Helicópteros de Ataque e Transporte

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#8836 Mensagem por Túlio » Sáb Dez 31, 2011 10:55 am

Mas não dá para modernizar isso? A Elbit está aí...




“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”

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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#8837 Mensagem por henriquejr » Sáb Dez 31, 2011 11:12 am

Modernizar sempre dá, né! O problema é comprar um equipamento NOVO, direto da fábrica, já prevendo ser modernizado ou então manter duas linhas logisticas por se usar um equipamento de duas versões diferentes!




.
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#8838 Mensagem por Túlio » Sáb Dez 31, 2011 11:16 am

Verdade. Mas estão aí...




“You have to understand, most of these people are not ready to be unplugged. And many of them are so inured, so hopelessly dependent on the system, that they will fight to protect it.”

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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#8839 Mensagem por PRick » Sáb Dez 31, 2011 12:23 pm

henriquejr escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Ninguém vai reclamar do painel completamente analógico? :roll:
Já fiz esta crítica a algum tempo atrás, acho que neste tópico. Se nao estou enganado, a FAB foi a última a comprar o UH-60L, o modelo padrão atualmente em produção é o UH-60I e o UH-60M, ambos com sistemas atualizados e com glass cockpit! A plataforma escolhida pela MB para seus MH-60 SeaHawk foi do UH-60I.

Agora vem a parte que nao entendo. A partir de agora todas as celulas adicionais do UH-60 que a FAB poderá adquirir no futuro deverá ser da versão "I" ou "M", já que, segundo fiquei sabendo, a produção do modelo "L" foi encerrada. Sabendo disso, o que levou a FAB a adquirir um modelo que teria sua produção encerrada em pouco tempo? Hoje a FAB esta padronizando praticamente toda sua frota com glass cockpit, inclusive os velhos Bandecos...porq a FAB compraria um equipamento NOVO equipado com cockpit analógico, quando tinha a opção de adquirir o modelo que passaria a ser o modelo padrão do fabricante e com glass cockpit?

Sei que o EB não teve esta opção porque na epoca em que adquiriu seus UH-60 o modelo "L" era o padrão da fabricante mas a escolha feita pela FAB realmente não da pra entender!!! A MB que comprou os seus praticamente na mesma época optou pelo óbvio!
Porque era a mais baratinha, como sempre a FAB fez as compras rotineiras. Depois vamos gastar uma fortuna para operar e modernizar algo novo?

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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#8840 Mensagem por MARCOS RIBEIRO » Sáb Dez 31, 2011 2:29 pm

Afinal de contas, o segundo lote de Mil Mi-35 Hind vai vir para o Brasil?? ..... ou foi cancelado por falta de interesse em pagar o fabricante........pq fabricados eles já foram.




Quem é mais louco? O louco ou os loucos que o seguem?? (Obiwan Kenobi)
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#8841 Mensagem por sapao » Sáb Dez 31, 2011 3:05 pm

henriquejr escreveu:Modernizar sempre dá, né! O problema é comprar um equipamento NOVO, direto da fábrica, já prevendo ser modernizado ou então manter duas linhas logisticas por se usar um equipamento de duas versões diferentes!
O contrato do primeiro lote da FAB foi feito quando ainda não existiam o H60M (designação do ARMY) ou o S70i ( fabricante). O segundo lote poderia ter sido modificado, mas já foi levantada uma importante questão aqui: com qual configuração? Teríamos dois tipos diferentes de aeronaves em um universo de 16 unidades, o que e o " sonho" de quem trabalha com logistica. Ou ainda iríamos fazer a "modernização" de aeronaves com 5 anos de uso, para logo em seguida ter que fazer outra com 15 anos.
Por esses e outros fatores se optou pela configuração atual, que serve para o que se destina. Alias, alguém já viu a nacele do HH-60?
Sobre as aeronaves da MB não posso responder, mas como os da FAB, segundo o fabricante, são os últimos L a saírem da linha de montagem, acredito que nem se eles quisessem viriam com painel analógico.




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#8842 Mensagem por sapao » Sáb Dez 31, 2011 3:10 pm

Lord Nauta escreveu:
papagaio escreveu: Posso estar enganado, mas seria o seguinte
FAB - 06 Helicópteros em Manaus e 06 em Santa Maria. O planejamento é de ter 08 em cada Esquadrão.
EB - 04 Helicópteros em Manaus (versão bem mais antiga que a da FAB, recebidos nos anos 90 para apoiar a MOMEP, na fronteria do Equadror e Peru).
Abs,

Sou da opinião que o EB deveria transferir para a FAB estes 4 helicópteros.

