Helicópteros de Ataque e Transporte
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Helibrás recebe 'protótipo' de produção local
Empresa, controlada por grupo francês, produzirá novos modelos de helicóptero no País para
cumprir contrato com o governo
ROBERTO GODOY - O Estado de S.Paulo
Chegou ao Brasil no dia 16 e já está no galpão da engenharia de projeto da Helibrás, em Itajubá
(MG), o primeiro helicóptero pesado EC725 Super Cougar que vai entrar na linha de montagem nacional,
que ficará pronta em 2012. Será o 17.º da série de 50 que a empresa, controlada pela francesa
Eurocopter, produzirá para o governo brasileiro por cerca de R$ 5,2 bilhões e com transferência integral
de tecnologia.
Testado e voado na Europa, servirá de protótipo para todo o conhecimento tecnológico entregue
e também para o desenvolvimento de sistemas. "Toda a encomenda será concluída em 2020 com 50%
de nacionalização, cerca de 3% acima da média internacional em operações desse", diz o presidente da
Helibrás, Eduardo Marson.
O plano estratégico da Eurocopter em relação à Helibrás, de acordo com Marson, é fazer do
complexo brasileiro o seu quarto pilar mundial de produção, ao lado de Alemanha, França e Espanha. O
investimento direto do grupo para o Programa ECT725 é estimado em R$ 500 milhões.
As primeiras 16 unidades do contrato com o Brasil sairão da França. Em 2012 outros três
modelos operacionais serão entregues para as Forças Armadas. Uma quarta versão em configuração
executiva vai para uso da Presidência da República. O conteúdo estrangeiro será gradativamente
reduzido. Uma equipe de especialistas militares acompanha o processo desde o começo para garantir o
domínio das tecnologias utilizadas.
As aeronaves serão "personalizadas" de acordo com seu destino final. O Exército quer os seus
EC725 com um Flir, que usa o calor para "enxergar" à noite e sob neblina. Dois suportes laterais poderão
receber metralhadoras e canhões leve, além de disparadores de foguetes. A Força Aérea está
desenhando seu sistema de armas, mas terá a bordo um sensor de rastreamento de superfície. A
Marinha vai adotar um conjunto de combate antissubmarino com recursos para detecção de alvos e
lançamento de mísseis e torpedos.
Polo industrial. Há uma revolução em andamento na pequena Itajubá, cidade de 90 mil
habitantes no sul de Minas Gerais, onde o governo quer implantar um polo aeronáutico. No centro deste
processo está a Helibrás, controlada pela Eurocopter na qual o governo de Minas Gerais tem pequena
fatia societária.
Criada há 33 anos, a companhia tem um saldo de 550 unidades entregues. Além de fornecer os
EC725. a Helibrás está realizando a revitalização tecnológica de 32 modelos médios Pantera e de 36
Esquilos da Aviação do Exército. No total, são negócios da ordem de 2 bilhões.
Para cumprir a agenda, será inaugurada em março a nova unidade de produção, com hangar de
11,5 mil metros quadrados. O número de funcionários saltará dos atuais 610 para 1,1 mil, em 2015. O
Centro de Engenharia, que prepara pessoal qualificado, aumentou a capacidade de 7 para 54
profissionais. O acordo bilateral franco-brasileiro prevê o treinamento de 96 funcionários brasileiros na
França e a transferência de 44 franceses para Itajubá. A equipe vai criar em conjunto um simulador
eletrônico de voo do Super Cougar, com movimento real nos três eixos e telas digitais. O valor do
equipamento excede US$ 3 milhões.
Gigante
O EC725 é um helicóptero de grande porte: tem 28 metros de comprimento, pesa 11 toneladas e
comporta até 28 combatentes. O Esquilo, já feito no País, tem 12 metros e pesa 2 toneladas.
Empresa, controlada por grupo francês, produzirá novos modelos de helicóptero no País para
cumprir contrato com o governo
ROBERTO GODOY - O Estado de S.Paulo
Chegou ao Brasil no dia 16 e já está no galpão da engenharia de projeto da Helibrás, em Itajubá
(MG), o primeiro helicóptero pesado EC725 Super Cougar que vai entrar na linha de montagem nacional,
que ficará pronta em 2012. Será o 17.º da série de 50 que a empresa, controlada pela francesa
Eurocopter, produzirá para o governo brasileiro por cerca de R$ 5,2 bilhões e com transferência integral
de tecnologia.
