Projeto VANT

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 399 vezes

Re: Projeto VANT

#871 Mensagem por prp » Dom Set 30, 2012 5:24 pm

NovaTO escreveu:Boa resposta da FAB. Devia ser assim para todas as "fofocas" e desinformações que aparecem na mídia.

[]'s
No caso do FX ela é mais seletiva ao rebater as fofocaiadas. :roll:




sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: Projeto VANT

#872 Mensagem por sapao » Dom Set 30, 2012 5:35 pm

prp escreveu:
NovaTO escreveu:Boa resposta da FAB. Devia ser assim para todas as "fofocas" e desinformações que aparecem na mídia.

[]'s
No caso do FX ela é mais seletiva ao rebater as fofocaiadas. :roll:
Tem certeza?

Da uma olhada no organograma do GF e veja onde o CMT da FAB esta para entender o caminho que uma resposta assim deve tomar antes de ser autorizada a sua publicação.




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
moura
Sênior
Sênior
Mensagens: 779
Registrado em: Qui Ago 14, 2008 9:17 pm
Agradeceram: 23 vezes

Re: Projeto VANT

#873 Mensagem por moura » Dom Set 30, 2012 5:42 pm

Em relação ao VANT do DPF, o que sei é que o projeto está de pé e que uma das pessoas responsável por elaborar o contrato de manutenção é altamente competente e correta com capacidade de sobra para colocar o projeto em andamento e digo mais o VANT é só a ponta do iceberg em termos de equipamentos que o DPF está para adquirir e operar.
Se concretizar todos os projetos o pessoal vai ficar de queixo e boca no chão, vamos aguardar.




Avatar do usuário
prp
Sênior
Sênior
Mensagens: 8754
Registrado em: Qui Nov 26, 2009 11:23 am
Localização: Montes Claros
Agradeceram: 399 vezes

Re: Projeto VANT

#874 Mensagem por prp » Dom Set 30, 2012 6:18 pm

sapao escreveu:
prp escreveu: No caso do FX ela é mais seletiva ao rebater as fofocaiadas. :roll:
Tem certeza?

Da uma olhada no organograma do GF e veja onde o CMT da FAB esta para entender o caminho que uma resposta assim deve tomar antes de ser autorizada a sua publicação.
Ah tá bom. Como sempre a culpa é do GF. Até mesmo prejudicar ele próprio.




sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: Projeto VANT

#875 Mensagem por sapao » Dom Set 30, 2012 8:06 pm

prp escreveu:
sapao escreveu: Tem certeza?

Da uma olhada no organograma do GF e veja onde o CMT da FAB esta para entender o caminho que uma resposta assim deve tomar antes de ser autorizada a sua publicação.
Ah tá bom. Como sempre a culpa é do GF. Até mesmo prejudicar ele próprio.
Claro que não, a culpa é sempre da FAB que não sabe fazer nada direito... :roll:

Nenhuma nota dessas sai apenas com o aval do CMT da FAB, porque as implicações politicas são muito maiores do que a própria instituição.

Se suas ideias não estivessem tão impregnadas de um pré-conceito quanto as atitudes da FAB, teria visto que o que eu quis dizer foi que culpar o elo mais fraco do sistema (quem está mais embaixo) é muito fácil, dificil é entender que nesta caso a culpa tem que ser equivalente a responsabilidade; ou seja, de todos.

Agora, porque em um caso a resposta sai de pronto e em outra não existe resposta?
Quer dizer que antes do F-X toda a seção de comunicação social da FAB era imcompentente ou não existia e agora de repente começou a funcionar?

Acho que é isso que alguns, que queiram discutir o assunto, devem começar a se perguntar.

Para os que torçem contra, não existe argumento contra o sentimento. Então deixa para lá...




