Projeto VANT

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Thor
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Re: Projeto VANT

#886 Mensagem por Thor » Seg Out 01, 2012 9:45 pm

Instituições sérias, para para merecerem tal título, tem o DEVER de esclarecer o cidadão naquilo que lhe couber, ficar se omitindo quando seu nome é textualmente citado atribuindo-lhe ações que não sejam verdadeiras, a meu ver, não endossa qualificação de seriedade, e pelas últimas ações que o CEMCOSAER tomou com relação a matéria do GLOBO/DECEA e mais recentemente com o caso da ISTO É/VANT atestam o que eu defendo.

JT
Entendo seu ponto de vista, mas acho que houve uma perda de controle na gestão do FX-2 em todos os seus aspectos, tanto em relação à comunicação com a sociedade como em relação ao processo em si. Fica realmente difícil distinguir alguma positiva em meio à tanta confusão.

[]´s,

JT
Não gosto de falar sobre o F-X, pois essa novela sem final feliz muito nos entristece.
Pode ser que eu esteja errado, mas todos as decisões, rumos do projeto e pronunciamentos foram puxados para o MD e, em alguns momentos pelo própria PR (7/set). Parecia que a FAB ficou sem o norte, pois era desmentido daqui e dali, negociações políticas prum lado, interesses para o outro, e a nação, mais uma vez, a ver "navios", pois caças nada.
Sei lá, essa era a impressão que eu tive, acompanhando os fatos.




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JT8D
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Re: Projeto VANT

#887 Mensagem por JT8D » Seg Out 01, 2012 9:53 pm

Thor escreveu:
Entendo seu ponto de vista, mas acho que houve uma perda de controle na gestão do FX-2 em todos os seus aspectos, tanto em relação à comunicação com a sociedade como em relação ao processo em si. Fica realmente difícil distinguir alguma positiva em meio à tanta confusão.

[]´s,

JT
Não gosto de falar sobre o F-X, pois essa novela sem final feliz muito nos entristece.
Pode ser que eu esteja errado, mas todos as decisões, rumos do projeto e pronunciamentos foram puxados para o MD e, em alguns momentos pelo própria PR (7/set). Parecia que a FAB ficou sem o norte, pois era desmentido daqui e dali, negociações políticas prum lado, interesses para o outro, e a nação, mais uma vez, a ver "navios", pois caças nada.
Sei lá, essa era a impressão que eu tive, acompanhando os fatos.
Essa também é minha impressão. E concordo que já se tornou um assunto desagradável.
Parece que há agora um clima de "caça aos culpados", mas com tão poucas e desencontradas informações o risco de cometermos injustiças é muito grande.

Abraços,

JT




sapao
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Re: Projeto VANT

#888 Mensagem por sapao » Seg Out 01, 2012 10:03 pm

Gerson Victorio escreveu:
JT8D escreveu:Instituições sérias não ficam batendo boca com desocupados. Quando elas tem uma posição oficial a comunicar elas o fazem. Quando elas não tem decisão nenhuma, se calam.
Instituições sérias, para para merecerem tal título, tem o DEVER de esclarecer o cidadão naquilo que lhe couber, ficar se omitindo quando seu nome é textualmente citado atribuindo-lhe ações que não sejam verdadeiras, a meu ver, não endossa qualificação de seriedade, e pelas últimas ações que o CEMCOSAER tomou com relação a matéria do GLOBO/DECEA e mais recentemente com o caso da ISTO É/VANT atestam o que eu defendo.

[]´s,

JT
[/quote]

No caso, a instituição seria não só a FAB mas o GF; que afinal faz parte dele.

Eu pessoalmente acho que a coisa desandou tanto, com tanta "noticia" e "vazamento" que acredito que conforme veiculado o MD tenha ordenado o silencio como forma de deixar cair no esquecimento.

E como já falaram aqui, é dificil comparar um caso com uma decisão já tomada com outra com varios concorrentes; não pela resposta em si mas pelo peso POLITICO de uma resposta. E no fim continuo achando o que falei: a culpa é de todos, mas a responsabilidade do CMT.
Quem é o comandante?

