GEOPOLÍTICA
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Re: GEOPOLÍTICA
02/11/2009 - 11h34
China terá força aérea com capacidade para operações espaciais
Pequim, 2 nov (EFE).- A China pretende investir em uma força aérea com condições de participar de operações ofensivas e defensivas no espaço, informou Xu Qiliang, comandante-em-chefe do Exército de Libertação Popular do Povo (ELP), em umas declarações recolhidas pela agência oficial de notícias "Xinhua".
Segundo Xu, "esta força aérea melhorará sua capacidade de ataque aéreo e de defesa antimísseis e as capacidades de lançamento estratégico com o objetivo de proteger os interesses da China e manter a paz regional e mundial".
O comandante afirmou que "a militarização do espaço supõe uma ameaça para a humanidade e por isso a China deve desenvolver uma força poderosa para fazer frente aos possíveis desafios".
A dez dias do 60º aniversário da força aérea chinesa, Xu, de 59 anos, disse que "só o poder pode proteger a paz e acrescentou que a superioridade no espaço e no ar significa a superioridade sobre a terra e os oceanos".
A Força Aérea chinesa comemora neste mês seu aniversário com uma exibição nos céus de Pequim, para qual estão previstas piruetas de históricas com os caças J-7 e dos modernos J-10, assim como uma demonstração dos paraquedistas chineses.
Fontes do ELP destacaram recentemente que durante o espetáculo serão utilizados equipamentos de combate de terceira geração, que alcançam velocidade supersônica, uma habilidade que por enquanto só os Estados Unidos e a Rússia dispõem.
A Força Aérea da China conta com mais de 400 mil soldados e 2.024 aeronaves, o que a torna a maior potência da Ásia e a terceira do mundo, atrás dos EUA e da Rússia.
http://noticias.uol.com.br/ultnot/efe/2 ... 48669.jhtm
China terá força aérea com capacidade para operações espaciais
Pequim, 2 nov (EFE).- A China pretende investir em uma força aérea com condições de participar de operações ofensivas e defensivas no espaço, informou Xu Qiliang, comandante-em-chefe do Exército de Libertação Popular do Povo (ELP), em umas declarações recolhidas pela agência oficial de notícias "Xinhua".
Segundo Xu, "esta força aérea melhorará sua capacidade de ataque aéreo e de defesa antimísseis e as capacidades de lançamento estratégico com o objetivo de proteger os interesses da China e manter a paz regional e mundial".
O comandante afirmou que "a militarização do espaço supõe uma ameaça para a humanidade e por isso a China deve desenvolver uma força poderosa para fazer frente aos possíveis desafios".
A dez dias do 60º aniversário da força aérea chinesa, Xu, de 59 anos, disse que "só o poder pode proteger a paz e acrescentou que a superioridade no espaço e no ar significa a superioridade sobre a terra e os oceanos".
A Força Aérea chinesa comemora neste mês seu aniversário com uma exibição nos céus de Pequim, para qual estão previstas piruetas de históricas com os caças J-7 e dos modernos J-10, assim como uma demonstração dos paraquedistas chineses.
Fontes do ELP destacaram recentemente que durante o espetáculo serão utilizados equipamentos de combate de terceira geração, que alcançam velocidade supersônica, uma habilidade que por enquanto só os Estados Unidos e a Rússia dispõem.
A Força Aérea da China conta com mais de 400 mil soldados e 2.024 aeronaves, o que a torna a maior potência da Ásia e a terceira do mundo, atrás dos EUA e da Rússia.
http://noticias.uol.com.br/ultnot/efe/2 ... 48669.jhtm
Re: GEOPOLÍTICA
La 'línea Maginot' de la ciberguerra
La OTAN emplaza en Tallín su centro especializado en la defensa de la Red - El país báltico sufrió en 2007 el mayor ciberataque lanzado contra un Estado
ANDREA RIZZI (ENVIADO ESPECIAL) - Tallín - 02/11/2009
A un par de kilómetros de distancia del precioso casco viejo de Tallín, emplazado en un cuartel del Ejército estonio, se yergue el bastión más avanzado de la defensa de Occidente ante la amenaza de ciberguerras. Aquí, en mayo de 2008, la OTAN estableció su centro de excelencia para ciberdefensa. Exactamente un año antes, el pequeño país báltico había sufrido el más pavoroso ataque internáutico jamás dirigido contra un Estado. Estonia es el tramo más simbólico de la línea Maginot de Occidente contra esta moderna y peligrosa variante de las artes guerreras.
Sobre las diez de la noche del día 26 de abril de 2007, las webs de las principales instituciones estonias empezaron a ser acribilladas por una gigantesca línea de fuego de mensajes basura procedente de ordenadores de medio mundo que acabaría colapsando su capacidad de funcionamiento. Sucesivas oleadas de ataques se abatieron con gran intensidad sobre webs de bancos, periódicos, compañías de telecomunicación y ministerios durante al menos dos semanas.
La agresión fue tan espectacular que indujo a algunos a invocar el pacto de mutua defensa de la OTAN. Las sospechas sobre su autor elevaron la tensión al grado máximo. Todo el episodio constituye una elocuente ilustración de la situación geopolítica de la región. El ataque fue lanzado en coincidencia con el traslado de un monumento dedicado a los soldados soviéticos caídos en la II Guerra Mundial de un céntrico parque de Tallín a un cementerio alejado del casco viejo. La decisión del Gobierno estonio causó fuertes polémicas, disturbios en la calle y retórica ácida del Kremlin. Dadas esas premisas, ¿quién agredió a Estonia?
"No tenemos pruebas definitivas al respecto. Pero tenemos sospechas de que fue organizado en Rusia", responde Urmas Paet, ministro de Asuntos Exteriores estonio. "Nuestros investigadores pidieron colaboración a las autoridades rusas para aclarar el asunto, pero no cooperaron", dice Paet en una sala con vistas del ministerio, un inmueble que fue la sede del Partido Comunista local.
"Para identificar a los autores de un ataque hay que seguir la pista hacia atrás", explica Néstor Ganuza-Artiles, el militar español que es jefe de entrenamiento y doctrina del centro de ciberdefensa. "Si en un punto del recorrido un país no te da acceso a los datos, no puedes tener la seguridad de que el ataque empezó allí. Cabe la posibilidad de que fuera sólo un punto de paso para alguien que maniobraba desde otro sitio...", comenta en la biblioteca del centro, que estudia cuestiones tecnológicas, pero también legales y sociales relacionadas con los ciberataques.
"Esto ilustra el peligro de este tipo de ataques", prosigue. "Quien ataca puede esconderse con relativa facilidad y causar daños enormes con medios muy reducidos. Sin la adecuada protección, pueden colapsar sistemas vitales: acueductos, energía, telecomunicaciones".
En el caso estonio, los atacantes distribuyeron en la Red instrucciones -en ruso y muy simples- sobre cómo bombardear al enemigo. Además, reclutaron a través de virus miles de ordenadores que se sumaron automáticamente al ataque, multiplicando así su potencia.
En Estonia pocos dudan de que la agresión fuera una intimidación en contra de la rebelde ex república soviética. La espiral de fricciones y desconfianza que marca las relaciones de los países de la vieja órbita soviética con el Kremlin dio un paso más. No fue el último.
"En septiembre, al otro lado de la frontera tuvimos unas maniobras militares rusas de gran envergadura. No entendemos por qué a estas alturas Rusia todavía gasta muchos recursos para prepararse para combates con la OTAN. Es ridículo", dice Paet, quien cree que la Alianza debería desplegar aviones en la zona y preparar un plan de defensa de la región, que todavía no tiene.
"Los aviones más cercanos están a 600 kilómetros de Tallín. Creo que eso no es adecuado", comenta. "Y en cuanto al plan de defensa, no lo veo como ninguna provocación a Rusia. La piedra fundamental de la OTAN es la defensa colectiva. Por tanto, me parece perfectamente natural que la Alianza tenga que estar lista para implementar sus principios en cualquier punto de su territorio".
La desconfianza se proyecta también en las relaciones económicas, bastante escasas, entre Estonia y su gran vecino. "Éste es un país con una economía abierta y una política liberal. Por tanto, las relaciones económicas con Rusia son fundamentalmente definidas por el mercado", observa Märten Ross, vicegobernador del Banco de Estonia. "Las disputas políticas pueden haber tenido algún efecto, pero creo que menor de lo que se piensa. La crisis rusa de los noventa y la entrada en la UE han reorientado el mercado estonio".
A 20 años de la caída del Muro de Berlín, Tallín mira hacia Occidente más que nunca. Estonia es una avanzadilla que espera respaldo de la retaguardia. En su seno, se estudian las batallas del futuro.
"Al fin y al cabo, aunque en un entorno nuevo, se trata de lo de siempre: dominar un espacio para controlar a los demás y defender la infraestructura crítica de un país", resume Ganuza-Artiles.
La sombra del KGB todavía inquieta
A la inevitable desconfianza con la que los países bálticos miran hacia el lado oriental de sus fronteras, Estonia ha tenido que sumar a lo largo del último año una nueva e inquietante preocupación interna. El culpable es Herman Simm, ciudadano estonio de 62 años. El señor Simm fue condenado el pasado mes de febrero a 12 años y medio de cárcel por espiar a favor de Moscú. No se trataba de un espía cualquiera.
Entre 2001 y 2006, Simm fue el responsable de la Autoridad de Seguridad Nacional: era el hombre encargado de garantizar la protección de todos los documentos clasificados que manejaba el país báltico, incluidos los referentes a la OTAN, en la que Estonia se integró en 2004.