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Avatar do usuário
Gerson Victorio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2317
Registrado em: Qua Ago 29, 2007 2:50 pm
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceram: 28 vezes

Re: Projeto VANT

#876 Mensagem por Gerson Victorio » Dom Set 30, 2012 8:52 pm

sapão,

desculpe entrar nessa seara...mas...a não ser que eu esteja muito enganado e...ao ler oque acabas de escrever acima...e baseando-se nestas últimas....pode-se deduzir que não houveram respostas contudentes à epoca mais críticas ao projeto FX por causa de Ordem do GF? isso?




de volta a Campo Grande - MS.
Avatar do usuário
osolamaalua
Avançado
Avançado
Mensagens: 514
Registrado em: Sáb Jan 31, 2009 2:23 pm
Agradeceram: 44 vezes

Re: Projeto VANT

#877 Mensagem por osolamaalua » Dom Set 30, 2012 9:52 pm

Pessoal Boa noite! Voltamos a velha máxima que comentei em um post meu sobre a matéria da site poder naval e que teve uma nota da marinha esclarecendo pontos de dúvida, como daquela vez cabe ao redator do artigo da revista tentar esclarecer as suas informações e caso o tenha feito e restado dúvidas procurar saná-las. Pelo conteúdo da nota da FAB fica claro que o repórter não analisou a resposta aos questionamentos da força e publicou seu entendimento particular do fato.
Quanto a PF operar ou não Vant não resta dúvida que um aparelho daqueles se utilizado corretamente dará um incremento na segurança da fronteira. Porém operar aquela aeronave, que possui tamanho de um T-27 em cima da cabeça de todos exige toda uma coordenação, e esse ajustamento de contuda que esta sendo feito. Pois hoje voce ajusta a rota de um avião com contato rádio e com o Vant, tem que ter uma estação de controle com fonia compátivel. Outra coisa é o transponder, será que compraram ele com isso, está compativel? Então esse repórter foi muito infeliz. E fico triste que alguns debatedores deste fórum insistam em denegrir a capacidade de gerenciamento da FAB. Ela respondeu com uma nota corretamente e certamente autorizada pelo MD.
Quanto ao F-X ela não se manifestou e certamente não irá se manifestar em público para criticar qualquer posição política de seus superiores, MD e ou Presidente, por mais que exista o direito de concordância ou não com suas tomadas de decisão.
Volto a frisar, hoje dos entes públicos nacionais, as Forças Armadas são disparadas os órgãos de maior lisura e competencia administrativa do poder público. Infelizmente por não render apelo político ou melhor votos sua aparição na mídia é praticamente nula mesmo que esforce-se para demonstrar suas ações.
Se os cerca de 200 milhões de passageiros que usam os serviços aéreos soubessem que existe uma estrutura de controle de voo que hoje é estuda até pelos Estados Unidos iria dar mais valor ao que temos. Se alguns soubessem que algumas cidades da Amazonia e são muitas delas só recebem assistencia quando vai um navio da marinha com um médico lá por que nenhum médico formado no sudeste quer residir naqueles locais (bando de mocinha). Só ver o orgulho das nações do mundo e a admiração pelos seus soldados, exemplos próximos temos na América do Sul com Chile, Peru, Venezuela.
Desculpe pelo post longo mas fico p. da vida com essa ladainha toda.




sapao
Sênior
Sênior
Mensagens: 4009
Registrado em: Qui Jul 22, 2010 9:42 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: Projeto VANT

#878 Mensagem por sapao » Dom Set 30, 2012 10:09 pm

Gerson Victorio escreveu:sapão,

desculpe entrar nessa seara...mas...a não ser que eu esteja muito enganado e...ao ler oque acabas de escrever acima...e baseando-se nestas últimas....pode-se deduzir que não houveram respostas contudentes à epoca mais críticas ao projeto FX por causa de Ordem do GF? isso?
Não é isso que estou dizendo Gerson. Estou apenas expondo meu ponto de vista em 2 aspectos:

1- Existe uma cadeia de comando clara e definida; quando existe uma falha eu acredito que a culpa seja de todos e a responsabilidade do comandante. Porque culpar então so os subordinados (no caso, a FAB)?

