JAS-39 Gripen

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2082 vezes
Agradeceram: 2643 vezes

Re: JAS-39 Gripen

#8836 Mensagem por knigh7 » Sáb Jan 16, 2010 12:52 pm

Bourne escreveu:
Túlio escreveu:Meu Deus, até NISSO esse programa está parecendo o AMX, POWS!!! :shock: :shock: :shock: :shock:

Contes a outra metade da história, Dieneces: a Aeromot criou a Aeroeletrônica para fazer aviônicos na onda do AMX, exatamente como essa ATMOS construtora de UM ÚNICO radar meteorológico (exatamente a mesma tecnologia de um AESA de última geração... :roll: ).

Bueno, como sou um dos poucos defensores do AMX aqui, talvez eu acabe até gostando desse tale de paper-fighter, pois os paralelos são impressionantes...

E SE for verdade que o relatório da FAB é favorável a ele vai ser mais tri ainda, no AMX Italiano eles berram até hoje que lhes foi empurrado goela abaixo um produto que não queriam, dessa vez vão ter que ficar bem quietinhos e até botar o Talha véio de Relações Públicas, expressamente autorizado a dizer e escrever o que bem entender - não vou perder UM SÓ pronunciamente dele, juro! - pois credibilidade vai pro buraco de vez... 8-]
Tanto que dá até medo. Especialmente por poder ser uma avião que nasce com um conceito defasado, mas se for baratinho serve de complemento para algo maior no futuro.
Olá Bourne.

O conceito do Gripen é o mesmo que o dos outros no FX2. É um caça de 4,5G. Sim está defasado.
Mas vale ressaltar que a LM só poderia entregar o F35 para nós a partir de 2019, por conta de atender os parceiros do programa. E isso se o F35 não tiver mais atrasos.
Portanto, o cronograma da FAB para recebimento de um 5ª geração em 2025 é o que é possivel para nós. Teríamos que adquirir um 4,5G de um jeito ou de outro. As outras alternativas de 5ª Geração (Pak Fa, J-13) estarão operacionais na década de 2020.
E precisamos de um novo caça para ontem. A gente não pode ficar esperando.

Seria inadequado entrarmos como parceiro no F35. Já foi o tempo. Nos ofereceram essa possibilidade há 10 anos atrás. Como os franceses detinham 20% do capital da Embraer, e se queria empurrar os M2000 BR para a FAB, não participamos do programa. Entrar agora, ainda mais com um Governo de esquerda, seria impossivel. Esqueça isso.
A FAB analisou em 2008 o programa do Pak Fa. E considerou-o de alto risco, pois os russos não tinham tradição na area. Vão pular direto para um caça de superioridade aérea Stealth. Vão queimar etapas. Foi por isso que o considerou como de alto risco. Os russos não vincularam a entrada do Brasil no projeto do Pak a aquisição do Su35BM. Então, poderíamos ter aderido.

Atenciosamente

knigh7
Sênior
Sênior

#8837 Mensagem por knigh7 » Sáb Jan 16, 2010 1:09 pm

cb_lima escreveu:
Túlio escreveu:Meu Deus, até NISSO esse programa está parecendo o AMX, POWS!!! :shock: :shock: :shock: :shock:

Contes a outra metade da história, Dieneces: a Aeromot criou a Aeroeletrônica para fazer aviônicos na onda do AMX, exatamente como essa ATMOS construtora de UM ÚNICO radar meteorológico (exatamente a mesma tecnologia de um AESA de última geração... :roll: ).

Bueno, como sou um dos poucos defensores do AMX aqui, talvez eu acabe até gostando desse tale de paper-fighter, pois os paralelos são impressionantes...

E SE for verdade que o relatório da FAB é favorável a ele vai ser mais tri ainda, no AMX Italiano eles berram até hoje que lhes foi empurrado goela abaixo um produto que não queriam, dessa vez vão ter que ficar bem quietinhos e até botar o Talha véio de Relações Públicas, expressamente autorizado a dizer e escrever o que bem entender - não vou perder UM SÓ pronunciamente dele, juro! - pois credibilidade vai pro buraco de vez... 8-]

x3 e 'e esse o problema... "O aviao de "HOJE"... depois de amanha!"