Testado e voado na Europa, servirá de protótipo para todo o conhecimento tecnológico entregue
e também para o desenvolvimento de sistemas. "Toda a encomenda será concluída em 2020 com 50%
de nacionalização, cerca de 3% acima da média internacional em operações desse", diz o presidente da
Helibrás, Eduardo Marson.
O plano estratégico da Eurocopter em relação à Helibrás, de acordo com Marson, é fazer do
complexo brasileiro o seu quarto pilar mundial de produção, ao lado de Alemanha, França e Espanha. O
investimento direto do grupo para o Programa ECT725 é estimado em R$ 500 milhões.
As primeiras 16 unidades do contrato com o Brasil sairão da França. Em 2012 outros três
modelos operacionais serão entregues para as Forças Armadas. Uma quarta versão em configuração
executiva vai para uso da Presidência da República. O conteúdo estrangeiro será gradativamente
reduzido. Uma equipe de especialistas militares acompanha o processo desde o começo para garantir o
domínio das tecnologias utilizadas.
As aeronaves serão "personalizadas" de acordo com seu destino final. O Exército quer os seus
EC725 com um Flir, que usa o calor para "enxergar" à noite e sob neblina. Dois suportes laterais poderão
receber metralhadoras e canhões leve, além de disparadores de foguetes. A Força Aérea está
desenhando seu sistema de armas, mas terá a bordo um sensor de rastreamento de superfície. A
Marinha vai adotar um conjunto de combate antissubmarino com recursos para detecção de alvos e
lançamento de mísseis e torpedos.
Polo industrial. Há uma revolução em andamento na pequena Itajubá, cidade de 90 mil
habitantes no sul de Minas Gerais, onde o governo quer implantar um polo aeronáutico. No centro deste
processo está a Helibrás, controlada pela Eurocopter na qual o governo de Minas Gerais tem pequena
fatia societária.
Criada há 33 anos, a companhia tem um saldo de 550 unidades entregues. Além de fornecer os
EC725. a Helibrás está realizando a revitalização tecnológica de 32 modelos médios Pantera e de 36
Esquilos da Aviação do Exército. No total, são negócios da ordem de 2 bilhões.
Para cumprir a agenda, será inaugurada em março a nova unidade de produção, com hangar de
11,5 mil metros quadrados. O número de funcionários saltará dos atuais 610 para 1,1 mil, em 2015. O
Centro de Engenharia, que prepara pessoal qualificado, aumentou a capacidade de 7 para 54
profissionais. O acordo bilateral franco-brasileiro prevê o treinamento de 96 funcionários brasileiros na
França e a transferência de 44 franceses para Itajubá. A equipe vai criar em conjunto um simulador
eletrônico de voo do Super Cougar, com movimento real nos três eixos e telas digitais. O valor do
equipamento excede US$ 3 milhões.
Gigante
O EC725 é um helicóptero de grande porte: tem 28 metros de comprimento, pesa 11 toneladas e
comporta até 28 combatentes. O Esquilo, já feito no País, tem 12 metros e pesa 2 toneladas.
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Barão do Rio Branco
Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Vem da France...sarto escreveu:E o 8911 e 8912 ?!?!
Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
- Túlio
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Só me expliquem um negócio: por quê o Super Hornet é um programa obsoleto porque descende de uma célula dos anos 70 (YF-17) e o EC-725 é moderníssimo, mesmo descendendo de uma célula dos anos 60 (SA-330)?
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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- Andre Correa
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Porque é Francês.
Imagino eu que, apesar de ser baseado num modelo antigo, o material deve ter mudado, assim como o todo o resto, obviamente, pois, ao meu ver, com a tecnologia que di$pomos, as aeronaves de asas rotativas não tem muito o que evoluir no design, e sim no hardware...
Será que isso tem algo a ver?
Imagino eu que, apesar de ser baseado num modelo antigo, o material deve ter mudado, assim como o todo o resto, obviamente, pois, ao meu ver, com a tecnologia que di$pomos, as aeronaves de asas rotativas não tem muito o que evoluir no design, e sim no hardware...
Será que isso tem algo a ver?
