Saiu Plano de reequipamento e recuperação das Forças Armadas

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#91 Mensagem por WalterGaudério » Sex Set 07, 2007 9:41 pm

Brasileiro escreveu:Se bem que a configuração do MAR-1 é bem parecida com a configuração habitual dos mísseis anti-navio (Exocet e Harpoon), distinguindo apenas pelas respectivas dimensões. E neste caso, o desenvolvimento do MAR-1 já seria uma experiência aproveitável.
De fato, creio que não seria começar do zero. Os problemas ficariam na parte do radar miniaturizado (poderia ficar para a Mectron, que já tem experiência com o SCP-1, junto com a Orbisat ou a Omnisis que desenvolve o MAGE Defensor).
As partes do motor foguete, asas e computador de bordo poderiam ficar com a Avibrás.

Parque industrial, parece não ser o problema.

Outras características poderíamos chutar bem:
-Configuração parecida com a do Exocet,
-Propulsão por motor foguete (já ficando em desuso em armas do tipo),
-Massa de cerca de 650kg e alcance de 50/55 km.
-Capacidade de ser lançado por aeronaves.

abraços]

O Motor -foguete será calcado no motor foguete dos mísseis ASROC nacionalizado a poucos anos pela AVIBRAS.

Walter

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
A.K. for T-7
Sênior
Sênior

#92 Mensagem por A.K. for T-7 » Sex Set 07, 2007 9:47 pm

Brasileiro escreveu:Se bem que a configuração do MAR-1 é bem parecida com a configuração habitual dos mísseis anti-navio (Exocet e Harpoon), distinguindo apenas pelas respectivas dimensões. E neste caso, o desenvolvimento do MAR-1 já seria uma experiência aproveitável.
De fato, creio que não seria começar do zero. Os problemas ficariam na parte do radar miniaturizado (poderia ficar para a Mectron, que já tem experiência com o SCP-1, junto com a Orbisat ou a Omnisis que desenvolve o MAGE Defensor).
As partes do motor foguete, asas e computador de bordo poderiam ficar com a Avibrás.

abraços]

Ninguém está começando do zero.
O pessoal esquece da "pujança" dos anos 80, quando nosso Barracuda era um dos principais projetos, com interesse da MB (primário) e da FAB, que foi bem desenvolvido tecnicamente, no papel, com imputs do Exocet e do Gabriel... Estas coisas simplesmente não acabam e o pessoal joga no lixo todo o conhecimento e toda a técnica adquiridos... É como um certo "outro" projeto: não é só o presidente "maluquinho" chegar lá e mandar tapar o buraco e jogar uma pazinha de cal em cima, que vai tudo por água abaixo e joga-se tudo fora...

A.K. for T-7
Sênior
Sênior

#93 Mensagem por A.K. for T-7 » Sex Set 07, 2007 9:49 pm

cicloneprojekt escreveu:

abraços]

O Motor -foguete será calcado no motor foguete dos mísseis ASROC nacionalizado a poucos anos pela AVIBRAS.

Walter

Walter,

Você já ouviu falar de uma certa micro-turbina desenvolvida no Brasil? Às vezes certas notícias passam batido...

A.K. for T-7
Sênior
Sênior

#94 Mensagem por A.K. for T-7 » Sex Set 07, 2007 9:52 pm

Degan escreveu:Si Orestes, faltan antecedentes (pero 21 F-16 Block 50 Plus...si “cuadra”), pero Jarez fue bastante claro.... :(

Degan,

Anota bem aí o que eu estou te falando: F-16 Block 60 :wink:

WalterGaudério
Sênior
Sênior

#95 Mensagem por WalterGaudério » Sex Set 07, 2007 9:52 pm

A.K. for T-7 escreveu:
cicloneprojekt escreveu:

abraços]

Walter

Walter,

Você já ouviu falar de uma certa micro-turbina desenvolvida no Brasil? Às vezes certas notícias passam batido...

De fatocertas notícias passam batido, com as querecebi a 2 meses em relação a sistemas INS, acelerômetros, giroscópios :wink: :wink: 8-]

Walter

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#96 Mensagem por orestespf » Sex Set 07, 2007 9:57 pm

Heer.Skuda escreveu:Com licença...

Não posso deixar de ser otimista, pq a tempos não via um presidente do Brasil falar a respeito como se foi falado, eu penso que Bons frutos teremos, acho que as principais linhas a serem adotadas pelo MD do Brasil, seja a de valorizar produtos nacionais, acho que, se de fato! isso tudo acontecer, se a Engesa, Avibrás, Embraer, forem realmente colocadas na lista destes grandes planos de investimento, teremos uma mudança significativa no Brasil, principalmente com relação a parcerias internacionais.

