Re: Primeros Su-30 MK2 Flanker de Venezuela
Enviado: Qua Mai 07, 2008 11:43 am
Sky/Monk, aí é que está o X da questão. A filosofia russa de equipamentos militares sempre visou simplicidade e pouco custo de manutenção, principalmente de mão de obra especializada. Porque? Porque numa guera não dá tempo de formar engenheiros aeronáuticos e técnicos epecilizados para manutenir aeronaves durante o combate. As revisões tem período entre si mais curtos, não é? MAs nesse interim não se faz nada, nada. Nos aviões ocidentais as revisões são mais espaçadas, mas entre elas há va´rios e vários procedimentos a ser seguidos, senão vamos cair num revisão antecipada.
Quem está certo? Depende da visão de guerra de cada um, dos recursos disponíveis e etc. É uma questão de filosofia, que são diferentes e de acordo com as necessidades de cada um.
Em termos de combate, de guerra e de eficiência de fabricação, os refinamentos no acabamento melhoram em quê? Essa melhora é suficiente para suplantar o maior custo homem/hora por avião? Quanto tempo a mais um avião fica na linha por isso? Quantas pessoas a mais tem de ser utilizadas para este acabamento de bunda de neném?
Você já equipamento alemão do final da guerra? O acabamento era uma merda, porque? Porque acabamento não importava mais, importava era quantidade e funcionalidade.
Isso os russos já tinham aprendido à duras penas e muito bem.
Na questão de desempenho, em que essa "deficiência" afeta a aeronave e sua capacidade de combate, que é para o que ela foi feita?
Por outra lado, é lendária a robustez dos equipamentos russos. Um AK-47 e família por exemplo, são feios, mal acabados, com partes em madeira(se quiser). Mas na parte prática, na hora do vamos ver, são armas insuperáveis até hoje. Segundo estudos, o entre-falhas de uma arma da família AK é de 45000 tiros. O M-16, outra boa arma, acho que não chega nos 10000, e os mais modernos G-36 também não alcançam os tais 45000 tiros.
Outra característica destes fuzis russos é a facilidade de produção. Nenhuma máquina ou material especial é necessário para produzir esta arma, e tem-se uma ferramenta extremamente eficiente no que ela se propõe, atirar e matar gente.
Hoje, as armas Ak feitas na Rússia melhoraram muito em termos de acabamento, mas ainda não são tão boas quanto as ocidentais, mas veja a diferença de preço e a relação custo/benefício.
O Volcom mesmo falou sobre os Ak-108, segundo ele altamente precisos e confiáveis. Não tem trilhos, lanternas, miras ninja, polímeros espaciais nem nada, mas funcionam, sempre.
Assim, o quê são os Su-30/35? São aviões em que se manteve o desenho aerodinâmico, excelente, modernizaram-se sistemas onde foi necessário, materiais e etc. Mas mesmo assim, o preço é muito, muito atraente. Os aviões são muito robustos sem nenhuma preparação especial. Você já leu sobre um SU-27 que pousou de barriga por cagada do piloto? Pois é, bastou levantar o avião, descer o trem de pouso, dar uma checada e o bicho decolou, sem precisar de reparos.
É isso, uma questão de filosofia. Se o avião vende e muito bem, acho que eles devem ter razão.
Quem está certo? Depende da visão de guerra de cada um, dos recursos disponíveis e etc. É uma questão de filosofia, que são diferentes e de acordo com as necessidades de cada um.
Em termos de combate, de guerra e de eficiência de fabricação, os refinamentos no acabamento melhoram em quê? Essa melhora é suficiente para suplantar o maior custo homem/hora por avião? Quanto tempo a mais um avião fica na linha por isso? Quantas pessoas a mais tem de ser utilizadas para este acabamento de bunda de neném?
Você já equipamento alemão do final da guerra? O acabamento era uma merda, porque? Porque acabamento não importava mais, importava era quantidade e funcionalidade.
Isso os russos já tinham aprendido à duras penas e muito bem.
Na questão de desempenho, em que essa "deficiência" afeta a aeronave e sua capacidade de combate, que é para o que ela foi feita?
Por outra lado, é lendária a robustez dos equipamentos russos. Um AK-47 e família por exemplo, são feios, mal acabados, com partes em madeira(se quiser). Mas na parte prática, na hora do vamos ver, são armas insuperáveis até hoje. Segundo estudos, o entre-falhas de uma arma da família AK é de 45000 tiros. O M-16, outra boa arma, acho que não chega nos 10000, e os mais modernos G-36 também não alcançam os tais 45000 tiros.
Outra característica destes fuzis russos é a facilidade de produção. Nenhuma máquina ou material especial é necessário para produzir esta arma, e tem-se uma ferramenta extremamente eficiente no que ela se propõe, atirar e matar gente.
Hoje, as armas Ak feitas na Rússia melhoraram muito em termos de acabamento, mas ainda não são tão boas quanto as ocidentais, mas veja a diferença de preço e a relação custo/benefício.
O Volcom mesmo falou sobre os Ak-108, segundo ele altamente precisos e confiáveis. Não tem trilhos, lanternas, miras ninja, polímeros espaciais nem nada, mas funcionam, sempre.
Assim, o quê são os Su-30/35? São aviões em que se manteve o desenho aerodinâmico, excelente, modernizaram-se sistemas onde foi necessário, materiais e etc. Mas mesmo assim, o preço é muito, muito atraente. Os aviões são muito robustos sem nenhuma preparação especial. Você já leu sobre um SU-27 que pousou de barriga por cagada do piloto? Pois é, bastou levantar o avião, descer o trem de pouso, dar uma checada e o bicho decolou, sem precisar de reparos.
É isso, uma questão de filosofia. Se o avião vende e muito bem, acho que eles devem ter razão.