Página 7 de 9

Enviado: Qua Set 19, 2007 6:24 am
por cabeça de martelo
RENN_Akino escreveu: Não pode usar lente de contato e entrar pras FFAAs?! Qual é o problema?! As lentes de contato enquanto estiverem nos olhos, o problema de visão é corrigido..


Esta restrição é só para os pilotos, se fores para mecânico ou coisa que o valha não há problema.

Enviado: Qua Set 19, 2007 1:49 pm
por R.A.Barros
cabeça de martelo escreveu:
RENN_Akino escreveu: Não pode usar lente de contato e entrar pras FFAAs?! Qual é o problema?! As lentes de contato enquanto estiverem nos olhos, o problema de visão é corrigido..


Esta restrição é só para os pilotos, se fores para mecânico ou coisa que o valha não há problema.

Ae que ta, uso oclus e queria ser piloto :(

traquinas escreveu:
RENN_Akino escreveu:
Patton escreveu:
RENN_Akino escreveu:Olha amigos, a única coisa que vai me impedir de fazer minha carreira na FAB é o problema de vista, toda minha familia(praticamente) por parte de pai usa oclus e eu também uso.


Eu tambem estou com essa problema (uso lens de contato) mas na USAF e' possivel a fazer cirugia para concertar a problema. No exercito Americano os candidatos pilotos tambem podem fazer essa cirugia. Agora no USN e USMC ainda nao e' possivel entrar e ser um piloto se tem problemas de vista.

Não pode usar lente de contato e entrar pras FFAAs?! Qual é o problema?! As lentes de contato enquanto estiverem nos olhos, o problema de visão é corrigido..


Mas pode operar....Melhor agora que falta tempo, arranje um plano que cubra e quando chegar perto opere. Quando fiz a prova da AFA o tenete da sala falou para quem usa óculos aproveitar até outubro que é o exame médico.

Você é da FAB?

Re: Carreira de Oficial-Aviador na FAB

Enviado: Qua Set 19, 2007 3:02 pm
por RenaN
jambockrs escreveu:
RenaN escreveu:Prezado jambockrs,
Valeu pelas informações. Você é/foi da FAB? :wink:

Prezado RenaN:
Não sou, nem fui da FAB. O máximo que eu chego perto dela é no dia 12 de outubro, na Base Aérea de Canoas."Dia dos portões abertos". Só estão faltando 24 dias... Minha mulher comenta que meu conhecimento sobre forças armadas é uma "cultura inútil".


Pensei que fosse porque você sabe tudo. :D
E não considero isso uma cultura inútil. :D

Quando for à Base Aérea posta umas fotos aqui pra nós. :wink:

Abraços.

Enviado: Qua Set 19, 2007 6:30 pm
por traquinas
RENN_Akino escreveu:
cabeça de martelo escreveu:
RENN_Akino escreveu: Não pode usar lente de contato e entrar pras FFAAs?! Qual é o problema?! As lentes de contato enquanto estiverem nos olhos, o problema de visão é corrigido..


Esta restrição é só para os pilotos, se fores para mecânico ou coisa que o valha não há problema.

Ae que ta, uso oclus e queria ser piloto :(

traquinas escreveu:
RENN_Akino escreveu:
Patton escreveu:
RENN_Akino escreveu:Olha amigos, a única coisa que vai me impedir de fazer minha carreira na FAB é o problema de vista, toda minha familia(praticamente) por parte de pai usa oclus e eu também uso.


Eu tambem estou com essa problema (uso lens de contato) mas na USAF e' possivel a fazer cirugia para concertar a problema. No exercito Americano os candidatos pilotos tambem podem fazer essa cirugia. Agora no USN e USMC ainda nao e' possivel entrar e ser um piloto se tem problemas de vista.

Não pode usar lente de contato e entrar pras FFAAs?! Qual é o problema?! As lentes de contato enquanto estiverem nos olhos, o problema de visão é corrigido..


Mas pode operar....Melhor agora que falta tempo, arranje um plano que cubra e quando chegar perto opere. Quando fiz a prova da AFA o tenete da sala falou para quem usa óculos aproveitar até outubro que é o exame médico.

Você é da FAB?


Pretendo...mas pela prova desse ano só ano que vem :(

Enviado: Qua Set 19, 2007 6:45 pm
por R.A.Barros
traquinas escreveu:
RENN_Akino escreveu:
cabeça de martelo escreveu:
RENN_Akino escreveu: Não pode usar lente de contato e entrar pras FFAAs?! Qual é o problema?! As lentes de contato enquanto estiverem nos olhos, o problema de visão é corrigido..


