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Re: Modernização dos AMX!!!

Enviado: Ter Jun 30, 2009 2:53 pm
por Túlio
À época nada do que disseste era possível, tanto que até o CANHÃO do AMX era diferente, os ianques vetaram o Vulcan para uma ditadura terceiromundista de josta, que era a imagem que passávamos, tivemos de ir de DEFA, que já era usado pelos Mirage...

E discordo da comparação Jaguar x F-5, este é um CAÇA, a baixa carga alar o comprova, o Jaguar é ATAQUE, asas pequenas e pesadamente carregadas para estabilidade na grande turbulência dos voos de penetração a baixa altura, aliás, tão pequenas que os AAMs tinham de ir em cima, assim, contrapartida NÃO, intercomplementaridade SIM... :wink:

Re: Modernização dos AMX!!!

Enviado: Ter Jun 30, 2009 3:08 pm
por PRick
Túlio escreveu:À época nada do que disseste era possível, tanto que até o CANHÃO do AMX era diferente, os ianques vetaram o Vulcan para uma ditadura terceiromundista de josta, que era a imagem que passávamos, tivemos de ir de DEFA, que já era usado pelos Mirage...

E discordo da comparação Jaguar x F-5, este é um CAÇA, a baixa carga alar o comprova, o Jaguar é ATAQUE, asas pequenas e pesadamente carregadas para estabilidade na grande turbulência dos voos de penetração a baixa altura, aliás, tão pequenas que os AAMs tinham de ir em cima, assim, contrapartida NÃO, intercomplementaridade SIM... :wink:
Se você reparar o Jaguar e o F-5 são caças bombardeiros, é certo que o F-5 tem melhores características de um caça puro, enquanto o Jaguar seria mais voltado para ataque(portanto, missão principal do AMX), porém, existem muitas diferenças entre o F-5A e o F-5E, como também entre o Jaguar inicial, e os exportados e fabricados sob-licença na Índia.

No final, ambos foram muito mais desenvolvidos, a célula básica se mostraram bastante flexíveis, e suas últimas versões tinham um peso de decolagem igual ao Gripen NG.

[]´s

Re: Modernização dos AMX!!!

Enviado: Ter Jun 30, 2009 3:14 pm
por Carlos Lima
Túlio escreveu:Se não me engano, era o F-20, não o F-16; sei lá, podem até ter sido AMBOS, a questão foi muito bem posta: DEPOIS DE O PROGRAMA SE TORNAR UM FATO... :wink:

Quanto ao míssil, sei lá, seria então algo como aquele ARM de 82? É, típico de ianque, eis que, poucos anos depois, estávamos entre Magic II e Python III para os F-5, que não se tornaram realidade apenas pelo preço, segundo o então Cmt. da FAB, eis que orçavam em meio milhão de dólares cada um...
Foram mais ou menos os 2 ao mesmo tempo (quando o F-20 perdeu a competi'cao para a ANG o projeto ficou a procura de um "pai" e o Brasil foi um dos "candidatos").

Esse F-16 "79" era uma proposta "beeeeeem mulamba" e como eu disse acima e voce colocou novamente... isso veio a tona quando viram que o AM-X estava se tornando uma realidade.

Sim, n'os gostavamos de desmontar misseis :) ... contratualmente isso nao 'e exatamente aconselhavel e dai (e o fato que queriamos produzir o Piranha) como "licao" nos foi oferecido o "P4" ... da mesma forma tivemos problemas para disparar os Matra 530 ('so conseguimos na de'cada de 90!!!!) porque gostavamos de abrir missil :lol: .

Enfim, voltemos ao AM-X (desculpem pelo off-topic) que de certo modo nos introduziu ao FBW.

[]s
CB_Lima

Re: Modernização dos AMX!!!

Enviado: Ter Jun 30, 2009 4:53 pm
por Bolovo
Túlio escreveu:À época nada do que disseste era possível, tanto que até o CANHÃO do AMX era diferente, os ianques vetaram o Vulcan para uma ditadura terceiromundista de josta, que era a imagem que passávamos, tivemos de ir de DEFA, que já era usado pelos Mirage...
Tanto o Hélio quanto o Gloc, que estão se degladiando, discordam. Olha as ultimas páginas.

Re: Modernização dos AMX!!!

Enviado: Ter Jun 30, 2009 5:36 pm
por Túlio
ESTAVAM! :wink:

Re: Modernização dos AMX!!!

Enviado: Ter Jun 30, 2009 5:37 pm
por Skyway
Já ouvi as duas histórias...a de que o Vulcan foi vetado e a de que o DEFA foi selecionado por ser o melhor indicado para nós.

