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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Sáb Dez 31, 2011 10:55 am
por Túlio
Mas não dá para modernizar isso? A Elbit está aí...

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Sáb Dez 31, 2011 11:12 am
por henriquejr
Modernizar sempre dá, né! O problema é comprar um equipamento NOVO, direto da fábrica, já prevendo ser modernizado ou então manter duas linhas logisticas por se usar um equipamento de duas versões diferentes!

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Sáb Dez 31, 2011 11:16 am
por Túlio
Verdade. Mas estão aí...

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Sáb Dez 31, 2011 12:23 pm
por PRick
henriquejr escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Ninguém vai reclamar do painel completamente analógico? :roll:
Já fiz esta crítica a algum tempo atrás, acho que neste tópico. Se nao estou enganado, a FAB foi a última a comprar o UH-60L, o modelo padrão atualmente em produção é o UH-60I e o UH-60M, ambos com sistemas atualizados e com glass cockpit! A plataforma escolhida pela MB para seus MH-60 SeaHawk foi do UH-60I.

Agora vem a parte que nao entendo. A partir de agora todas as celulas adicionais do UH-60 que a FAB poderá adquirir no futuro deverá ser da versão "I" ou "M", já que, segundo fiquei sabendo, a produção do modelo "L" foi encerrada. Sabendo disso, o que levou a FAB a adquirir um modelo que teria sua produção encerrada em pouco tempo? Hoje a FAB esta padronizando praticamente toda sua frota com glass cockpit, inclusive os velhos Bandecos...porq a FAB compraria um equipamento NOVO equipado com cockpit analógico, quando tinha a opção de adquirir o modelo que passaria a ser o modelo padrão do fabricante e com glass cockpit?

Sei que o EB não teve esta opção porque na epoca em que adquiriu seus UH-60 o modelo "L" era o padrão da fabricante mas a escolha feita pela FAB realmente não da pra entender!!! A MB que comprou os seus praticamente na mesma época optou pelo óbvio!
Porque era a mais baratinha, como sempre a FAB fez as compras rotineiras. Depois vamos gastar uma fortuna para operar e modernizar algo novo?

[]´s

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Sáb Dez 31, 2011 2:29 pm
por MARCOS RIBEIRO
Afinal de contas, o segundo lote de Mil Mi-35 Hind vai vir para o Brasil?? ..... ou foi cancelado por falta de interesse em pagar o fabricante........pq fabricados eles já foram.

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Sáb Dez 31, 2011 3:05 pm
por sapao
henriquejr escreveu:Modernizar sempre dá, né! O problema é comprar um equipamento NOVO, direto da fábrica, já prevendo ser modernizado ou então manter duas linhas logisticas por se usar um equipamento de duas versões diferentes!
O contrato do primeiro lote da FAB foi feito quando ainda não existiam o H60M (designação do ARMY) ou o S70i ( fabricante). O segundo lote poderia ter sido modificado, mas já foi levantada uma importante questão aqui: com qual configuração? Teríamos dois tipos diferentes de aeronaves em um universo de 16 unidades, o que e o " sonho" de quem trabalha com logistica. Ou ainda iríamos fazer a "modernização" de aeronaves com 5 anos de uso, para logo em seguida ter que fazer outra com 15 anos.
Por esses e outros fatores se optou pela configuração atual, que serve para o que se destina. Alias, alguém já viu a nacele do HH-60?
Sobre as aeronaves da MB não posso responder, mas como os da FAB, segundo o fabricante, são os últimos L a saírem da linha de montagem, acredito que nem se eles quisessem viriam com painel analógico.

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Sáb Dez 31, 2011 3:10 pm
por sapao
Lord Nauta escreveu:
papagaio escreveu: Posso estar enganado, mas seria o seguinte
FAB - 06 Helicópteros em Manaus e 06 em Santa Maria. O planejamento é de ter 08 em cada Esquadrão.
EB - 04 Helicópteros em Manaus (versão bem mais antiga que a da FAB, recebidos nos anos 90 para apoiar a MOMEP, na fronteria do Equadror e Peru).
Abs,

Sou da opinião que o EB deveria transferir para a FAB estes 4 helicópteros.

