Saiu Plano de reequipamento e recuperação das Forças Armadas

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

#871 Mensagem por Penguin » Seg Fev 04, 2008 10:32 pm

Immortal Horgh escreveu:
jacquessantiago escreveu:
Immortal Horgh escreveu:
Bolovo escreveu:
Túlio escreveu:Pois é precisamente AÍ que o Rafale me atrai: tem muita kôza enferrujada nas doutrinas operacionais, talvez com o Rafale se dê um passo além...

Se o Gripen não fosse tão perna-curta, seria meu preferido, precisamente por isso, magina, quatro ou seis caças BEM separados controlando uma baita fatia do céu, isso seria uma baita novidade por estas bandas... :wink:

Dizem que o Gripen N terá um alcance comparável com o EF-2000 ou Rafale.



Impossível: o Gripen atual tem raio de combate da ordem de 850 km, e a versão N transporta cerca de 40% a mais de combustível, porém tem um motor que consome um pouquinho a mais, já o Rafale tem raio de combate da ordem de 1800 km e o Typhoon em torno de 1500 km.


[ ]s



Esse raio de 1800km eh com quantos tanques externos e com que carga e perfil?



No site da Dassault só diz configuração ar-ar, quantos tanques e qual seria a quantidade de mísseis, não informam.


[ ]s


Pela quantidade de combustivel que ele carrega internamente, nao duvidaria que fosse mais de 3 tanques.




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

#872 Mensagem por orestespf » Seg Fev 04, 2008 11:38 pm

rcolistete escreveu:
orestespf escreveu:
Existe uma preocupação da minha parte, Roberto, desta vez eu não vejo unanimidade no Governo/FAB. Da outra vez percebíamos uma coesão, algo contra o lobby, e agora?

Não me preocupo com os caças, todos bons, mas me preocupo de vir um caça que a FAB não quer (seja lá qual for) e depois o processo ser congelado por "insatisfação" e termos nova "luta" para comprar outro caça (seja lá qual for). Dinheiro público jogado fora, política de compras equivocada, etc.

Abraços,

Orestes


Olá Orestes,

Ah, parabéns pela sua análise anterior.

O meu medo é que Rafale e Su-35-1 sejam muito avião para a FAB, e que o Gripen C/N nessa jogatina política esteja fora de consideração. Para quem viu o preço do Gripen N para a Dinamarca, uns EUR 60 e poucos mi com manutenção incluída, seria uma proposta bem interessante para a FAB (ou até Gripen C).

[]s, Roberto


Obrigado amigo Roberto!

Gripen? Talvez... Mas o jogo político desta vez invade certos setores de BSB, então prefiro acreditar que esta análise técnica do equipamento não está sendo levada em conta (lamentavelmente), o jogo está sendo baseado em "financiamento" (2010).

Grande abraço,

Orestes




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

#873 Mensagem por orestespf » Seg Fev 04, 2008 11:39 pm

Túlio escreveu:Pois é precisamente AÍ que o Rafale me atrai: tem muita kôza enferrujada nas doutrinas operacionais, talvez com o Rafale se dê um passo além...

Se o Gripen não fosse tão perna-curta, seria meu preferido, precisamente por isso, magina, quatro ou seis caças BEM separados controlando uma baita fatia do céu, isso seria uma baita novidade por estas bandas... :wink:


X2

Sem pensar duas vezes!

Abs,

Orestes




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

#874 Mensagem por orestespf » Seg Fev 04, 2008 11:43 pm

Bolovo escreveu:
Túlio escreveu:Pois é precisamente AÍ que o Rafale me atrai: tem muita kôza enferrujada nas doutrinas operacionais, talvez com o Rafale se dê um passo além...

Se o Gripen não fosse tão perna-curta, seria meu preferido, precisamente por isso, magina, quatro ou seis caças BEM separados controlando uma baita fatia do céu, isso seria uma baita novidade por estas bandas... :wink:

Dizem que o Gripen N terá um alcance comparável com o EF-2000 ou Rafale.


Sem chances, amigo Bolovo. É só fazer as contas, elementares até. Basta ver o tamanho do caça, os reservatórios de combustíveis e o consumo de combustível do novo motor.