El caso ha tenido repercusiones profundas en los cuarteles generales de la Alianza Atlántica y en la sociedad estonia, y ha obligado a elevar la guardia en contra de las posibles infiltraciones de los herederos del KGB. Los países bálticos -ex repúblicas soviéticas con consistentes minorías rusas, que en cierta medida se sienten marginadas- son entornos privilegiados para reclutar espías. Simm se había graduado en la academia de policía del Moscú soviético.
En Estonia, los rusos representan un 25% de los 1,3 millones de habitantes del país. El 7% de los residentes no tiene ciudadanía, y aquí, como en Letonia, los medios rusos son activos en fomentar cierto descontento.
"Desafortunadamente el pasado sigue dividiendo. Algunos lo utilizan conscientemente para azuzar y separar. Por eso apostamos constantemente por mirar hacia al futuro", dice Anne-Ly Reimaa, subsecretaria del Ministerio de Cultura encargada de asuntos de integración étnica. Mientras, a partir de ahora los ciudadanos estonios podrán ver en los cines el documental Operatsioon Simm.
http://www.elpais.com/articulo/internac ... iint_3/Tes
La OTAN emplaza en Tallín su centro especializado en la defensa de la Red - El país báltico sufrió en 2007 el mayor ciberataque lanzado contra un Estado
ANDREA RIZZI (ENVIADO ESPECIAL) - Tallín - 02/11/2009
A un par de kilómetros de distancia del precioso casco viejo de Tallín, emplazado en un cuartel del Ejército estonio, se yergue el bastión más avanzado de la defensa de Occidente ante la amenaza de ciberguerras. Aquí, en mayo de 2008, la OTAN estableció su centro de excelencia para ciberdefensa. Exactamente un año antes, el pequeño país báltico había sufrido el más pavoroso ataque internáutico jamás dirigido contra un Estado. Estonia es el tramo más simbólico de la línea Maginot de Occidente contra esta moderna y peligrosa variante de las artes guerreras.
Sobre las diez de la noche del día 26 de abril de 2007, las webs de las principales instituciones estonias empezaron a ser acribilladas por una gigantesca línea de fuego de mensajes basura procedente de ordenadores de medio mundo que acabaría colapsando su capacidad de funcionamiento. Sucesivas oleadas de ataques se abatieron con gran intensidad sobre webs de bancos, periódicos, compañías de telecomunicación y ministerios durante al menos dos semanas.
La agresión fue tan espectacular que indujo a algunos a invocar el pacto de mutua defensa de la OTAN. Las sospechas sobre su autor elevaron la tensión al grado máximo. Todo el episodio constituye una elocuente ilustración de la situación geopolítica de la región. El ataque fue lanzado en coincidencia con el traslado de un monumento dedicado a los soldados soviéticos caídos en la II Guerra Mundial de un céntrico parque de Tallín a un cementerio alejado del casco viejo. La decisión del Gobierno estonio causó fuertes polémicas, disturbios en la calle y retórica ácida del Kremlin. Dadas esas premisas, ¿quién agredió a Estonia?
"No tenemos pruebas definitivas al respecto. Pero tenemos sospechas de que fue organizado en Rusia", responde Urmas Paet, ministro de Asuntos Exteriores estonio. "Nuestros investigadores pidieron colaboración a las autoridades rusas para aclarar el asunto, pero no cooperaron", dice Paet en una sala con vistas del ministerio, un inmueble que fue la sede del Partido Comunista local.
"Para identificar a los autores de un ataque hay que seguir la pista hacia atrás", explica Néstor Ganuza-Artiles, el militar español que es jefe de entrenamiento y doctrina del centro de ciberdefensa. "Si en un punto del recorrido un país no te da acceso a los datos, no puedes tener la seguridad de que el ataque empezó allí. Cabe la posibilidad de que fuera sólo un punto de paso para alguien que maniobraba desde otro sitio...", comenta en la biblioteca del centro, que estudia cuestiones tecnológicas, pero también legales y sociales relacionadas con los ciberataques.
"Esto ilustra el peligro de este tipo de ataques", prosigue. "Quien ataca puede esconderse con relativa facilidad y causar daños enormes con medios muy reducidos. Sin la adecuada protección, pueden colapsar sistemas vitales: acueductos, energía, telecomunicaciones".
En el caso estonio, los atacantes distribuyeron en la Red instrucciones -en ruso y muy simples- sobre cómo bombardear al enemigo. Además, reclutaron a través de virus miles de ordenadores que se sumaron automáticamente al ataque, multiplicando así su potencia.
En Estonia pocos dudan de que la agresión fuera una intimidación en contra de la rebelde ex república soviética. La espiral de fricciones y desconfianza que marca las relaciones de los países de la vieja órbita soviética con el Kremlin dio un paso más. No fue el último.
"En septiembre, al otro lado de la frontera tuvimos unas maniobras militares rusas de gran envergadura. No entendemos por qué a estas alturas Rusia todavía gasta muchos recursos para prepararse para combates con la OTAN. Es ridículo", dice Paet, quien cree que la Alianza debería desplegar aviones en la zona y preparar un plan de defensa de la región, que todavía no tiene.
"Los aviones más cercanos están a 600 kilómetros de Tallín. Creo que eso no es adecuado", comenta. "Y en cuanto al plan de defensa, no lo veo como ninguna provocación a Rusia. La piedra fundamental de la OTAN es la defensa colectiva. Por tanto, me parece perfectamente natural que la Alianza tenga que estar lista para implementar sus principios en cualquier punto de su territorio".
La desconfianza se proyecta también en las relaciones económicas, bastante escasas, entre Estonia y su gran vecino. "Éste es un país con una economía abierta y una política liberal. Por tanto, las relaciones económicas con Rusia son fundamentalmente definidas por el mercado", observa Märten Ross, vicegobernador del Banco de Estonia. "Las disputas políticas pueden haber tenido algún efecto, pero creo que menor de lo que se piensa. La crisis rusa de los noventa y la entrada en la UE han reorientado el mercado estonio".
A 20 años de la caída del Muro de Berlín, Tallín mira hacia Occidente más que nunca. Estonia es una avanzadilla que espera respaldo de la retaguardia. En su seno, se estudian las batallas del futuro.
"Al fin y al cabo, aunque en un entorno nuevo, se trata de lo de siempre: dominar un espacio para controlar a los demás y defender la infraestructura crítica de un país", resume Ganuza-Artiles.
La sombra del KGB todavía inquieta
A la inevitable desconfianza con la que los países bálticos miran hacia el lado oriental de sus fronteras, Estonia ha tenido que sumar a lo largo del último año una nueva e inquietante preocupación interna. El culpable es Herman Simm, ciudadano estonio de 62 años. El señor Simm fue condenado el pasado mes de febrero a 12 años y medio de cárcel por espiar a favor de Moscú. No se trataba de un espía cualquiera.
Entre 2001 y 2006, Simm fue el responsable de la Autoridad de Seguridad Nacional: era el hombre encargado de garantizar la protección de todos los documentos clasificados que manejaba el país báltico, incluidos los referentes a la OTAN, en la que Estonia se integró en 2004.
El caso ha tenido repercusiones profundas en los cuarteles generales de la Alianza Atlántica y en la sociedad estonia, y ha obligado a elevar la guardia en contra de las posibles infiltraciones de los herederos del KGB. Los países bálticos -ex repúblicas soviéticas con consistentes minorías rusas, que en cierta medida se sienten marginadas- son entornos privilegiados para reclutar espías. Simm se había graduado en la academia de policía del Moscú soviético.
En Estonia, los rusos representan un 25% de los 1,3 millones de habitantes del país. El 7% de los residentes no tiene ciudadanía, y aquí, como en Letonia, los medios rusos son activos en fomentar cierto descontento.
"Desafortunadamente el pasado sigue dividiendo. Algunos lo utilizan conscientemente para azuzar y separar. Por eso apostamos constantemente por mirar hacia al futuro", dice Anne-Ly Reimaa, subsecretaria del Ministerio de Cultura encargada de asuntos de integración étnica. Mientras, a partir de ahora los ciudadanos estonios podrán ver en los cines el documental Operatsioon Simm.
http://www.elpais.com/articulo/internac ... iint_3/Tes
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Re: GEOPOLÍTICA
O cerne de muitas questões...
Correio Braziliense, 02/11/2009
PRODUTIVIDADE
O preço do atraso
Falta de investimento público e privado em pesquisa faz Brasil ficar em 42º lugar no ranking mundial da inovação
Ricardo Allan
O Brasil ocupa o 42º lugar num ranking de inovação tecnológica feito pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). Numa lista de 48 nações desenvolvidas e emergentes, está à frente apenas do México, África do Sul, Argentina, Índia, Letônia e Romênia (veja quadro). Entre os principais concorrentes de renda média, o país perde para a Coreia do Sul (8°), Rússia (29º) e China (34º), por exemplo. O baixo investimento público e privado em pesquisa, as deficiências nas políticas de incentivo e a qualidade ruim da formação profissional funcionam como um freio, atrapalhando a expansão sustentada da economia brasileira.
“Com esse quadro negativo na inovação, o aumento da produtividade em médio e longo prazos fica muito prejudicado. Se o país quiser seguir a trilha do crescimento num ritmo mais acelerado, sem inflação e com elevação na renda real dos trabalhadores, vai ter que enfrentar o desafio de mudar esse cenário”, afirma o economista Carlos Pacheco, professor da Unicamp. Pacheco escreveu o estudo Indicadores selecionados sobre o desempenho do Brasil em inovação, analisando os dados da OCDE a pedido da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O pódio no ranking da organização é ocupado por Suécia, Suíça e Finlândia. Os Estados Unidos, donos da maior economia do mundo, estão em 6º lugar.