Audaces Fortuna Iuvat
- Túlio
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Andre Correa escreveu:Porque é Francês.
Imagino eu que, apesar de ser baseado num modelo antigo, o material deve ter mudado, assim como o todo o resto, obviamente, pois, ao meu ver, com a tecnologia que di$pomos, as aeronaves de asas rotativas não tem muito o que evoluir no design, e sim no hardware...
Será que isso tem algo a ver?
Sei lá: o Super Hornet mudou muito mais em relação ao YF-17 e é bradado ser OBSOLETO, já o EC vem dos 60, mudou menos e é a última bolacha do pacote. Eu, desde que veio - de uma hora para outra - a notícia que viriam misteriosamente 50 ECs para cá tenho martelado nesta tecla, é tão ou mais obsoleto que o SH. Há NH-90 e Merlin por aí, não? Para não mencionar os da terra do satanás...
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P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Túlio escreveu:Só me expliquem um negócio: por quê o Super Hornet é um programa obsoleto porque descende de uma célula dos anos 70 (YF-17) e o EC-725 é moderníssimo, mesmo descendendo de uma célula dos anos 60 (SA-330)?
Porque o MI-17 é moderno? Não é possível comparar as necessidades de um caça com um helo de transporte, como podemos ver por aí, com o moderno BH de 1970 o projeto. A vida de um bom projeto de helo de transporte é bem mais longa que um caça, no que tange manter sua utilidade, afinal, ele serve para transportar cargas e pessoas.
Mas olhando estritamente o projeto, o EC-725 guarda tanta semelhança com o PUMA, quanto o F-18E do YF-17, só que no primeiro caso melhoraram muito a plataforma original, já no segundo caso existem certas discordâncias!
[]´s
Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Quem diz isto n sabe o que fala.Túlio escreveu:Só me expliquem um negócio: por quê o Super Hornet é um programa obsoleto porque descende de uma célula dos anos 70 (YF-17) e o EC-725 é moderníssimo, mesmo descendendo de uma célula dos anos 60 (SA-330)?
O F/A-18 E/F é um avião de caça muuuuito superior à versão inicial, tal qual é o F-16 Block 60, e tal qual é o Su-35, o F-15 SE, o Mig-35, bons projetos se devidamente atualizados sempre farão jus à suas capacidades, logicamente que aviões como o Gripen e depois o Rafale e o Typhoon, possuem características desenvolvidas a partir de soluções ou em certos casos de problemas resultantes dos projetos anteriores, mas isto não significa que são melhores e tão menos podemos afirmar que o F/A-18 E/F é um caça Obsoleto.
Tanto o F/A-18 quanto o Puma, foram bons projetos, que permitiram modernizações e atualizações, e que continuarão por muitos anos em operação, e conquistando clientes.
Na minha humilde opinião, o SH é superior aos concorrentes do F-X. Em que pese não ser a minha preferencia.
Da mesma forma o Caracal será para nós um marco no desenvolvimento de helicópteros nacionais, e mesmo eu preferindo o Mi-17, este helicóptero sem dúvida tem capacidades surpreendentes.
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- Gerson Victorio
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Gaitero,gaitero escreveu:Vem da France...sarto escreveu:E o 8911 e 8912 ?!?!
essas são matrículas dos novos BH que estão chegando para o "Pantera"....devem estar passando por aqui(CGR) nos próximos dias....vindos dos EUA.
abraços
Gerson
de volta a Campo Grande - MS.
Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Ops...Gerson Victorio escreveu:Gaitero,gaitero escreveu: Vem da France...
essas são matrículas dos novos BH que estão chegando para o "Pantera"....devem estar passando por aqui(CGR) nos próximos dias....vindos dos EUA.
abraços
Gerson
Nem vi as matriculas, fui no automático porque pensei que estavam falando dos Caracal que ainda estão a vir...
Desculpa o equivoco..
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Caríssimos
Solicito aos colegas a explicação de como se consegue transferir tecnologia realmente de "mim para mim mesmo" como no caso entre Eurocopter e a Helibras.
Caso isto aconteça (será ?) me digam como acontece e me tirem da ignorância.
Sundao
Solicito aos colegas a explicação de como se consegue transferir tecnologia realmente de "mim para mim mesmo" como no caso entre Eurocopter e a Helibras.
