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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Ter Jan 03, 2012 10:40 pm
por Túlio
gaitero escreveu:

"O BNDES prorrogou até o final do ano o Plano PSI, para a aquisição de helicópteros AS.350 Esquilo dentro do FINAME. Essa linha de financiamento do BNDES é exclusiva para o modelo Esquilo, uma vez que a aeronave é a única cujo índice de nacionalização é compatível com o programa."

"Hoje o índice de nacionalização dos Esquilo produzidos pela Helibras é de aproximadamente 43%, sendo o Esquilo considerado pelo CTA e BNDES um helicóptero brasileiro, inclusive para financiamento com fins de exportação."

"Jean Noël Hardy, presidente da Helibras, observa também que é um item muito relevante, embora menos lembrado, a “nacionalização
da manutenção”. Atualmente, com exceção de alguns poucos conjuntos, todo o restante dos componentes dos helicópteros da linha Helibras não precisa sair do Brasil para sofrer manutenção."

Curioso, no Site do BNDES-FINAME:

http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes ... cante.html
CNPJ: 34.875.831/0001-29
Razão Social: HELIBRAS - HELICES DO BRASIL LTDA
Situação Cadastral: NAO AUTOR. A OPERAR
DETALHE 1: o que postei tem a data de HOJE! O que quotei é da primeira metade de 2010 e não encontrei qualquer confirmação de porcentagem de componentes Nacionais.

DETALHE 2 - PSI significa Programa de Sustentação de Investimentos e aparentemente a EURO...errr...HELIBRAS foi aceita bem no momento em que a 'marolinha' nos atingia. Passada esta, vale o que está no Site do BNDES. Por que será?

DETALHE 3: NEM NA PÁGINA da empresa sobre o assunto consta o fantástico índice de nacionalização (que aliás, para o BNDES, tem de ser de no mínimo 60%).

http://www.helibras.com/a-helibras_noti ... .php?id=21


Não quero jogar água na fogueirinha de ninguém mas... 8-]

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Qua Jan 04, 2012 1:10 am
por PRick
Túlio escreveu:
gaitero escreveu:

"O BNDES prorrogou até o final do ano o Plano PSI, para a aquisição de helicópteros AS.350 Esquilo dentro do FINAME. Essa linha de financiamento do BNDES é exclusiva para o modelo Esquilo, uma vez que a aeronave é a única cujo índice de nacionalização é compatível com o programa."

"Hoje o índice de nacionalização dos Esquilo produzidos pela Helibras é de aproximadamente 43%, sendo o Esquilo considerado pelo CTA e BNDES um helicóptero brasileiro, inclusive para financiamento com fins de exportação."

"Jean Noël Hardy, presidente da Helibras, observa também que é um item muito relevante, embora menos lembrado, a “nacionalização
da manutenção”. Atualmente, com exceção de alguns poucos conjuntos, todo o restante dos componentes dos helicópteros da linha Helibras não precisa sair do Brasil para sofrer manutenção."

Curioso, no Site do BNDES-FINAME:

http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes ... cante.html
CNPJ: 34.875.831/0001-29
Razão Social: HELIBRAS - HELICES DO BRASIL LTDA
Situação Cadastral: NAO AUTOR. A OPERAR
DETALHE 1: o que postei tem a data de HOJE! O que quotei é da primeira metade de 2010 e não encontrei qualquer confirmação de porcentagem de componentes Nacionais.

DETALHE 2 - PSI significa Programa de Sustentação de Investimentos e aparentemente a EURO...errr...HELIBRAS foi aceita bem no momento em que a 'marolinha' nos atingia. Passada esta, vale o que está no Site do BNDES. Por que será?

DETALHE 3: NEM NA PÁGINA da empresa sobre o assunto consta o fantástico índice de nacionalização (que aliás, para o BNDES, tem de ser de no mínimo 60%).

http://www.helibras.com/a-helibras_noti ... .php?id=21


Não quero jogar água na fogueirinha de ninguém mas... 8-]
Para aeronaves o índice para ser considerado nacional é de 40%, e quanto a informação do Esquilo está num PDF da Helibras, foi feito para comemorar o 30 aniversário da Helibras no Brasil.
A Helibras já entregou no Exterior até hoje
cerca de 40 helicópteros, 60% do modelo
Esquilo AS 350 e cerca de 20% do modelo Aerospatiale
AS 315 Lama. Hoje o índice de nacionalização
dos Esquilo produzidos pela Helibras
é de aproximadamente 43%, sendo o Esquilo
considerado pelo CTA e BNDES um helicóptero
brasileiro, inclusive para financiamento com fins
de exportação.
[]´s