2- Porque não houve uma resposta no mesmo quilate naquele evento?
Ou melhor, até hoje em tudo que se relaciona ao assunto?




[justificar]“ Se não eu, quem?
Se não agora, quando?”[/justificar]
Avatar do usuário
Gerson Victorio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2317
Registrado em: Qua Ago 29, 2007 2:50 pm
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceram: 28 vezes

Re: Projeto VANT

#879 Mensagem por Gerson Victorio » Dom Set 30, 2012 11:08 pm

sapao escreveu:
Gerson Victorio escreveu:sapão,

desculpe entrar nessa seara...mas...a não ser que eu esteja muito enganado e...ao ler oque acabas de escrever acima...e baseando-se nestas últimas....pode-se deduzir que não houveram respostas contudentes à epoca mais críticas ao projeto FX por causa de Ordem do GF? isso?
Não é isso que estou dizendo Gerson. Estou apenas expondo meu ponto de vista em 2 aspectos:

1- Existe uma cadeia de comando clara e definida; quando existe uma falha eu acredito que a culpa seja de todos e a responsabilidade do comandante. Porque culpar então so os subordinados (no caso, a FAB)?

2- Porque não houve uma resposta no mesmo quilate naquele evento?
Ou melhor, até hoje em tudo que se relaciona ao assunto?
sapão,

entendo suas colocações....e muitos, acredito eu, fizeram e ainda se fazem as mesmas perguntas hoje em dia...Eu, como simples cidadão que me interesso pela questão, tenho na verdade uma vaga ideia de como funciona o papel de cada um, no que concerne o Serviço de Comunicação Social de uma Instituição como a FAB.

É bem verdade que a referência mais emblemática que eu pude testemunhar e almejar como desejaveis para tal tipo de situação....forams as Notas de Esclacimentos publicadas pelo Serviço de Comunicação da Marinha do Brasil de forma sistemática e inequívoca contra os mais variados boatos e mentiras deslavadas dos veículos da imprensa em geral e especializada sobre a questão dos Submarinos à epoca de sua decisão, não sei como Eles conseguiram tal façanha, com tal sinergia, e pelo jeito continuarei não sabendo.

sapão, entenda....não estou aqui para denegrir ninguém, nada disso, só acho que foi muito lamentável não ter acontecido com a FAB o mesmo que ocorreu com a MB em tal exemplo acima, não estou dizendo que a MB é melhor ou pior, nada disso, mas acho que o país sempre perde quando não se tem esclarecido informações inverídica atribuída as suas mais respeitáveis instituições.




de volta a Campo Grande - MS.
Avatar do usuário
JT8D
Sênior
Sênior
Mensagens: 1164
Registrado em: Sex Mai 04, 2007 1:29 pm
Agradeceram: 100 vezes

Re: Projeto VANT

#880 Mensagem por JT8D » Dom Set 30, 2012 11:14 pm

Gerson Victorio escreveu:
sapao escreveu: Não é isso que estou dizendo Gerson. Estou apenas expondo meu ponto de vista em 2 aspectos:

1- Existe uma cadeia de comando clara e definida; quando existe uma falha eu acredito que a culpa seja de todos e a responsabilidade do comandante. Porque culpar então so os subordinados (no caso, a FAB)?

2- Porque não houve uma resposta no mesmo quilate naquele evento?
Ou melhor, até hoje em tudo que se relaciona ao assunto?
sapão,

entendo suas colocações....e muitos, acredito eu, fizeram e ainda se fazem as mesmas perguntas hoje em dia...Eu, como simples cidadão que me interesso pela questão, tenho na verdade uma vaga ideia de como funciona o papel de cada um, no que concerne o Serviço de Comunicação Social de uma Instituição como a FAB.

