Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5639 vezes
Agradeceram: 3247 vezes

Re: Fuerza Aérea Colombiana (FAC)

#871 Mensagem por FCarvalho » Sex Dez 02, 2022 12:33 pm

O tal do end user que os norte americanos adoram usar contra seus desafetos ou países não alinhados com seus interesses é práxis contínua e regular em relação a qualquer material militar que contenha componentes deles. E o Gripen E não foge à regra.
Por outro lado, me parece estranho que isto tenha sido usado 'contra' o governo colombiano de agora, a não ser que bloquear o queridinho da FAC, no caso o F-16, possa ser mais retórica para o público interno do que questão prática.
A ver o que o novo governo por aqui vai fazer, ou não, em relação a este negócio já que o presidente colombiano deve estar na primeira fila dos presidentes estrangeiros para a posse. Se isto se vai traduzir em benefícios práticos para nós, veremos.
Como tenho dito, nós temos todas as (melhores) condições do mundo para dispor aos colombianos de inúmeras soluções na área de defesa, e não é pouca coisa.
Resta saber se haverá birra com os militares e com a BID, em favor de supostas urgência com o social.

Carpe Diem
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1959 vezes
Agradeceram: 791 vezes

#872 Mensagem por Viktor Reznov » Sex Dez 02, 2022 4:24 pm

Fica difícil prever o que vai acontecer agora na FAC porque os Colombianos elegeram literalmente um terrorista Marxista pra presidência deles e, levando em conta o fato de que a Administração Biden ainda está vendendo peças de reposição pros F-16 Paquistaneses, é inteiramente possível que o analfabetismo político do Departamento de Estado considere uma boa idéia vender caças F-16V pra Colômbia.

I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1148 vezes
Agradeceram: 679 vezes

#873 Mensagem por FIGHTERCOM » Sáb Dez 03, 2022 5:49 pm

FCarvalho escreveu: Sex Dez 02, 2022 12:33 pm O tal do end user que os norte americanos adoram usar contra seus desafetos ou países não alinhados com seus interesses é práxis contínua e regular em relação a qualquer material militar que contenha componentes deles. E o Gripen E não foge à regra.
Por outro lado, me parece estranho que isto tenha sido usado 'contra' o governo colombiano de agora, a não ser que bloquear o queridinho da FAC, no caso o F-16, possa ser mais retórica para o público interno do que questão prática.
A ver o que o novo governo por aqui vai fazer, ou não, em relação a este negócio já que o presidente colombiano deve estar na primeira fila dos presidentes estrangeiros para a posse. Se isto se vai traduzir em benefícios práticos para nós, veremos.
Como tenho dito, nós temos todas as (melhores) condições do mundo para dispor aos colombianos de inúmeras soluções na área de defesa, e não é pouca coisa.
Resta saber se haverá birra com os militares e com a BID, em favor de supostas urgência com o social.
FCarvalho,

"nós temos todas as (melhores) condições do mundo para dispor aos colombianos", concordo! Mas eles querem? Eu acho que não. O problema nem sempre é do lado de cá. :wink:

Abraços,

Wesley

"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
FCarvalho
Sênior
Sênior

#874 Mensagem por FCarvalho » Sáb Dez 03, 2022 11:24 pm

Viktor Reznov escreveu: Sex Dez 02, 2022 4:24 pm Fica difícil prever o que vai acontecer agora na FAC porque os Colombianos elegeram literalmente um terrorista Marxista pra presidência deles e, levando em conta o fato de que a Administração Biden ainda está vendendo peças de reposição pros F-16 Paquistaneses, é inteiramente possível que o analfabetismo político do Departamento de Estado considere uma boa idéia vender caças F-16V pra Colômbia.
Eu acabo achando que se o futuro PR não atrapalhar, e ainda resolver ajudar, mesmo que empurrando soluções não desejadas para as ffaa's aqui, podemos ter alguma chance na Colombia com o Gripen E\F ou o Gripen C\D, que também foi oferecido pela SAAB.
Afinal, se essa gente conseguir vislumbrar um jeito de sair ganhando com este negócio, com certeza eles vão dar um jeito de se acertarem. É questão de sentar e conversar.
A Embraer tem uma ótima área de relações públicas governamental. Seria uma boa hora de usar.

Carpe Diem
FCarvalho
Sênior
Sênior

#875 Mensagem por FCarvalho » Sáb Dez 03, 2022 11:27 pm

FIGHTERCOM escreveu: Sáb Dez 03, 2022 5:49 pm
FCarvalho escreveu: Sex Dez 02, 2022 12:33 pm O tal do end user que os norte americanos adoram usar contra seus desafetos ou países não alinhados com seus interesses é práxis contínua e regular em relação a qualquer material militar que contenha componentes deles. E o Gripen E não foge à regra.
FCarvalho,
"nós temos todas as (melhores) condições do mundo para dispor aos colombianos", concordo! Mas eles querem? Eu acho que não. O problema nem sempre é do lado de cá. :wink:
Abraços,
Wesley
No atual governo colombiano os militares não apitam nada nas decisões, inclusive aquelas que lhes diz respeito. Está aí o sujeito defendendo a liberação da maconha, relações institucionais com grupos narcoguerrilheiros, e por aí vamos.
Então, eu penso aqui com os meus botões que quem vai decidir no peito e na raça esse caça para a FAC é o PR deles. E sem direito a apelação. O que ele decidir tá amarrado.
Tomara que ele se amarre com a gente. O cumpanheiro vizinho deve estar doidinho para dar um abraço nele. :mrgreen:

Carpe Diem
mauri
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 91 vezes

#876 Mensagem por mauri » Dom Dez 04, 2022 9:49 pm

Viktor Reznov escreveu: Sex Dez 02, 2022 4:24 pm Fica difícil prever o que vai acontecer agora na FAC porque os Colombianos elegeram literalmente um terrorista Marxista pra presidência deles e, levando em conta o fato de que a Administração Biden ainda está vendendo peças de reposição pros F-16 Paquistaneses, é inteiramente possível que o analfabetismo político do Departamento de Estado considere uma boa idéia vender caças F-16V pra Colômbia.
Com certeza se juntara com o terrorista de cá, e vamos de Gripen e viva o Comunismo!!

Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 233 vezes
Agradeceram: 536 vezes

#877 Mensagem por Brasileiro » Seg Dez 05, 2022 9:15 am

Estão viajando... Vendemos à Colômbia A-29 e o plano é emplacar logo o KC-390. Então agora temos de propor a eles um acuerdo de cooperación latinoamericana em que a gente oferece o Gripen e em troca, para fins de estreitamento de relações, compramos uma dúzia daqueles barquinhos de patrulha fluvial deles. E bingo! Todo mundo sai feliz.

----------------
amor fati
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1959 vezes
Agradeceram: 791 vezes

#878 Mensagem por Viktor Reznov » Seg Dez 05, 2022 10:16 am

Brasileiro escreveu: Seg Dez 05, 2022 9:15 am Estão viajando... Vendemos à Colômbia A-29 e o plano é emplacar logo o KC-390. Então agora temos de propor a eles um acuerdo de cooperación latinoamericana em que a gente oferece o Gripen e em troca, para fins de estreitamento de relações, compramos uma dúzia daqueles barquinhos de patrulha fluvial deles. E bingo! Todo mundo sai feliz.
Que barcos?

I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior

#879 Mensagem por FIGHTERCOM » Seg Dez 05, 2022 10:27 am

Brasileiro escreveu: Seg Dez 05, 2022 9:15 am Estão viajando... Vendemos à Colômbia A-29 e o plano é emplacar logo o KC-390. Então agora temos de propor a eles um acuerdo de cooperación latinoamericana em que a gente oferece o Gripen e em troca, para fins de estreitamento de relações, compramos uma dúzia daqueles barquinhos de patrulha fluvial deles. E bingo! Todo mundo sai feliz.
Essa idéia não é ruim. Mas precisamos entender qual Gripen está sendo oferecido por lá. Caso sejam Gripens C/D revitalizados, temos muito pouco a ganhar.

Abraços,

Wesley

"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior

#880 Mensagem por FIGHTERCOM » Seg Dez 05, 2022 10:30 am

Viktor Reznov escreveu: Seg Dez 05, 2022 10:16 am
Que barcos?
https://cdn-defesaaereanaval.nuneshost.com/wp-content/uploads/2012/11/PAF-P_01-930x595.jpg

Alguém sabe que fim levou esse projeto?
Brasil e Colômbia vão criar um novo barco para patrulhar a Amazônia

https://www.defesaaereanaval.com.br/def ... a-amazonia
Abraços,

Wesley

FCarvalho
Sênior
Sênior

#881 Mensagem por FCarvalho » Seg Dez 05, 2022 6:27 pm

Que fim levou eu não sei, mas que ele teve fim antes mesmo de começar, isso eu tenho certeza.

Carpe Diem
FCarvalho
Sênior
Sênior

#882 Mensagem por FCarvalho » Seg Dez 05, 2022 6:28 pm

A SAAB está oferecendo Gripen C/D usados e novos, além do Gripen E/F fabricados no Brasil.
Yes, eles se tocaram e puseram a Embraer no jogo.

Carpe Diem
EduClau
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2518 vezes
Agradeceram: 746 vezes

#883 Mensagem por EduClau » Seg Dez 05, 2022 7:16 pm

Segundo o 'aclarador de dudas' de SAAB:
...Para Saab, el hecho de que Brasil sea un país vecino de Colombia, mucho más cercano que Suecia, trae consigo muchos beneficios potenciales industriales y bilaterales, como en áreas de mantenimiento, capacitación y logística. Sin embargo, correspondería a Colombia evaluar los beneficios de producir y ensamblar en Suecia y en Brasil...

https://www.saab.com/es/markets/colombi ... a-colombia
sds

FIGHTERCOM
Sênior
Sênior

#884 Mensagem por FIGHTERCOM » Ter Dez 06, 2022 4:20 pm

El reemplazo del Kfir en Colombia: un análisis de las opciones

https://www.pucara.org/post/el-reemplaz ... s-opciones
Spoiler: muitas críticas ao Gripen e muitos elogios ao F-16

Abraços,

Wesley

gabriel219
Sênior
Sênior
Agradeceu: 762 vezes
Agradeceram: 2367 vezes

#885 Mensagem por gabriel219 » Qua Dez 07, 2022 7:43 am

FIGHTERCOM escreveu: Ter Dez 06, 2022 4:20 pm
El reemplazo del Kfir en Colombia: un análisis de las opciones

https://www.pucara.org/post/el-reemplaz ... s-opciones
Spoiler: muitas críticas ao Gripen e muitos elogios ao F-16

Abraços,

Wesley
Alguém tínha dúvidas disso?

Agora criticar o Gripen e elogiar o F-16 dessa maneira não há necessidade alguma, melhor chegar e dizer que o F-16 é melhor por questões de custo de aquisição e por questões políticas.

O Gripen é uma caça muito fora de sua curva e até mesmo o Viper sai perdendo na grande maioria dos quesitos.

Responder