Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

SIM
62
63%
NÃO
37
37%
 
Total de votos: 99

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
ZeRo4
Sênior
Sênior
Mensagens: 4005
Registrado em: Dom Mar 14, 2004 5:03 pm
Localização: Rio de Janeiro

Re: Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

#91 Mensagem por ZeRo4 » Qua Jun 25, 2008 5:53 pm

Pois é Orestes, como falei anteriormente, por mais que eu seja contra, agora essa idéia não me parece mais sem pé nem cabeça. Aproveito a oportunidade para lhe dar os parabéns por ter mantido o debate em alto nível sem precisar recorrer a ataques pessoas e dissimulações... coisa que andava muito na moda aqui no DB!

Isso só enriquece o fórum, o tópico está em alto nível!

Abraços a todos...




As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
Avatar do usuário
Jin Jones
Sênior
Sênior
Mensagens: 1005
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 2:18 pm
Localização: Santos/SP

Re: Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

#92 Mensagem por Jin Jones » Qua Jun 25, 2008 5:54 pm

Thor escreveu:Acho que a tal bomba encontra-se na fase conceitual, realmente gastar tempo e recursos nisso não é adequado. Por sorte o gerente que mais trabalhou neste projeto é meu amigo e realmente fica difícil imaginar um uso eficaz deste artefato, mesmo em vôos de pacote com superioridade momentânea, os danos colaterais podem ser muito indesejáveis, emboar o poder de dissuasão de tal bomba é enorme. Os EUA lançaram algumas na Guerra do Golfo e realmente causaram impacto.
Voltando ao seu argumento de REVO, porção de nosso território faz parte do argumento, mas quando uma aeronave AEW/AWACS encontra-se on station, o que importa é maior tempo na área de interesse e não o tamanho que vai cobrir, pois não se fica indo e vindo a esmo para controlar uma força de ataque ou vigiar uma área específica. O Iraque era um pedacinho de terra e ficavam 3 E-3 ancorados e alguns E-2... esquecemos de avisar à França, Inglaterra, Japão para que tirem suas sondas de Revo, por são países pequenos.
Amigo Thor
Já que vc citou a bomba hiperbárica, diga pra mim ( se possivel ) como está os trabalhos no artefato PEM.
Esse sim faz dissuação sem fazer estrondo :twisted:

Jin




Avatar do usuário
Tigershark
Sênior
Sênior
Mensagens: 4098
Registrado em: Seg Jul 09, 2007 3:39 pm
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Agradeceram: 1 vez

Re: Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

#93 Mensagem por Tigershark » Qua Jun 25, 2008 6:05 pm

ZeRo4 escreveu:Hummm... 300mi dava pra comprar uns 20 sistemas Pantsir montados em chassis de lagartas... se for montado em chassis de caminhões é mais barato ainda!!! será que 20 sistema desses dava um boost legal na aaae nacional?!

Concordo contigo,Zero4!Mas acho que qualquer meio que venha agregar qualidade à FAB é benvindo também.




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

#94 Mensagem por Carlos Lima » Qua Jun 25, 2008 6:11 pm

orestespf escreveu:
ZeRo4 escreveu:Agora sim Orestes, por mais que eu permanece CONTRA a idéia, ela se torna no mínimo auto-explicável.
[009] [009]
Aaaahh! Uma luz no fim do Tunel!

Concordo com o Zero4!

Mas a de perceber que diante de tantas trapalhadas 'historicas' para quem nao tem acesso as informacoes que voce teve essa jogada toda eram muito doida.