É bem verdade que a referência mais emblemática que eu pude testemunhar e almejar como desejaveis para tal tipo de situação....forams as Notas de Esclacimentos publicadas pelo Serviço de Comunicação da Marinha do Brasil de forma sistemática e inequívoca contra os mais variados boatos e mentiras deslavadas dos veículos da imprensa em geral e especializada sobre a questão dos Submarinos à epoca de sua decisão, não sei como Eles conseguiram tal façanha, com tal sinergia, e pelo jeito continuarei não sabendo.

sapão, entenda....não estou aqui para denegrir ninguém, nada disso, só acho que foi muito lamentável não ter acontecido com a FAB o mesmo que ocorreu com a MB em tal exemplo acima, não estou dizendo que a MB é melhor ou pior, nada disso, mas acho que o país sempre perde quando não se tem esclarecido informações inverídica atribuída as suas mais respeitáveis instituições.
No caso da MB havia uma decisão tomada. O processo havia sido concluido, com a aprovação de toda a cadeia de comando.
No caso da FAB há um processo em andamento, que não está concluido, no qual nenhuma decisão ainda foi tomada.
Acho que dá para entender a diferença.

[]´s,

JT




Avatar do usuário
Gerson Victorio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2317
Registrado em: Qua Ago 29, 2007 2:50 pm
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceram: 28 vezes

Re: Projeto VANT

#881 Mensagem por Gerson Victorio » Seg Out 01, 2012 1:18 am

JT8D escreveu:
No caso da MB havia uma decisão tomada. O processo havia sido concluido, com a aprovação de toda a cadeia de comando.
No caso da FAB há um processo em andamento, que não está concluido, no qual nenhuma decisão ainda foi tomada.
Acho que dá para entender a diferença.

[]´s,

JT
Que diferença? não estamos falando de atitude? por que um Serviço responde a cada informação inverídica e outro não?

Por exemplo...por diversas vezes a frase "a FAB preferia o Gripen"...e outras tantas ATRIBUIDAS A FAB...como se verdade fosse e que foram escritas textualmente.... há alguma verdade nessa informação?

Não tem nada haver com o processo ...a MB teve que lidar com mentiras das mais deslavadas e esclareceu ponto a ponto cada item....por que a FAB não fez o mesmo? não havia esclarecimentos a dar? tudo oque foi escrito era verdade?...toda cadeia de comando não aprovava o processo?




de volta a Campo Grande - MS.
Avatar do usuário
JT8D
Sênior
Sênior
Mensagens: 1164
Registrado em: Sex Mai 04, 2007 1:29 pm
Agradeceram: 100 vezes

Re: Projeto VANT

#882 Mensagem por JT8D » Seg Out 01, 2012 12:49 pm

Gerson Victorio escreveu:
JT8D escreveu:
No caso da MB havia uma decisão tomada. O processo havia sido concluido, com a aprovação de toda a cadeia de comando.
No caso da FAB há um processo em andamento, que não está concluido, no qual nenhuma decisão ainda foi tomada.
Acho que dá para entender a diferença.

[]´s,

JT
Que diferença? não estamos falando de atitude? por que um Serviço responde a cada informação inverídica e outro não?

Por exemplo...por diversas vezes a frase "a FAB preferia o Gripen"...e outras tantas ATRIBUIDAS A FAB...como se verdade fosse e que foram escritas textualmente.... há alguma verdade nessa informação?

Não tem nada haver com o processo ...a MB teve que lidar com mentiras das mais deslavadas e esclareceu ponto a ponto cada item....por que a FAB não fez o mesmo? não havia esclarecimentos a dar? tudo oque foi escrito era verdade?...toda cadeia de comando não aprovava o processo?
A diferença obvia é que no caso da MB havia uma decisão fechada a ser comunicada. O que a MB fez foi simplesmente reafirmar a decisão tomada.
Não acho viável que durante um processo longo e complexo como o FX a FAB venha a se pronunciar oficialmente sobre qualquer bobagem que escrevam na imprensa, blogs, lobies e etc.
O GF também agiu da mesma forma, o que acho razoável. Afinal também haviam boatos o tempo todo de que Lula preferia a opção X, Jobim a opção Y, e assim por diante.
Instituições sérias não ficam batendo boca com desocupados. Quando elas tem uma posição oficial a comunicar elas o fazem. Quando elas não tem decisão nenhuma, se calam.