A boca diz o que quer, mas não acredita quem tem juízo.

Juízo, menino bom! Confio em você!


Abração,

Orestes




rcolistete
Sênior
Sênior
Mensagens: 1537
Registrado em: Sex Mai 20, 2005 6:25 pm
Localização: Vitória - ES - Brasil

#875 Mensagem por rcolistete » Ter Fev 05, 2008 12:25 am

Immortal Horgh escreveu:Impossível: o Gripen atual tem raio de combate da ordem de 850 km, e a versão N transporta cerca de 40% a mais de combustível, porém tem um motor que consome um pouquinho a mais, já o Rafale tem raio de combate da ordem de 1800 km e o Typhoon em torno de 1500 km.


Caro "Immortal Horgh",

Essa confusão sua com o raio de combate do Gripen estão tão imortal quanto seu nome... 8-] Por essa e outras confusões que o Gripen leva o apelido indevido de pulga-alada, etc.

De texto do Alexandre Fontoura, de 06/04/2001 (putz, esse FX está ficando velho...) :

"O alcance ar-ar em configuração de interceptação é de até 1.480 km (800 milhas), com dois tanques extras de 1.500 litros nos cabides internos das asas, 4 mísseis AIM-120 e 2 AIM-9. Lembrando apenas que essa última configuração só é atingida com o uso de um novo cabide ventral para os AIM120, capaz de levar dois AIM120 lado a lado, com um dos mísseis ligeiramente atrás do outro e mais dois nos cabides externos das asas, deixando os dois cabides internos para os tanques extras."

Não tenho certeza se esses tanques de 1.500 já foram validados para o Gripen. O raio-de-combate ar-ar com tanques externos do Eurofighter é algo acima de 1.500 km, e do Rafale acima de 1.850 km.

[]s, Roberto




Avatar do usuário
Immortal Horgh
Sênior
Sênior
Mensagens: 7038
Registrado em: Qui Nov 22, 2007 1:59 am

#876 Mensagem por Immortal Horgh » Ter Fev 05, 2008 12:51 am

rcolistete escreveu:
Immortal Horgh escreveu:Impossível: o Gripen atual tem raio de combate da ordem de 850 km, e a versão N transporta cerca de 40% a mais de combustível, porém tem um motor que consome um pouquinho a mais, já o Rafale tem raio de combate da ordem de 1800 km e o Typhoon em torno de 1500 km.


Caro "Immortal Horgh",

Essa confusão sua com o raio de combate do Gripen estão tão imortal quanto seu nome... 8-] Por essa e outras confusões que o Gripen leva o apelido indevido de pulga-alada, etc.

De texto do Alexandre Fontoura, de 06/04/2001 (putz, esse FX está ficando velho...) :

"O alcance ar-ar em configuração de interceptação é de até 1.480 km (800 milhas), com dois tanques extras de 1.500 litros nos cabides internos das asas, 4 mísseis AIM-120 e 2 AIM-9. Lembrando apenas que essa última configuração só é atingida com o uso de um novo cabide ventral para os AIM120, capaz de levar dois AIM120 lado a lado, com um dos mísseis ligeiramente atrás do outro e mais dois nos cabides externos das asas, deixando os dois cabides internos para os tanques extras."

Não tenho certeza se esses tanques de 1.500 já foram validados para o Gripen. O raio-de-combate ar-ar com tanques externos do Eurofighter é algo acima de 1.500 km, e do Rafale acima de 1.850 km.

[]s, Roberto



Os valores que postei são do Military Aircraft Org, logo não há confusão alguma. Não conheço esse senhor que citastes, logo não sei de onde tirou os números.



