JAS-39 Gripen

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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soultrain
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Re: JAS-39 Gripen

#8746 Mensagem por soultrain » Sáb Dez 19, 2009 8:21 am

Mapinguari escreveu:
PRick escreveu:
Sinto muito,

Mas isso não é para ser levado a sério. Apenas demonstra o quanto a SAAB e os Suecos estão desesperados. Desenvolver um caça naval de um terrestre, que jamais foi pensado para tal, custa uma fortuna, e ainda pode ser inviável tecnicamente. Os indianos estão operando os Mig-29K, não vejo motivo para sair dele para ir para um caça mais leve ainda.

[]´s
PRIck, não há mais desespero entre suecos do que entre franceses, fique certo disso. E não estou dizendo que o Rafale não vai levar o F-X nem nada, mas a vitória dele já esteve mais garantida do que agora. Por isso, os franceses devem estar muito mais desesperados do que os suecos, pode acreditar.
E tudo o que vc disse aí, sobre a impossibilidade de modificar Gripen NG para operar como caça naval, é apenas palpite seu. Nem parece que leu o que é falado na matéria, pelo responsável pelo programa.

Os três estão desesperados, com motivos diferenciados. Mas na escala do desespero. acho que os Suecos estão lá bem na frente, a SAAB já só tem esta hipótese e a Índia para sobreviver. A Suécia está a passar por um período complicado há alguns anos e agora a coisa está a ficar negra para as empresas ABB, Ericsson, Electrolux, Volvo etc e muito más para a Saab, embora o estado tenha orçamentos com superavit.

É uma estupidez sem tamanho não haver uma politica Industrial de defesa na Europa e haver três caças e ainda se comprar fora equivalentes que vão matar a industria, mas há muitos egos que vão acabar agora. Infelizmente o Gripen não teve a aceitação em pequenos países como o meu, o que levou a uma produção pequena e daí não deve sair.

Mas definitivamente os Suecos são de longe os mais desesperados, e quem está desesperado comete erros, como temos vindo a assistir.
[[]]s





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


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Re: JAS-39 Gripen

#8747 Mensagem por Skyway » Sáb Dez 19, 2009 9:38 am

soultrain escreveu:
Mapinguari escreveu: PRIck, não há mais desespero entre suecos do que entre franceses, fique certo disso. E não estou dizendo que o Rafale não vai levar o F-X nem nada, mas a vitória dele já esteve mais garantida do que agora. Por isso, os franceses devem estar muito mais desesperados do que os suecos, pode acreditar.
E tudo o que vc disse aí, sobre a impossibilidade de modificar Gripen NG para operar como caça naval, é apenas palpite seu. Nem parece que leu o que é falado na matéria, pelo responsável pelo programa.

Os três estão desesperados, com motivos diferenciados. Mas na escala do desespero. acho que os Suecos estão lá bem na frente, a SAAB já só tem esta hipótese e a Índia para sobreviver. A Suécia está a passar por um período complicado há alguns anos e agora a coisa está a ficar negra para as empresas ABB, Ericsson, Electrolux, Volvo etc e muito más para a Saab, embora o estado tenha orçamentos com superavit.

É uma estupidez sem tamanho não haver uma politica Industrial de defesa na Europa e haver três caças e ainda se comprar fora equivalentes que vão matar a industria, mas há muitos egos que vão acabar agora. Infelizmente o Gripen não teve a aceitação em pequenos países como o meu, o que levou a uma produção pequena e daí não deve sair.

Mas definitivamente os Suecos são de longe os mais desesperados, e quem está desesperado comete erros, como temos vindo a assistir.
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Pô, Portugal de Gripen ia ser show de bola heim... :D




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Re: JAS-39 Gripen

#8748 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Dez 19, 2009 10:54 am

Mas talvez tenha pesado o fator político. :wink:




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Re: JAS-39 Gripen

#8749 Mensagem por Skyway » Sáb Dez 19, 2009 11:08 am

O que? Sobre portugal?
Lógico pô, eles não estão de F-16 a toa.