Segundo dados do Ministério da Ciência e Tecnologia, o Brasil investiu R$ 32,57 bilhões em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e processos produtivos (P&D) no ano passado, o equivalente a 1,13% do Produto Interno Bruto (PIB). É o maior percentual nos últimos 10 anos, mas não representa um crescimento significativo em relação a 2007 (1,10%). O campeão na aplicação de recursos públicos e privados é Israel (4,7% do PIB), que tem um forte complexo industrial militar. A Coreia do Sul, que deu um salto tecnológico nos últimos 35 anos e ganhou competitividade no mercado internacional de eletrônicos e automóveis, injeta o correspondente a 3,2% do PIB em P&D e os EUA, 2,6%.
Na avaliação de Pacheco, é difícil aumentar o percentual de investimentos em inovação de uma hora para outra, mas alcançar a meta de 1,5% num prazo de até 10 anos seria factível. “O pressuposto é elevar um pouco a aplicação de recursos públicos na forma de estímulos fiscais aos projetos do setor privado e aumentar a eficiência dos programas de financiamento. No mundo, cada dólar gasto pelo governo alavanca, em média, US$ 2,5 investidos pelas empresas. No Brasil, essa proporção é mais ou menos de um para um”, afirma. Nos cálculos do ministério, o setor público gasta 0,60% do PIB com essa atividade no país, enquanto o privado contribui com 0,52%.
Os três níveis de governo gastam 0,16% do PIB com incentivos à pesquisa privada, seja com cortes de impostos ou subvenções. Não é um valor pequeno se comparado com outros países, como os EUA (0,22%) e a França (0,18%). Segundo Pacheco, entretanto, o número é enganoso, pois a Lei de Informática é responsável por quase 70% das despesas. “Essa lei não é propriamente de estímulo à pesquisa. É uma compensação tributária para os outros estados não saírem perdendo para a Zona Franca de Manaus”, diz. Tirando esse efeito, o apoio se reduz a 0,05% do PIB. Os demais programas oficiais têm poucos recursos.
O diretor de Competitividade da petroquímica Braskem, Antônio Queiroz, acredita que os incentivos governamentais ainda são limitados e ineficientes, apesar de avanços recentes, como a Lei do Bem. Para ele, é preciso haver um relacionamento mais estreito entre as indústrias e as agências de fomento à pesquisa, como a federal Finep e a paulista Fapesp. “Esses órgãos deveriam colocar dinheiro nas empresas e não só apoiar pesquisas nas universidades. A inovação no ambiente da fábrica cria parques industriais mais competitivos, com uma maior produtividade”, diz.
Para o diretor de Pesquisa e Tecnologia da Natura, Daniel Gonzaga, a capacitação técnica possibilitada pelo investimento em P&D é necessária para que os produtos exportados tenham maior valor. Apostando mais nos itens manufaturados desenvolvidos nas indústrias com o apoio público, o país poderia diminuir sua dependência das vendas externas de commodities. Gonzaga também cobra uma atitude diferente das empresas. “Elas precisam estar preparadas para aproveitar os financiamentos e usufruir dos incentivos. Isso exige uma mudança cultural. Se não investirmos em inovação, não sairemos do lugar”, diz.
--------------------------------------------------
Tecnologia é fator de sobrevivência
Uma em cada três indústrias brasileiras modifica ou desenvolve produtos num prazo de até dois anos, segundo pesquisas feitas no setor. O economista Carlos Pacheco, professor da Unicamp e consultor da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), atribui esse índice à necessidade de sobreviver num mercado cada vez mais competitivo. Submetidas a uma concorrência forte, as empresas que exportam são as que mais investem em pesquisa e desenvolvimento (P&D). Existem bons exemplos de programas no Brasil, como os da petroquímica Braskem e da fabricante de cosméticos Natura.
Segundo o diretor de Competitividade e Inovação da Braskem, Antônio Queiroz, a empresa estimula um ambiente favorável ao desenvolvimento de novos produtos e processos de fabricação. Funcionários de todos os setores, inclusive da área comercial e de marketing, contribuem com ideias que podem ser concretizadas. O programa já avaliou 1,3 mil sugestões, que deram origem a 450 projetos, com 150 produtos lançados até agora. A vedete é o plástico verde, criado a partir do álcool etanol. Ele é igual ao de derivados de petróleo, mas em vez de emitir gás carbônico na produção, captura o poluente no ar.
“É uma contribuição ao meio ambiente, mas também é uma questão de mercado. Muitos países importantes, como o Japão, os Estados Unidos e os membros da União Europeia, estão pagando mais por produtos renováveis”, afirma Queiroz. Para cumprir a meta de fazer 200 mil toneladas do plástico verde por ano a partir de 2010, a fábrica vai absorver a produção integral de duas usinas de cana-de-açúcar. “O desenvolvimento de novos produtos geralmente tem um efeito multiplicador na economia, o que beneficia todo o país.”
Na divisão de polímeros, a empresa investe 0,7% da receita líquida em P&D. Itens desenvolvidos nos últimos três anos são responsáveis por 17% do faturamento da área de polietileno, polipropileno e PVC, nível que Queiroz considera “impressionante” para uma indústria madura, como a de plásticos. A Braskem tem R$ 330 milhões investidos nos laboratórios dos seus dois centros de pesquisa, onde trabalham 170 profissionais. Além disso, possui oito plantas-piloto, espécies de fábricas em miniatura para produzir algumas toneladas dos itens novos e entregá-los para que os clientes os testem. Assim, o risco dos compradores diminui.
Na avaliação do diretor de Pesquisa e Tecnologia da Natura, Daniel Gonzaga, o investimento em P&D num segmento como o de cosméticos não é uma opção. “É uma questão de vida ou morte”, diz. A empresa aplica 3% da receita líquida todo ano em inovação. Em 2008, 125 produtos foram lançados com base nas ideias dos seus 170 pesquisadores, que se dividem em três centros de pesquisa, um deles em Paris. Segundo Gonzaga, 70% das receitas da empresa vêm da venda de itens criados nos últimos dois anos. “Nossos maiores concorrentes são multinacionais poderosas. Imagina o que aconteceria se não renovássemos a nossa linha.”
A Natura cria itens de cosmético e perfumaria com base em ingredientes naturais de diversas biodiversidades sul-americanas, como a Amazônia, o pantanal, o cerrado, os pampas gaúchos e a Patagônia (Argentina e Chile). Gonzaga dá como exemplos uma linha de cuidados para o rosto com passiflora, uma substância encontrada no maracujá, cremes e esfoliantes de açaí e sabonetes em forma de massinha para tornar o banho das crianças mais interessante. A empresa desenvolve parte das pesquisas em parceria com fornecedores e universidades. (RA)
Correio Braziliense, 02/11/2009
PRODUTIVIDADE
O preço do atraso
Falta de investimento público e privado em pesquisa faz Brasil ficar em 42º lugar no ranking mundial da inovação
Ricardo Allan
O Brasil ocupa o 42º lugar num ranking de inovação tecnológica feito pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). Numa lista de 48 nações desenvolvidas e emergentes, está à frente apenas do México, África do Sul, Argentina, Índia, Letônia e Romênia (veja quadro). Entre os principais concorrentes de renda média, o país perde para a Coreia do Sul (8°), Rússia (29º) e China (34º), por exemplo. O baixo investimento público e privado em pesquisa, as deficiências nas políticas de incentivo e a qualidade ruim da formação profissional funcionam como um freio, atrapalhando a expansão sustentada da economia brasileira.
“Com esse quadro negativo na inovação, o aumento da produtividade em médio e longo prazos fica muito prejudicado. Se o país quiser seguir a trilha do crescimento num ritmo mais acelerado, sem inflação e com elevação na renda real dos trabalhadores, vai ter que enfrentar o desafio de mudar esse cenário”, afirma o economista Carlos Pacheco, professor da Unicamp. Pacheco escreveu o estudo Indicadores selecionados sobre o desempenho do Brasil em inovação, analisando os dados da OCDE a pedido da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O pódio no ranking da organização é ocupado por Suécia, Suíça e Finlândia. Os Estados Unidos, donos da maior economia do mundo, estão em 6º lugar.
Segundo dados do Ministério da Ciência e Tecnologia, o Brasil investiu R$ 32,57 bilhões em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e processos produtivos (P&D) no ano passado, o equivalente a 1,13% do Produto Interno Bruto (PIB). É o maior percentual nos últimos 10 anos, mas não representa um crescimento significativo em relação a 2007 (1,10%). O campeão na aplicação de recursos públicos e privados é Israel (4,7% do PIB), que tem um forte complexo industrial militar. A Coreia do Sul, que deu um salto tecnológico nos últimos 35 anos e ganhou competitividade no mercado internacional de eletrônicos e automóveis, injeta o correspondente a 3,2% do PIB em P&D e os EUA, 2,6%.
Na avaliação de Pacheco, é difícil aumentar o percentual de investimentos em inovação de uma hora para outra, mas alcançar a meta de 1,5% num prazo de até 10 anos seria factível. “O pressuposto é elevar um pouco a aplicação de recursos públicos na forma de estímulos fiscais aos projetos do setor privado e aumentar a eficiência dos programas de financiamento. No mundo, cada dólar gasto pelo governo alavanca, em média, US$ 2,5 investidos pelas empresas. No Brasil, essa proporção é mais ou menos de um para um”, afirma. Nos cálculos do ministério, o setor público gasta 0,60% do PIB com essa atividade no país, enquanto o privado contribui com 0,52%.