[ ]s




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#877 Mensagem por Bolovo » Ter Fev 05, 2008 12:57 am

Alexandre Fontoura salvo engano é o Mapinguari daqui do fórum, um dos editores (isso?) da revista Segurança e Defesa. Esses dados do Gripen que rondam aí pela internet, ele foi o primeiro a posta-las na net e também foi o primeiro a fazer confusão. :lol: Pois ele postou os dados do Gripen A como se fossem do Gripen C, mas ele corrigiu isso explicando aqui no fórum. Mas tanto faz, o tópico nem é sobre isso :mrgreen: o tópico certo é esse: http://defesabrasil.com/forum/viewtopic.php?t=4673




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
rcolistete
Sênior
Sênior
Mensagens: 1537
Registrado em: Sex Mai 20, 2005 6:25 pm
Localização: Vitória - ES - Brasil

#878 Mensagem por rcolistete » Ter Fev 05, 2008 1:07 am

Immortal Horgh escreveu:Os valores que postei são do Military Aircraft Org, logo não há confusão alguma. Não conheço esse senhor que citastes, logo não sei de onde tirou os números.


Olá,

Mas lá eles dizem qual o perfil de vôo (hi-hi-hi, lo-lo-lo, hi-lo-hi, etc), se tem tanques externos, qual armamento, etc ? Pois isso tudo (e mais outros "detalhes") são necessários para comparar com o raio de combate do Eurofighter e Rafale, que devem ter 2 a 4 tanques externos, 6-8 mísseis ar-ar, etc. Tem lugar que coloca o raio de combate do Rafale como 900 km, 1.000 km, por aí, porém não coloca que é com pouco combustível externo, ou é lo-lo-lo, etc.

Para comparar, o F-5E tem raio de combate ar-ar de 1.056 km com máximo de combustível (externo, inclusive) e 2 mísseis ar-ar. O Gripen é bem superior ao F-5E em termos de capacidade de carga, regime de vôo, motor mais moderno e eficiente, etc.

O Mirage 2000-5 tem raio de combate de 1.850 km (3 tanques externos pesados + 6 mísseis ar-ar) ar-ar.

Ou seja, esses 800 km do Gripen não representam o raio de combate ar-ar máximo dele, é outra configuração.

[]s, Roberto




piratadabaixada
Sênior
Sênior
Mensagens: 1677
Registrado em: Qua Nov 09, 2005 12:03 pm

#879 Mensagem por piratadabaixada » Ter Fev 05, 2008 1:07 am

jacquessantiago escreveu:Pela quantidade de combustivel que ele carrega internamente, nao duvidaria que fosse mais de 3 tanques.


Raio de Combate:
a. 1100 km: 3 tanques com 4300 L + 4 MICA + 12 bombas de 1000 Ib
b. 1830 km: 2 CFTs de 1150L+ 3 tanques com 5700 + 2 SCALP-EG + 2 MICA
c. 1852 km: 4 tanques com 6600 L + 8 MICA
d. Traslado: 5593 km com tanques externos e 2100 km apenas com combustível interno




rcolistete
Sênior
Sênior
Mensagens: 1537
Registrado em: Sex Mai 20, 2005 6:25 pm
Localização: Vitória - ES - Brasil

#880 Mensagem por rcolistete » Ter Fev 05, 2008 1:11 am

Immortal Horgh escreveu:Os valores que postei são do Military Aircraft Org, logo não há confusão alguma. Não conheço esse senhor que citastes, logo não sei de onde tirou os números.


Olá,

Mas lá eles dizem qual o perfil de vôo (hi-hi-hi, lo-lo-lo, hi-lo-hi, etc), se tem tanques externos, qual armamento, etc ? Pois isso tudo (e mais outros "detalhes") são necessários para comparar com o raio de combate do Eurofighter e Rafale, que devem ter 2 a 4 tanques externos, 6-8 mísseis ar-ar, etc. Tem lugar que coloca o raio de combate do Rafale como 900 km, 1.000 km, por aí, porém não coloca que é com pouco combustível externo, ou é lo-lo-lo, etc.

Para comparar, o F-5E tem raio de combate ar-ar de 1.056 km com máximo de combustível (externo, inclusive) e 2 mísseis ar-ar. O Gripen é bem superior ao F-5E em termos de capacidade de carga, regime de vôo, motor mais moderno e eficiente, etc.

O Mirage 2000-5 tem raio de combate de 1.850 km (3 tanques externos pesados + 6 mísseis ar-ar) ar-ar.

Ou seja, esses 800 km do Gripen não representam o raio de combate ar-ar máximo dele, é outra configuração.