Bom... Brasil é Brasil! [100]

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
papagaio
Avançado
Avançado
Mensagens: 555
Registrado em: Ter Fev 17, 2004 9:58 pm
Agradeceram: 34 vezes

Re: Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

#95 Mensagem por papagaio » Qua Jun 25, 2008 6:14 pm

Meu voto é SIM.
Realmente é difícil debater baseado no que pensamos e temos como exemplo em outros países com realidades bastante diferentes do Brasil (como EUA, Israel, Venezuela).
Considero realmente questionável se o referido equipamento deva ser uma prioridade do momento na FAB.
Abraços,




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

#96 Mensagem por orestespf » Qua Jun 25, 2008 6:30 pm

ZeRo4 escreveu:Pois é Orestes, como falei anteriormente, por mais que eu seja contra, agora essa idéia não me parece mais sem pé nem cabeça. Aproveito a oportunidade para lhe dar os parabéns por ter mantido o debate em alto nível sem precisar recorrer a ataques pessoas e dissimulações... coisa que andava muito na moda aqui no DB!

Isso só enriquece o fórum, o tópico está em alto nível!

Abraços a todos...

Obrigado pelas palavras, Zero4. De vez em quando sou alvo da pancadaria, aí em algum momento eu mesmo não aguento e acabo fazendo o mesmo jogo, que é lamentável, mas que também não é possível só apanhar. É o que chamo da clássica luta entre egos e vaidades.

Mas continuemos com o debate, tenho certeza que muitos ainda não se deram por satisfeitos com as poucas idéias que apresentei (entre outros amigos e colegas), quem sabe eu não consiga tirar alguma boa lá do fundo do bau. :mrgreen: :mrgreen:

Grande abraço,

Orestes




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

#97 Mensagem por orestespf » Qua Jun 25, 2008 6:38 pm

cb_lima escreveu:
orestespf escreveu: [009] [009]
Aaaahh! Uma luz no fim do Tunel!

Concordo com o Zero4!

Mas a de perceber que diante de tantas trapalhadas 'historicas' para quem nao tem acesso as informacoes que voce teve essa jogada toda eram muito doida.

Bom... Brasil é Brasil! [100]

[]s
CB_Lima
Pois é Lima, tem coisas que eu me convenço que não precisavam ser classificadas, mas quem sou eu para mudar o quadro. Tive acesso a muita coisa interessante, mas claro que a grande parte, não. Não tenho acesso a tais coisas o tempo todo, são oportunidades, digamos assim. A coisa é muito interessante, no nível mais alto, depois que conhecem você, falam abertamente, só pedem para não dar detalhes e nem citá-los. rsrsrs É uma espécie de confiança mútua e que não quero romper, ou seja, que a corda não se rompa na minha metade. rsrs

O que percebi é que existe muita seriedade da turma que está tocando o barco, apesar de existir pontos fora da curva (porra-loucas??? rsrsrs), mas às vezes é preciso improvisar (o que temo), porque certas "ordens de cima" avacalham o trabalho sério. O problema é que a culpa recai sempre sempre os "mesmos", mas... Tá bom assim, pelo menos sinto que a coisa está funcionando e está andando.

Deixo claro que não estou defendendo ninguém, muito menos o Governo, apenas deixo claro que tudo isso não passa de leitura minha, percepção minha, conclusão minha. Se a coisa não funcionar a culpa não é minha, mas podem me chamar de ingênuo, empolgado ou coisa do gênero (não teria desculpas no caso).

Grande abraço,

Orestes




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

#98 Mensagem por Carlos Lima » Qua Jun 25, 2008 7:30 pm

orestespf escreveu: Pois é Lima, tem coisas que eu me convenço que não precisavam ser classificadas, mas quem sou eu para mudar o quadro. Tive acesso a muita coisa interessante, mas claro que a grande parte, não. Não tenho acesso a tais coisas o tempo todo, são oportunidades, digamos assim. A coisa é muito interessante, no nível mais alto, depois que conhecem você, falam abertamente, só pedem para não dar detalhes e nem citá-los. rsrsrs É uma espécie de confiança mútua e que não quero romper, ou seja, que a corda não se rompa na minha metade. rsrs

O que percebi é que existe muita seriedade da turma que está tocando o barco, apesar de existir pontos fora da curva (porra-loucas??? rsrsrs), mas às vezes é preciso improvisar (o que temo), porque certas "ordens de cima" avacalham o trabalho sério. O problema é que a culpa recai sempre sempre os "mesmos", mas... Tá bom assim, pelo menos sinto que a coisa está funcionando e está andando.