Os três níveis de governo gastam 0,16% do PIB com incentivos à pesquisa privada, seja com cortes de impostos ou subvenções. Não é um valor pequeno se comparado com outros países, como os EUA (0,22%) e a França (0,18%). Segundo Pacheco, entretanto, o número é enganoso, pois a Lei de Informática é responsável por quase 70% das despesas. “Essa lei não é propriamente de estímulo à pesquisa. É uma compensação tributária para os outros estados não saírem perdendo para a Zona Franca de Manaus”, diz. Tirando esse efeito, o apoio se reduz a 0,05% do PIB. Os demais programas oficiais têm poucos recursos.
O diretor de Competitividade da petroquímica Braskem, Antônio Queiroz, acredita que os incentivos governamentais ainda são limitados e ineficientes, apesar de avanços recentes, como a Lei do Bem. Para ele, é preciso haver um relacionamento mais estreito entre as indústrias e as agências de fomento à pesquisa, como a federal Finep e a paulista Fapesp. “Esses órgãos deveriam colocar dinheiro nas empresas e não só apoiar pesquisas nas universidades. A inovação no ambiente da fábrica cria parques industriais mais competitivos, com uma maior produtividade”, diz.
Para o diretor de Pesquisa e Tecnologia da Natura, Daniel Gonzaga, a capacitação técnica possibilitada pelo investimento em P&D é necessária para que os produtos exportados tenham maior valor. Apostando mais nos itens manufaturados desenvolvidos nas indústrias com o apoio público, o país poderia diminuir sua dependência das vendas externas de commodities. Gonzaga também cobra uma atitude diferente das empresas. “Elas precisam estar preparadas para aproveitar os financiamentos e usufruir dos incentivos. Isso exige uma mudança cultural. Se não investirmos em inovação, não sairemos do lugar”, diz.
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Tecnologia é fator de sobrevivência
Uma em cada três indústrias brasileiras modifica ou desenvolve produtos num prazo de até dois anos, segundo pesquisas feitas no setor. O economista Carlos Pacheco, professor da Unicamp e consultor da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), atribui esse índice à necessidade de sobreviver num mercado cada vez mais competitivo. Submetidas a uma concorrência forte, as empresas que exportam são as que mais investem em pesquisa e desenvolvimento (P&D). Existem bons exemplos de programas no Brasil, como os da petroquímica Braskem e da fabricante de cosméticos Natura.
Segundo o diretor de Competitividade e Inovação da Braskem, Antônio Queiroz, a empresa estimula um ambiente favorável ao desenvolvimento de novos produtos e processos de fabricação. Funcionários de todos os setores, inclusive da área comercial e de marketing, contribuem com ideias que podem ser concretizadas. O programa já avaliou 1,3 mil sugestões, que deram origem a 450 projetos, com 150 produtos lançados até agora. A vedete é o plástico verde, criado a partir do álcool etanol. Ele é igual ao de derivados de petróleo, mas em vez de emitir gás carbônico na produção, captura o poluente no ar.
“É uma contribuição ao meio ambiente, mas também é uma questão de mercado. Muitos países importantes, como o Japão, os Estados Unidos e os membros da União Europeia, estão pagando mais por produtos renováveis”, afirma Queiroz. Para cumprir a meta de fazer 200 mil toneladas do plástico verde por ano a partir de 2010, a fábrica vai absorver a produção integral de duas usinas de cana-de-açúcar. “O desenvolvimento de novos produtos geralmente tem um efeito multiplicador na economia, o que beneficia todo o país.”
Na divisão de polímeros, a empresa investe 0,7% da receita líquida em P&D. Itens desenvolvidos nos últimos três anos são responsáveis por 17% do faturamento da área de polietileno, polipropileno e PVC, nível que Queiroz considera “impressionante” para uma indústria madura, como a de plásticos. A Braskem tem R$ 330 milhões investidos nos laboratórios dos seus dois centros de pesquisa, onde trabalham 170 profissionais. Além disso, possui oito plantas-piloto, espécies de fábricas em miniatura para produzir algumas toneladas dos itens novos e entregá-los para que os clientes os testem. Assim, o risco dos compradores diminui.
Na avaliação do diretor de Pesquisa e Tecnologia da Natura, Daniel Gonzaga, o investimento em P&D num segmento como o de cosméticos não é uma opção. “É uma questão de vida ou morte”, diz. A empresa aplica 3% da receita líquida todo ano em inovação. Em 2008, 125 produtos foram lançados com base nas ideias dos seus 170 pesquisadores, que se dividem em três centros de pesquisa, um deles em Paris. Segundo Gonzaga, 70% das receitas da empresa vêm da venda de itens criados nos últimos dois anos. “Nossos maiores concorrentes são multinacionais poderosas. Imagina o que aconteceria se não renovássemos a nossa linha.”
A Natura cria itens de cosmético e perfumaria com base em ingredientes naturais de diversas biodiversidades sul-americanas, como a Amazônia, o pantanal, o cerrado, os pampas gaúchos e a Patagônia (Argentina e Chile). Gonzaga dá como exemplos uma linha de cuidados para o rosto com passiflora, uma substância encontrada no maracujá, cremes e esfoliantes de açaí e sabonetes em forma de massinha para tornar o banho das crianças mais interessante. A empresa desenvolve parte das pesquisas em parceria com fornecedores e universidades. (RA)
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
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Re: GEOPOLÍTICA
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Leste Europeu apoia menos o capitalismo do que há 20 anos
Quase duas décadas depois da queda do Muro de Berlim, os habitantes dos países do Leste Europeu aprovam, mas com menos entusiasmo do que então, a passagem do comunismo para o capitalismo, diz uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira nos Estados Unidos.
O Projeto de Atitudes Globais, do Pew Research Center (PRC), engloba entrevistas feitas com 14.760 adultos entre 27 de agosto e 24 de setembro nos Estados Unidos e em 14 países do leste e do oeste da Europa para recolher opiniões sobre o colapso do sistema soviético e de seus aliados europeus.
"A maioria dos povos nas outras repúblicas soviéticas e nos países da Europa oriental apoia o estabelecimento dos sistemas multipartidários e uma economia de mercado livre", segundo o PRC. Entretanto, os pesquisadores do instituto descobriram que o entusiasmo inicial e generalizado sobre estas mudanças "se atenuou na maioria dos países e, em alguns, o apoio à democracia e ao capitalismo diminuiu notavelmente".
No leste da Alemanha, por exemplo, a proporção de entrevistados que considerou como muito positiva a reunificação de seu país foi de 31%, bem menos do que os 45% registrados pelo Times Mirror Center, antecessor do PRC, durante uma pesquisa similar em 1991.
Em quase todos os países do leste e do centro da Europa, que durante décadas fizeram parte da chamada "Cortina de Ferro", diminuiu a opinião favorável à economia capitalista desde a pesquisa de 1991.
Na Hungria, a aprovação da economia de mercado caiu de 80% em 1991 para 46% neste ano; na Lituânia, de 76% para 50%; na Bulgária, de 73% para 53%; e na Ucrânia, de 52% para 36%, segundo o estudo. Fora Polônia e Eslováquia, onde aumentou a aprovação pela passagem do comunismo para a democracia, esta mudança tem hoje menos simpatia do que em 1991, de acordo com o PRC, mas continua contando com respaldo majoritário em quase todos os países.
A grande exceção é a Ucrânia: em 1991, 72% dos entrevistados simpatizavam com a transição para a democracia. Agora, apenas 30% consideram que houve melhorias com essa mudança. Na Bulgária, o apoio à mudança democrática caiu de 76% para 52%; na Lituânia, de 75% para 55%; e na Hungria, de 74% para 56%.
Com a exceção dos habitantes do oeste da Alemanha, o resto da região mostra índices positivos de satisfação com a qualidade da vida após a queda do comunismo. Na área da antiga República Federal da Alemanha, desde a pesquisa de 1991, o índice de satisfação caiu de 52% para 48%. Na ex-República Democrática da Alemanha, o índice de satisfação subiu de 15% para 43%.
Os poloneses aparecem como os mais entusiastas com as mudanças desde a queda do comunismo: o índice de satisfação com a qualidade de vida subiu 32 pontos percentuais, de 12% para 44%. O índice de satisfação na Eslováquia subiu 30 pontos, de 13% para 43%, e, na Rússia, cresceu 28 pontos, de 7% para 35%.
Leste Europeu apoia menos o capitalismo do que há 20 anos
Quase duas décadas depois da queda do Muro de Berlim, os habitantes dos países do Leste Europeu aprovam, mas com menos entusiasmo do que então, a passagem do comunismo para o capitalismo, diz uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira nos Estados Unidos.
O Projeto de Atitudes Globais, do Pew Research Center (PRC), engloba entrevistas feitas com 14.760 adultos entre 27 de agosto e 24 de setembro nos Estados Unidos e em 14 países do leste e do oeste da Europa para recolher opiniões sobre o colapso do sistema soviético e de seus aliados europeus.
"A maioria dos povos nas outras repúblicas soviéticas e nos países da Europa oriental apoia o estabelecimento dos sistemas multipartidários e uma economia de mercado livre", segundo o PRC. Entretanto, os pesquisadores do instituto descobriram que o entusiasmo inicial e generalizado sobre estas mudanças "se atenuou na maioria dos países e, em alguns, o apoio à democracia e ao capitalismo diminuiu notavelmente".
No leste da Alemanha, por exemplo, a proporção de entrevistados que considerou como muito positiva a reunificação de seu país foi de 31%, bem menos do que os 45% registrados pelo Times Mirror Center, antecessor do PRC, durante uma pesquisa similar em 1991.