Esta restrição é só para os pilotos, se fores para mecânico ou coisa que o valha não há problema.

Ae que ta, uso oclus e queria ser piloto :(

traquinas escreveu:
RENN_Akino escreveu:
Patton escreveu:
RENN_Akino escreveu:Olha amigos, a única coisa que vai me impedir de fazer minha carreira na FAB é o problema de vista, toda minha familia(praticamente) por parte de pai usa oclus e eu também uso.


Eu tambem estou com essa problema (uso lens de contato) mas na USAF e' possivel a fazer cirugia para concertar a problema. No exercito Americano os candidatos pilotos tambem podem fazer essa cirugia. Agora no USN e USMC ainda nao e' possivel entrar e ser um piloto se tem problemas de vista.

Não pode usar lente de contato e entrar pras FFAAs?! Qual é o problema?! As lentes de contato enquanto estiverem nos olhos, o problema de visão é corrigido..


Mas pode operar....Melhor agora que falta tempo, arranje um plano que cubra e quando chegar perto opere. Quando fiz a prova da AFA o tenete da sala falou para quem usa óculos aproveitar até outubro que é o exame médico.

Você é da FAB?


Pretendo...mas pela prova desse ano só ano que vem :(

Legal, boa sorte.

Enviado: Qua Set 19, 2007 11:01 pm
por R.A.Barros
Falei com minha mãe hoje, ela gostou muito da minha decisão de carreira militar na FAB.

Valeu a todos deste fórum que me auxiliaram passo a passo para tirar minhas dúvidas, vou estudar muito e me dedicar a entrar pra EPCAR e fazer a operação nos olhos.

O que vier estou aceitando de braços abertos, afinal é uma experiencia nova, passar por cursos e cursos e aprender cada vez mais e ainda ter a honra de servir ao meu país.

Valeu mais uma vez, boa noite.

Enviado: Qui Set 20, 2007 6:29 pm
por traquinas
RENN_Akino escreveu:Falei com minha mãe hoje, ela gostou muito da minha decisão de carreira militar na FAB.

Valeu a todos deste fórum que me auxiliaram passo a passo para tirar minhas dúvidas, vou estudar muito e me dedicar a entrar pra EPCAR e fazer a operação nos olhos.

O que vier estou aceitando de braços abertos, afinal é uma experiencia nova, passar por cursos e cursos e aprender cada vez mais e ainda ter a honra de servir ao meu país.

Valeu mais uma vez, boa noite.


Boa sorte e se prepare para se matar de estudar! E um pouquinho de academia...

Enviado: Qui Set 20, 2007 6:34 pm
por R.A.Barros
traquinas escreveu:
RENN_Akino escreveu:Falei com minha mãe hoje, ela gostou muito da minha decisão de carreira militar na FAB.

Valeu a todos deste fórum que me auxiliaram passo a passo para tirar minhas dúvidas, vou estudar muito e me dedicar a entrar pra EPCAR e fazer a operação nos olhos.

O que vier estou aceitando de braços abertos, afinal é uma experiencia nova, passar por cursos e cursos e aprender cada vez mais e ainda ter a honra de servir ao meu país.

Valeu mais uma vez, boa noite.


Boa sorte e se prepare para se matar de estudar! E um pouquinho de academia...

To querendo entrar na epcar com 15 anos, dizem que é mais chance de entrar na AFA, pois não é garantido a AFA ao terminar a EPCAR

Enviado: Ter Nov 27, 2007 7:58 pm
por jambockrs
RENN_Akino escreveu:
traquinas escreveu:
RENN_Akino escreveu:Falei com minha mãe hoje, ela gostou muito da minha decisão de carreira militar na FAB.
Valeu a todos deste fórum que me auxiliaram passo a passo para tirar minhas dúvidas, vou estudar muito e me dedicar a entrar pra EPCAR e fazer a operação nos olhos.
O que vier estou aceitando de braços abertos, afinal é uma experiencia nova, passar por cursos e cursos e aprender cada vez mais e ainda ter a honra de servir ao meu país.
Valeu mais uma vez, boa noite.

Boa sorte e se prepare para se matar de estudar! E um pouquinho de academia...

To querendo entrar na epcar com 15 anos, dizem que é mais chance de entrar na AFA, pois não é garantido a AFA ao terminar a EPCAR

A AFA reserva umas vagas destinadas aos alunos da EPCAR, primeiros classificados. Não sei se classificados só no terceiro ano ou nos três anos (seria a média dos três anos, suponho eu).
Um abraço e até mais...