Quanto ao Vulcan, a MB utiliza ele em um Phalanx instalado no Mattoso Maia a bastante tempo já...acho que desde que o navio foi incorporado em 94.

Re: Modernização dos AMX!!!

Enviado: Ter Jun 30, 2009 5:42 pm
por helio
G-LOC escreveu:
helio escreveu: Como é visivel, voce voltou a deturpar o que escrevo cortando os meus textos, extraindo somente aquilo que vc pretensamente consegue responder e lhe convem , tornando muitas respostas minhas sem nexo. Apesar de te-lo alertado e pedindo para não fazer uso deste recurso torpe, parece que é a sua predileção. Por favor a continuar a usar esta tática de malandro agulha me permito a declinar em responder seus posts( conforme já alertei).
Se vc alegar que agindo assim eu estaria fugindo da discussão, informo de antemão que não é , apenas discuto com pessoas que adotam o fairplay.
Mas se vc preferir discutir este tema com dignidade e lisura terei grande prazer . Apesar de vc ter respondido cortando e deturpando meu texto,estou enviando alguns comentarios os quais a perdurar este expediente deleal de sua parte será a ultima vez
Hélio
Tem argumentos que para mim chegaram no final. Outros são informações sem importancia. Vc também fez isso em outros posts.


Bem G-LOC eu avisei ,entretanto vc continua a insistir. Portanto como já tinha alertado (não me diga que não avisei ou que estou fugindo do debate) e continuas a deturpar o que escrevo tomo a liberdade de continuar no forum mas não discuto mais com voce.
Passe bem!

Hélio

Re: Modernização dos AMX!!!

Enviado: Ter Jun 30, 2009 5:52 pm
por helio
Túlio escreveu:Senhores. algumas considerações:

:arrow: Em que pese a agressividade algo exagerada, bem como repetidos momentos de incompreensão/aparente antipatia entre os debatedores (a gente VENCE debate quando aprende/ensina, apenas assim), há muitas infos interessantes neste, bem como pontos dos quais eu teria sérias dúvidas.

:arrow: Lá trás foi postulado que qualquer aeronave de combate que a EMBRAER fizesse sob licença sairia mais barato e seria melhor que o AMX. Bueno, lembro que o projeto AX foi lançado - ao menos oficialmente - no final dos anos 70 (lembro de, ainda guri, acompanhar a chatíssima 'Voz do Brasil', diariamente às 19:00hs, apenas à espera de alguma notícia a respeito, e de vez em quando vinha) e pergunto (caixa alta proposital, apenas para destacar a questão, sem intenção de gritar com ninguém):

QUEM NOS LICENCIARIA UM AVIÃO DE COMBATE QUE FOSSE MELHOR QUE O AMX?

Vejamos: os EUA? Quá! Se com o peso internacional que tem a Democracia chamada Brasil (combinada com a decadência deles) HOJE as restrições são imensas, que tale um governo militar nos anos 70? Nos deixariam fazer quantos Skyhawks quiséssemos, só para 'desestabilizar o equilíbrio militar do backyard'? Necas! E mesmo que o fizessem, faríamos o quê? A fuselagem (parte dela, eu diria) e alguns parafusos e rebites, no máximo. E na hora de fabricar quantos quiséssemos? 'Ah não, vamos vender turbinas para no máximo cinqüenta aviões para não desequilibrar muito as kôzaz...' Lembrem dos anos OITENTA, precisávamos substituir os Sidewinder 'bravo', queríamos 'lima', levamos P4 ('bravo garibado') e olhe lá...
Ah, e a França? Bueno, hoje estão nessa de santinhos mas sempre foram - e isso no mínimo - tão restritivos quanto os EUA. Como (e por quê) foi que os Israelenses começaram a fazer cópias dos Mirage propelidas por J79? O Governo Francês liberou geral? Qualews, os irmãos Dassault (aka Bloch, Judeus) poderiam responder melhor a esta questão, citando uma certa filial na Suíça, que também usava Mirage III...
Inglaterra: Harrier/Tornado? Na época? NEM DE PRATELEIRA!!! (Talvez se já tivéssemos descoberto os campos e possuindo a tecnologia de extração no Pré-Sal aí sim, afinal, os Sauditas levaram e levam o que querem, claro que OTS...).
Suécia? Nem nos consideravam dignos de receber seus aviões de combate, quanto mais desenvolver um em conjunto, afinal, éramos uma DITADURA MILITAR e eles estavam podres de ricos (lembro de uma notícia dos anos 80, T&D ou S&D, sempre confundo, quando teria havido uma sondagem pela MB, se não me engano, para comprar mísseis Penguin Noruegueses, estes ficaram muito surpresos, o Brasil sequer figurava em sua lista de possíveis clientes)...
Sobrou alguém? Claro, os RUSSOS, mais precisamente, a URSS! Tranqüilo, nos venderiam o tipo e quantidade que quiséssemos (downgraded, claro), mesmo sendo para DIREITISTAS, que belo cutuco nos EUA, não? Mas FAZER? Sei lá, talvez MiG-21/Su-22 e mesmo assim acho brabo...
Ah, mas e o Jaguar? Anglo/Francês, negociar ToT com UM já é brabo, ainda mais com DOIS, useiros e vezeiros de fazer restrições tecnológicas, e no auge das sanções que sofre uma ditadura. Alguém acredita MESMO que algo assim poderia acontecer, a gente fazendo SEPECAT Jaguar? E em quê ele seria tão melhor assim que o AMX? Tecnologia dos anos sessenta, asinhas pequenas, específicas para penetração a baixa altura mas péssimas para 'puxar G' em dogfight (nossa realidade, à época), então sobra o quê? Capacidade supersônica apenas...
E agora, sobrou ainda alguém? Claro, a China, que desenvolvia seu Fantam, um MiG-19 com entradas de ar laterais, tecnologia dos anos cinqüenta, o 'pé-de-boi' dos 'pés-de-boi', baita ganho tecnológico... :roll:

Senhores, restou apenas a Itália, que NUNCA desenvolveu sozinha um CAÇA SUPERSÔNICO, patenteando tecnologias que poderia transferir, apenas 'garibava' aqueles F-104 lá deles mas que tinha grande expertise em aviões leves de treinamento e ataque, como o Xavante e G91, com tecnologia própria. Nos passaram o Xavante, conhecíamos os métodos de negociar com eles, onde liberavam, onde restringiam, tudo. Eles precisavam de um avião parecido com o nosso AX e não de um CAÇA, daí... :wink:

:arrow: Parece estar havendo uma confusão entre EMBRAER estatal e EMBRAER privada: um empresa do governo precisa apenas satisfazer os desejos dele, não importa se com lucro ou prejuízo; um empresa privada precisa satisfazer aos acionistas, e aí TEM QUE DAR LUCRO! Lembro que o governo militar chegava a parecer COMUNA de tão estatista que era, mal engatinhávamos (se é que o fazíamos) em conceitos como controle de qualidade, eficiência gerencial, controle de custos & quetales...
Então, o AMX nasceu sob um conceito de 'encomenda do governo', para capacitar a EMBRAER a futuramente desenvolver jatos modernos e NÃO para dar lucros com exportações - se bem que isto também estivesse no escopo, afinal, éramos grandes exportadores de material bélico 'pé-de-boi' e a supradita aeronave era uma espécie de 'pé-de-boi' de luxo...
Daí veio a privatização com o programa em pleno andamento, ao mesmo tempo em que o governo, com os eternos problemas de caixa (curiosamente sempre envolvendo a Defesa em primeiro lugar), reduzia as encomendas (originalmente 79 com possibilidades de ir a 98) para cerca de meia centena, e agora não se tratava mais de fazer o que o governo quer e fim, tratava-se sim de mostrar resultados aos acionistas. Bueno, pegou-se o que se havia aprendido com o AMX (asas com flaps de hipersustentação, por exemplo), juntou-se a uma fuselagem alongada e mexida de Brasília EMB-120 e se chegou ao ERJ-145, o que trouxe de volta o sorriso aos rostos dos acionistas, e daí se foi em diante, ERJ-170/190 e futuramente (não adianta negar, é o próximo passo lógico, eu diria que algo prejudicado pela Grande Crise) um concorrente para os 737, além do KC-390...


Cansei, depois vem mais... 8-]
Tulio
Naquela época não havia muitos produtos como hoje. Entretanto o Brasil poderia ter procurado outras parcerias para produção de um novo avião de combate.A India por exemplo conseguiu produzir sob licença o Jaguar.
O fator politica exterior pesa de acordo com a época. Por exemplo, hoje estamos com relações meio estremecidas com a Italia e não sei se eles topariam outra joint venture, aonde a Italia iria enriquecer ainda mais nossos conhecimentos tecnologicos. Entretanto temos no momento a França que está oferecendo uma vasta gama de parcerias militares.
Posso crer que se o Brasil tivesse negociado melhor teriamos condições de fabricar algo melhor que um mero stuka a jato.

Um abraço

Hélio

Re: Modernização dos AMX!!!