Ainda que por algum tempo (mais) tenhamos que frear a aquisição de material para investir em tecnologia e industrias no Brasil, não podemos deixar de concordar que futuramente as parcerias internacionais e o próprio campo de pesquisa no Brasil têm muito a ganhar.

Falando agora no perfil psicológico do nosso Ministro da Defesa, acho que sua postura de imediatismo(como meu colega coloca) pode ajudar a abreviar ou respeitar o prazo de 1 ano colocado pelo governo, a questão do mesmo ser de um partido diferente tb me soa positivamente.

Basicamente, gosto dos vetores russos, mas acho que optar pelo Mirage 2005 / Rafale produzidos com participação da Embraer, pode ser mais interessante, acho que a retomada dos planos do MBT Osório, tb serão interessantes neste novo momento do MD, o SNA, agora com o envolvimento do governo Francês, me inspira bons momentos para nós Brasileiros.

Embora precisemos de material IMEDIATAMENTE, prefiro ter algo não TOP num médio prazo, para no futuro próximo ver meu país reassumir seu lugar no cenário mundial.

Olá Heer Skuda,

acho que é "quase" isso que você colocou. Acho porque a coisa não é tão simples assim.

Claro que precisamos incentivas a indústria nacional e colocá-las dentro do processo, mas isso não basta. Não podemos que elas ditem as regras, elas têm que ser parceiras e não dizer o que as FFAA precisam.

Absurdo? Claro que não! Basta lembrar do que a Embraer fez no finado FX-1 e seu todo poderoso Mirage 2000 BR. As FFAA escolhem dentro do Plano de Defesa a ser elaborado pelo governo e as empresas locais se candidatam a participação. Mas como trabalho de iniciativa privada, com investimento e não com projetos de riscos bancados pelo governo (diga-se de passagem, pelo contribuinte). Sempre foi assim, precisa mudar. Tenho a nítida sensação que mudará mesmo, para melhor.

A postura "imediatista" do novo ministro é positiva sim, mas imediatismo não deve ser sinômino de "simplismo". Abreviar o prazo de um ano não depende apenas do ministro, mas principalmente do governo e de suas reais intenções, principalmente de ordem econômica. Não adianta usar palavras bonitas e frear o processo porque a coisa "está ficando cara".

A minha preocupação não é com o ministro do MD em si, mas com sua ambição política (natural e nada de mais). Mais adiante outros igualmente interessados se manifestarão (o próprio PT), principalmente se este ministro conseguir se destacar e obter bons resultados nesta pasta. Isso me faz lembrar do atual governador de São Paulo, José Serra, que no governo FHC foi ministro da Saúde e fez desta pasta seu trampolim político à presidência da República. Mais uma vez, nada de mais, porém os "gatos escaldados" podem se antecipar e jogar mais um balde... Acho que já entendeu... rsrsrs

Não faz sentido hoje em dia falar sobre o Mirage 2000 -5 (ou BR), este vetor já saiu de linha, não se produz mais, passado. O Rafale procede e muito, mas tenho grandes dúvidas se a França permitiria sua produção local com transferência tecnológica. Se quer minha opinião... O máximo que vislumbro é "montagem" local (no máximo mesmo), nada de transferência de tecnologia, a menos que se chame montagem como transferência tecnológica.

O M-2000 era um vetor praticamente "morto", que já sairia de linha de montagem, os franceses viram no FX-1 uma grande oportunidade de negócio e ofereceram tudo deste vetor, até um radar mais moderno (e que seria fabricado lá e instalado aqui). Rafale? A menina dos olhos dos franceses? Sem chances alguma!

SNA é broma, ainda não cola e não acredito em menos de 10 anos. Este irá influenciar fortemente a escolha do sub convencional que será adquirido e que pode mesmo ser o Scorpéne, mas... O Brasil não tem condições tecnológicas ainda, mas terá e este é o ponto importante na proposta da MB e que conta com apoio deste governo. Ninguém repassa tecnologia de graça e outros, nem pagando. Isto se aplica a França e seu Barracuda, não nos passará ou venderá absolutamente nada. O máximo que podemos imaginar é a presença de nossos técnicos nos locais de montagem e projetos, mas sem acesso aos "detalhes".

Ter ou não ter algo "top" no momento ou a médio prazo é um ponto de discussão e longa, muito complexo. Um ponto desfavorável a sua tese é que neste país, o que não se comprar hoje, não se garante amanhã. Deixar de comprar hoje planejando o futuro, tudo bem, mas o que os políticos escrevem em seus mandatos, costuma ser ragasdo pelos seus sucessores. Este talvez seja o principal problema.