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Qua Jan 04, 2012 1:28 am
por Túlio
Por que será que eu boto LINK? 8-]

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Qua Jan 04, 2012 9:54 am
por PRick
Túlio escreveu:Por que será que eu boto LINK? 8-]
Tulio eu tenho o arquivo, não sei onde se pode achar o Folder na internet, afinal, esse PDF é de 2008, não sei se ainda está disponível em algum lugar. Se você ou alguém quiser eu posso mandar por e-mail, ele tem 1 MB de tamanho, é um documento público e não existe nenhum galho em mandar ele. E só mandar um endereço de e-mail que eu envio. [000] [000]

[]´s

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Qua Jan 04, 2012 9:56 am
por Túlio

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Qua Jan 04, 2012 12:13 pm
por FCarvalho
sapao escreveu:
FCarvalho escreveu:FMS já para resolver todos dos nossos problemas de asas rotativas em 2012. :twisted:

http://1.bp.blogspot.com/-HcpYUY_1PIg/Tta43XhpBOI/AAAAAAAABYc/_zJj5f3I-WQ/s1600/bell-ah-1-cobra-4159-1680x1050.jpg

abs.
Não precisa ser FMS, mas acho que não só teriamos espaço para o AH-1Z como para o UH-1Y!

Dentro de algum tempo vamos sentir a mesma necessidade que outras forças ja sentem; pois estamos criando um GAP com a desativação do HUEY que nem os medio porte (H-60, 532 e 725) nem os de pequeno porte (Fennec) conseguirão suprir.

ps: só citei helicopteros de transporte militar, ok!
Chega de pintar o burrinho de listrado e ficar chamando de zebra para tirar foto na exposição...
Sapão, sem querer paracer arrogante, mas eu, que nem milico sou ou fui um dia, já tinha esta percepção da ausência (e da necessidade) de um helo na categoria do Huey para as FFAA's há tempos. Sabemos que tanto o Caracal quanto o BH são aeronaves com fins, e caracteristicas, bem objetivos, atendendo nichos da aviação de asas rotativas específicos. Eles são/foram um boa aquisição para o Brasil? Com certeza sim. E diga-se, trouxeram, cada um ao seu tempo, a partir dos PUMA, evoluções operacionais, logisticas e doutrinárias inequívocas para as FFAA's. Mas devemos lembrar também, e parece-me que isso ficou um tanto quanto de lado nos EM das FFAA's, "empolgadas" com as novas aquisições, que no Brasil, demandamos operações, tanto de cunho militar quanto civil que, ou não comportam helos daquela categoria, ou não carecem dos mesmos, e que são justamente onde entrariam com melhores resultados de emprego, helos da categoria do Huey.

Mas nós temos um problema. Existe(em) helos militares em produção e/ou disponíveis no mercado hoje capazes de substituir diretamente e com vantagem o Huey? No meu ponto de vista, no mercado Ocidental não. No meu entender, o único helo militar "de veia" que faria o mesmo trabalho do Huey com ganhos reais, concretos, seria o Kamov Ka-60. No entanto, este helo ainda não está operacional na Russia, embora já conte com encomendas do governo russo de mais de 200 undes, e o mesmo não dispõe, ainda, do reconhecimento das autoridades aeronáuticas para operar no ocidente e quiça, no Brasil.

Devo crer, no entanto, que se um dia as FFAA's do Brasil vieram a dar concretude a sua e à minha consciência da falta de um helo médio-leve, teremos no Kamov uma alternativa não só material, como também, entendo, uma grande oportunidade industrial e comercial.

Seria só juntar a fome à oportunidade de comer.

Quanto ao helo de ataque, faço voz junto ao Tulio. E sendo redundante, como já defendo aqui no fórum há tempos, o ROOIVALK sempre será a nossa melhor opção, seja em termos operacionais, industriais, tecnológicos ou comerciais. Um helo que pode não ser o melhor, mas que seria nosso, feito aqui com/para nossos requisitos e tecnologia. E com uma capacidade de crescimento respaldada em nossas experiências operacionais, e não na dos outros.