Não sei Lord, eles são complementares e não concorrentes na minha opinião.
Sds

Lord Nauta

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Sáb Dez 31, 2011 4:37 pm
por saullo
Tem que ter os dois modelos, tanto o EC-725 quanto o Black Hawk, em cada BAvEx.
Pra mim, Manaus tem o mix mais equilibrado dos BAvEx, com 4 EC-725, 4 Black Hawk e 4 Panther.
E ainda falta um helicóptero puro de ataque.
Se já comemoramos que somos a 6ª economia do mundo, podemos ter sim, falta a caneta assinar e comprar.

Abraços

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Dom Jan 01, 2012 6:57 pm
por prp
MARCOS RIBEIRO escreveu:Afinal de contas, o segundo lote de Mil Mi-35 Hind vai vir para o Brasil?? ..... ou foi cancelado por falta de interesse em pagar o fabricante........pq fabricados eles já foram.
Já foi regularizado os pagamentos. 2012 eles estarão aqui.

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Dom Jan 01, 2012 10:17 pm
por Glauber Prestes
Poderiam regularizar mais ainda, e trazer mais uns 48... 24 pro EB e 12 para o CFN!

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Dom Jan 01, 2012 10:19 pm
por Carlos Mathias
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Dom Jan 01, 2012 10:35 pm
por Glauber Prestes
E eu que faço engenharia consigo errar uma soma!

48! 24 para o EB, e 24 para o CFN! 12 para cada esquadra!

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Seg Jan 02, 2012 12:23 am
por Lord Nauta
Glauber Prestes escreveu:E eu que faço engenharia consigo errar uma soma!

48! 24 para o EB, e 24 para o CFN! 12 para cada esquadra!


Acredito que se a Força Aeronaval fosse obter Heli de ataque para o apoiar o CFN, o que não esta previsto no PAEMB, os candidatos naturais seriam o AH-1 Super Cobra ou o Tiger.
O heli russo além das dimensões teria que ser navalizado, com custos talvez proibitivos.O Super Cobra opera a alguns anos com os Marines dos EUA. Os Tiger, por exemplo, embarcados no Mistral realizaram cerca de 300 surtidas na Líbia e destruíram cerca de 500 alvos. O MI 35 mede 21 metros de fuselagem e 6,5 metros de altura, o peso máximo de decolagem e de 11.500 Kg.O Super Cobra mede 14 metros de fuselagem e 3,30 metros de altura, o peso máximo de decolagem e de 7.000 Kg. O Tiger mede 13,8 metros de comprimento e 3,80 de altura, o peso máximo de decolagem e de 6.000 Kg. Quando pesamos em equipamentos para a Marinha e preciso pensar obrigatoriamente na capacidade de embarque dos mesmos. Eu, particularmente não acredito em equipamentos russos na MB, sejam navios, helicópteros, aviões, mísseis....etc.
Em minha opinião o EB e que deveria ter sido priorizado quanto ao recebido de helis de ataque e depois a FAB. Outra opinião os helis deveriam ser o Eurocopter Tiger, de forma a aproveitar a infra -estrutura existente desta empresa no Brasil, através da Helibras para realização de todos os escalões de manutenção da aeronave.

Sds


Lord Nauta

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Seg Jan 02, 2012 11:41 am
por henriquejr
Lord, a FAB adquiriu os MI-35 para escolta de seus pacotes de C-SAR. Era o único helo de ataque com capacidade de acompanhar os helicópteros de resgate (em termos de autonomia) e cumprir sua missão protegendo-os, devido a sua capacidade de receber um tanque de combustível no seu pequeno compartimento de transporte. Até então os UH-50 armados com metralhadoras e foguetes vinham desempenhando essa função, mais como criador de doutrina do que qualquer outra coisa!

Ao contrário da FAB, creio que a opção para uso do EB, que deverá utiliza-los como caça blindados, deveria ser algo como o SuperCobra, Tiger ou até mesmo o Mangusta, que é um helo mais leve e deve ser bem mais barato para adquirir e para manter.

Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

Enviado: Seg Jan 02, 2012 1:19 pm
por Nibelhein
Já acho que o EB deveria ir de Apache ou Havoc, helicópteros de combate realmente pesados e capazes, não que os outros não sejam, mas não estão no mesmo nível dos tank destroyers americanos ou russos.