânea inclusive ultrapassando os 9G ou é um chute (calculo para os que preferem...) ou o número ta errado.




"Quando um rico rouba, vira ministro" (Lula, 1988)
Avatar do usuário
Slip Junior
Sênior
Sênior
Mensagens: 3291
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
Agradeceram: 1 vez

#99 Mensagem por Slip Junior » Qua Set 21, 2005 11:53 am

Complementando a mensagem anterior:

Tive um tempo extra e aproveitei para fazer umas pesquisas adicionais na internet que foram principalmente focadas nos temas agilidade e manutenção.

Sobre manutenção:
Aqui vão alguns links que falam nos indices de manutenção do F-16C. Todos eles demonstram valores semelhantes ou, até mesmo, piores que os que apresentei anteriormente:

smaplab.ri.uah.edu/dmsms2k/presentations/phillips.pdf

http://www.defensereview.com/modules.ph ... le&sid=437

http://www.globalsecurity.org/military/ ... mig-33.htm

Sobre agilidade:
Fiz uma pesquisa e acabei achando da onde, possivelmente, saiu o gráfico apresentado pelo Degan. Aqui vai (clique para ver em detalhe):
Imagem

No entanto, curiosamente, o mesmo apresenta algumas diferenças em relação ao que foi apresentado anteriormente e parece ser mais credível pois:
1. O gráfico que encontrei está hospedado em um site em que o autor do mesmo (Leon "Badboy" Smith) é editor.
2. O mesmo apresenta as linhas mais grosas como sendo os limites das aeronaves e as linhas mais finas como sendo a máxima agilidade teórica das duas aeronaves e não como taxas de giro instantânea e sustentada (o que realmente não faz muito sentido).

Acho também importante lerem o contexto no qual o mesmo está inserido em http://www.simhq.com/_air/air_012a.html e notarem como o mesmo se adequa ao que eu afirmava ter lido sobre os confrontos entre o F-16C e o MiG-29.

Abraços




Avatar do usuário
Spectral
Sênior
Sênior
Mensagens: 740
Registrado em: Qui Fev 03, 2005 8:47 pm
Localização: UK // Portugal

#100 Mensagem por Spectral » Qua Set 21, 2005 1:26 pm

Imagem

Alguns dados interessantes, embora as conclusões possam ser um pouco tendenciosas.

Resumindo:

O MiG-29 tem a vantagem a baixas velocidades/altitudes, o F-16 no regime transónico ( ligeiramente abaixo e acima de M1.0 ), e o M2k no regime alta velocidade/grandes altitudes. Isto numa prespectiva puramente aeordinâmica.




Carlos Mathias

#101 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Set 21, 2005 1:36 pm

Mas péra aí, o cara comparou F-16C(última versão com motores mais potentes) com que MIG-29? Que M-2000?




Avatar do usuário
Spectral
Sênior
Sênior
Mensagens: 740
Registrado em: Qui Fev 03, 2005 8:47 pm
Localização: UK // Portugal

#102 Mensagem por Spectral » Qua Set 21, 2005 2:42 pm

Mas péra aí, o cara comparou F-16C(última versão com motores mais potentes) com que MIG-29? Que M-2000?


Bem visto :wink:

Tendo em conta a data, Dez 90, o Mirage será certamente o M2000C original e o MiG-29 a versão "9-12" original (Fulcrum-A para a NATO).

O F-16C é mais complicado, será certamente do block 30/32/40/42,todos ou PW-F100 original ou o GE-F110 (mais potente). Ambas as versões ( 30/32 e 40/42) representaram um aumento de peso razoável em relação às anteriores, portanto um F-16C block40 com PW-F100 terá um T/W razoavelmente menor que um F-16A :wink:




Avatar do usuário
eu sou eu
Sênior
Sênior
Mensagens: 881
Registrado em: Ter Jul 05, 2005 2:18 pm
Localização: JANDIRA SP BRASIL

#103 Mensagem por eu sou eu » Qui Set 22, 2005 10:16 pm

O Caça F-10(J-10)




--------------------------------------------------------------------------------




Empregando a assistência Israelence, o J-10(F-10) foi projetado pela Chengdu Aircraft Corporation (CAC) e é o mais avançado caça chinês, com o mesmo motor(AL-31F) que equipam o Su-27, seu cockpit emprega a mais avançada tecnologia disponível, desenvolvida com os russos da Phazotron e israelences da Elta, conta com um avançado computador, HUD de grande angulo, 3 telas multifunção coloridas (MFD), mira no capacete(HMS), o conceito HOTAS, GPS/INS, RWR, sistema FBWdigital quadruplo e um novo radar com alcance provável de 160km, que poderia ser um derivado do israelence Elta EL/M 2035 ou o russo Phazotron Zhuk. Com capacidade multifunção ele emprega armas ar-ar PL-8 (míssel de curto alcance guiado a infravermelho), PL-11/PL-12/SD-10 (mísseis de médio alcance guiados a radar) e ar-superfície C-701(míssel guiado por TV), C-801(míssel anti-navio) entre outras armas bombas guiadas a laser.



Tendo iniciado seus vôos em 1996, sua produção deve ser iniciada a partir de 2003 com a entrada em serviço por volta de 2005, um modelo biposto e outro embarcado são as versões prováveis em desenvolvimento.



Qualquer semelhança não é mera coincidência o F-10 foi oficialmente desenvolvido com a assitência da mesma equipe que desenvolveu o caça Lavi(foto abaixo) cancelado exatamente quando os chineses começavam a desenvolve-lo. Os chineses já possem em desenvolvimento, com ajuda técnica russa, um outro caça bimotor com tecnologia furtiva aos radares(com entrada em serviço em 2015) e um jato de treinamento supersônico, ambos devem ultilizar empuxo vetorado.



[img]http://veiculosmilitares.vilabol.uol.com.br/2002/f10htm[img]




Avatar do usuário
eu sou eu
Sênior
Sênior
Mensagens: 881
Registrado em: Ter Jul 05, 2005 2:18 pm
Localização: JANDIRA SP BRASIL

#104 Mensagem por eu sou eu » Qui Set 22, 2005 10:23 pm

Empregando a assistência Israelence,




Avatar do usuário
eu sou eu
Sênior
Sênior
Mensagens: 881
Registrado em: Ter Jul 05, 2005 2:18 pm
Localização: JANDIRA SP BRASIL

#105 Mensagem por eu sou eu » Qui Set 22, 2005 10:32 pm

produção deve ser iniciada a partir de 2003 com a entrada em serviço por volta de 2005, um modelo biposto e outro embarcado são as versões prováveis em desenvolvimento.



Qualquer semelhança não é mera coincidência o F-10 foi oficialmente desenvolvido com a assitência da mesma equipe que desenvolveu o caça Lavi(foto abaixo) cancelado exatamente
[img]http://veiculosmilitares.vilabol.uol.com.br/2002/f10htm




Responder