Aguardemos o tal "Plano"... Se o governo acatar os estudos e não interferir no mesmo, acredito que um bom caminho será trilhado. Caso contrário (interferências), o resultado poderá ser pior do que temos hoje em dia.

Grande abraço,

Orestes

alcmartin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 64 vezes
Agradeceram: 59 vezes

#97 Mensagem por alcmartin » Sex Set 07, 2007 10:06 pm

20X! Perfeito, mestre!!!

Resumindo: torço, mas só acredito vendo,hehe! :D

WalterGaudério
Sênior
Sênior

#98 Mensagem por WalterGaudério » Sex Set 07, 2007 10:16 pm

orestespf escreveu:
Heer.Skuda escreveu:Com licença...

Não posso deixar de ser otimista, pq a tempos não via um presidente do Brasil falar a respeito como se foi falado, eu penso que Bons frutos teremos, acho que as principais linhas a serem adotadas pelo MD do Brasil, seja a de valorizar produtos nacionais, acho que, se de fato! isso tudo acontecer, se a Engesa, Avibrás, Embraer, forem realmente colocadas na lista destes grandes planos de investimento, teremos uma mudança significativa no Brasil, principalmente com relação a parcerias internacionais.

Ainda que por algum tempo (mais) tenhamos que frear a aquisição de material para investir em tecnologia e industrias no Brasil, não podemos deixar de concordar que futuramente as parcerias internacionais e o próprio campo de pesquisa no Brasil têm muito a ganhar.

Falando agora no perfil psicológico do nosso Ministro da Defesa, acho que sua postura de imediatismo(como meu colega coloca) pode ajudar a abreviar ou respeitar o prazo de 1 ano colocado pelo governo, a questão do mesmo ser de um partido diferente tb me soa positivamente.

Basicamente, gosto dos vetores russos, mas acho que optar pelo Mirage 2005 / Rafale produzidos com participação da Embraer, pode ser mais interessante, acho que a retomada dos planos do MBT Osório, tb serão interessantes neste novo momento do MD, o SNA, agora com o envolvimento do governo Francês, me inspira bons momentos para nós Brasileiros.

Embora precisemos de material IMEDIATAMENTE, prefiro ter algo não TOP num médio prazo, para no futuro próximo ver meu país reassumir seu lugar no cenário mundial.

Olá Heer Skuda,

acho que é "quase" isso que você colocou. Acho porque a coisa não é tão simples assim.

Claro que precisamos incentivas a indústria nacional e colocá-las dentro do processo, mas isso não basta. Não podemos que elas ditem as regras, elas têm que ser parceiras e não dizer o que as FFAA precisam.

Absurdo? Claro que não! Basta lembrar do que a Embraer fez no finado FX-1 e seu todo poderoso Mirage 2000 BR. As FFAA escolhem dentro do Plano de Defesa a ser elaborado pelo governo e as empresas locais se candidatam a participação. Mas como trabalho de iniciativa privada, com investimento e não com projetos de riscos bancados pelo governo (diga-se de passagem, pelo contribuinte). Sempre foi assim, precisa mudar. Tenho a nítida sensação que mudará mesmo, para melhor.

A postura "imediatista" do novo ministro é positiva sim, mas imediatismo não deve ser sinômino de "simplismo". Abreviar o prazo de um ano não depende apenas do ministro, mas principalmente do governo e de suas reais intenções, principalmente de ordem econômica. Não adianta usar palavras bonitas e frear o processo porque a coisa "está ficando cara".

A minha preocupação não é com o ministro do MD em si, mas com sua ambição política (natural e nada de mais). Mais adiante outros igualmente interessados se manifestarão (o próprio PT), principalmente se este ministro conseguir se destacar e obter bons resultados nesta pasta. Isso me faz lembrar do atual governador de São Paulo, José Serra, que no governo FHC foi ministro da Saúde e fez desta pasta seu trampolim político à presidência da República. Mais uma vez, nada de mais, porém os "gatos escaldados" podem se antecipar e jogar mais um balde... Acho que já entendeu... rsrsrsGrande abraço,

Orestes

A parte grifada é tão clara como o céu do arpoador.

sds

Walter

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
orestespf
Sênior
Sênior

#99 Mensagem por orestespf » Sex Set 07, 2007 10:22 pm

Ciclone
A parte grifada é tão clara como o céu do arpoador.

sds

Walter

Gostei da analogia grande Walter! Porém prefiro as areias do arpoador "carioca" municiada de beldades inspiradoras... :D :D :D

Digamos que estou com "os pés no chão" (ou na areia! :D )

Forte abraço,

Orestes

Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

#100 Mensagem por Luís Henrique » Sex Set 07, 2007 11:15 pm

Marino, poderia dar maiores detalhes do missil anti-navio???

