Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Enviado: Qua Dez 21, 2011 12:38 pm
Helibrás recebe 'protótipo' de produção local
Empresa, controlada por grupo francês, produzirá novos modelos de helicóptero no País para
cumprir contrato com o governo
ROBERTO GODOY - O Estado de S.Paulo
Chegou ao Brasil no dia 16 e já está no galpão da engenharia de projeto da Helibrás, em Itajubá
(MG), o primeiro helicóptero pesado EC725 Super Cougar que vai entrar na linha de montagem nacional,
que ficará pronta em 2012. Será o 17.º da série de 50 que a empresa, controlada pela francesa
Eurocopter, produzirá para o governo brasileiro por cerca de R$ 5,2 bilhões e com transferência integral
de tecnologia.
Testado e voado na Europa, servirá de protótipo para todo o conhecimento tecnológico entregue
e também para o desenvolvimento de sistemas. "Toda a encomenda será concluída em 2020 com 50%
de nacionalização, cerca de 3% acima da média internacional em operações desse", diz o presidente da
Helibrás, Eduardo Marson.
O plano estratégico da Eurocopter em relação à Helibrás, de acordo com Marson, é fazer do
complexo brasileiro o seu quarto pilar mundial de produção, ao lado de Alemanha, França e Espanha. O
investimento direto do grupo para o Programa ECT725 é estimado em R$ 500 milhões.
As primeiras 16 unidades do contrato com o Brasil sairão da França. Em 2012 outros três
modelos operacionais serão entregues para as Forças Armadas. Uma quarta versão em configuração
executiva vai para uso da Presidência da República. O conteúdo estrangeiro será gradativamente
reduzido. Uma equipe de especialistas militares acompanha o processo desde o começo para garantir o
domínio das tecnologias utilizadas.
As aeronaves serão "personalizadas" de acordo com seu destino final. O Exército quer os seus
EC725 com um Flir, que usa o calor para "enxergar" à noite e sob neblina. Dois suportes laterais poderão
receber metralhadoras e canhões leve, além de disparadores de foguetes. A Força Aérea está
desenhando seu sistema de armas, mas terá a bordo um sensor de rastreamento de superfície. A
Marinha vai adotar um conjunto de combate antissubmarino com recursos para detecção de alvos e
lançamento de mísseis e torpedos.
Polo industrial. Há uma revolução em andamento na pequena Itajubá, cidade de 90 mil
habitantes no sul de Minas Gerais, onde o governo quer implantar um polo aeronáutico. No centro deste
processo está a Helibrás, controlada pela Eurocopter na qual o governo de Minas Gerais tem pequena
fatia societária.
Criada há 33 anos, a companhia tem um saldo de 550 unidades entregues. Além de fornecer os
EC725. a Helibrás está realizando a revitalização tecnológica de 32 modelos médios Pantera e de 36
Esquilos da Aviação do Exército. No total, são negócios da ordem de 2 bilhões.
Para cumprir a agenda, será inaugurada em março a nova unidade de produção, com hangar de
11,5 mil metros quadrados. O número de funcionários saltará dos atuais 610 para 1,1 mil, em 2015. O
Centro de Engenharia, que prepara pessoal qualificado, aumentou a capacidade de 7 para 54
profissionais. O acordo bilateral franco-brasileiro prevê o treinamento de 96 funcionários brasileiros na
França e a transferência de 44 franceses para Itajubá. A equipe vai criar em conjunto um simulador
eletrônico de voo do Super Cougar, com movimento real nos três eixos e telas digitais. O valor do
equipamento excede US$ 3 milhões.
Gigante
O EC725 é um helicóptero de grande porte: tem 28 metros de comprimento, pesa 11 toneladas e
comporta até 28 combatentes. O Esquilo, já feito no País, tem 12 metros e pesa 2 toneladas.
Empresa, controlada por grupo francês, produzirá novos modelos de helicóptero no País para
cumprir contrato com o governo
ROBERTO GODOY - O Estado de S.Paulo
Chegou ao Brasil no dia 16 e já está no galpão da engenharia de projeto da Helibrás, em Itajubá
(MG), o primeiro helicóptero pesado EC725 Super Cougar que vai entrar na linha de montagem nacional,
que ficará pronta em 2012. Será o 17.º da série de 50 que a empresa, controlada pela francesa
Eurocopter, produzirá para o governo brasileiro por cerca de R$ 5,2 bilhões e com transferência integral
de tecnologia.
Testado e voado na Europa, servirá de protótipo para todo o conhecimento tecnológico entregue
e também para o desenvolvimento de sistemas. "Toda a encomenda será concluída em 2020 com 50%
de nacionalização, cerca de 3% acima da média internacional em operações desse", diz o presidente da
Helibrás, Eduardo Marson.
O plano estratégico da Eurocopter em relação à Helibrás, de acordo com Marson, é fazer do
complexo brasileiro o seu quarto pilar mundial de produção, ao lado de Alemanha, França e Espanha. O
investimento direto do grupo para o Programa ECT725 é estimado em R$ 500 milhões.
As primeiras 16 unidades do contrato com o Brasil sairão da França. Em 2012 outros três
modelos operacionais serão entregues para as Forças Armadas. Uma quarta versão em configuração
executiva vai para uso da Presidência da República. O conteúdo estrangeiro será gradativamente
reduzido. Uma equipe de especialistas militares acompanha o processo desde o começo para garantir o
domínio das tecnologias utilizadas.
As aeronaves serão "personalizadas" de acordo com seu destino final. O Exército quer os seus
EC725 com um Flir, que usa o calor para "enxergar" à noite e sob neblina. Dois suportes laterais poderão
receber metralhadoras e canhões leve, além de disparadores de foguetes. A Força Aérea está
desenhando seu sistema de armas, mas terá a bordo um sensor de rastreamento de superfície. A
Marinha vai adotar um conjunto de combate antissubmarino com recursos para detecção de alvos e
lançamento de mísseis e torpedos.
Polo industrial. Há uma revolução em andamento na pequena Itajubá, cidade de 90 mil
habitantes no sul de Minas Gerais, onde o governo quer implantar um polo aeronáutico. No centro deste
processo está a Helibrás, controlada pela Eurocopter na qual o governo de Minas Gerais tem pequena
fatia societária.
Criada há 33 anos, a companhia tem um saldo de 550 unidades entregues. Além de fornecer os
EC725. a Helibrás está realizando a revitalização tecnológica de 32 modelos médios Pantera e de 36
Esquilos da Aviação do Exército. No total, são negócios da ordem de 2 bilhões.
Para cumprir a agenda, será inaugurada em março a nova unidade de produção, com hangar de
11,5 mil metros quadrados. O número de funcionários saltará dos atuais 610 para 1,1 mil, em 2015. O
Centro de Engenharia, que prepara pessoal qualificado, aumentou a capacidade de 7 para 54
profissionais. O acordo bilateral franco-brasileiro prevê o treinamento de 96 funcionários brasileiros na
França e a transferência de 44 franceses para Itajubá. A equipe vai criar em conjunto um simulador
eletrônico de voo do Super Cougar, com movimento real nos três eixos e telas digitais. O valor do
equipamento excede US$ 3 milhões.
Gigante
O EC725 é um helicóptero de grande porte: tem 28 metros de comprimento, pesa 11 toneladas e
comporta até 28 combatentes. O Esquilo, já feito no País, tem 12 metros e pesa 2 toneladas.