[]s
CB_Lima
Olá aos cês dois! :mrgreen:

Concordo com vcs que o GripenNG lembra muito o AMX.
A Indústria apoiando a aeronave. Eles vão aprender fazendo, participando do desenvolvimento final da aeronave, inclusive com a integração de novos sistemas.

Mas, peraí?! O AMX era um caça bombardeio. Só teve 2 clientes.
O GripenNG é uma evolução do Gripen. Um caça multimissão. Quantos operadores tem o Gripen? Resposta: 4.

Outro ponto: qual caça podemos exportar para a América Latina?
O caro Rafale?
Ou o GripenNG?

(não estou nem pensando na Venezuela, um apoiador de países que financiam terroristas. O DoS fez bem em embargar armamentos dos EUA a esse país.)

Inté! [023]

gaitero
Sênior
Sênior

#8838 Mensagem por gaitero » Sáb Jan 16, 2010 1:16 pm

knigh7 escreveu:

A Indústria apoiando a aeronave. Eles vão aprender fazendo, participando do desenvolvimento final da aeronave, inclusive com a integração de novos sistemas.

O GripenNG é uma evolução do Gripen. Um caça multimissão. Quantos operadores tem o Gripen? Resposta: 4.

O caro Rafale?
Ou o GripenNG?

(não estou nem pensando na Venezuela, um apoiador de países que financiam terroristas. O DoS fez bem em embargar armamentos dos EUA a esse país.)

Inté! [023]
Opa..

''Quantos operadores tem o Gripen? Mirage? ou F/A-18 Hornet?'' Não é necessário responder...

Porque estas respostas não vão influênciar na decisão pelo Gripen NG, Rafale ou Super Hornet.

Na verdade o numero de operadores não significa nada, o que importa é a quantidade de aviões produzidos... O SH tem mais de 500 encomendas, o Rafale deve superar as 300 em breve. Já o Gripen NG até agora tem, caso o Brasil o compre, 36 encomendas...

Qual caça poderemos exportar para a AL??? Eu perguntaria outra coisa... Quais países da AL pretendem comprar caças novos?? Já existe interesse de algum país?

Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6704 vezes
Agradeceram: 7015 vezes
Contato:

#8839 Mensagem por Túlio » Sáb Jan 16, 2010 1:47 pm

knigh7 escreveu:

Como disse, sou um DEFENSOR do AMX e não teria maiores dificuldades em sê-lo do Gripen NG. E acrescentaria que após alguns anos a EMBRAER passou a deter TODA a tecnologia do pequeno jato Italiano, a ponto de LIDERAR as discussões para a concepção do MLU, que foi especificado pela VENEZUELA. Acredito quue o mesmo ocorreria em relação ao NG.
knigh7 escreveu: Mas, peraí?! O AMX era um caça bombardeio. Só teve 2 clientes.
Já o NG...bem...NEM A SUÉCIA se comprometeu com aquisições dele. Devemos dizer TODA a verdade.

knigh7 escreveu: Outro ponto: qual caça podemos exportar para a América Latina?
O caro Rafale?
Ou o GripenNG?
Interessante questão. Mas será que iríamos querer ou poder exportar? Não há como me convencer que um caça ainda em desenvolvimento já tenha uma planilha de custos prontinha, que a nova linha de montagem e o ferramental para a EMBRAER vão sair de graça ou que não terão seus custos repassados ao produto final. Este terá de competir com o F-16, amortizado há muitos anos e algum Chinês subvencionado que cedo ou tarde vai aparecer...
knigh7 escreveu: (não estou nem pensando na Venezuela, um apoiador de países que financiam terroristas. O DoS fez bem em embargar armamentos dos EUA a esse país.)