Enviado: Ter Jun 30, 2009 6:22 pm
por felipexion
Povo, sem querer atrapalhar o debate, mas já atrapalhando:

O FLIR do AMX será orgânico???

Re: Modernização dos AMX!!!

Enviado: Ter Jun 30, 2009 6:35 pm
por Túlio
helio escreveu:

Tulio
Naquela época não havia muitos produtos como hoje. Entretanto o Brasil poderia ter procurado outras parcerias para produção de um novo avião de combate.A India por exemplo conseguiu produzir sob licença o Jaguar.
O fator politica exterior pesa de acordo com a época. Por exemplo, hoje estamos com relações meio estremecidas com a Italia e não sei se eles topariam outra joint venture, aonde a Italia iria enriquecer ainda mais nossos conhecimentos tecnologicos. Entretanto temos no momento a França que está oferecendo uma vasta gama de parcerias militares.
Posso crer que se o Brasil tivesse negociado melhor teriamos condições de fabricar algo melhor que um mero stuka a jato.

Um abraço

Hélio

Aí, cupincha, estou com a namorada no MSN, te respondo tão logo me livre, tri? Essa charla é buena por demás!!! :D


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Interessante o exemplo da índia com o Jaguar. Lembro ao amigo que o caso nos remete aos citados pelos colegas acima, HAVIA UM AVIÃO AUTÓCTONE DO GÊNERO, o HF-24 Marut, cuja grande falha que resultou em sua inadequação foi a incapacidade (recusa?) dos Britânicos em fornecerem uma turbina que prestasse. Então passou-se a uma espécie de FX-Índia que, da mesma forma que o nosso, elaborou uma lista tripartite, entre o Jaguar, o Viggen e o Mirage F1. Notes a diferença entre índia e Brasil, à época: o Viggen estava na concorrência (e esta preconizava PRODUÇÃO SOB LICENÇA), para nós nem a pau, nem os flaps dos canards nos deixariam fazer...


Em suma, hoje há ofertas de Rafale, F18 e Gripen NG para índia e Brasil, com produção sob licença, ToT e tudo, à época NÃO! Nossa Indústria Aeronáutica era incipiente perto da deles que, aliás, eram véios usuários - e fabricantes sob licença - de aeronaves Inglesas, como o Gnat. Nós éramos clientes de prateleira de ianques e Franceses...



Mais aqui, ó:

http://www.bharat-rakshak.com/IAF/Info/ ... 25Yrs.html



Para finalizar: Jaguar voou em 1968, AMX em 1984. Há ou não alguma diferença entre o 'Stuka a jato' e o Jaguar, além do pós combustor e capacidade supersônica (aliás, pouco importante para aviões de ataque em voo rasante. Com aquelas asinhas e mísseis WVR, como encarar um CAÇA em dogfight? Não havia necas de off-boresight, tinha de manobrar e apontar o nariz)? Ah, no link (oficial, IAF) que te forneci se evidencia a incapacidade do Jaguar em voar monoturbina, sem PC a potência era insuficiente, com PC era exagerada, então, nem a vantagem de ser biturbina se sustenta contra o NOSSO AMX... 8-]


Abração, cupincha, agora não são MBTs...hehehehheh

Re: Modernização dos AMX!!!

Enviado: Ter Jun 30, 2009 9:20 pm
por G-LOC
Túlio escreveu: E discordo da comparação Jaguar x F-5, este é um CAÇA, a baixa carga alar o comprova, o Jaguar é ATAQUE, asas pequenas e pesadamente carregadas para estabilidade na grande turbulência dos voos de penetração a baixa altura, aliás, tão pequenas que os AAMs tinham de ir em cima, assim, contrapartida NÃO, intercomplementaridade SIM... :wink:
O requisito italiano só cita vôo a baixa altitude. Asa grande de um caça estava mesmo fora de cogitação.

G-LOC

Re: Modernização dos AMX!!!

Enviado: Ter Jun 30, 2009 9:22 pm
por G-LOC
helio escreveu:
Bem G-LOC eu avisei ,entretanto vc continua a insistir. Portanto como já tinha alertado (não me diga que não avisei ou que estou fugindo do debate) e continuas a deturpar o que escrevo tomo a liberdade de continuar no forum mas não discuto mais com voce.
Passe bem!
Hélio
Se algo que apaguei atrapalhou a discussão é só denunciar. A discussão passou a ter repetições e comecei a cortar tudo. Não vou dar replay a um "concordo" para aumentar ainda mais uma discussão que deveria ser dividida em várias.

Para mim vc está é querendo mesmo fugir da discussão.

G-LOC

Re: Modernização dos AMX!!!

