Lauro Melo escreveu:Ricardo Rosa escreveu:Bom dia a todos,
Se adquirirmos os Leo 1A5, os Gepards e elevarmos os 1A1, já existentes, ao nível dos 1A5 e aproveitarmos a oportunidade para efetuar uma modernização mais profunda no M113-T (adicionar equipamentos de visão térmica e blindagem adicional), olha pessoal eu não sei não, mas acho que ficaríamos com a melhor força blindada da América Latina, sem falar, que melhoraríamos a nossa ridícula artilharia anti-aérea.
Abraços.
Bom Dia Ricardo,
Creio que dentro da AL ( que não é grande coisa ), mas é nosso possível Teatro de Operações nos já somos a melhor força blindada, devido a presença dos M-60 A-3 TTS. Lembrando que os nossos Leo 1 A1 foram modernizados na década de 80 na Bélgica. Na nova revista T&D, mostra que os Leo 1 A 5, virão para substituir os M-60 A3 TTS e estes entrarão no lugar dos M-41 C.
Ainda como complemento o novo sistema de tiro dos Leo 1 A1 já foi desenvolvido e testado e deve padronizar toda a frota ( T&D Nº 105 ).
Sds,
Lauro e Ricardo Rosa, se isso acontecer vamos dar um salto enorme. A cavalaria mecanizada vai voltar a “existir”, mas eu não vou me entusiasmar muito porque o caminho é longo. E olha que a cavalaria nem é nosso “tendão de aquiles”, na minha opinião a infantaria blindada vai ter que praticamente começar do zero. Ninguém se interessa em desenvolver a doutrina de usos de blindados pela infantaria no EB (culpa do material obsoleto, os infantes se preocupam mais com outras especialidades). O M113 Apesar de obsoleto é uma boa VBTP, mas só para se tornar operacional tem que passar por uma reforma geral e não uma meia sola. Eu separei as mais importantes a seguir, vamos ver estamos de acordo.
- um novo periscópio infravermelho: O existente é de primeira geração, verdadeiras peças de museu. A fonte parece um daqueles faroletes de camionete. Se o inimigo tiver capacidade de usar OVN (e vai ter sempre) a viatura perde a capacidade de combate noturno. Mais que isso na minha opinião, na situação atual seria ate luxo.
- reforço na blindagem: É preciso reforçar a blindagem principalmente a lateral. A lagarta do M-113 fica totalmente exposta. Aquela “saia” lateral é feita de borracha, um tiro ali e a VBTP vira um carrossel. É preciso reforçar também o tanque de combustível. Com o desenvolvimento das armas anticarro a possibilidade de incêndio é enorme e o tanque fica bem perto escotilha ( da rampa) principal. Um incêndio com a tampa de bagagem fechada e o GC vira churrasco.
- mais uma escotilha traseira: A rampa traseira do M-113 só pode ser usada com ele parado se não você corre o risco de perder todo o blindado por causa de um cabo de aço que arrebentou. O jeito é desembarcar pela escotinha homem a homem e esquadra por esquadra. Com duas escotilhas pelo menos as duas esquadras saem juntas. O Charrua solucionou esse problema, mas...
- uma nova bomba de porão (a peça que joga água para fora): A atual esta ultrapassada.
- suporte lateral para metralhadora: Bom, esse é um capricho meu. Lembra que eu disse aqui que os GCs precisam ter duas metralhadoras 5,56 cada um? Esta na hora de justificar o investimento. Um suporte de cada lado para colocar essas metralhadoras para dar segurança na lateral durante os deslocamentos. Atualmente essa segurança, além de ser ineficiente por causa do armamento dos GCs, expõe a tropa embarcada.
- estabilizador automático: Aquela tampa que tem na frente do M113 é armada manualmente, sem ela a VBTP perde a capacidade anfíbia. O motocarro até consegue armar, mas fica exposto demais (metade do corpo fica para fora).
- armamento: a .50 cumpre bem a finalidade no M113 (isso para nossa doutrina), só acho que seria preciso de uma luneta infravermelha na arma. Também acho que o reparo da .50 deveria suportar também uma metralhadora 7,62, e deveria ter espaço na cúpula para deixar pelo menos dois AT4 a disposição do atirador (mais isso é mais para parte doutrinaria e falo depois).
- isolamento do motor. O barulho dentro do M113 é insuportável. Parece ser uma besteira, mas um deslocamento longo ou uma operação continua trás um desgaste enorme na tropa.
Gostaria de saber a opinião de todos sobre o assunto. Amanha eu coloco umas fotos e depois falo mais sobre esse assunto.
Abraços...