[]´s,

JT




Avatar do usuário
Gerson Victorio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2317
Registrado em: Qua Ago 29, 2007 2:50 pm
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceram: 28 vezes

Re: Projeto VANT

#883 Mensagem por Gerson Victorio » Seg Out 01, 2012 5:52 pm

JT8D escreveu: A diferença obvia é que no caso da MB havia uma decisão fechada a ser comunicada. O que a MB fez foi simplesmente reafirmar a decisão tomada.
É tão óbvio que você não entendeu a questão....repetindo um argumento fraco sem sustentação....a questão do PROSUPER não está, em suas palavras, "com uma decisão fechada"....e assim mesmo, há poucos dias o próprio CCSM(Centro de Comunicação Social da Marinha) emitiu mais uma vez(como de costume)uma nota de esclarecimento "fritando o fígado" do Poder Naval por que tentaram fazer graça com a MB, respondendo item a item cada questão ATRIBUIDA a Marinha, isso derruba tal falácia de que só é possível esclarecer com uma DECISÃO FECHADA.
JT8D escreveu:Não acho viável que durante um processo longo e complexo como o FX a FAB venha a se pronunciar oficialmente sobre qualquer bobagem que escrevam na imprensa, blogs, lobies e etc.
Também concordo, mas houveram casos em que no "mar" de bobagem e afins, algumas "ilhas" de ATRIBUIÇÕES a FAB foram proferidas tal como "A FAB PREFERE O GRIPEN", "O RELATÓRIO DA FAB APONTA O GRIPEN COMO O MELHOR" e sandíces do gênero...veja...por muito menos a CCSM ja fizera um estrago...não vejo motivos para a FAB nos casos em que seu nome seja citado textualmente como agente ....não possa fazer um esclarecimento.
JT8D escreveu:O GF também agiu da mesma forma, o que acho razoável. Afinal também haviam boatos o tempo todo de que Lula preferia a opção X, Jobim a opção Y, e assim por diante.
A resposta oficial veio na forma do comparecimento do Jobim as comissões do senado, que por sinal, não foram poucas e seguidas vezes esclareciam a todas as questões relacionadas ao FX...eu assisti a todas e fiquei muito satisfeito, se a imprensa em geral fez pouco disso, perderam uma chance verdadeira de informar.
JT8D escreveu:Instituições sérias não ficam batendo boca com desocupados. Quando elas tem uma posição oficial a comunicar elas o fazem. Quando elas não tem decisão nenhuma, se calam.
Instituições sérias, para para merecerem tal título, tem o DEVER de esclarecer o cidadão naquilo que lhe couber, ficar se omitindo quando seu nome é textualmente citado atribuindo-lhe ações que não sejam verdadeiras, a meu ver, não endossa qualificação de seriedade, e pelas últimas ações que o CEMCOSAER tomou com relação a matéria do GLOBO/DECEA e mais recentemente com o caso da ISTO É/VANT atestam o que eu defendo.