Em quase todos os países do leste e do centro da Europa, que durante décadas fizeram parte da chamada "Cortina de Ferro", diminuiu a opinião favorável à economia capitalista desde a pesquisa de 1991.
Na Hungria, a aprovação da economia de mercado caiu de 80% em 1991 para 46% neste ano; na Lituânia, de 76% para 50%; na Bulgária, de 73% para 53%; e na Ucrânia, de 52% para 36%, segundo o estudo. Fora Polônia e Eslováquia, onde aumentou a aprovação pela passagem do comunismo para a democracia, esta mudança tem hoje menos simpatia do que em 1991, de acordo com o PRC, mas continua contando com respaldo majoritário em quase todos os países.
A grande exceção é a Ucrânia: em 1991, 72% dos entrevistados simpatizavam com a transição para a democracia. Agora, apenas 30% consideram que houve melhorias com essa mudança. Na Bulgária, o apoio à mudança democrática caiu de 76% para 52%; na Lituânia, de 75% para 55%; e na Hungria, de 74% para 56%.
Com a exceção dos habitantes do oeste da Alemanha, o resto da região mostra índices positivos de satisfação com a qualidade da vida após a queda do comunismo. Na área da antiga República Federal da Alemanha, desde a pesquisa de 1991, o índice de satisfação caiu de 52% para 48%. Na ex-República Democrática da Alemanha, o índice de satisfação subiu de 15% para 43%.
Os poloneses aparecem como os mais entusiastas com as mudanças desde a queda do comunismo: o índice de satisfação com a qualidade de vida subiu 32 pontos percentuais, de 12% para 44%. O índice de satisfação na Eslováquia subiu 30 pontos, de 13% para 43%, e, na Rússia, cresceu 28 pontos, de 7% para 35%.
"Só os mortos conhecem o fim da guerra" Platão.
Re: GEOPOLÍTICA
Fonte: http://www.defensenews.com/story.php?i= ... =AME&s=LANDon't Alienate Russia, Says NATO Official
By JULIAN HALE
Published: 3 Nov 2009 16:28 Print | Email
Brussels - A NATO official has stressed the importance of not alienating Russia again, adding that there could be some added value to bringing Russia on board when exploring missile defense because of its industry and technical knowledge.
Speaking at a Security and Defence Agenda debate on the future of missile defense in Europe, Roberto Zadra, deputy head of NATO's WMD Centre, said that "we can't build missile defense that is perceived by Russia as being against it."
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His comments were a clear reference to the controversy surrounding the so-called third-site plan in Poland and the Czech Republic, which has since been scrapped by the United States. Zadra also pointed to joint threat analysis as a potential area for NATO-Russia cooperation.
Mira Ricardel, vice president of business development for missile defense systems at Boeing, agreed that Russian industry could bring something to the table at a technical level while think tank researcher Jean-Pierre Maulny said it could be "interesting to work with Russia."
Earlier in the debate, Zadra said that "if Europe wants missile defense, then we have to find the money for it. Otherwise we can't complain if the U.S. goes it alone."
Robert Bell, senior vice president for SAIC, expressed the view that France could bring its satellite-based early detection capability into the equation, because "if you have something to say that the threat is coming, then you're in the decision loop from the beginning".
Meanwhile, Baker Spring, a research fellow at the Heritage Foundation, was in no doubt that missile defense will be an important part of NATO's new strategic concept.
Re: GEOPOLÍTICA
Brasil é interlocutor preferido no continente
Ivanir José Bortot*
Enviado Especial
Teerã (Irã) - Com um Produto Interno Bruto (PIB) de US$ 800 bilhões e uma população de 65,3 milhões de pessoas, o governo do Irã vem conseguindo administrar avanços econômicos e o desenvolvimento nuclear, mesmo diante das restrições de comércio impostas pelos Estados Unidos. O fato novo é o efeito da crise internacional que derrubou os preços do petróleo, uma das principais fontes de renda do país.
O crescimento, que vinha em ritmo médio de 5% ao ano desde o fim da guerra com o Iraque nos anos 80, deve ser muito baixo em 2009. As relações de comércio com o Brasil , por exemplo, que eram da ordem de US$ 2 bilhões, devem fechar em US$ 1 bilhão este ano, segundo o ministro das Relações Exteriores, Manouchehr Mottaki.
Cerca de 70% dessa população descendente de persas, com idade inferior a 35 anos, quer usufruir, no entanto, do crescimento com mais empregos, da ampliação de renda e do consumo de bens. Parte desse desejo foi manifestada nas eleições ocorridas em junho de 2009. Os partidos de oposição interpretaram esse sentimento ao defender reformas pontuais, sem que nenhum deles questionasse os princípios do islamismo, segundo apurou a Agência Brasil.
No Irã, não há impostos sobre os alimentos, mas o subsídio oficial concedidos nas contas de luz, água, gás e telefone deve ser extinto nos próximos meses. O país convive com inflação moderada, que neste ano deve ficar em torno de 20%. Algumas moedas em circulação praticamente não têm valor. São necessários RIs 9,550 mil (moeda iraniana que tem nome equivalente a reais) para comprar um US$ 1 dólar. Com RIs 45,000 mil é possível comer uma pizza pequena e tomar uma coca-cola em uma lanchonete.
O aluguel de um bom apartamento de dois quartos, na zona nobre de Teerã, é de US$ 600,00 ao mês. A renda média dos assalariados de classe média fica em torno de USS 1,5 mil ao mês e o salário mínimo é de US$ 300,00.
O presidente Mahmoud Ahmadinejad, que saiu das urnas com 24 milhões de votos, 10 milhões a mais do que seu adversário mais próximo, Mir Hossein Moussavi, vem enfrentando a oposição nas ruas de Teerã, uma cidade de 12 milhões de habitantes que lembra São Paulo dos anos 70.
Uma dessas manifestações foi observada pela Agência Brasil. Cerca de mil manifestantes, tendo à frente o líder da oposição Mehdi Karroubi, invadiram as instalações do Centro de Eventos Mosala Eman Khomeini, onde mais de 1,5 mil jornalistas do Irã e de 35 países participavam de um encontro de imprensa e agências de notícias.
Aos gritos de “abaixo a repressão” e "morte ao ditador", referindo-se ao atual presidente, os manifestantes protestaram diante dos principais veículos do Irã, com a Agência Fars. Eles chegaram a invadir o estande da Rússia em protesto ao apoio daquele país ao Irã.
O jornalista russo Mikhail Guser foi levado às pressas ao Hotel Laleh e só retornou ao evento no dia seguinte.
Uma segunda manifestação, com cerca de 300 pessoas, ocorreu dois dias depois na área externa do Mosala Eman Khomeini. Um grupo de mulheres cobrou do governo a localização de parentes presos. Uma autoridade iraniana, que não quis se identificar, admitiu que foram feitas muitas prisões durante as manifestações contra os resultados das eleições. Ele não soube dizer se havia pessoas ainda presas.
O brasileiro Anderson Silva, que estava na manifestação, foi um dos presos. Passou uma noite na prisão e hoje vive na Turquia. Said Laylaz, que concedeu uma entrevista ao jornalista Lourival Sant´ Anna e publicada no Estado de S. Paulo em 15 de junho de 2009, estaria preso até o momento. Santa ´Anna disse à Agência Brasil, Laylaz achava que seria presos na época Laylaz, economista e cientista político foi quem escreveu os discursos de campanha do candiato Mir Hossein Moussavi.
O ministro da Cultura e Orientação Islâmica do país, Mohammad Hosseini, afirmou que as manifestações observadas pelos jornalistas eram uma evidência de que há democracia e liberdade de expressão no país. “O que há é que os europeus e estrangeiros querem impor a sua cultura. O Irã está frustrando essa invasão cultural”, disse Hosseini aos jornalistas estrangeiros reunidos em Teerã.
O país tem um índice de analfabetismo entre 2% e 3%. Cerca de 18 milhões de iranianos estão na universidade e 45% da população têm curso superior. O Brasil tem 10% da população acima de 15 anos ainda não alfabetizada e 4,88 milhões de universitários.
Hosseini disse também que, ao contrário dos americanos que querem a guerra, o Irã luta pela paz, a prosperidade, a defesa de seus valores culturais e busca pontos comuns que possam uni-lo a outros países.
O Brasil é um dos países com os quais o Irã quer maior aproximação econômica e cultural. Para o vice-ministro de Assuntos da América, Alireza Salari, como seu país não tem relações diplomáticas com os Estados Unidos, o Brasil passa a ser o interlocutor preferido no continente. “Temos economias complementares. Se conseguirmos estabelecer laços duradouros, isso trará benefícios para os nossos países”, disse Salari.
O Irã quer oferecer oportunidade de negócios a empresas privadas e públicas do Brasil para maior expansão de sua economia e espera o mesmo das autoridades brasileiras. A meta da área diplomática iraniana é elevar, em cinco anos, as relações de comércio do valor atual de US$ 1 bilhão para US$ 15 bilhões em áreas como a produção de gás – por ser o vice-líder mundial – e de produtos petroquímicos e adubos.
O desenvolvimento da pesquisa na produção de energia nuclear é o tema que a diplomacia dos dois países mais vem trabalhando pelo interesse comum. Os iranianos conseguiram grandes avanços na produção de medicamentos, a partir do uso da pesquisa nuclear. Segundo Salari, hoje o Irã produz 80% dos medicamentos de que necessita e desenvolveu quatro remédios inéditos. Um deles é para combater o diabetes e os outros contra o câncer. O Brasil poderá importar esses medicamentos ou adquirir a tecnologia.