Alias estamos vendo isso acontecer de novo, tomara que em bem menor proporção




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
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Re: Projeto VANT

#889 Mensagem por Carlos Lima » Ter Out 02, 2012 12:34 am

Tendo a concordar com os Srs.

É triste mesmo...

Gostaria de pedir aos amigos para retornarmos ao assunto VANT por favor :)

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
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Re: Projeto VANT

#890 Mensagem por moura » Ter Out 02, 2012 5:11 pm

Gente uma coisa que ninguém se perguntou o por que o DPF e a FAB escolheram VANTs diferentes.
Será que os requisitos para as missões de cada instituição são bem diferentes?
O VANT do DPF possui capacidades que colocariam a FAB em no minimo uma saia justa jurídica caso a mesma fosse operar-lo em sua capacidade plena, talvez por isso a FAB escolheu um modelo mas dentro daquilo que ela precise.
Já falei de mais.
Abraço.




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Re: Projeto VANT

#891 Mensagem por henriquejr » Ter Out 02, 2012 5:17 pm

moura escreveu:Gente uma coisa que ninguém se perguntou o por que o DPF e a FAB escolheram VANTs diferentes.
Será que os requisitos para as missões de cada instituição são bem diferentes?
O VANT do DPF possui capacidades que colocariam a FAB em no minimo uma saia justa jurídica caso a mesma fosse operar-lo em sua capacidade plena, talvez por isso a FAB escolheu um modelo mas dentro daquilo que ela precise.
Já falei de mais.
Abraço.
Entendo o que queres dizer em relação as limitações jurídicas da utilização de algumas das capacidades mais "invasivas" que um equipamento destes pode ter, mas não creio que seja por esta razão, afinal, a FAB opera os R-99B, entre outros.




.
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Re: Projeto VANT

#892 Mensagem por moura » Ter Out 02, 2012 5:32 pm

Henrique,
o R99 tem capacidade que se usadas indiscriminadamente em território nacional, em tempo de PAZ, pode até derrubar seu comandante e mais o próprio presidente.
Lembre-se vivemos em uma democracia e por mais que saibamos das merd.... que certos órgãos e pessoas fazem neste país ainda sim temos que zelar pela ordem jurídica e democrática e a FAB como instituição militar mais que ninguém está vinculada a essa ordem.




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Re: Projeto VANT

#893 Mensagem por osolamaalua » Ter Out 02, 2012 5:44 pm

O Vant da FAB foi escolhido para formar doutrina, então foi escolhido um equipamento adequado a missão. O DPF ao escolher o seu Vant prefiriu o melhor do mercado, porém sem nenhuma experiência na área e o pior com a doutrina e os ajustes de trafego aéreo ainda não estabelecidos. Para ilustrar a FAB tem que pedir ao OACI para criar corredores para os Vants, após isso esse corredores vão para aprovação. Ai vai vir um engraçadinho falar e a soberania e tal. Além de estarmos em tempo de país aqui em cima da cabeça de todos nós passam aviões de diversas nações. Então na minha opinião a DPF se precipitou ao comprar o seu Vant, mesmo que a intenção fosse boa. Ele realmente já fez alguns vôos mas para ele operar precisa criar uma ZOP (zona de operações prioritárias) que é um poligono no espaço. Imagina isso na região de confluência de Foz do Iguaçu.
Dúvidas.




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Re: Projeto VANT

#894 Mensagem por henriquejr » Ter Out 02, 2012 6:09 pm

moura escreveu:Henrique,
o R99 tem capacidade que se usadas indiscriminadamente em território nacional, em tempo de PAZ, pode até derrubar seu comandante e mais o próprio presidente.
Lembre-se vivemos em uma democracia e por mais que saibamos das merd.... que certos órgãos e pessoas fazem neste país ainda sim temos que zelar pela ordem jurídica e democrática e a FAB como instituição militar mais que ninguém está vinculada a essa ordem.
Foi exatamente neste sentido que eu quis dizer, moura. Não existe razões para a FAB deixar de operar um VANT como o do DPF por causa de suas capacidades de inteligência eletrônica, já que a FAB já opera meios bem mais complexos e eficientes a mais de 10 anos. Lógico que a FAB, como instituição séria que é, só utiliza determinadas capacidades dessas aeronaves em situações em que tal utilização é permitida. O mesmo ocorreria se a FAB tivesse escolhido um VANT como os do DPF.