Caso isto aconteça (será ?) me digam como acontece e me tirem da ignorância.
Sundao
Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
quem vai usar a tecnologia são Brasileiros ou Franceses? O maquinário e as informações estarão no Brasil ou na França? As industrias que trabalharam para fornecer peças e sistemas, na ordem de + de 50% estarão no Brasil ou na França?SUNDAO escreveu:Caríssimos
Solicito aos colegas a explicação de como se consegue transferir tecnologia realmente de "mim para mim mesmo" como no caso entre Eurocopter e a Helibras.
Caso isto aconteça (será ?) me digam como acontece e me tirem da ignorância.
Sundao
Se a reposta para todas as perguntas seja Brasil então esta transferido...
A não ser que a Helibrás seja território Francês no Brasil e os engenheiros que lá trabalharem sejam franceses e não brasileiros...
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- Túlio
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Sei não. A VW faz ToT então para fabricar seus carros no Brasil em sua própria empresa? Porque ToT em Português quer dizer Transferência de Tecnologia e não existe o termo 'Destransferência de Tecnologia'. Significa que se VW for embora do Brasil quer dizer que não se fabrica mais carro Volks aqui. Creio ser este o sentido da pergunta do colega: e se a EUROBRÁS...errr...HELIBRÁS fechasse as portas, continuaríamos a ter 'tecnologia' para "fabricar" LEGO...errr...heli deles na fábrica que quiséssemos?
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Legal !
Vai ter então o tal de Know Why também ....
Vai ter escritório de projeto aqui também ?
Vai ter escritório de pesquisa também ?
Vai dar pra botar as turbinas que vai se aprender a fazer em outra coisa que não o helis?
Vai dar pra fazer upgrade da turbina no futuro?
Vai dar para fazer as palhetinhas da turbina por aqui também ?
E aquele negócio de ensinar as coisas aprendidas nas faculdades?
Vai ter neguinho no ITA defendendo tese de inovação encima do ensinado?
Os fornecedores vão ser de capital nacional ou mais alguma subsidiaria da Eurocopter ou da EADS ?
Vai ter Spin off de outros produtos militares ou não ?
E os royalties das patentes como vai rolar ..... liberou ou tem pagar muito caro para tecnologia desenvolvida a a partir dela?
Continuo ignorante.
Sundao
ps : Vai se formar também os piloto de testes aqui também ?
Vai ter então o tal de Know Why também ....
Vai ter escritório de projeto aqui também ?
Vai ter escritório de pesquisa também ?
Vai dar pra botar as turbinas que vai se aprender a fazer em outra coisa que não o helis?
Vai dar pra fazer upgrade da turbina no futuro?
Vai dar para fazer as palhetinhas da turbina por aqui também ?
E aquele negócio de ensinar as coisas aprendidas nas faculdades?
Vai ter neguinho no ITA defendendo tese de inovação encima do ensinado?
Os fornecedores vão ser de capital nacional ou mais alguma subsidiaria da Eurocopter ou da EADS ?
Vai ter Spin off de outros produtos militares ou não ?
E os royalties das patentes como vai rolar ..... liberou ou tem pagar muito caro para tecnologia desenvolvida a a partir dela?
Continuo ignorante.
Sundao
ps : Vai se formar também os piloto de testes aqui também ?
Editado pela última vez por SUNDAO em Qua Dez 21, 2011 9:53 pm, em um total de 1 vez.
- Penguin
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Re: Licitação de Helicópteros: Ataque e Transporte !!!
Pongando no tema automobilístico...Túlio escreveu:Sei não. A VW faz ToT então para fabricar seus carros no Brasil em sua própria empresa? Porque ToT em Português quer dizer Transferência de Tecnologia e não existe o termo 'Destransferência de Tecnologia'. Significa que se VW for embora do Brasil quer dizer que não se fabrica mais carro Volks aqui. Creio ser este o sentido da pergunta do colega: e se a EUROBRÁS...errr...HELIBRÁS fechasse as portas, continuaríamos a ter 'tecnologia' para "fabricar" LEGO...errr...heli deles na fábrica que quiséssemos?
A quem pertence a tecnologia de motores flex no Brasil? A alguma empresa brasileira ou à Bosch, Magnetti Marelli, Delphi, etc?
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlo M. Cipolla