*O repórter viajou a convite do governo iraniano
Fonte: http://www.agenciabrasil.gov.br/noticia ... 78291/view
Re: GEOPOLÍTICA
Fonte: http://www.agenciabrasil.gov.br/noticia ... 73992/viewDiário Oficial publica acordo Brasil-Colômbia na área de defesa
Christina Machado
Repórter da Agência Brasil
Brasília - O Diário Oficial da União de hoje (3) publica o decreto que aprova o texto do acordo de cooperação na área de defesa entre o Brasil e a Colômbia. O acordo foi celebrado em Bogotá em 19 de julho de 2008 e aprovado pelo Congresso Nacional semana passada.
Pela exposição de motivos apresentada pelo Ministério das Relações Exteriores, o documento sela o esforço dos dois países para incrementar as ações no campo da defesa, com ênfase nas áreas de pesquisa e desenvolvimento, apoio logístico, indústria aeronáutica, naval e terrestre. De acordo com o texto, o acordo deverá constituir marco importante na cooperação bilateral na área da defesa.
Re: GEOPOLÍTICA
http://www.defenceweb.co.za/index.php?o ... Itemid=282Brazil and others squeeze China in scramble for Africa
Reuters
Wednesday, 04 November 2009
China is leading the pack in the 21st century 'scramble for Africa' but anybody who thinks Beijing has the continent sewn up need only glance at the passport of Brazilian President Luiz Inacio Lula da Silva.
By the time he first visited the European Union in 2007, four years after coming to office, Lula had racked up six trips to Africa, covering 16 countries.
Then, in July, he was guest of honour at an African Union summit in Libya, a reminder to Beijing ahead of its second Forum on China-Africa Cooperation (FOCAC) in Egypt on November 8-9 that it is not alone in courting the continent and its raw materials.
Reflecting Lula's push, Brazil's annual trade with Africa has jumped from $3.1 billion in 2000 to $26.3 billion last year, a rate of growth outpaced only by China, which has seen two-way commerce soar tenfold this decade to $107 billion.
China has now eclipsed the United States as the continent's biggest trading partner.
"The balance of commercial power has shifted entirely," said Martyn Davies of Frontier Advisory, a South Africa-based consultancy for investors in emerging African markets.
"This is not something new it's just been accelerated by the economic crisis. It's towards inter-emerging market trade, rather than the traditional north-south trade."
It is not only Brazil and China that are muscling in on Africa. The two other members of the so-called BRICs grouping India and Russia are also setting up stall in a region that for generations European powers regarded as their own back yard.
Indian trade with Africa has jumped from $4.9 billion to $32 billion this decade, a similar growth trajectory to Brazil.
However, in terms of foreign direct investment in the last six years, India leads the way with 130 projects, compared to 86 from China and 25 from Brazil, according to research by South Africa's Standard Bank.
Both Brazil and India are also happy to use their cultural and linguistic links to advance their causes.
Besides sharing a language with Mozambique and Angola through common Portuguese heritage, nearly one in two Brazilians claims some African ancestry, while South Africa is home to more people of Indian origin than anywhere outside the subcontinent.
The Russians are also coming
In the last 12 months, Russia has also launched a major diplomatic and trade offensive in Africa, with Mikhail Margelov, its envoy to Sudan, declaring in January that Russia was "back in Africa" and ready to play a "more active role".
His comments were followed within six months by a high profile visit by President Dmitry Medvedev to Egypt, Nigeria, Namibia and Angola to shore up Russian energy, mining, construction and telecommunications deals.
"These forays and the commercial deals which follow them are for the first time in 50 years forcing Western countries to play catch-up on a continent in which they have always maintained unlimited commercial access," Standard Bank said last month.
The rise of competing sources of trade and investment also fulfils the ambitions of many African countries to free themselves from overdependence on commercial ties to one or two Western partners, in particular the United States.
Besides energy and minerals, which make up the lion's share of African exports to the BRICs countries, there is growing interest in its arable land less than 25 % of which is cultivated as a source of food for export.
Probably typical of the deals of the future is the $1 billion China lent Angola in March to develop a farming sector devastated by a 27-year civil war that only ended in 2002.
"Africa's agricultural potential will become an increasingly potent driver of the BRICs commercial engagement with the continent," Standard Bank said in a report.
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Re: GEOPOLÍTICA
Esse é um exemplo positivo da diplomacia presidencial, iniciada pelo FHC e incrementada pelo LILS.
Observem que nesta região a atuação do MAG é incipiente. O que demonstra que sem ideologices, nossa diplomacia se mantem efetiva.
Observem que nesta região a atuação do MAG é incipiente. O que demonstra que sem ideologices, nossa diplomacia se mantem efetiva.
Se na batalha de Passo do Rosário houve controvérsias. As Vitórias em Lara-Quilmes e Monte Santiago, não deixam duvidas de quem às venceu!
Re: GEOPOLÍTICA
José Luís Fiori: América do Sul à beira do futuro
Depois de uma década à esquerda, a América do Sul está entrando numa zona de forte turbulência. O futuro do projeto sul-americano vai depender das escolhas brasileiras e da relação do Brasil com os Estados Unidos.
Por José Luís Fiori*, no Valor Econômico
Depois de uma década à esquerda, a América do Sul está entrando numa zona de forte turbulência. Neste final de 2009, o Uruguai pode eleger para presidente da República, um homem do povo e ex-guerrilheiro tupamaro; e o Chile talvez eleja um bilionário arrogante e de direita, que lembra muito o primeiro ministro italiano, Silvio Berlusconi. No mesmo ano em que a Bolívia e o Equador reelegeram governos dispostos a mudar radicalmente a estrutura do estado e da propriedade dos seus países, com objetivos socialistas, mas sem ruptura revolucionária. Em 2010, haverá eleições na Colômbia e no Brasil; e, em 2011, no Peru e na Argentina.
Durante esta primeira década do século, as mudanças no continente foram apoiadas pela expansão econômica mundial, que também estimulou o projeto de integração da América do Sul. Mas a crise financeira de 2008 provocou uma desaceleração do crescimento e do próprio projeto de integração econômica.
E o projeto de integração política foi atingido em cheio pelo novo acordo militar entre a Colômbia e os Estados Unidos, que autoriza o uso do território colombiano por forças militares norte-americanas, de onde poderão controlar o espaço aéreo da Venezuela e de toda a América do Sul.
Por isso, não é exagero dizer que o futuro da América do Sul, na primeira metade do século XXI, pode estar sendo decidido nestes próximos dois anos. E já é possível mapear as grandes disjuntivas e escolhas que estão no horizonte do continente sul-americano.
Em primeiro lugar, do ponto de vista econômico, o que se deve esperar para depois da crise é um aumento da pressão dos mercados internacionais e o aprofundamento da condição periférica e primário-exportadora da maioria dos países sul-americanos. Mesmo com o alargamento e diversificação dos seus mercados compradores, na direção da Ásia e da China, em particular.
Nessa nova conjuntura, só uma vontade política coesa e continuada poderá manter de pé o projeto de integração sul-americano. Isso supõe uma decisão de estado e uma capacidade coletiva de manter sob controle os conflitos locais, a despeito das mudanças de governo. E supõe também, uma política conjunta de fortalecimento do mercado interno da América do Sul, com a redução da dependência regional das crises e das flutuações dos preços internacionais.
Nesse ponto, não existe meio termo, porque os países dependentes da exportação de produtos primários, mesmo no caso do petróleo, nunca conseguirão comandar sua própria política macroeconômica, e muito menos ainda, a sua inserção na economia mundial.
Em segundo lugar, do ponto de vista político, a crise econômica explicitou ainda mais as assimetrias e desigualdades nacionais e sociais que estão por trás da heterogeneidade política regional e que explicam, em parte, a falta de interesse ou de entusiasmo de alguns países do continente pelo projeto sul-americanista.
Por fim, do ponto de vista da segurança continental, o aumento da presença militar americana na Colômbia serve para relembrar que a América do Sul seguirá por um bom tempo - e mesmo que não queira - sob a "proteção" do poder espacial, aéreo e naval dos EUA. E terá que ter uma enorme persistência e tenacidade para construir um sistema autônomo de segurança regional, sem produzir uma corrida armamentista dentro da própria região.
De qualquer forma, uma coisa é certa: o futuro do projeto sul-americano dependerá cada vez mais das escolhas brasileiras e da forma que o Brasil desenvolverá suas relações com os Estados Unidos.
Do ponto de vista econômico, a pressão dos mercados internacionais e as novas descobertas do petróleo da camada do pré-sal, também estão oferecendo para o Brasil a possibilidade de se transformar numa economia exportadora de alta intensidade, uma espécie de "periferia de luxo" das grandes potências compradoras do mundo, como foram, no seu devido tempo, a Austrália e a Argentina, entre outros.
Mas existe a possibilidade do Brasil escolher um outro caminho que combine seu potencial exportador com uma estrutura produtiva industrial associada e liderada por uma economia mais dinâmica, como é o caso contemporâneo do Canadá, por exemplo.
E, além disso, existe uma terceira alternativa, absolutamente nova para o país e que aponta de certa forma para o modelo da estrutura produtiva norte-americana: com uma indústria extensa e sólida e uma enorme capacidade de produção e exportação de alimentos e outras commodities de alta produtividade, incluindo o petróleo, no caso brasileiro.