Inté! [023]

Fez bem a quem? Que eu saiba aos Chineses e Russos. Os ianques nos impediram de vender AMX biplace e os Venezuelanos compraram Flankers (há comparação possível?); nos impediram de vender Super Tucanos e compraram aqueles jatos esquisitos da China. Ainda lhes falta um pequeno turbohélice de ataque e treinamento. Vão acabar comprando do Irã.

A bênção, Pai Sam. :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#8840 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Jan 16, 2010 2:25 pm

Túlio escreveu:
knigh7 escreveu:

Como disse, sou um DEFENSOR do AMX e não teria maiores dificuldades em sê-lo do Gripen NG. E acrescentaria que após alguns anos a EMBRAER passou a deter TODA a tecnologia do pequeno jato Italiano, a ponto de LIDERAR as discussões para a concepção do MLU, que foi especificado pela VENEZUELA. Acredito quue o mesmo ocorreria em relação ao NG.
Já o NG...bem...NEM A SUÉCIA se comprometeu com aquisições dele. Devemos dizer TODA a verdade.

O caro Rafale?
Ou o GripenNG?
Interessante questão. Mas será que iríamos querer ou poder exportar? Não há como me convencer que um caça ainda em desenvolvimento já tenha uma planilha de custos prontinha, que a nova linha de montagem e o ferramental para a EMBRAER vão sair de graça ou que não terão seus custos repassados ao produto final. Este terá de competir com o F-16, amortizado há muitos anos e algum Chinês subvencionado que cedo ou tarde vai aparecer...
knigh7 escreveu: (não estou nem pensando na Venezuela, um apoiador de países que financiam terroristas. O DoS fez bem em embargar armamentos dos EUA a esse país.)

Inté! [023]

Fez bem a quem? Que eu saiba aos Chineses e Russos. Os ianques nos impediram de vender AMX biplace e os Venezuelanos compraram Flankers (há comparação possível?); nos impediram de vender Super Tucanos e compraram aqueles jatos esquisitos da China. Ainda lhes falta um pequeno turbohélice de ataque e treinamento. Vão acabar comprando do Irã.

A bênção, Pai Sam. :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Mestre Túlio...

[100] [009]

Gosto muito do Gripen C/D até por existir compromissos com relação a ele e encomendas.

NG... desculpe... mas é gastar $$$$$$$$$ para "desenvolver" (o que não é bem assim pois já está lá sendo "desenvolvido" pelo fabricante), para no fim das contas apresentar em 201x uma aeronave que é no máximo de igual capacidade das aeronaves de hoje!!!!!!

Enquanto isso... matamos o nosso planejamento de trabalhar com um 5 Geração porque tudo bem que o Brasil tem grana, mas fazer 2 programas de "desenvolvimento" como esses só os EUA tem bolso para isso e olhe lá.

É reinventar a roda e colocar um cromadinho e 2 letras diferentes no fim para fazer a mesma coisa que os outros concorrentes fazem hoje.

Sei lá... isso não parece ser uma coisa inteligente.

Me lembra a história dos Casa 212 Made in Brasil.

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
knigh7
Sênior
Sênior

#8841 Mensagem por knigh7 » Sáb Jan 16, 2010 2:53 pm

Em vermelho
gaitero escreveu:
knigh7 escreveu:

O caro Rafale?
Ou o GripenNG?

Inté! [023]
Opa..

''Quantos operadores tem o Gripen? Mirage? ou F/A-18 Hornet?'' Não é necessário responder...

Vc está confundindo: eles estavam traçando paralelo com o AMX, pelo fato dele não ter sido vendido a outros paises.

Porque estas respostas não vão influênciar na decisão pelo Gripen NG, Rafale ou Super Hornet.