Enviado: Ter Nov 27, 2007 9:40 pm
por RenaN
jambockrs escreveu:
RENN_Akino escreveu:
traquinas escreveu:
RENN_Akino escreveu:Falei com minha mãe hoje, ela gostou muito da minha decisão de carreira militar na FAB.
Valeu a todos deste fórum que me auxiliaram passo a passo para tirar minhas dúvidas, vou estudar muito e me dedicar a entrar pra EPCAR e fazer a operação nos olhos.
O que vier estou aceitando de braços abertos, afinal é uma experiencia nova, passar por cursos e cursos e aprender cada vez mais e ainda ter a honra de servir ao meu país.
Valeu mais uma vez, boa noite.

Boa sorte e se prepare para se matar de estudar! E um pouquinho de academia...

To querendo entrar na epcar com 15 anos, dizem que é mais chance de entrar na AFA, pois não é garantido a AFA ao terminar a EPCAR

A AFA reserva umas vagas destinadas aos alunos da EPCAR, primeiros classificados. Não sei se classificados só no terceiro ano ou nos três anos (seria a média dos três anos, suponho eu).
Um abraço e até mais...


Teoricamente sim Cláudio, mas na prática na grande maioria das vezes todo mundo que quer vai pra AFA.

Abraço! :wink:

Enviado: Ter Nov 27, 2007 10:01 pm
por Adelphi
Boa sorte RENN_Akino, espero que consiga chegar na aviação de caça daqui a alguns anos e realizar o seu sonho! 8-] Tem que ralar muuuuuuuuuito na AFA para chegar na "caça".

Enviado: Ter Nov 27, 2007 10:26 pm
por R.A.Barros
Opa, meu tópico voltou.

Galera, então, se depender de mim, vou estudar muito para entrar no AFA, neim me importo mais com o tipo de avião que vou pilotar, claro, meu objetivo vai ser chegar nos caças, mais qualquer um que voe, estou feliz..

Muita gente do orkut que eu conheci, falou que da pra fazer a AFA sem fazer a Epcar, mais acho que o numero de vagas é muito pouco. O segredo é se preparar.

Enviado: Qua Nov 28, 2007 2:45 am
por jambockrs
Prezado RENN_Akino:
Começa cuidando o português escrito. Fala-se neim, mas escreve-se nem. Fala-se mais, mas escreve-se mas e por aí vai.
Um abraço e até mais (aqui sim, é mais)...

O vôo da Grazielle

Enviado: Qua Dez 19, 2007 3:31 pm
por jambockrs
Prezado RENN_Akino:
Que te sirva de exemplo, com votos de sucesso.
Imagem
O vôo de Grazielle
Aluna do CMPA garante vaga no CFOAV da AFA.
O sonho de vestir as roupas azuis da Aeronáutica e rasgar os céus pilotando um caça brasileiro começa a se transformar em uma imagem nítida na imaginação de Grazielle de Oliveira Grando, 17 anos. Ela está convocada pela Força Aérea para se tornar uma oficial do ar. No dia 10 de janeiro, embarca para São Paulo, onde irá morar e estudar pelos próximos quatro anos.
- O quinto ano será em Natal, no Rio Grande do Norte. Lá, cursamos a especialização de vôo. Eu quero pilotar um caça - diz a ex-aluna do Colégio Militar de Porto Alegre.
Grazielle concorreu pela vaga com 920 meninas de todo o país e foi uma das 20 aprovadas. A vontade de estudar e de se preparar fisicamente para a carreira militar cresceu durante o Ensino Médio e surpreendeu a família, que mora perto da Base Aérea de Canoas.
- Estamos emocionados até hoje. Ela se empenhou muito. Pegava o ônibus antes das 6h, de segunda a sábado, e só voltava depois das 21h. Saía do colégio e ia direto para o curso preparatório - diz Antônio Luiz Grando, pai da estudante.
Marceneiro, Grando, 50 anos, tem uma pequena fábrica de móveis. Em 1977, chegou à Capital com uma caixa de ferramentas. Filho de agricultores, estudou até a quarta série do Ensino Fundamental porque precisava trabalhar na roça. Ao ver a filha aprovada pela Aeronáutica, não esconde o orgulho de Grazielle, mas não esquece dos outros três filhos:
- Eles são o meu grande patrimônio. Todos são estudiosos, têm iniciativa, e eu nunca precisei acordar ninguém para mandar para o colégio.
Graziella fez as provas objetivas do concurso na escola pública, em Canoas, onde ela e os irmãos cursaram o Ensino Fundamental. A sala, alugada pela Base Aérea, conta a estudante, trouxe a inspiração.
- Foi muito bacana voltar onde eu comecei a estudar. As provas físicas é que foram mais difíceis. Tive de treinar a corrida - disse.
Como é o vestibular da Academia da Força Aérea
1ª etapa - Dois dias de provas objetivas com questões de português, matemática, inglês e física
2ª etapa - Exames psicológico, médico e físico
O curso
Quatro anos de academia, morando no local, em São Paulo. Um ano de especialização em Natal (RN) para a prática de pilotagem para operar em caça, helicóptero ou aviões de transporte
A disputa
Em 2003, a AFA abriu as primeiras vagas para mulheres no curso de Aviação. A primeira turma foi formada há duas semanas como segundo tenentes e pilotos da caça, de transporte e de helicóptero. Com inscrições em todo o país, concorreram este ano 920 meninas para as 20 vagas destinadas a formação de pilotos oficiais.
Informações: http://www.afa.mil.br
fonte: jornal "Zero Hora" 19 dez 2007
Um abraço e até mais...