Enviado: Ter Jun 30, 2009 9:34 pm
por Bender
Tulio
Parece estar havendo uma confusão entre EMBRAER estatal e EMBRAER privada: um empresa do governo precisa apenas satisfazer os desejos dele, não importa se com lucro ou prejuízo; um empresa privada precisa satisfazer aos acionistas, e aí TEM QUE DAR LUCRO! Lembro que o governo militar chegava a parecer COMUNA de tão estatista que era, mal engatinhávamos (se é que o fazíamos) em conceitos como controle de qualidade, eficiência gerencial, controle de custos & quetales...
Então, o AMX nasceu sob um conceito de 'encomenda do governo', para capacitar a EMBRAER a futuramente desenvolver jatos modernos e NÃO para dar lucros com exportações - se bem que isto também estivesse no escopo, afinal, éramos grandes exportadores de material bélico 'pé-de-boi' e a supradita aeronave era uma espécie de 'pé-de-boi' de luxo...
Daí veio a privatização com o programa em pleno andamento, ao mesmo tempo em que o governo, com os eternos problemas de caixa (curiosamente sempre envolvendo a Defesa em primeiro lugar), reduzia as encomendas (originalmente 79 com possibilidades de ir a 98) para cerca de meia centena, e agora não se tratava mais de fazer o que o governo quer e fim, tratava-se sim de mostrar resultados aos acionistas. Bueno, pegou-se o que se havia aprendido com o AMX (asas com flaps de hipersustentação, por exemplo), juntou-se a uma fuselagem alongada e mexida de Brasília EMB-120 e se chegou ao ERJ-145, o que trouxe de volta o sorriso aos rostos dos acionistas, e daí se foi em diante, ERJ-170/190 e futuramente (não adianta negar, é o próximo passo lógico, eu diria que algo prejudicado pela Grande Crise) um concorrente para os 737, além do KC-390...
De acordo,isso que tu disseste é a chave do cofre,o resto é charla :mrgreen:Vou morrer acreditando nisso,e não adianta tentarem me convencer do contrário :mrgreen:

E graças a Deus temos a oportunidade de fazer de novo e melhor um projeto nacionalizado com o Gripen NG,que será sem dúvida um grande acerto e sucesso. 8-] :D

Sds.

Re: Modernização dos AMX!!!

Enviado: Ter Jun 30, 2009 10:40 pm
por Glauber Prestes
Túlio escreveu:
Aí, cupincha, estou com a namorada no MSN, te respondo tão logo me livre, tri? Essa charla é buena por demás!!! :D
tem cousas que só o DB trás pra ti.

Re: Modernização dos AMX!!!

Enviado: Qua Jul 01, 2009 8:08 am
por Túlio
G-LOC escreveu:
helio escreveu:
Bem G-LOC eu avisei ,entretanto vc continua a insistir. Portanto como já tinha alertado (não me diga que não avisei ou que estou fugindo do debate) e continuas a deturpar o que escrevo tomo a liberdade de continuar no forum mas não discuto mais com voce.
Passe bem!
Hélio
Se algo que apaguei atrapalhou a discussão é só denunciar. A discussão passou a ter repetições e comecei a cortar tudo. Não vou dar replay a um "concordo" para aumentar ainda mais uma discussão que deveria ser dividida em várias.

Para mim vc está é querendo mesmo fugir da discussão.

G-LOC

Tá, essa charla já era, deu! Releiam seus textos e verão um monte de voltas e círculos, parece um dogfight da WW1, POWS!!!

O que quero dizer é o seguinte: AMX não é a última bolacha do pacote mas - no meu entender - é o que de melhor poderíamos obter à época. Argumentos e exemplos acima. Do Jaguar eu morro discordando e tenho mais exemplos e argumentos que posso usar sem atacar nem ofender colega algum; comparar o que se poderia licenciar à Índia de então e ao Brasil da ditadura seria covardia, eles estavam muito mais adiantados (em aeronaves de combate ainda estão, adquirimos respeitabilidade preenchendo - e muito que bem - outros nichos) em Indústria Aeronáutica e relações internacionais, sua Primeira Ministra ostentava o sobrenome GHANDI (e isso era grife, bobear ainda é, se bem que extremistas mataram a coitada) e por aí vai. A Índia era, ao menos em padrões internacionalmente aceitáveis, uma DEMOCRACIA! Já nós...


Então, dei os exemplos de aeronaves da época que poderiam nos interessar e também as razões pelas quais NÃO LEVARÍAMOS!


Exemplos/argumentos que me mostrem estar elaborando em erro?


Abração aí, tigrada!!! :D