Não sei Lord, eles são complementares e não concorrentes na minha opinião.
Sds

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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#8843 Mensagem por saullo » Sáb Dez 31, 2011 4:37 pm

Tem que ter os dois modelos, tanto o EC-725 quanto o Black Hawk, em cada BAvEx.
Pra mim, Manaus tem o mix mais equilibrado dos BAvEx, com 4 EC-725, 4 Black Hawk e 4 Panther.
E ainda falta um helicóptero puro de ataque.
Se já comemoramos que somos a 6ª economia do mundo, podemos ter sim, falta a caneta assinar e comprar.

Abraços




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#8844 Mensagem por prp » Dom Jan 01, 2012 6:57 pm

MARCOS RIBEIRO escreveu:Afinal de contas, o segundo lote de Mil Mi-35 Hind vai vir para o Brasil?? ..... ou foi cancelado por falta de interesse em pagar o fabricante........pq fabricados eles já foram.
Já foi regularizado os pagamentos. 2012 eles estarão aqui.




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#8845 Mensagem por Glauber Prestes » Dom Jan 01, 2012 10:17 pm

Poderiam regularizar mais ainda, e trazer mais uns 48... 24 pro EB e 12 para o CFN!




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#8847 Mensagem por Glauber Prestes » Dom Jan 01, 2012 10:35 pm

E eu que faço engenharia consigo errar uma soma!

48! 24 para o EB, e 24 para o CFN! 12 para cada esquadra!




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#8848 Mensagem por Lord Nauta » Seg Jan 02, 2012 12:23 am

Glauber Prestes escreveu:E eu que faço engenharia consigo errar uma soma!

48! 24 para o EB, e 24 para o CFN! 12 para cada esquadra!


Acredito que se a Força Aeronaval fosse obter Heli de ataque para o apoiar o CFN, o que não esta previsto no PAEMB, os candidatos naturais seriam o AH-1 Super Cobra ou o Tiger.
O heli russo além das dimensões teria que ser navalizado, com custos talvez proibitivos.O Super Cobra opera a alguns anos com os Marines dos EUA. Os Tiger, por exemplo, embarcados no Mistral realizaram cerca de 300 surtidas na Líbia e destruíram cerca de 500 alvos. O MI 35 mede 21 metros de fuselagem e 6,5 metros de altura, o peso máximo de decolagem e de 11.500 Kg.O Super Cobra mede 14 metros de fuselagem e 3,30 metros de altura, o peso máximo de decolagem e de 7.000 Kg. O Tiger mede 13,8 metros de comprimento e 3,80 de altura, o peso máximo de decolagem e de 6.000 Kg. Quando pesamos em equipamentos para a Marinha e preciso pensar obrigatoriamente na capacidade de embarque dos mesmos. Eu, particularmente não acredito em equipamentos russos na MB, sejam navios, helicópteros, aviões, mísseis....etc.
Em minha opinião o EB e que deveria ter sido priorizado quanto ao recebido de helis de ataque e depois a FAB. Outra opinião os helis deveriam ser o Eurocopter Tiger, de forma a aproveitar a infra -estrutura existente desta empresa no Brasil, através da Helibras para realização de todos os escalões de manutenção da aeronave.

Sds


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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#8849 Mensagem por henriquejr » Seg Jan 02, 2012 11:41 am

Lord, a FAB adquiriu os MI-35 para escolta de seus pacotes de C-SAR. Era o único helo de ataque com capacidade de acompanhar os helicópteros de resgate (em termos de autonomia) e cumprir sua missão protegendo-os, devido a sua capacidade de receber um tanque de combustível no seu pequeno compartimento de transporte. Até então os UH-50 armados com metralhadoras e foguetes vinham desempenhando essa função, mais como criador de doutrina do que qualquer outra coisa!

Ao contrário da FAB, creio que a opção para uso do EB, que deverá utiliza-los como caça blindados, deveria ser algo como o SuperCobra, Tiger ou até mesmo o Mangusta, que é um helo mais leve e deve ser bem mais barato para adquirir e para manter.




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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!

#8850 Mensagem por Nibelhein » Seg Jan 02, 2012 1:19 pm

Já acho que o EB deveria ir de Apache ou Havoc, helicópteros de combate realmente pesados e capazes, não que os outros não sejam, mas não estão no mesmo nível dos tank destroyers americanos ou russos.




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