Concordo com o osolamaalua.

Abraços




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Re: Projeto VANT

#895 Mensagem por Thor » Qua Out 03, 2012 11:35 am

osolamaalua escreveu:O Vant da FAB foi escolhido para formar doutrina, então foi escolhido um equipamento adequado a missão. O DPF ao escolher o seu Vant prefiriu o melhor do mercado, porém sem nenhuma experiência na área e o pior com a doutrina e os ajustes de trafego aéreo ainda não estabelecidos. Para ilustrar a FAB tem que pedir ao OACI para criar corredores para os Vants, após isso esse corredores vão para aprovação. Ai vai vir um engraçadinho falar e a soberania e tal. Além de estarmos em tempo de país aqui em cima da cabeça de todos nós passam aviões de diversas nações. Então na minha opinião a DPF se precipitou ao comprar o seu Vant, mesmo que a intenção fosse boa. Ele realmente já fez alguns vôos mas para ele operar precisa criar uma ZOP (zona de operações prioritárias) que é um poligono no espaço. Imagina isso na região de confluência de Foz do Iguaçu.
Dúvidas.
Muito bom o post, a FAB primeiro escreveu planos de implementação, criou Grupos de Trabalho englobando áreas operacionais, logísticas e de controle de tráfego aéreo. Optou por começar com desenvolvimento de doutrina. Como offset de contrato, fez experiência com leasing de equipamentos, diminuindo custos, e treinamento com pessoal de Israel, aqui e lá na terra santa. Imagino que agora a FAB esteja pronta para pensar em algo maior. Mesmo com o knowhow que uma Força Aérea possui em operações, sistemas de aeronaves e controle do espaço aéreo, não quis arriscar começando com um passo maior que a perna. Talvez por isso, a FAB já deve ter todos os procedimentos estabelecidos, e esteja participando de todas as operações reais da Força Aérea com os VANT, com os contratos de manutenção assinados, com estações de controle operacionais, sem incidentes de qualquer natureza (colisão no solo, etc), sem problemas com abastecimento de combustível, com pilotos já formados etc.
Abraços




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Re: Projeto VANT

#896 Mensagem por felipexion » Qui Out 04, 2012 8:51 pm

http://www.youtube.com/watch?v=rIN2z_GE1qw

Skylark I-LE em uso na IDF




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Re: Projeto VANT

#897 Mensagem por SantaCatarinaBR » Sex Out 26, 2012 11:23 pm

Projeto DPA-VANT realiza ensaio de corrida na pista.

Campo Montenegro, 26/10/2012
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O Projeto DPA-VANT (Sistema de Decolagem e Pousos Automáticos para Veículos Aéreos Não Tripulados) realizou, em 25 de outubro de 2012, ensaio de corrida do Protótipo 02 do VANT Acauã na pista do Aeroporto de São José dos Campos. O objetivo principal do ensaio foi a aquisição de dados que serão utilizados para a identificação de parâmetros necessários para o controle automático da aeronave no solo.

O horário de execução do ensaio foi de madrugada, das 01h00 às 06h00, para evitar interferência na operação normal do aeroporto, que tem utilização tanto militar como civil, inclusive com voos comerciais regulares.

O ensaio teve sucesso e consistiu em seis corridas com velocidades estabilizadas entre 10 e 40 km/h, com e sem utilização do leme de direção da aeronave. Os principais itens analisados foram a atuação da bequilha e a eficiência do sistema de freios.

