Como a USAF modificou o F-15 Streak Eagle Jet para estabelecer 8 recordes mundiais
Enviado: Qui Jan 23, 2020 1:54 am
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Como a Força Aérea dos EUA modificou o F-15 Streak Eagle Jet para estabelecer 8 recordes mundiais

O McDonnell Douglas F-15 Streak Eagle está atualmente armazenado no Museu Nacional da Força Aérea dos Estados Unidos. Essa aeronave pode ser vista nos Tours nos bastidores. (Foto da Força Aérea dos EUA por Ken LaRock)
O McDonnell Douglas F-15 Eagle é um caça bimotor, de alto desempenho e superioridade aérea para qualquer clima. Voado pela primeira vez em julho de 1972, o Eagle entrou no inventário da Força Aérea dos EUA em novembro de 1974. Foi o primeiro caça dos EUA a ter um impulso de motor maior que o peso normal da aeronave, permitindo acelerar enquanto subia na vertical. Isso, combinado com o baixo peso da aeronave na área da asa, torna a Eagle muito altamente manobrável. O Eagle foi produzido nas versões de um e dois lugares. O monolugar F15A do museu, apelidado de “Streak Eagle”, quebrou oito recordes mundiais entre 16 de janeiro e 1º de fevereiro de 1975. Ao estabelecer o último dos oito recordes, alcançou uma altitude de 98.425 pés apenas 3 minutos, 27,8 segundos após a liberação do freio na decolagem e "encostado" a quase 103.000 pés antes de descer. Ele foi pilotado em seu acabamento de metal natural para reduzir o peso nos voos com recorde. Para protegê-lo da corrosão, a McDonnell Douglas Corp. o pintou no esquema de cores cinza da maioria dos F-15 operacionais.
"Streak Eagle" é uma aeronave de pré-produção inicial. As diferenças na estrutura interna e na operação dos sistemas tornaram muito caro o retorno ao serviço operacional. Foi entregue ao museu em dezembro de 1980, depois de deixar de ser útil como veículo de teste de vôo. O vídeo a seguir conta a história dos voos recordes do F-15 Streak Eagle:
McDonnell Douglas F-15 Streak Eagle registra recordes mundiais:
Desenvolvido para ser o melhor caça de superioridade aérea do mundo, o F-15 também se mostrou um avião de teste muito útil. Um dos programas experimentais mais interessantes da Eagle envolveu a 19ª aeronave de pré-produção, a estrutura 72-0119. Esse F-15A foi chamado de "Streak Eagle" e seu nome refletia muito bem o tipo de voo que a aeronave teria realizado: na verdade, seu objetivo era estabelecer novos registros de tempo de subida, melhorando os mantidos pelo F -4 e MiG-25. Para executar esta missão, o Streak Eagle foi fortemente modificado, reduzindo seu peso ao máximo possível. De fato, conforme explicado por Steve Markman e Bill Holder em seu livro One Of A Kind Research Aircraft A History of Simulator, Flightbeds & Prototypes, a partir deste F-15 foram removidos todos os itens desnecessários, como mísseis, radar, canhão , gancho de cauda, um gerador, sistema hidráulico de serviço público, atuadores de freio de aba e velocidade, enquanto outros 15 kg foram ganhos por não pintar a aeronave.

Pilotos da Streak Eagle: Major Roger Smith, Major Dave W. Peterson e Major William R. “Mack” MacFarlane
Várias instrumentações também foram instaladas na aeronave, como um dispositivo de retenção que substituiu a cauda, e um nariz com sondas alfa e beta para determinar o ângulo de ataque e o deslizamento lateral juntamente com baterias e controles especiais. Outras ferramentas especiais foram uma câmera por cima do ombro, um medidor G, um giroscópio de atitude em espera, equipamento para verificação de altitude e lastro.
Com essas modificações, o Streak Eagle economizou 2.800 libras, enquanto o combustível transportado em cada tentativa de registro variou de 3.000 a 6.000 libras. As oito novas altitudes e tempos listados abaixo foram estabelecidos por três pilotos da USAF F-15: Major Roger Smith, Maj WR Macfarlane e Maj Dave Peterson que, de 16 de janeiro a 1 de fevereiro de 1975, pilotaram o Streak Eagle .
3.000 metros (9.843 pés) 27,57 segundos
6.000 metros (19.685 pés) 39,33 segundos
9.000 metros (29.685 pés) 48,86 segundos
12.000 metros (39.370 pés) 59,38 segundos
15.000 metros (49.212 pés) 77,02 segundos
20.000 metros (65.617 pés) 122,94 segundos
25.000 metros (82.021 pés) 161,02 segundos
30.000 metros (98.425 pés) 207,80 segundos
Em comparação com os números acima, um Boeing 727 leva mais de 15 minutos para atingir 9.000 metros, enquanto o Streak Eagle o faz em menos de um minuto. O F-15 Streak Eagle está agora em exibição no Museu Nacional da Força Aérea dos EUA.
Fonte: Fighter Jets World 22 jan 2020
Trad./adapt. jambockrs
Como a Força Aérea dos EUA modificou o F-15 Streak Eagle Jet para estabelecer 8 recordes mundiais