Se quisermos, nas minhas contas, levando-se em consideração o plano de reequipamento das FFAA's - aumento e melhoria da Infraestrutura, OM's e pessoal - teríamos aqui, espaço para inicialmente uma linha de produção para cerca de 108 helos de ataque do tipo do Hooivalk, divididos entre as tres forças.

Mas no final, em um país politicamente correto como o nosso, sempre fica a pergunta: a quem interressa "gastar" dinheiro público no Brasil, produzido "helos de ataque"? "A quem pretendemos atacar?" Será que se fizerem essa pergunta amanhã aos nossos cmtes das FFAA's, teriam eles argumentos para responder? O que poderíam eles argumentar a favor de tais helos?

Com a palavra o MD.

Abs

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Qua Jan 04, 2012 12:48 pm
por FCarvalho
Túlio escreveu:Bueno, com a quantidade de EC-725 na área, devo lembrar que o adormecido ROOIVALK usa a mesma mecânica e propulsão, se conseguimos um projeto conjunto de um AAM WVR 5G, por que não um heli?
http://img109.imageshack.us/img109/9675/rooivalk.jpg
Eu pareço aqui no Fórum às vezes chato, repetitivo ou enfático demais quando defendo o Rooivalk como o helo de ataque ideal para as FFAA's do Brasil.

Não porque ele seja o melhor helo de ataque do mundo. Mas porque ele simplesmente seria o melhor na função para nós, porque fabricado aqui sob nossos requesitos operacionais, com mãos, software's e hardware's nacionais. O melhor helo do mundo é aquele que você pode operar e manter. Sempre foi e sempre será assim. Nossas FFAA's sabem disso.

Se um dia nós quisermos realmente levar a sério essa conversa de END, temos que parar de querer arrumar somente o melhor do melhor lá fora, e tentando ganhar um troco por fora, e nos concentrar naquilo que nós(industria e governo) somosrealmente capazes de fazer/desenvolver aqui sob nossas condições, e com quem está realmente interessado em fazer pacerias duradouras. Temos que começar ou recomeçar muitas coisas do início, e aprender fazer de novo o trabalho de fomiguinhas, a fazer o nosso dever de casa. É um trabalho, e uma visão, que tem de ser de longo prazo.

Não me parece lógico que nossos cmtes militares ou o MD não consigam enchergar tal condição em vista da aquisição futura de um helo de ataque. Os Sul-Africanos estão mais ou menos no mesmo patamar de nosso desenvolvimeto industrial em materia militar. Tem projetos e produto que são complementares, substituem ou podem ocupar espaços de recursos nossos que já há muito deveriam ter saído de circulação no Brasil. Os exemplos são inúmeros. Artilharia, armamento leve, mísseis, blindados, helos, sistemas C4IR, sofware/hardware, Vants... e por aí vai.

E no entanto, apesar de todas essas similaridades, infelizmente o que se vê é a parceria em um único projeto, e nada mais. Fico realmente tolhido na minha pequena intligência ao ver ta tipo de situação. Faz parecer concretamente um caso de leniência, incompetência ou puro e simples pré-conceito.

Será que +50 Caracal, com mecânica e sistemas análogos ou semi-análogos aos do Rooivalk - e que obviamente poderiam evoluir em comunalidade em um processo de produção sob licença do mesmo aqui, afora os sistemas de armas nacionais - não são mais que motivo suficiente para percebermos as vantagens de se operar este helo de ataque em conjunto com aqueles helos de transporte nas FFAA's do Brasil? Será que alguém no MD consegue entender isso e a obviedade das vantagens industriais e tecnológicas dela advindas?

As vezes eu pareço falar no deserto. :(

abs.

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Qua Jan 04, 2012 1:11 pm
por henriquejr
Pelo que sei o Rooivalk é um projeto problemático, que ao que parece nao foi adiante! Tanto que os sul africanos resolveram modernizar seus Mi-24 Hind!

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Qua Jan 04, 2012 1:16 pm
por Penguin
henriquejr escreveu:Pelo que sei o Rooivalk é um projeto problemático, que ao que parece nao foi adiante! Tanto que os sul africanos resolveram modernizar seus Mi-24 Hind!
Os sul-africanos não operam o Hind. Esse programa é para exportação apenas.