Cerca de 30 pessoas participaram do ensaio, incluindo integrantes do IAE/ASA, equipe SAR do IAE, DPAA, DTCEA-SJ e INFRAERO, o que possibilitou que todos os aspectos de segurança na operação fossem seguidos.

As fotos do ensaio e do briefing de preparação estão a seguir. (Fotos de Cap. Guerra e Laboratório de Registro de Imagens do IAE).

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FONTE: http://www.iae.cta.br/?action=noticia&id=213




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Re: Projeto VANT

#898 Mensagem por denilson » Ter Out 30, 2012 9:34 am

http://www.tecnodefesa.com.br/materia.php?materia=532
Regulamentação Brasileira
Seminário discute RPAS

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Por Ivan Plavetz
30/10/2012



Uma das versões do Falcão proposta pela Avibras é destinada à vigilância marítima-Notar as novas carenagens que abrigam as antenas SATCOM e do radar de vigilância marítima. Estes aparelhos serão utilizados na região do Pré-Sal-Imagem Avibras

Voo não tripulado: Seminário exibe novas aplicações e discute regulamentação de uso da nova tecnologia
Promovido pela MundoGEO, empresa especializada em soluções integradas de mídia e comunicação voltadas para o setor de atividades geoespaciais, aconteceu no dia 25 de outubro último no Bourbon Convention Ibirapuera, São Paulo, um seminário presencial e online sobre Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT). Com ênfase no setor de mapeamento (fotogrametria e levantamentos aéreos especiais, entre outros) nas áreas de meio ambiente, florestal, agrícola, infraestrutura, gestão territorial, entre outras, o evento contou com a presença de palestrantes envolvidos com pesquisas, desenvolvimento, fabricação e comercialização de VANTs, bem como no processo de regulamentação operacional dessas aeronaves tanto para uso regular no setor de segurança e experimental quanto no campo comercial. Entre eles figuraram os nomes de Onofre Trindade Junior (Pesquisador da USP), Renato Bastos Tovar (gerente de projetos da Avibras), Ailton José de Oliveira Junior e Lívia Camargos Rodrigues de Oliveira (Especialistas em Regulação de Aviação Civil da ANAC) e Floriano Peixoto (Pesquisador do Projeto Albatroz da Universidade de Santa Catarina-Unisanta).



Livia Camargos Rodrigues de Oliveira da ANAC forneceu um panorama do processo de regulamentação da operação de VANTs no Brasil-Foto Ivan Plavetz



Onofre Trindade Junior, pesquisador da USP, realizou um apanhado geral da ampla gama de tipos e aplicações dos VANTs- Foto Ivan Plavetz

Além da apresentação de modelos de aeronaves não tripuladas e tecnologias aplicadas nas áreas já mencionadas, um dos pontos que despertou mais interesse nos participantes do seminário foi à questão da regulamentação da operação de VANTs em um espaço aéreo que terá que ser dividido com aviões comerciais e utilizados pela aviação geral (entre eles, executivos, táxi aéreo, de treinamento de pilotos civis, desportivos e de pulverização agrícola), bem como helicópteros.

Segundo Lívia Camargos Rodrigues de Oliveira, disciplinar a operação de VANTs no Brasil é uma necessidade, incluindo a criação de licenças especiais para voos com aparelhos experimentais ou usados como plataformas envolvidas em experimentos de diversas naturezas. Em novembro de 2011 foi expedida pela ANAC uma autorização especial para que o Departamento de Polícia Federal empregue VANTS em suas operações, notadamente nas tarefas de vigilância e controle de fronteiras.



A tecnologia aplicada atualmente em VANTs já alcança refinados metodos de navegação e controle. Na imagem um laptopo utilizado para controlar um miniVANT de sensoriamento remoto-Foto Ivan Plavetz

A questão de regulamentação da operação regular de VANTs esta sendo estuda a nível global, sendo que a quantidade de obstáculos e de soluções que terão que ser implementadas para chegar-se a esse objetivo torna a tarefa complexa, e ao mesmo tempo, urgente por força do rápido crescimento dessa atividade aérea. Essa meta esta sendo perseguida não somente pelos países emergentes, mas também, pelos Estados Unidos e países desenvolvidos da Europa.

