Prezado
RENN_Akino:
Que te sirva de exemplo, com votos de sucesso.
O vôo de Grazielle
Aluna do CMPA garante vaga no CFOAV da AFA.
O sonho de vestir as roupas azuis da Aeronáutica e rasgar os céus pilotando um caça brasileiro começa a se transformar em uma imagem nítida na imaginação de Grazielle de Oliveira Grando, 17 anos. Ela está convocada pela Força Aérea para se tornar uma oficial do ar. No dia 10 de janeiro, embarca para São Paulo, onde irá morar e estudar pelos próximos quatro anos.
- O quinto ano será em Natal, no Rio Grande do Norte. Lá, cursamos a especialização de vôo. Eu quero pilotar um caça - diz a ex-aluna do Colégio Militar de Porto Alegre.
Grazielle concorreu pela vaga com 920 meninas de todo o país e foi uma das 20 aprovadas. A vontade de estudar e de se preparar fisicamente para a carreira militar cresceu durante o Ensino Médio e surpreendeu a família, que mora perto da Base Aérea de Canoas.
- Estamos emocionados até hoje. Ela se empenhou muito. Pegava o ônibus antes das 6h, de segunda a sábado, e só voltava depois das 21h. Saía do colégio e ia direto para o curso preparatório - diz Antônio Luiz Grando, pai da estudante.
Marceneiro, Grando, 50 anos, tem uma pequena fábrica de móveis. Em 1977, chegou à Capital com uma caixa de ferramentas. Filho de agricultores, estudou até a quarta série do Ensino Fundamental porque precisava trabalhar na roça. Ao ver a filha aprovada pela Aeronáutica, não esconde o orgulho de Grazielle, mas não esquece dos outros três filhos:
- Eles são o meu grande patrimônio. Todos são estudiosos, têm iniciativa, e eu nunca precisei acordar ninguém para mandar para o colégio.
Graziella fez as provas objetivas do concurso na escola pública, em Canoas, onde ela e os irmãos cursaram o Ensino Fundamental. A sala, alugada pela Base Aérea, conta a estudante, trouxe a inspiração.
- Foi muito bacana voltar onde eu comecei a estudar. As provas físicas é que foram mais difíceis. Tive de treinar a corrida - disse.
Como é o vestibular da Academia da Força Aérea
1ª etapa - Dois dias de provas objetivas com questões de português, matemática, inglês e física
2ª etapa - Exames psicológico, médico e físico
O curso
Quatro anos de academia, morando no local, em São Paulo. Um ano de especialização em Natal (RN) para a prática de pilotagem para operar em caça, helicóptero ou aviões de transporte
A disputa
Em 2003, a AFA abriu as primeiras vagas para mulheres no curso de Aviação. A primeira turma foi formada há duas semanas como segundo tenentes e pilotos da caça, de transporte e de helicóptero. Com inscrições em todo o país, concorreram este ano 920 meninas para as 20 vagas destinadas a formação de pilotos oficiais.
Informações:
http://www.afa.mil.br
fonte: jornal "Zero Hora" 19 dez 2007
Um abraço e até mais...