O McDonnell Douglas F-15 Streak Eagle está atualmente armazenado no Museu Nacional da Força Aérea dos Estados Unidos. Essa aeronave pode ser vista nos Tours nos bastidores. (Foto da Força Aérea dos EUA por Ken LaRock)
O McDonnell Douglas F-15 Eagle é um caça bimotor, de alto desempenho e superioridade aérea para qualquer clima. Voado pela primeira vez em julho de 1972, o Eagle entrou no inventário da Força Aérea dos EUA em novembro de 1974. Foi o primeiro caça dos EUA a ter um impulso de motor maior que o peso normal da aeronave, permitindo acelerar enquanto subia na vertical. Isso, combinado com o baixo peso da aeronave na área da asa, torna a Eagle muito altamente manobrável. O Eagle foi produzido nas versões de um e dois lugares. O monolugar F15A do museu, apelidado de “Streak Eagle”, quebrou oito recordes mundiais entre 16 de janeiro e 1º de fevereiro de 1975. Ao estabelecer o último dos oito recordes, alcançou uma altitude de 98.425 pés apenas 3 minutos, 27,8 segundos após a liberação do freio na decolagem e "encostado" a quase 103.000 pés antes de descer. Ele foi pilotado em seu acabamento de metal natural para reduzir o peso nos voos com recorde. Para protegê-lo da corrosão, a McDonnell Douglas Corp. o pintou no esquema de cores cinza da maioria dos F-15 operacionais.
"Streak Eagle" é uma aeronave de pré-produção inicial. As diferenças na estrutura interna e na operação dos sistemas tornaram muito caro o retorno ao serviço operacional. Foi entregue ao museu em dezembro de 1980, depois de deixar de ser útil como veículo de teste de vôo. O vídeo a seguir conta a história dos voos recordes do F-15 Streak Eagle:
McDonnell Douglas F-15 Streak Eagle registra recordes mundiais:
Desenvolvido para ser o melhor caça de superioridade aérea do mundo, o F-15 também se mostrou um avião de teste muito útil. Um dos programas experimentais mais interessantes da Eagle envolveu a 19ª aeronave de pré-produção, a estrutura 72-0119. Esse F-15A foi chamado de "Streak Eagle" e seu nome refletia muito bem o tipo de voo que a aeronave teria realizado: na verdade, seu objetivo era estabelecer novos registros de tempo de subida, melhorando os mantidos pelo F -4 e MiG-25. Para executar esta missão, o Streak Eagle foi fortemente modificado, reduzindo seu peso ao máximo possível. De fato, conforme explicado por Steve Markman e Bill Holder em seu livro One Of A Kind Research Aircraft A History of Simulator, Flightbeds & Prototypes, a partir deste F-15 foram removidos todos os itens desnecessários, como mísseis, radar, canhão , gancho de cauda, um gerador, sistema hidráulico de serviço público, atuadores de freio de aba e velocidade, enquanto outros 15 kg foram ganhos por não pintar a aeronave.

Pilotos da Streak Eagle: Major Roger Smith, Major Dave W. Peterson e Major William R. “Mack” MacFarlane
Várias instrumentações também foram instaladas na aeronave, como um dispositivo de retenção que substituiu a cauda, e um nariz com sondas alfa e beta para determinar o ângulo de ataque e o deslizamento lateral juntamente com baterias e controles especiais. Outras ferramentas especiais foram uma câmera por cima do ombro, um medidor G, um giroscópio de atitude em espera, equipamento para verificação de altitude e lastro.
Com essas modificações, o Streak Eagle economizou 2.800 libras, enquanto o combustível transportado em cada tentativa de registro variou de 3.000 a 6.000 libras. As oito novas altitudes e tempos listados abaixo foram estabelecidos por três pilotos da USAF F-15: Major Roger Smith, Maj WR Macfarlane e Maj Dave Peterson que, de 16 de janeiro a 1 de fevereiro de 1975, pilotaram o Streak Eagle .
3.000 metros (9.843 pés) 27,57 segundos
6.000 metros (19.685 pés) 39,33 segundos
9.000 metros (29.685 pés) 48,86 segundos
12.000 metros (39.370 pés) 59,38 segundos
15.000 metros (49.212 pés) 77,02 segundos
20.000 metros (65.617 pés) 122,94 segundos
25.000 metros (82.021 pés) 161,02 segundos
30.000 metros (98.425 pés) 207,80 segundos
Em comparação com os números acima, um Boeing 727 leva mais de 15 minutos para atingir 9.000 metros, enquanto o Streak Eagle o faz em menos de um minuto. O F-15 Streak Eagle está agora em exibição no Museu Nacional da Força Aérea dos EUA.
Fonte: Fighter Jets World 22 jan 2020
Trad./adapt. jambockrs