Por outro lado, no campo político, depois da hegemonia das ideias neoliberais e privatistas, e do "cosmopolitismo subserviente", no campo internacional, está se consolidando no Brasil, um novo consenso desenvolvimentista, democrático e popular, mas que neste caso, não tem nada a ver com socialismo. As perspectivas futuras dessa coalizão de poder, entretanto, dependerão, em grande medida, da estratégia internacional dos próximos governos brasileiros.
O Brasil pode se transformar num "aliado estratégico" dos EUA, do Reino Unido e da França, com direito de acesso a uma parte de sua tecnologia de ponta, como no caso do Japão, ou mesmo de Israel, que acessou a tecnologia atômica militar com a ajuda da França.
Mas o Brasil também pode escolher um caminho próprio de afirmação soberana e de expansão do seu poder internacional. E nesse caso, se o Brasil quiser mudar sua posição geopolítica, obedecendo as "regras de jogo" do sistema mundial, terá que desenvolver um trabalho extremamente complexo de administração contínua das relações de competição, conflito e complementaridade com os Estados Unidos, e com as demais potências, tomando como norte os seus próprios interesses econômicos e geopolíticos.
Numa disputa prolongada pela hegemonia da América do Sul, como se fosse uma "luta oriental" com os Estados Unidos. Caminhando por uma trilha muito estreita e durante um tempo que pode se prolongar por várias décadas. Além disso, se o Brasil quiser liderar a integração soberana da América do Sul no mundo terá que inventar uma nova forma de expansão econômica e política continental e mundial, sem "destino manifesto" nem vocação missionária e sem o imperialismo bélico das duas grandes potências anglo-saxônicas.
(Em homenagem a Carlos Estevam Martins, amigo e companheiro de Santiago do Chile e professor da Universidade de São Paulo que faleceu em 09/10/2009).
*José Luís Fiori é professor titular do Instituto de Economia da UFRJ e autor do livro "O Poder Global e a Nova Geopolítica das Nações" (Editora Boitempo, 2007). Escreve mensalmente às quartas-feiras.
Depois de uma década à esquerda, a América do Sul está entrando numa zona de forte turbulência. O futuro do projeto sul-americano vai depender das escolhas brasileiras e da relação do Brasil com os Estados Unidos.
Por José Luís Fiori*, no Valor Econômico
Depois de uma década à esquerda, a América do Sul está entrando numa zona de forte turbulência. Neste final de 2009, o Uruguai pode eleger para presidente da República, um homem do povo e ex-guerrilheiro tupamaro; e o Chile talvez eleja um bilionário arrogante e de direita, que lembra muito o primeiro ministro italiano, Silvio Berlusconi. No mesmo ano em que a Bolívia e o Equador reelegeram governos dispostos a mudar radicalmente a estrutura do estado e da propriedade dos seus países, com objetivos socialistas, mas sem ruptura revolucionária. Em 2010, haverá eleições na Colômbia e no Brasil; e, em 2011, no Peru e na Argentina.
Durante esta primeira década do século, as mudanças no continente foram apoiadas pela expansão econômica mundial, que também estimulou o projeto de integração da América do Sul. Mas a crise financeira de 2008 provocou uma desaceleração do crescimento e do próprio projeto de integração econômica.
E o projeto de integração política foi atingido em cheio pelo novo acordo militar entre a Colômbia e os Estados Unidos, que autoriza o uso do território colombiano por forças militares norte-americanas, de onde poderão controlar o espaço aéreo da Venezuela e de toda a América do Sul.
Por isso, não é exagero dizer que o futuro da América do Sul, na primeira metade do século XXI, pode estar sendo decidido nestes próximos dois anos. E já é possível mapear as grandes disjuntivas e escolhas que estão no horizonte do continente sul-americano.
Em primeiro lugar, do ponto de vista econômico, o que se deve esperar para depois da crise é um aumento da pressão dos mercados internacionais e o aprofundamento da condição periférica e primário-exportadora da maioria dos países sul-americanos. Mesmo com o alargamento e diversificação dos seus mercados compradores, na direção da Ásia e da China, em particular.
Nessa nova conjuntura, só uma vontade política coesa e continuada poderá manter de pé o projeto de integração sul-americano. Isso supõe uma decisão de estado e uma capacidade coletiva de manter sob controle os conflitos locais, a despeito das mudanças de governo. E supõe também, uma política conjunta de fortalecimento do mercado interno da América do Sul, com a redução da dependência regional das crises e das flutuações dos preços internacionais.
Nesse ponto, não existe meio termo, porque os países dependentes da exportação de produtos primários, mesmo no caso do petróleo, nunca conseguirão comandar sua própria política macroeconômica, e muito menos ainda, a sua inserção na economia mundial.
Em segundo lugar, do ponto de vista político, a crise econômica explicitou ainda mais as assimetrias e desigualdades nacionais e sociais que estão por trás da heterogeneidade política regional e que explicam, em parte, a falta de interesse ou de entusiasmo de alguns países do continente pelo projeto sul-americanista.
Por fim, do ponto de vista da segurança continental, o aumento da presença militar americana na Colômbia serve para relembrar que a América do Sul seguirá por um bom tempo - e mesmo que não queira - sob a "proteção" do poder espacial, aéreo e naval dos EUA. E terá que ter uma enorme persistência e tenacidade para construir um sistema autônomo de segurança regional, sem produzir uma corrida armamentista dentro da própria região.
De qualquer forma, uma coisa é certa: o futuro do projeto sul-americano dependerá cada vez mais das escolhas brasileiras e da forma que o Brasil desenvolverá suas relações com os Estados Unidos.
Do ponto de vista econômico, a pressão dos mercados internacionais e as novas descobertas do petróleo da camada do pré-sal, também estão oferecendo para o Brasil a possibilidade de se transformar numa economia exportadora de alta intensidade, uma espécie de "periferia de luxo" das grandes potências compradoras do mundo, como foram, no seu devido tempo, a Austrália e a Argentina, entre outros.
Mas existe a possibilidade do Brasil escolher um outro caminho que combine seu potencial exportador com uma estrutura produtiva industrial associada e liderada por uma economia mais dinâmica, como é o caso contemporâneo do Canadá, por exemplo.
E, além disso, existe uma terceira alternativa, absolutamente nova para o país e que aponta de certa forma para o modelo da estrutura produtiva norte-americana: com uma indústria extensa e sólida e uma enorme capacidade de produção e exportação de alimentos e outras commodities de alta produtividade, incluindo o petróleo, no caso brasileiro.
Por outro lado, no campo político, depois da hegemonia das ideias neoliberais e privatistas, e do "cosmopolitismo subserviente", no campo internacional, está se consolidando no Brasil, um novo consenso desenvolvimentista, democrático e popular, mas que neste caso, não tem nada a ver com socialismo. As perspectivas futuras dessa coalizão de poder, entretanto, dependerão, em grande medida, da estratégia internacional dos próximos governos brasileiros.
O Brasil pode se transformar num "aliado estratégico" dos EUA, do Reino Unido e da França, com direito de acesso a uma parte de sua tecnologia de ponta, como no caso do Japão, ou mesmo de Israel, que acessou a tecnologia atômica militar com a ajuda da França.
Mas o Brasil também pode escolher um caminho próprio de afirmação soberana e de expansão do seu poder internacional. E nesse caso, se o Brasil quiser mudar sua posição geopolítica, obedecendo as "regras de jogo" do sistema mundial, terá que desenvolver um trabalho extremamente complexo de administração contínua das relações de competição, conflito e complementaridade com os Estados Unidos, e com as demais potências, tomando como norte os seus próprios interesses econômicos e geopolíticos.
Numa disputa prolongada pela hegemonia da América do Sul, como se fosse uma "luta oriental" com os Estados Unidos. Caminhando por uma trilha muito estreita e durante um tempo que pode se prolongar por várias décadas. Além disso, se o Brasil quiser liderar a integração soberana da América do Sul no mundo terá que inventar uma nova forma de expansão econômica e política continental e mundial, sem "destino manifesto" nem vocação missionária e sem o imperialismo bélico das duas grandes potências anglo-saxônicas.
(Em homenagem a Carlos Estevam Martins, amigo e companheiro de Santiago do Chile e professor da Universidade de São Paulo que faleceu em 09/10/2009).
*José Luís Fiori é professor titular do Instituto de Economia da UFRJ e autor do livro "O Poder Global e a Nova Geopolítica das Nações" (Editora Boitempo, 2007). Escreve mensalmente às quartas-feiras.
Re: GEOPOLÍTICA
Iniciada pelo FHC???Tupi escreveu:Esse é um exemplo positivo da diplomacia presidencial, iniciada pelo FHC e incrementada pelo LILS.
Observem que nesta região a atuação do MAG é incipiente. O que demonstra que sem ideologices, nossa diplomacia se mantem efetiva.
Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
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Re: GEOPOLÍTICA
Pelo Golbery.gaitero escreveu:Iniciada pelo FHC???Tupi escreveu:Esse é um exemplo positivo da diplomacia presidencial, iniciada pelo FHC e incrementada pelo LILS.
Observem que nesta região a atuação do MAG é incipiente. O que demonstra que sem ideologices, nossa diplomacia se mantem efetiva.
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Re: GEOPOLÍTICA
Li as quatro páginas de comentários e realmente é impressionante as opiniões dessa pequena amostragem de argentinos. O prestígio do Brasil é diametralmente oposto ao nível de autoestima nacional dos hermanos...DELTA22 escreveu:El desafío que nos imponen los brasileños
La nominación de Río de Janeiro como sede olímpica en 2016 provocó reacciones y reflexiones en el país.
