Brigadeiro escreveu:Um usuário do DB postou algo sobre o assunto e a conta bateu em 4. Bueno, quem foi e onde está a malfadada mensagem... Procurem!!!
Inté mais vê!
Lá vou eu de novo...
EU DISSE: "... ao menos, quatro subs...".
Como combinado vou traduzir e postar uma passagem do livro " Ghost Force. The Secret History Of The SAS"; ISBN 978-0-3043-6367-4.
Autoria de Ken Connor, o sujeito que passou mais tempo dentro do SAS até hoje, e ainda depois de "sair", claro.
Comentário NA CAPA de Andy McNab "... Controversial, Blistering and Unique..."
Capítulo 12; Págs.356 em diante.
À porta !
"... O Sea King ficou pelado. Retiraram tudo de dentro dele que não fosse absolutamente necessário.
Voámos baixo e no limite das máquinas para o perfil da missão. O ruído e o frio na cabine foram
inesquecíveis. Os três comandantes da patrulha (No SAS os cmdtes de patrulha são os mais antigos
com experiência de combate e não de hierarquia !) acompanhavam a rota seguida pela tripulação. De
repente o alerta radar disparou. Um radar, que não era nosso, estava nos iluminando. O Vôo foi ainda
mais baixo e em ziguezague. O que preocupou ainda mais os cmdtes. A tripulação usava equipto de
visão noturna e tinha algumas horas de uso com eles (!) não havia NVGs para a demanda. O AWR cessou
por alguns momentos e recomeçou logo depois, podíamos ver spray das ondas nas escotilhas da cabine.
Voamos ainda mais baixo em zigue zague e o alarme cessou. Chegamos ao continente. No momento de
saírmos houve uma breve discussão entre os cmdtes. um deles já estava fora da aeronave, o mais antigo
fez valer seu ponto de vista de estarmos fora do target. Imaginem a situação. Voamos mais poucos minutos
e fizemos nossa inserção.
A tripulação seguiu até dez milhas da base de Água Fresca em Punta Arenas NO CHILE ! Chegaram lá voando vapores,
ao desembarcarem incendiaram o Sea King e foram ao encontro dos que os esperavam para embarcá-los imediatamente
de volta para Ascensão.
A equipe em terra passou 72h sem conseguir encontrar os pontos notáveisa que os levariam ao seu destino. O ziguezague
do helicóptero e a ausência de melhor intel, mapas e GPS os fez abortar a missão e partirem para a exfiltração via CHILE, de lá
retornaram para Hereford sem atingirem o alvo. A Base Aérea de Rio Grande.
Cabo X; Squadron B SAS ;Tierra Del Fuego; Argentina 1982.
A falha de planejamento , ou, as falhas fizeram com que o fracasso em explodir os Super Etendard no solo ,e, se possível os Exocet, trouxessem as consequências que todos conhecem para a Royal Fleet. Quem não deveria se envolver nas demandas de RECURSOS para as Forças Especiais se envolveu até no planejamento".
Debater, e trocar experiências sempre que possível, é preciso.
Para quem gosta de resultados e coletar experiências...
Preciso dizer o quanto o livro é bom ?