Na verdade o numero de operadores não significa nada, o que importa é a quantidade de aviões produzidos... O SH tem mais de 500 encomendas, o Rafale deve superar as 300 em breve. Já o Gripen NG até agora tem, caso o Brasil o compre, 36 encomendas...
O Rafale tem 180 encomendas. O GripenNG tem 60% de comunalidade com o Gripen, onde houve 200 unidades produzidas. Do que não tem comunalidade, as turbinas são F414, por exemplo. Típico de uma Força não alinhada, que projeta uma aeronave com modularidade suficiente para abrigar equipamentos de diversas origens.Já o Rafale, seus equipamentos somenta são de uso dele.
Qual caça poderemos exportar para a AL??? Eu perguntaria outra coisa... Quais países da AL pretendem comprar caças novos?? Já existe interesse de algum país?
É um pouco de exagero essa pretenção em afirmar que nesta década nenhum dos mais de 20 paises da AL irá comprar caças..

knigh7
Sênior
Sênior

#8842 Mensagem por knigh7 » Sáb Jan 16, 2010 3:05 pm

Túlio escreveu:

A Suécia se comprometeu por 10 unidades, preliminarmente. Vale ressaltar a comunalidade que o caça tem com o Gripen, bem como outros itens que não são comuns como as Turbinas. Outro detalhe é que um grande percentual das diferenças se encontram na estrutura. A estrutura do C/D, devido a baixa encomenda já é feita artesanalmente.
O caro Rafale?
Ou o GripenNG?

O GripenNG não foi oferecido para nós a preço baixo em comparação aos outros 2 concorrentes? E sendo nós a cabeça de série (36 unidades) a tendência é o preço cair-em comparação ao que nos foi oferecido e não subir.

Inté! [023]

Se vc se colocar no lugar dos EUA, diante da postura do Chavez, faria o quê? Pensa que se o Chavez se comportasse com outros paises produtores de equipamentos bélicos, chingando seu Presidente de cachorro, de diabo etc não tomariam a mesma atitude? O pragmatismo seria levado por esses países à última conseguência? Acho que não
Abraços

knigh7
Sênior
Sênior

#8843 Mensagem por knigh7 » Sáb Jan 16, 2010 3:13 pm

cb_lima escreveu:

NG... desculpe... mas é gastar $$$$$$$$$ para "desenvolver" (o que não é bem assim pois já está lá sendo "desenvolvido" pelo fabricante), para no fim das contas apresentar em 201x uma aeronave que é no máximo de igual capacidade das aeronaves de hoje!!!!!!

Enquanto isso... matamos o nosso planejamento de trabalhar com um 5 Geração porque tudo bem que o Brasil tem grana, mas fazer 2 programas de "desenvolvimento" como esses só os EUA tem bolso para isso e olhe lá.

É reinventar a roda e colocar um cromadinho e 2 letras diferentes no fim para fazer a mesma coisa que os outros concorrentes fazem hoje.

Sei lá... isso não parece ser uma coisa inteligente.

Me lembra a história dos Casa 212 Made in Brasil.

[]s
CB_Lima
Lima,

Primerio: nós não temos expertise para desenvolver um caça de 5º geração. A não ser que façamos as rodinhas, como ocorreu com os parceiros de 3ª nivel do F35. O apredizado é por etapas.
Segundo: esse "reinvetar a roda" em desenvolver parte de um caça de 4,5 G é algo bom: nós não temos esse conhecimento. E vamos aprender da forma mais consitente que é o aprender desenvolvendo, participando do processo, junto de quem sabe.

Abraços

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6704 vezes
Agradeceram: 7015 vezes
Contato:

#8844 Mensagem por Túlio » Sáb Jan 16, 2010 3:36 pm

Como eu disse, sou defensor do AMX. Fico quieto e não ataco o Gripen NG. Isso até começarem as charlaiadas de 'baratim', e fico indignado exatamente por causa do que foi o Programa AMX: pagamos por meia centena deles mais do que pagaríamos por uma centena e meia de Skyhawks... 8-]

Mas, fora isso, digo que conhecimento adquirido não tem preço e termina se pagando com lucros, como foi o caso do AMX. Só peço que não usem esse 'argumento' de 'baratim, baratim', vamos acabar é pagando um Rafale e meio para cada 'Gripen mais ou menos BR' que botarmos no ar...