Enviado: Qua Dez 19, 2007 8:44 pm
por alcmartin
Olá, Renn!

Vai aqui algumas dicas, mas sugiro uma pesquisada no site da FAb, p/maiores esclarecimentos. Fiz EPCAR e AFA, mas já vão longos anos... :oops:

Antes de tudo, preste bem atenção no que o Piffer falou...pense bem antes de tudo em seus objetivos e gostos. Antes de voar, como oficial da FAb, voce será um MILITAR e isso significa ralar muiiito p/conseguir seus objetivos. Nâo será recompensado em dinheiro e muitas vezes não será reconhecido pela sociedade (exceto pelo povo do DB... :D ).
Mas esse é o verdadeiro espirito do militar: servir a nação, sem esperar retorno.

Na parte da saúde, os testes aqui no Brasil s/ao bem puxados, porque o pessoal é novo e pode vir a desenvolver problemas maiores no futuro. Existem limites de problema de visão. Contate o CEMAL(Centro de medicina aeroespacial) no Rio, p/saber c/certeza. Na minha época, o laser havia acabado de surgir e não havia legislação propria e o pessoal aproveitou! A restrição era não ter cicatriz na vista.

Bom, quanto ao estudo e dificuldade da prova, realmente precisa estudar. Mas veja a possibilidade de estudar no Rio ou em SP, onde tem bons cursinhos preparatorios. Eu só passei quando fui p/um. Nestes cursinhos se estuda muito e os exercícios são provas de anos anteriores. Na minha época, 70 a 80% dos aprovados eram oriundos desses cursos. E eles preparam tão bem que normalmente voce passa em varios concursos. Dá p/escolher.Eu já tinha meu plano:se tomasse pau no ex.de saúde da FAB e passasse no da MB, queria helicopteros ou queria ser submarinista. Se também tomasse pau lá, queria ser da cavalaria no EB(tanques!)...
Quando se é jovem, já tem a vida toda planejada,afff... :roll: :roll: :D

No Rio tinha muitos cursinhos e isso provocou um fenomeno interessante:60 a 70% do efetivo era carioca! Justamente devido aos cursos.
Não sei hoje, mas na minha época, as vagas p/a AFA variavam de acordo c/o numero de egressos de BQ (EPCAR). Logo, p/garantir, é melhor ir p/a EPCAR...

Quanto ao vôo, vá com calma...muita gente sonhava c/ser piloto de caça e quando começou a voar, detestou... :?
Porque uns viram que não era o que pensavam, outros gostaram da aviação, mas não a militar (que é diferente, tudo é sobre pressão). Outros não gostavam de voar solo, então transporte era mais indicado...
E, sobretudo, tem a sorte também. Vagas não dependem de voce...

Logo, um conselho: dedique-se. Esforce-se e nunca dê a chance de dizer mais tarde que não conseguiu porque poderia ter dado mais...
E aí fique de portas abertas para o que Deus reservou p/voce. As vezes nos realizamos em coisas que nem imaginamos...
Eu nunca quis ser instrutor de vôo ou piloto comercial. Mas, tive de sair da FAb por problema de saúde e acabei indo por esse caminho e...sabe que gostei???hehehe... :mrgreen:

É isso, um abs!