Mas que seria bacana para Portugal o Gripen, seria. Baratinho de manter, moderno pra xuxú, e atravessa portugal com o pé nas costas. :mrgreen:




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Re: JAS-39 Gripen

#8750 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Dez 19, 2009 11:13 am

:wink: :)




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Re: JAS-39 Gripen

#8751 Mensagem por soultrain » Sáb Dez 19, 2009 11:14 am

Atravessa mesmo? Portugal vai até meio do oceano Atlântico ;)





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Re: JAS-39 Gripen

#8752 Mensagem por pafuncio » Sáb Dez 19, 2009 11:26 am

soultrain escreveu:Atravessa mesmo? Portugal vai até meio do oceano Atlântico ;)

Lembrei-me do Degan, agora. :wink:




"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
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Re: JAS-39 Gripen

#8753 Mensagem por brisa » Sáb Dez 19, 2009 11:42 am

Antigamente ia ate a China... :roll:




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Re: JAS-39 Gripen

#8754 Mensagem por Skyway » Sáb Dez 19, 2009 12:23 pm

soultrain escreveu:Atravessa mesmo? Portugal vai até meio do oceano Atlântico ;)
Ta bom, se é pra ser específico a esse ponto...."Atravessa a faixa de terra contínua de Portugal ligada fisicamente ao continente europeu e acima do nível do mar." Pronto? :lol: :wink:




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Re: JAS-39 Gripen

#8755 Mensagem por soultrain » Sáb Dez 19, 2009 12:44 pm

:twisted: :lol: :lol: :lol: :lol: :mrgreen:





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Re: JAS-39 Gripen

#8756 Mensagem por P44 » Sáb Dez 19, 2009 3:11 pm

os bwana num deixaria os genti comprar coisa de xuecu

F-84,F-86,A7, F-16...notam algum padrão? :mrgreen:




Triste sina ter nascido português 👎
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Re: JAS-39 Gripen

#8757 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Dez 19, 2009 4:16 pm

Buana bom, Buana manda espelhinho, Buana manda até míssil de brincá de pega-pega!
Tem bugre por aqui que ganhou a borduna de mentirinha, chama TBordunaAhMentirinha-120-Chocalho , se é que bugre daí do outro lado do rio me entende, né? :wink: :mrgreen:




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Re: JAS-39 Gripen

#8758 Mensagem por gaitero » Ter Dez 22, 2009 9:22 am

Mapinguari escreveu: Carlos, não há apelação. Isso vinha sendo comentado e cogitado há um bom tempo.
E o desenvolvimento do Gripen NG está indo conforme o cronograma.
Enquanto vocês ficam falando que "não existe sequer protótipo", "caça que só existe no papel", o programa avança.

No caso do Sea Gripen, a idéia já existia desde o Gripen A/B. Os suecos apenas aguardavam o real interesse de algum país, manifestado agora pela Índia em seu RFI.
Claro que isso poderá ter sérias implicações no F-X2. Significa que um caça com a capacidade do Gripen NG, devidamente navalizado, operaria a bordo de um NAe como o São Paulo sem qualquer restrição, ao contrário do que ocorreria com o Rafale.
Hummm, tô pensando aqui com meus botões se a suspensão da venda dos MAR-1 ao Paquistão não poderia representar uma oportunidade para que Brasil e Índia dividissem os custos de desenvolvimento do Sea Gripen, permitindo sua aquisição por ambos os países... Seria interessante, sem dúvida...
Se Brasil e Índia optassem por Gripen NG+Sea Gripen, seria show! Até o custo de aquisição poderia cair para os dois países, devido a uma maior economia de escala...
Boa sorte para a FAB, no uso de seu PA...

:roll:




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Hader

Re: JAS-39 Gripen

#8759 Mensagem por Hader » Ter Dez 22, 2009 10:31 am

Bueno

É justamente este "fator político" que parece estar ausente em tantas análises apaixonadas que leio aqui no DB, em especial quando o assunto é FX-n! e congêneres. O desenvolvimento de uma indústria de defesa nacional de ponta (i.e. misseis cruise, caças, UCAV, etc) obrigatoriamente passa por obter uma capacidade de atuação geopolítica equivalente. Senão teremos o mesmo fim dos suecos, sufocados pelo abraço aliado do Tio. Enquanto a Guerra Fria justificava, perante os olhos dos EUA, uma Suécia militarmente forte e com capacidades próprias relevantes, o nórdicos foram bem e os Tios não atrapalharam seus negócios. Mas agora a coisa mudou. Farinha pouca meu pirão primeiro.

Abraços!




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Wardog
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Re: JAS-39 Gripen

#8760 Mensagem por Wardog » Ter Dez 22, 2009 11:24 pm

‘Sea Gripen’ para Índia e Brasil

A Saab está respondendo ao RfI (Request for Information) da Índia para o desenvolvimento de uma versão naval do Gripen NG, denominada Sea Gripen. O RfI da Índia foi enviado aos fabricantes buscando informações detalhadas de um projeto de aeronave para operações em navio-aeródromo STOBAR (”short take-off but arrested recovery”).