Entre conversa de vendedor e História, fico com esta. :wink:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#8845 Mensagem por Penguin » Sáb Jan 16, 2010 3:38 pm

Muitas vezes pelo que se lê aqui, parece que as empresas brasileiras detêm o know how para fabricar um caça de 4a geração supersônico. De 5a geração então, parece faltar apenas um pouquinho de vontade. Sei não...

Na aérea civil foi um longo caminho, de mais de 30 anos:

Bandeirante (turboélice) -> Brasilia (turboélice) -> EMB-145 (jato) -> EMB-170 (jato)

Na aerea militar ainda falta muito:

T-25 -> T-27 -> A-29 (turboélice)
Xavante (subsônico de treinamento) -> AMX (subsônico de ataque) -> ???

[]s

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
gaitero
Sênior
Sênior

#8846 Mensagem por gaitero » Sáb Jan 16, 2010 4:49 pm

knigh7 escreveu:

É um pouco de exagero essa pretenção em afirmar que nesta década nenhum dos mais de 20 paises da AL irá comprar caças..
Por favor, poderiam me dizer quantos países da AL compraram caças novos de 1990 até 2010?? E poderia me dizer quantos caças novos foram encomendados?

Vale destacar que nesta análize eu inclui 2 décadas...

PS: mesmo que algum país latino demonstre interesse em comprar um caça novo.. Não sei qual... ainda assim concorreriamos com um caça chines, chamado J-10B e pelo menos outro chamado F-16 block 60, com seu preço amortizado.

Sem contar os tradicionais, Rafale/Typhoon/Su-35

Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Carlos Lima
Sênior
Sênior

#8847 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Jan 16, 2010 6:55 pm

gaitero escreveu:
knigh7 escreveu:

Por favor, poderiam me dizer quantos países da AL compraram caças novos de 1990 até 2010?? E poderia me dizer quantos caças novos foram encomendados?

Vale destacar que nesta análize eu inclui 2 décadas...

PS: mesmo que algum país latino demonstre interesse em comprar um caça novo.. Não sei qual... ainda assim concorreriamos com um caça chines, chamado J-10B e pelo menos outro chamado F-16 block 60, com seu preço amortizado.

Sem contar os tradicionais, Rafale/Typhoon/Su-35
[100] [009] Pois 'e...

Desculpe, mas temos que ser um pouco realistas... a Am. do Sul nao 'e Europa (e olha que os caras por la tem problemas).

[]s
CB_Lima

Carlos Mathias

#8848 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Jan 16, 2010 7:00 pm

A grande questão é: Se quisermos vender, bem baratinho digamos, poderemos para qualquer país que queiramos?

O futuro a Deus pertence, pode ser que mais à frente haja uma versão light do Rafale, com menos eletrônica ultra-sofisticada, da AEL por exemplo e um AESA israelense, ou com antena de tábua mesmo...

Daí, vamos imaginar que as relações Brasil X Argentina finalmente comecem a acontecer mais soltas, mais lisas, sem tantos atritos e etc.
Ou digamos que vamos querer vender pro Chaveco o Rafa-BRLight. Poderemos????

Carlos Lima
Sênior
Sênior

#8849 Mensagem por Carlos Lima » Sáb Jan 16, 2010 7:10 pm

Santiago escreveu:Muitas vezes pelo que se lê aqui, parece que as empresas brasileiras detêm o know how para fabricar um caça de 4a geração supersônico. De 5a geração então, parece faltar apenas um pouquinho de vontade. Sei não...

Bandeirante (turboélice) -> Brasilia (turboélice) -> EMB-145 (jato) -> EMB-170 (jato)

[]s
Olha,

Ningu'em esta dizendo (nao eu pelo menos) que temos tal conhecimento imediato de 4 Geracao e logo logo fabricariamos o de 5 Geracao.