As medidas que serão implementadas para a regulamentação brasileira em discussão deverão ser divididas em fases de curto, médio e longo prazo.

Em curto prazo esta sendo aguardada a divulgação de um roadmap (plano de metas) brasileiro de Sistema de Aeronave Remotamente Pilotada (RPAS) atualmente em elaboração conjunta pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e ANAC, o qual apresentará as expectativas das autoridades para regulamentação no Brasil, incluindo datas prováveis de conclusão. Adicionalmente, deverá ser implantado um fórum presencial , iniciativa ainda em fase de estudos, com o objetivo de discutir com a sociedade em um ambiente centralizado a regulamentação de RPAS. Neste ponto cabe esclarecer que RPAS (sistema comumente chamado internacionalmente de UAS-Unmanned Aerial System) é a sigla que esta sendo utilizada pelos organismos brasileiros para designar o conjunto de equipamentos necessários para operar um VANT, ou seja, plataforma aérea, estações de controle de superfície, sistemas de transmissão de comandos, de telemetria e recepção e transmissão de dados, entre outros.



Renato Bastos Tovar, gerente de projetos da Avibras Aeroespacial , fez uma apresentação das atividades da empresa no setor de aeronaves não tripuladas e do projeto Falcão, aparelhos destinado para as Forças Armadas- Foto Ivan Plavetz

Em médio prazo se promoverá a elaboração de um regulamento para permitir a operação de RPAS com fins lucrativos. Por último, em longo prazo, serão estabelecidos os requisitos para a certificação de RPAS, certificação de organizações produtoras de RPAS e Certificação Operacional e habilitação de pilotos de RPA (Aeronave Remotamente Pilotada). Esses requisitos serão condicionados à admin/publicação dos padrões e práticas recomendadas pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) para esses assuntos.

Atualmente, para conseguir concessões especiais para operar VANTs, o interessado deve cumprir três exigências. A primeira é entrar em contato com a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) com a finalidade de obter autorizações para exploração do serviço de telecomunicações e de uso das radiofrequências, procedimento este que pode ser realizado em paralelo com o requerimento encaminhado para a ANAC (a emissão do certificado de aeronavegabilidade concedido pela ANAC está atrelado à autorização da ANATEL e vice-versa). A segunda exigência é encaminhar para a ANAC requerimento de autorização para operações experimentais ou com fins lucrativos especificando detalhes das atividades a serem praticadas. O item segurança operacional aparece como foco prioritário das autoridades do organismo. O terceiro e último passo é de responsabilidade do DECEA, o qual este incumbido de autorizar o uso do espaço aéreo. Eventualmente, dependendo da natureza de uso do RPAS do requisitante, há a necessidade de emissão de autorização do Ministério da Defesa e do Comando da Aeronáutica conforme a Lei 11.182.




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Re: Projeto VANT

#899 Mensagem por denilson » Ter Out 30, 2012 9:34 am

Imagem
Suspeito que o não recolhimento do trem de pouco nesse caso (radar) pode deteriorar a "visualização" a vante. O flir, dependendo do ângulo de varredura da antena, pode não ser um obstáculo, mas o trem de pouso com certeza, mas por não saber qual é o sistema radar proposto, e suas capacidades e limitações, fica complicado avaliar, mas com certeza tem um obstáculo a vante da antena....
A primeira coisa que me veio a mente (sem considerar "pequenos" detalhes como aerodinâmica e distribuição de peso) é inverter a posição do flir com a antena do radar...




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Re: Projeto VANT

#900 Mensagem por denilson » Ter Out 30, 2012 10:25 am

Olha aqui a foto do Falcão voando!!!
Imagem
Encontrei aqui http://guerraearmas.wordpress.com/2012/ ... -nacional/
Se for montagem esta muito bem feita, pois tem até o efeito do motor e hélice no ar, atras do VANT.




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