[]´s,

JT[/quote]




de volta a Campo Grande - MS.
Avatar do usuário
JT8D
Sênior
Sênior
Mensagens: 1164
Registrado em: Sex Mai 04, 2007 1:29 pm
Agradeceram: 100 vezes

Re: Projeto VANT

#884 Mensagem por JT8D » Seg Out 01, 2012 7:10 pm

Gerson Victorio escreveu:
JT8D escreveu: A diferença obvia é que no caso da MB havia uma decisão fechada a ser comunicada. O que a MB fez foi simplesmente reafirmar a decisão tomada.
É tão óbvio que você não entendeu a questão....repetindo um argumento fraco sem sustentação....a questão do PROSUPER não está, em suas palavras, "com uma decisão fechada"....e assim mesmo, há poucos dias o próprio CCSM(Centro de Comunicação Social da Marinha) emitiu mais uma vez(como de costume)uma nota de esclarecimento "fritando o fígado" do Poder Naval por que tentaram fazer graça com a MB, respondendo item a item cada questão ATRIBUIDA a Marinha, isso derruba tal falácia de que só é possível esclarecer com uma DECISÃO FECHADA.
JT8D escreveu:Não acho viável que durante um processo longo e complexo como o FX a FAB venha a se pronunciar oficialmente sobre qualquer bobagem que escrevam na imprensa, blogs, lobies e etc.
Também concordo, mas houveram casos em que no "mar" de bobagem e afins, algumas "ilhas" de ATRIBUIÇÕES a FAB foram proferidas tal como "A FAB PREFERE O GRIPEN", "O RELATÓRIO DA FAB APONTA O GRIPEN COMO O MELHOR" e sandíces do gênero...veja...por muito menos a CCSM ja fizera um estrago...não vejo motivos para a FAB nos casos em que seu nome seja citado textualmente como agente ....não possa fazer um esclarecimento.
JT8D escreveu:O GF também agiu da mesma forma, o que acho razoável. Afinal também haviam boatos o tempo todo de que Lula preferia a opção X, Jobim a opção Y, e assim por diante.
A resposta oficial veio na forma do comparecimento do Jobim as comissões do senado, que por sinal, não foram poucas e seguidas vezes esclareciam a todas as questões relacionadas ao FX...eu assisti a todas e fiquei muito satisfeito, se a imprensa em geral fez pouco disso, perderam uma chance verdadeira de informar.
JT8D escreveu:Instituições sérias não ficam batendo boca com desocupados. Quando elas tem uma posição oficial a comunicar elas o fazem. Quando elas não tem decisão nenhuma, se calam.
Instituições sérias, para para merecerem tal título, tem o DEVER de esclarecer o cidadão naquilo que lhe couber, ficar se omitindo quando seu nome é textualmente citado atribuindo-lhe ações que não sejam verdadeiras, a meu ver, não endossa qualificação de seriedade, e pelas últimas ações que o CEMCOSAER tomou com relação a matéria do GLOBO/DECEA e mais recentemente com o caso da ISTO É/VANT atestam o que eu defendo.

[]´s,

JT
Entendo seu ponto de vista, mas acho que houve uma perda de controle na gestão do FX-2 em todos os seus aspectos, tanto em relação à comunicação com a sociedade como em relação ao processo em si. Fica realmente difícil distinguir alguma positiva em meio à tanta confusão.

[]´s,

JT




Avatar do usuário
osolamaalua
Avançado
Avançado
Mensagens: 514
Registrado em: Sáb Jan 31, 2009 2:23 pm
Agradeceram: 44 vezes

Re: Projeto VANT

#885 Mensagem por osolamaalua » Seg Out 01, 2012 8:12 pm

Não houve falta de controle, o que existe são especulações geradas pela falta de informação. Falta essa de informação que tem uma finalidade, blindar o projeto de ataques expeculativos e tentativas de obtenção de favorecimento, principalmente de políticos. A FAB tratou corretamente o assunto, o problema é que houve o anúncio equivocado do Sr. LULA e após isso uma enxurrada de reporteres "fontados" tentado advinhar o relatório. Se alguém tinha o relatório pq não o divulgou? Volto a repetir o de sempre. O projeto não saiu por falta de vontade política. O dinheiro gasto seria praticamento o gerado pela economia obtida com a troca de aeronaves de manutenção cada vez mais custosa e do menor número de horas de voo necessarias a cumprir a missão.
E assim é com todos os outros projetos, vão saindo conforme existe interesse político.




Responder