Mas se voce observar bem, existiam planos por parte do Governo aonde o F-X2 seria uma aeronave ja existente de 4 Geracao, bem a frente das aeronaves de 3/4 geracao do F-X1, e em seguida estariamos nos associando a um projeto de aeronave de 5 Geracao.

Alguma tecnologia seria absorvida pelo F-X2 mas o focuo seria a aeronave seguinte (a exemplo do que os chilenos planejam fazer la para 2015 se nao me engano... uma variacao mais modesta 'e o que eu entendo).

Mas esse era o plano original e era isso que 'e isso que eu acho que o NG tira de n'os... e no fim das contas ainda nos deixa com a mesma aeronave que o resto da concorrencia est'a oferecendo hoje.

Sei la... eu posso estar enganado (e espero que esteja), mas o nao compromisso da FA Sueca com o programa aliado ao fato que ficamos na mesma que estamos hoje, nao inspiram a minha confianca no NG.

Eu vejo o que a Embraer faz hoje nao so em termos de aeronave como em termos de tecnolgia de construcao e desenvolvimento e me pergunto o que a SAAB teria a oferecer que fosse 100% sueco e nao "pego" como parte do quebra-cabecas que 'e o Gripen... porque at'e esse tipo de "join venture" a Embraer 'e craque em saber fazer.

Mas esse sou eu.

[]s
CB_Lima

Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#8850 Mensagem por Penguin » Sáb Jan 16, 2010 7:24 pm

cb_lima escreveu:
Santiago escreveu:Muitas vezes pelo que se lê aqui, parece que as empresas brasileiras detêm o know how para fabricar um caça de 4a geração supersônico. De 5a geração então, parece faltar apenas um pouquinho de vontade. Sei não...

[]s
Olha,

Ningu'em esta dizendo (nao eu pelo menos) que temos tal conhecimento imediato de 4 Geracao e logo logo fabricariamos o de 5 Geracao.

Mas se voce observar bem, existiam planos por parte do Governo aonde o F-X2 seria uma aeronave ja existente de 4 Geracao, bem a frente das aeronaves de 3/4 geracao do F-X1, e em seguida estariamos nos associando a um projeto de aeronave de 5 Geracao.

Alguma tecnologia seria absorvida pelo F-X2 mas o focuo seria a aeronave seguinte (a exemplo do que os chilenos planejam fazer la para 2015 se nao me engano... uma variacao mais modesta 'e o que eu entendo).

Mas esse era o plano original e era isso que 'e isso que eu acho que o NG tira de n'os... e no fim das contas ainda nos deixa com a mesma aeronave que o resto da concorrencia est'a oferecendo hoje.

Sei la... eu posso estar enganado (e espero que esteja), mas o nao compromisso da FA Sueca com o programa aliado ao fato que ficamos na mesma que estamos hoje, nao inspiram a minha confianca no NG.

Eu vejo o que a Embraer faz hoje nao so em termos de aeronave como em termos de tecnolgia de construcao e desenvolvimento e me pergunto o que a SAAB teria a oferecer que fosse 100% sueco e nao "pego" como parte do quebra-cabecas que 'e o Gripen... porque at'e esse tipo de "join venture" a Embraer 'e craque em saber fazer.

Mas esse sou eu.

[]s
CB_Lima
Prezado CB,

Eu não saberia lhe responder com precisão, mas a Saab possui um puta histórico no desenvolvimento de caças. Alias os pacotes de tecnologias ofertadas pelos 3 candidatos são muito semelhantes. Isso talvez indique o que a Embraer mais necessite (claro que tb as outras empresas daqui).
Sintra recentemente postou algo sobre tecnologias aeronáuticas militares que os suecos estão na vanguarda mundial.
Tenho a impressão que há muitas sinergias e complementaridades entre a Embraer e a Saab e nenhuma concorrência entre ambas. Já entre a Embraer e a Dassault a coisa é diferente. 80% do faturamento da Dassault vem da aviação executiva. E a Embraer está entrando de sola nesse mercado.

[]s

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Responder