Além da entrada em serviço do INS Vikramaditya (ex-Admiral Gorshkov totalmente reformado), a Índia tem planos ambiciosos para construir três navios-aeródromo de projeto próprio (IAC). Caças MiG-29K foram adquiridos para equipar o Vikramaditya e o IAC 1. O RFI emitido busca uma aeronave para o IAC 2 e 3.

Segundo o Jane’s Information Group, o RfI foi emitido para a Boeing, Dassault, Eurofighter, Lockheed Martin, Sukhoi e Saab. Enquanto a Índia desenvolve uma versão naval do HAL Tejas, o RfI é um reconhecimento de que o programa do seu caça próprio não será entregue no tempo esperado. A Índia espera comissionar os navios-aeródromo IAC 2 e 3 na segunda metade da próxima década.

Ainda segundo o Jane’s, antes de receber o RfI a Saab completou estudos detalhados de projeto para o Sea Gripen em resposta ao interesse do Brasil. Na verdade, projetos de uma versão navalizada do Gripen começaram na década de 1980 na Suécia. Para a Saab o pedido da Índia é particularmente importante, por causa do potencial do F-X2 do Brasil. O Sea Gripen seria parte de um pacote de longo prazo para a Índia e Brasil, se ambos os países selecionarem o Gripen NG para suas forças aéreas. O RfI da Índia também especifica que a aeronave escolhida deve ser exportável.

O líder de projeto do Sea Gripen, ex-tenente-coronel da Força Aérea Sueca Peter Nilsson disse ao Jane’s que “existe o Rafale, o Super Hornet e algum dia, o JSF, mas nenhuma opção acessível para nações que querem um poder naval independente. O Gripen tem uma capacidade de operar em navios-aeródromo embutida no projeto original, que foi levada em consideração. Ele foi feito para fazer pousos de precisão em pistas curtas. A aerodinâmica, maneabilidade e qualidades de pouso estão todas presentes. Não é preciso mexer em nada.”

O Sea Gripen será possível pelas características inerentes ao Gripen e as mudanças estruturais introduzidas no Gripen NG. Ele foi projetado para operar em todas as especificações de navio-aeródromo convencional, com peso máximo de decolagem de 16.500kg e peso de pouso (com armas e combustível) de 13.500kg. Os mesmos parâmetros o tornam capaz de operar em navios STOBAR. Qualquer Gripen pode operar de uma pista padrão sueca de 800m x 17m, sem gancho ou paraquedas. Com os controles de voo existentes e a baixa velocidade de pouso, o Gripen é totalmente compatível com o ambiente naval.

Algumas mudanças que terão de ser feitas no Sea Gripen incluem um trem de pouso do nariz mais longo e mais forte, com pneus maiores e um novo sistema de absorção de choque. um novo trem de pouso principal para absorver choques com razão de descida de 6,3 m/seg; um gancho de parada reforçado, reposicionado; remoção de riscos de corrosão da estrutura com novos materiais; integração com o sistema de aproximação e pouso do navio-aeródromo.

O resultado será uma aeronave com peso vazio em torno de 8.000kg, com um total de combustível e armas de 8.500kg. O raio de combate está estimado em torno de 1.250km em configuração de ataque marítimo e 1.400km em configuração de caça de defesa da frota (CDF). A vida útil da célula da aeronave é estimada em torno de 8.000h com pousos embarcados e em terra.

Nilsson disse que o projeto de trabalho feito até agora tem sido um forte complemento para o Gripen NG e tem um pé na realidade. Questionado sobre as dificuldades inerentes em tornar um avião de combate “terrestres” em naval, Nilsson respondeu: “Se estivéssemos começando com um caça comum teríamos um problema muito maior.”

“Nós temos um motor (General Electric’s F414) aprovado para operações navais pela US Navy. O Gripen já é feito para altas razões de descida e pouso em rodovias. Então precisamos de um novo trem de pouso no nariz e principal e alguma mudanças na estrutura interna, mas isso foi analisado e é possível. Nós colocamos um gancho de parada no Gripen NG na proposta para a Noruega. Ele terá de ser reforçado para operações embarcadas e um novo ponto de fixação, mas o trabalho está feito. o Gripen NG tem uma melhor fixação da asa com carga mais distribuída que o atual Gripen.”

“O Gripen já tem equipamento de proteção contra a água salgada. Não é necessário mais estudos, pois a aeronave é projetada para operar entre -50°C e +50°C, do Ártico até locais altos e quentes, com umidade severa. Nós não projetamos caças para dias ensolarados”. A Saab espera fazer as apresentações iniciais para a Marinha da Índia em janeiro de 2010 e submeter a resposta ao RfI no mês seguinte.

FONTE: Jane’s Information Group




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