Por Javier González Fraga (*) | 10.10.2009
La nominación de Río de Janeiro como sede olímpica en 2016 ha provocado una serie de reacciones y reflexiones en la Argentina sumamente interesantes, y que dan pie para analizar, quizás hasta para psicoanalizar, este complejo de inferioridad que injustamente tenemos ante el tema. La idea no pasa tanto por perder ese complejo, como por ser capaces de estructurar la estrategia adecuada ante esta nueva realidad, en lugar de quedar paralizados entre la frustración y la descalificación, o peor aún, en el error.
Argentina ¿potencia sudamericana? Es común escuchar que “la economía argentina era más grande que la brasileña hasta no hace mucho”. Sin dejar de ser cierta esa información, es confusa e imprecisa, porque oculta una parte importante de la realidad, como surge muy claramente de analizar el gráfico que acompaña esta nota. La Argentina fue más que Brasil sólo entre 1890 y 1940 (cuando la relación en el gráfico es menor de 1), como consecuencia del espectacular crecimiento que tuvo nuestro país al incorporar productivamente la pampa húmeda y al recibir a millones de inmigrantes dispuestos a trabajar duramente, en un mundo hambriento por nuestros granos y nuestras carnes.
Este crecimiento mucho mayor al del Brasil se da entre 1860 y 1910, y desde la crisis del 30, pero especialmente desde la posguerra del 45, Brasil pasa a crecer más rápido que nosotros. Por eso no debemos confundirnos: el Brasil era ya un imperio importante cuando la Argentina recién empezaba a organizarse; y cuando Salvador de Bahía era ya una ciudad, Buenos Aires era una aldea, aún menor que Salta, Córdoba, y muchas ciudades de Latinoamérica.
En 1810, cuando Río de Janeiro era la capital de un reino que incluía a Portugal, Brasil era casi cuatro veces más grande económicamente que la Argentina, o sea mucho más que ahora, que no llega a ser tres veces mayor. Consecuentemente los 50 años en los que la Argentina fue más que Brasil constituyen la excepción y no la regla, y no debe sorprendernos, ya que Brasil es tres veces más grande en territorio, y casi cinco veces mayor en población.
Es interesante destacar que Brasil creció mucho más que nuestro país entre 1940 y 1990, cuando ocurrió la industrialización brasileña, bajo la influencia de las ideas de Celso Furtado, discípulo y colega de nuestro Raúl Prebisch en la CEPAL, muy bien continuadas por Helio Jaguaribe y otros pensadores que supieron anteponer la realidad del país, a la influencia de modas importadas.
Desde 1990 hasta estos días la relación entre ambos países se mantiene estable, fluctuando mucho más nuestro país, en función de los dispares ciclos económicos y las cuestiones cambiarias, que a veces complican la comparación.
La clase dirigente del Brasil. Más allá de las mediciones económicas, nadie puede poner en duda la mucho mayor preeminencia de Brasil sobre nuestro país en estos últimos años. Pero ni Brasil es un éxito únicamente por Lula, ni la Argentina es un fracaso sólo por los Kirchner. La cuestión es mucho más compleja, y tiene que ver con lo sucedido en los últimos 30 o 40 años, que son los que explican por qué en el Brasil un ex sindicalista de izquierda es presidente, y en la Argentina la política es sinónimo de corrupción y clientelismo.
En el Brasil actual Lula tiene un gran mérito, pero también lo tiene una clase dirigente que lo siguió acompañando, aunque no lo hubiera votado en 2003. Esa clase dirigente de Brasil no existe en la Argentina, y quizás una parte de la explicación sea esa larga tradición que mencionamos anteriormente.
La sensación de pertenencia a un gran país que tiene la dirigencia de Brasil no es una novedad de los últimos años. Arranca con su rica historia de más de 200 años, en gran parte ignorada por los argentinos. Pero otra parte no menor de la explicación tiene que ver con los muy distintos daños causados por la dictadura militar en cada unos de nuestros países.
Según algunas fuentes recientes, en la Argentina desaparecieron por lo menos unas diez mil personas, a las que deberíamos sumarle los exiliados para determinar el número de potenciales dirigentes que hoy no están disponibles para gobernar la Argentina.
Esta cifra en Brasil llega sólo a unos pocos cientos; ¡50 veces menos en un país cinco veces más poblado! Para decirlo de otra manera, no caben dudas de que si Lula, Celso Furtado o Fernando Henrique Cardoso hubieran nacido en la Argentina, hubieran sido perseguidos, lo mismo que Bachelet en Chile, Mujica en Uruguay, y muchos otros destacados dirigentes mundiales que tenían ideas progresistas a los 20 años, incluyendo al propio Tony Blair.
Es decir que mal podemos pretender tener una clase dirigente que hoy promedie los 50 o 60 años, cuando hace 30 años esos jóvenes intelectualmente inquietos podían ser objeto de la persecución, la muerte o el destierro.
Esa no fue la única diferencia con el régimen militar de Brasil. En el hermano país, las libertades políticas no fueron totalmente aplastadas, y los partidos políticos y el Parlamento siguieron funcionando, a pesar de la intervención militar en el Poder Ejecutivo. Esa dinámica política también explica por qué hoy, en el Parlamento de Brasilia hay un 35% de hombres de negocios exitosos ahora dedicados a la política, cuando no alcanzan al 5% en nuestro Congreso.
Brasil, el nuevo EE.UU. del Sur. Si las anteriores reflexiones son ciertas, no hay tanto motivo para llorar por el destino de grandeza del Brasil, sino hay que hacer un esfuerzo por admitirlo, entenderlo y consecuentemente elaborar la estrategia que mejor nos convenga como país. Los argentinos debemos superar los complejos, dejar de lado la envidia, y asumir como una enorme suerte ser vecinos de un país que será una de las cinco economías más grandes del planeta en sólo 20 años más.
Nuestro desafío es ser el Canadá de este nuevo Estados Unidos, y no el México. Canadá no es rival de los EE.UU.; tiene una población mucho menor, y una economía que es casi la décima parte, pero su PBI per cápita es casi igual. Tampoco pretende ser una potencia militar, ni tener el poder mundial que tiene su vecino del sur. Pero mantiene una calidad de vida equivalente o en muchos casos superior al de los estadounidenses. Le exporta a los EE.UU. bienes y servicios de alta calidad, que le permite pagar salarios muy altos.
Por el contrario, México fundamentalmente le exporta materias primas, minerales o agrícolas, y le “vende” mano de obra barata a través de la inmigración o de las maquilas. Está claro que nosotros debemos intentar ser como Canadá, y no como México. Pero nadie nos va a regalar esa opción, por el contrario, nuestro vecino Chile trabaja para convertirse en el socio estratégico de Brasil en la región. Somos nosotros, a partir de una clara estrategia de crecimiento y posicionamiento frente al Brasil, que debemos luchar por lograr ese desafío.
(*) Especial para el diario PERFIL
Fonte: http://www.perfil.com/contenidos/2009/1 ... omentario1
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Há comentários dos hermanos no link acima...
Saludos.
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Re: GEOPOLÍTICA
Sim, estava me referindo a diplomacia PRESIDENCIAL. Que neste caso teve seu start-up no Gov.de FHC.Quem não lembra da critica oposicionista, sobre o Presidente Viajando Henrique Cardoso Já o Golbery,apesar de ser um estrategista e planejador não foi eleito e nem nomeado presidente.Dieneces escreveu:Pelo Golbery.gaitero escreveu: Iniciada pelo FHC???
Se na batalha de Passo do Rosário houve controvérsias. As Vitórias em Lara-Quilmes e Monte Santiago, não deixam duvidas de quem às venceu!
Re: GEOPOLÍTICA
Fonte: http://noticias.terra.com.br/mundo/noti ... ragua.htmlUniversitários protestam contra reeleição na Nicarágua
04 de novembro de 2009 • 23h56 • atualizado em 05 de novembro de 2009 às 01h31
Dezenas de universitários realizaram nesta quinta-feira um protesto contra uma decisão da sala constitucional da Corte Suprema de Justiça (CSJ) que abre o caminho para a reeleição do presidente do país, Daniel Ortega. Os protestos aconteceram nos arredores da Universidade Centro-Americana (UCA) sem incidentes.
"Somos estudantes universitários e jovens que não estamos de acordo com a reeleição" presidencial, disse à imprensa José Luis Bravo, que se identificou como estudante de Comunicação Social da UCA. Outro jovem, com o rosto coberto com uma máscara do Güegüense, personagem do folclore local, disse à televisão local a decisão judicial que autoriza a reeleição presidencial contínua "liquidou" o Estado de Direito do país.
O Güegüense, declarado pela Unesco patrimônio da humanidade, é um drama satírico nicaraguense que representa uma expressão de protesto contra o colonialismo. Suas tramas giram em torno dos encontros entre as autoridades coloniais espanholas e os índios, segundo este organismo da ONU. "Temos certeza que se está instaurando uma ditadura neste país e por isso estamos protestando", declarou outro universitário que não se identificou e que também cobria seu rosto com uma máscara desse personagem nicaraguense.
Os jovens, que disseram pertencer a um movimento chamado "Puente" e estudar na UCA, indicaram que o objetivo de seu protesto é rejeitar a decisão e que os nicaragüenses percam o medo de protestar nas ruas contra Ortega.
A decisão de aprovar a reeleição contínua para presidente na Nicarágua foi ditada por seis magistrados sandinistas da sala constitucional da CSJ nicaraguense. Eles substituíram três juízes opositores com suplentes da situação. A decisão declara inaplicável um artigo da Constituição que impede a reeleição presidencial contínua e limita a dois o número de mandatos.
Tão seguindo a cartilha a risca...