Será equivalente a que missil? Exocet, Gabriel, Penguim, Yakhont :lol: ...?

Qual o alcance? Qual a carga de explosivo?
Quando ficará pronto?

Grato...

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
Luís Henrique
Sênior
Sênior

#101 Mensagem por Luís Henrique » Sex Set 07, 2007 11:17 pm

A.K. for T-7 escreveu:
Degan escreveu:Si Orestes, faltan antecedentes (pero 21 F-16 Block 50 Plus...si “cuadra”), pero Jarez fue bastante claro.... :(

Degan,

Beraldi, depois de ouvir todo esse papo do Lula e dos ministros sobre PAC da defesa. Eles falaram muito em autonomia, soberania, estratégia para um mundo mono-polar, NÃO a subordinação, NÃO a policia da potencia e sim a defesa do Brasil...etc...

Na minha leitura compreendo que não querem coleira. Então pensei se as chances do Rafale ou mais ainda do Su-35BM não voltaram.....

Apenas especulações da leitura dos pronunciamentos....

O que acha?

Su-35BM - 4ª++ Geração.
A.K. for T-7
Sênior
Sênior

#102 Mensagem por A.K. for T-7 » Sex Set 07, 2007 11:26 pm

Luís Henrique escreveu:
A.K. for T-7 escreveu:

Degan,

Beraldi, depois de ouvir todo esse papo do Lula e dos ministros sobre PAC da defesa. Eles falaram muito em autonomia, soberania, estratégia para um mundo mono-polar, NÃO a subordinação, NÃO a policia da potencia e sim a defesa do Brasil...etc...

Na minha leitura compreendo que não querem coleira. Então pensei se as chances do Rafale ou mais ainda do Su-35BM não voltaram.....

O que acha?

Acho que uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa, entende? :lol:

Uma coisa: plano de médio/longo prazo para fortalecimento das FFAA e das indústrias correlatas...

Outra coisa: necessidades prementes, alinhamento político, blocos econômicos, interesses financeiros, apoios de peso...

orestespf
Sênior
Sênior

#103 Mensagem por orestespf » Sex Set 07, 2007 11:28 pm

A.K. for T-7 escreveu:
Luís Henrique escreveu:
A.K. for T-7 escreveu:

Degan,

O que acha?

Uma coisa: plano de médio/longo prazo para fortalecimento das FFAA e das indústrias correlatas...

Outra coisa: necessidades prementes, alinhamento político, blocos econômicos, interesses financeiros, apoios de peso...

Argumento muito bom! Gostei! Não explica totalmente (na cabeça do povo lá de cima... rsrs), mas faz todo sentido, bem fundamentado.

Abraços,

Orestes

alex
Sênior
Sênior
Agradeceu: 10 vezes
Agradeceram: 79 vezes

#104 Mensagem por alex » Sex Set 07, 2007 11:38 pm

Para quem sonha com Rafale e independencia só digo algo: a realidade.
Em um relatório ao congresso um oficial da FAB reclamava que não podia fazer a manutenção dos motores do Mirage 3 no Brasil e tinha que enviar para a França e o custo era altissimo.
Vejo neste forum a noticia que um Boeing um KC-137 da Fab foi reabastecer dois M2000 sobre o Atlantico para o Brasil e na ida levou um motor de um mirage 2000 com problemas para manutenção na França.
Agora vamos acreditar que vamos fazer manutenção de um Rafale no Brasil?
Já estou vendo : compra-se Rafale e inicia-se uma ponte aérea Brasil-França com Hercules e KC-137 levando peças para manutenção.

Luís Henrique
Sênior
Sênior

#105 Mensagem por Luís Henrique » Sáb Set 08, 2007 12:42 am

A.K. for T-7 escreveu:
Luís Henrique escreveu:
A.K. for T-7 escreveu:

Degan,

O que acha?

É. Pode ser.

Assim 'como' o Orestes disse, bem argumentado...

So penso o seguinte:

Se estamos pensando em autonomia, estrategia, medio/longo prazo por quê começariamos com o pé esquerdo?

A compra de um caça é coisa de médio/longo prazo. Ficariamos quantos anos com esses F-16?

Sei la. Acho que ja deveriamos começar a por em prática ja...

Uma solução emergencial, se realmente for necesária, seria:

compra de aeronaves usadas modernas, estilo F-16MLU...
modernização nos M2000 para 05....
acelerar as modernizações dos F-5 e A-1...
Aquisição de armamentos modernos...
etc.

Seriam compras mais rápidas, mais baratas e menos comprometedoras...

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Responder