Deixo claro que não estou defendendo ninguém, muito menos o Governo, apenas deixo claro que tudo isso não passa de leitura minha, percepção minha, conclusão minha. Se a coisa não funcionar a culpa não é minha, mas podem me chamar de ingênuo, empolgado ou coisa do gênero (não teria desculpas no caso).

Grande abraço,

Orestes
Olha cara,

Se lidar com "governos" fosse uma coisa boa, e simples, não tentavamos trocá-lo a cada 'x' anos (ou meses ou dias em alguns casos :mrgreen: )

No mais... ainda continuo dizendo "Não" por achar isso tudo um 'carnaval' que mostra que existe uma zona muito grande acontecendo e o Ministério da Defesa parece que ... sei lá!

Em todo o caso... é aceitar e ver o que acontece em seguida.

Tomara que suas fontes sejam boas mesmo! [100]
[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Sd Young Guns 2
Avançado
Avançado
Mensagens: 468
Registrado em: Dom Mar 09, 2008 7:17 pm
Agradeceram: 6 vezes

Re: Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

#99 Mensagem por Sd Young Guns 2 » Qua Jun 25, 2008 7:35 pm

Orestes essas semanas que estive em Israel, tive com pilotos da FAB e EB que estavam voando em asas Fixas e rotativas. E o pessoal do EB afirmo que a força esta de olho nos brinquedos russos (MI-XXN), estando muito perto de uma compra assim como pode vir novidades sobre Fz da UE e eletronicos de Israel.

Por ultimo, que isso... a quantidade de gatas que o exercito de israel tem é loucura!

Sd Volcom

vlws abraços




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

#100 Mensagem por orestespf » Qua Jun 25, 2008 7:40 pm

Sd Young Guns 2 escreveu:Orestes essas semanas que estive em Israel, tive com pilotos da FAB e EB que estavam voando em asas Fixas e rotativas. E o pessoal do EB afirmo que a força esta de olho nos brinquedos russos (MI-XXN), estando muito perto de uma compra assim como pode vir novidades sobre Fz da UE e eletronicos de Israel.

Por ultimo, que isso... a quantidade de gatas que o exercito de israel tem é loucura!

Sd Volcom

vlws abraços
Olá Volcom,

então o que você ouviu confirmam exatamente as coisas que ouvi da turma de BSB e o generalato. Ainda não ficou claro o motivo das escolhas, mas isso me parece menos importante no momento. :mrgreen: :mrgreen:

Grande abraço,

Orestes


PS: gatas no exército de Israel??? Tô fora! Aposto que é pura sacanagem sua... :D :D




Avatar do usuário
Heer.Skuda
Júnior
Júnior
Mensagens: 88
Registrado em: Dom Jun 17, 2007 10:16 pm

Re: Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

#101 Mensagem por Heer.Skuda » Qua Jun 25, 2008 7:42 pm

Meu voto é NÃO

O AMX tem(deveria) ter a função que eu designo como mais importante dos Helis de atack, que seria o emprego anti-tank e ataque a instalações, acampamentos e comboios.

A doutrina, treinamento e convívio com novas tecnologias são extremamente importantes e sei que viriam com uma compra desta espécie, mas nao é prioridade e nao neste momento. Precisamos (infelizmente) economizar para escolher um ótimo vetor, com ótimo treinamento e ótimas armas.

A modernização do AMX vai lhe dar condições de suprir as 2 missões primordiáis ao meu ver do heli de atack.

Antes de comprar qualquer unidade desta espécie, a FAB precisa de sistemas AA de todos os alcances...

Um abraço.




"Minha experiência pessoal diz que as decisões ousadas e arriscadas constituem a melhor promessa da vitória"

Erwin Johannes Eugen
Avatar do usuário
Alitson
Sênior
Sênior
Mensagens: 4327
Registrado em: Dom Abr 04, 2004 9:35 pm
Agradeceram: 20 vezes

Re: Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

#102 Mensagem por Alitson » Qua Jun 25, 2008 7:48 pm

Imagem

Compra 60 destes, neste padrão e distribui em 5 esquadrões, Belém, Manaus, Campo Grande, Santa Cruz e Santa Maria e fecha as compras... :twisted: :twisted:

Abraços...