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Qua Jan 04, 2012 1:26 pm
por henriquejr
Penguin escreveu:
henriquejr escreveu:Pelo que sei o Rooivalk é um projeto problemático, que ao que parece nao foi adiante! Tanto que os sul africanos resolveram modernizar seus Mi-24 Hind!
Os sul-africanos não operam o Hind. Esse programa é para exportação apenas.
Ahhh...achei que tinha ligo sobre isso em algum lugar! Obrigado pela correção!

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Qua Jan 04, 2012 1:35 pm
por FCarvalho
henriquejr escreveu:Pelo que sei o Rooivalk é um projeto problemático, que ao que parece nao foi adiante! Tanto que os sul africanos resolveram modernizar seus Mi-24 Hind!
O problema do Rooivalk sempre foi o mesmo nosso: uma mistura hipócrita de falta de recursos aliada a falta de vergonha na cara do politicos e infantilidade/imaturidade social.

tirando isso, ele seria/é um bom helo de ataque.

salvo engano, a última informação que tenho sobre o mesmo, é que a Denel estaria planejando algo como uma versão Mk2 do do mesmo, sob pena de descontinuidade se um parceiro ou clientes interessados não aparecem. a confirmar.

abs

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Qua Jan 04, 2012 2:05 pm
por gaitero
Túlio escreveu:
gaitero escreveu:

"O BNDES prorrogou até o final do ano o Plano PSI, para a aquisição de helicópteros AS.350 Esquilo dentro do FINAME. Essa linha de financiamento do BNDES é exclusiva para o modelo Esquilo, uma vez que a aeronave é a única cujo índice de nacionalização é compatível com o programa."

"Hoje o índice de nacionalização dos Esquilo produzidos pela Helibras é de aproximadamente 43%, sendo o Esquilo considerado pelo CTA e BNDES um helicóptero brasileiro, inclusive para financiamento com fins de exportação."

"Jean Noël Hardy, presidente da Helibras, observa também que é um item muito relevante, embora menos lembrado, a “nacionalização
da manutenção”. Atualmente, com exceção de alguns poucos conjuntos, todo o restante dos componentes dos helicópteros da linha Helibras não precisa sair do Brasil para sofrer manutenção."

Curioso, no Site do BNDES-FINAME:

http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes ... cante.html
CNPJ: 34.875.831/0001-29
Razão Social: HELIBRAS - HELICES DO BRASIL LTDA
Situação Cadastral: NAO AUTOR. A OPERAR
DETALHE 1: o que postei tem a data de HOJE! O que quotei é da primeira metade de 2010 e não encontrei qualquer confirmação de porcentagem de componentes Nacionais.

DETALHE 2 - PSI significa Programa de Sustentação de Investimentos e aparentemente a EURO...errr...HELIBRAS foi aceita bem no momento em que a 'marolinha' nos atingia. Passada esta, vale o que está no Site do BNDES. Por que será?

DETALHE 3: NEM NA PÁGINA da empresa sobre o assunto consta o fantástico índice de nacionalização (que aliás, para o BNDES, tem de ser de no mínimo 60%).

http://www.helibras.com/a-helibras_noti ... .php?id=21


Não quero jogar água na fogueirinha de ninguém mas... 8-]

Tulio, não fiz fogueira alguma, acredite no que quiser...

http://www.revistaflap.com.br/pdf/helibras30anos.pdf (Ultima pagina)
http://www.abril.com.br/noticias/econom ... 5302.shtml (uma das muitas fontes, basta escrever 43% de nacionalização esquilo no google)
http://www.helibras.com/a-helibras_noti ... .php?id=21 (com relação ao Finame, em 2010)

Se você puder publicar fontes com relação aos 10% de nacionalização por ti citados ficaria agradecido. Apenas lembrando que em 1987 o indice de nacionalização já era de 29%.

http://www.museutec.org.br/resgatememor ... 2/039.html (História da Helibrás).

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Qua Jan 04, 2012 7:03 pm
por prp
[009] [009] [009] [009] [009] 8-]

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Qua Jan 04, 2012 8:15 pm
por sapao
FCarvalho escreveu:
sapao escreveu: Não precisa ser FMS, mas acho que não só teriamos espaço para o AH-1Z como para o UH-1Y!