A&K M249 MK.I
G&P M4 CARBINE V5
G&P M4A1
G&P M16A3+M203
ARES SCAR-L
KING ARMS M4CQB
STARK ARMS G-18C GBB
CYMA G-18C AEP
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18421
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2360 vezes

Re: Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

#103 Mensagem por knigh7 » Qua Jun 25, 2008 7:55 pm

Sd Young Guns 2 escreveu:Orestes essas semanas que estive em Israel, tive com pilotos da FAB e EB que estavam voando em asas Fixas e rotativas. E o pessoal do EB afirmo que a força esta de olho nos brinquedos russos (MI-XXN), estando muito perto de uma compra assim como pode vir novidades sobre Fz da UE e eletronicos de Israel.

Por ultimo, que isso... a quantidade de gatas que o exercito de israel tem é loucura!

Sd Volcom

vlws abraços
Fuzis da União Européia? É isso o que eu entendi, desse modo de escrever excessivamente abreviado, indolente?
Pelo que eu saiba, infelizmente, a IMBEL está insistindo no MD97L, com a linha de montage,j á pronto, bem como continua-se o desenvolvimento de acessórios para este fuzil.
Agora, imaginar que haverá compra direta, de prateleira de um fuzil europeu, com tudo o que vem sendo apregoado sobre produção local e desenvolvimento da indústria de defesa autóctone, acredito que seja improvável.
Ou seja, se tivermos outro fuzil, terá que ser feito pela indústria nacional. Até agora, não estou vendo nenhum indício, infelizmente.

Atenciosamente




rcolistete
Sênior
Sênior
Mensagens: 1537
Registrado em: Sex Mai 20, 2005 6:25 pm
Localização: Vitória - ES - Brasil

Re: Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

#104 Mensagem por rcolistete » Qua Jun 25, 2008 8:35 pm

G-LOC escreveu:Meu voto é não.

Motivo: escolta de CSAR é com avião e não com helicóptero devido a requisitos de alcance, autonomia, velocidade de reação e carga de armas. Não é só ficar do lado dos helicóptero de CSAR, mas também ir na frente e encontrar o piloto, protege-lo e coordenar as ações de outras aeronaves no local. Os Mangustas italiano que operaram na Somália nem conseguiam acompanhar os helicópteros de transporte, então imagino os de CSAR.

Quem apoiava as aeronaves de Forças Especiais no Iraque era até os F-14A baseados em terra. Nem era o A-10 apesar do casulo LANTIRN LTS ter contado muito.

G-LOC
Concordo 100%. C-SAR teria que ser helicóptero com grande alcance, escoltado com A-29 e/ou F-5EM.

Sobre a lei do abate, simples : já era para a FAB ter abatido (ou avariado seriamente) um avião civil estrangeiro que não respeita nossa soberania. Entram, saem, pousam onde querem, etc, aí é bagunça.

[]s, Roberto




Carlos Mathias

Re: Existe a necessidade helicópteros de ataque pra FAB?

#105 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Jun 25, 2008 8:39 pm

Bem, eu fiquei de fora porque já tinha entendido que a FAB formará um núcleo gerador de doutrina, e que depois esta doutrina será disseminada entre as forças. Também saquei que o EB pretende comprar é uma porrada de helis de ataque, e que assim aproveitará a experiência do núcleo formador da FAB.

E finalmente, fico feliz que os amigos tenham entendido e acho que chegamos à conclusão que a FAB não está comprando por comprar, que essa compra tem um motivo maior até que a própria FAB.

Mais uma. Se a doutrina a ser desenvolvida é de uso de helis de ataque, não adianta comprar heli de transporte gambiarra, a doutrina que se quer não é de gambiarra, isso nós já temos.




Responder