Dentro de algum tempo vamos sentir a mesma necessidade que outras forças ja sentem; pois estamos criando um GAP com a desativação do HUEY que nem os medio porte (H-60, 532 e 725) nem os de pequeno porte (Fennec) conseguirão suprir.

ps: só citei helicopteros de transporte militar, ok!
Chega de pintar o burrinho de listrado e ficar chamando de zebra para tirar foto na exposição...
Sapão, sem querer paracer arrogante, mas eu, que nem milico sou ou fui um dia, já tinha esta percepção da ausência (e da necessidade) de um helo na categoria do Huey para as FFAA's há tempos. Sabemos que tanto o Caracal quanto o BH são aeronaves com fins, e caracteristicas, bem objetivos, atendendo nichos da aviação de asas rotativas específicos. Eles são/foram um boa aquisição para o Brasil? Com certeza sim. E diga-se, trouxeram, cada um ao seu tempo, a partir dos PUMA, evoluções operacionais, logisticas e doutrinárias inequívocas para as FFAA's. Mas devemos lembrar também, e parece-me que isso ficou um tanto quanto de lado nos EM das FFAA's, "empolgadas" com as novas aquisições, que no Brasil, demandamos operações, tanto de cunho militar quanto civil que, ou não comportam helos daquela categoria, ou não carecem dos mesmos, e que são justamente onde entrariam com melhores resultados de emprego, helos da categoria do Huey.
Não só no Brasil, como disse o ARMY já sentiu o mesmo problema. Ou pelo menos seus pilotos já sentiram.

Mas nós temos um problema. Existe(em) helos militares em produção e/ou disponíveis no mercado hoje capazes de substituir diretamente e com vantagem o Huey?
Sim, o H-1Y. A vantagem dele em relação ao KA-60 é que ele JA esta operacional.
No meu ponto de vista, no mercado Ocidental não. No meu entender, o único helo militar "de veia" que faria o mesmo trabalho do Huey com ganhos reais, concretos, seria o Kamov Ka-60. No entanto, este helo ainda não está operacional na Russia, embora já conte com encomendas do governo russo de mais de 200 undes, e o mesmo não dispõe, ainda, do reconhecimento das autoridades aeronáuticas para operar no ocidente e quiça, no Brasil.

Devo crer, no entanto, que se um dia as FFAA's do Brasil vieram a dar concretude a sua e à minha consciência da falta de um helo médio-leve, teremos no Kamov uma alternativa não só material, como também, entendo, uma grande oportunidade industrial e comercial.

Seria só juntar a fome à oportunidade de comer.

Quanto ao helo de ataque, faço voz junto ao Tulio. E sendo redundante, como já defendo aqui no fórum há tempos, o ROOIVALK sempre será a nossa melhor opção, seja em termos operacionais, industriais, tecnológicos ou comerciais.
O problema dele é que ele se baseia em uma modelo antigo (o Super Puma), e foi construido sem licença do fabricante. Acho que no futuro, em parceria com a Helibras, poderiamos fazer algo semelhante aproveitando a linha do 725 aqui no Brasil e, porque não, a experiancia Sul-Africana para desenvolver um modelo que atenda as nossas necessidades. Mas comprar o ROOIVALK acho que deveria ter sido feito na decada de 80/90, hoje em dia não.
Um helo que pode não ser o melhor, mas que seria nosso, feito aqui com/para nossos requisitos e tecnologia. E com uma capacidade de crescimento respaldada em nossas experiências operacionais, e não na dos outros.

Se quisermos, nas minhas contas, levando-se em consideração o plano de reequipamento das FFAA's - aumento e melhoria da Infraestrutura, OM's e pessoal - teríamos aqui, espaço para inicialmente uma linha de produção para cerca de 108 helos de ataque do tipo do Hooivalk, divididos entre as tres forças.

Mas no final, em um país politicamente correto como o nosso, sempre fica a pergunta: a quem interressa "gastar" dinheiro público no Brasil, produzido "helos de ataque"? "A quem pretendemos atacar?" Será que se fizerem essa pergunta amanhã aos nossos cmtes das FFAA's, teriam eles argumentos para responder? O que poderíam eles argumentar a favor de tais helos?

Com a palavra o MD.

Abs

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Qui Jan 05, 2012 1:57 pm
por Glauber Prestes
Uma coisa que eu não entendi, é se o UH-1Y é fabricado do zero, ou se é uma modernização do UH-1N...