[]s, Roberto

Obs.: sem querer ser chato demais, os veteranos (eu, incluindo) das discussões sobre F-X já debatiam isso desde 1998-9.

Obs.: o Alexandre Fontoura é autor de ótimos artigos na revista Segurança & Defesa, que eu considero a melhor no Brasil desde a década de 80. Teve discussão "pega-pra-capa" nossa que o motivou a escrever matéria sobre os candidatos ao FX-1 de outrora, citando os dados de desempenho (incluindo o raio de combate aqui questionado). Ah, o Fontoura teve acesso a vários dados oficiais da Saab, o cara é fera sobre Gripen. Ele participa desse fórum.




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

#881 Mensagem por Carlos Lima » Ter Fev 05, 2008 1:13 am

Pois 'e...

Eu sei que 'e meio 'sonho' mas precisamos do ca'ca para mudar doutrinas ou precisamos mudar as doutrinas e escolher o mais adequado?

Pergunta 'Tostines' essa :D .

Adoro o Gripen, mas realmente acho que ele sob o nosso ponto de vista 'e uma solucao 'Low' e nao 'High' (caso a FAB pense em ter dois tipos de aeronave).

Para o Gripen N chegar perto do que 'e o EF-2000 ou o Rafale sao hoje em dia... a sua c'elula sofrera modificacoes que certamente colocarao ele contra a sua propria filosofia inicial (barato de manter/operar e agil)... da'i teremos um ca'ca no "Limite" contra aeronaves que ainda tem muito o que explorar em termos de c'elula... :cry:

[]s
CB_Lima




Editado pela última vez por Carlos Lima em Ter Fev 05, 2008 1:49 am, em um total de 1 vez.
CB_Lima = Carlos Lima :)
PRick

#882 Mensagem por PRick » Ter Fev 05, 2008 1:16 am

piratadabaixada escreveu:
jacquessantiago escreveu:Pela quantidade de combustivel que ele carrega internamente, nao duvidaria que fosse mais de 3 tanques.


Raio de Combate:
a. 1100 km: 3 tanques com 4300 L + 4 MICA + 12 bombas de 1000 Ib
b. 1830 km: 2 CFTs de 1150L+ 3 tanques com 5700 + 2 SCALP-EG + 2 MICA
c. 1852 km: 4 tanques com 6600 L + 8 MICA
d. Traslado: 5593 km com tanques externos e 2100 km apenas com combustível interno


A carga bélica/combustível do Rafale é impressionante, uma caça com 15 metros de comprimento por pouco mais de 10 metros de largura. É um feito de projeto de engenharia. 8-]

[ ]´s




rcolistete
Sênior
Sênior
Mensagens: 1537
Registrado em: Sex Mai 20, 2005 6:25 pm
Localização: Vitória - ES - Brasil

#883 Mensagem por rcolistete » Ter Fev 05, 2008 1:16 am

piratadabaixada escreveu:
jacquessantiago escreveu:Pela quantidade de combustivel que ele carrega internamente, nao duvidaria que fosse mais de 3 tanques.


Raio de Combate:
a. 1100 km: 3 tanques com 4300 L + 4 MICA + 12 bombas de 1000 Ib
b. 1830 km: 2 CFTs de 1150L+ 3 tanques com 5700 + 2 SCALP-EG + 2 MICA
c. 1852 km: 4 tanques com 6600 L + 8 MICA
d. Traslado: 5593 km com tanques externos e 2100 km apenas com combustível interno


Ô, Heronim, parte desses dados não são oficiais, são estimativas, informações que "vazaram" de pilotos, etc. Por exemplo, o detalhamento da configuração ar-ar de 1.000 mn (1.852 km).

Mas fica claro que o Rafale só perde para o F-15E em capacidade externa de carga e raio de combate.

[]s, Roberto




piratadabaixada
Sênior
Sênior
Mensagens: 1677
Registrado em: Qua Nov 09, 2005 12:03 pm

#884 Mensagem por piratadabaixada » Ter Fev 05, 2008 1:21 am

rcolistete escreveu:
piratadabaixada escreveu:
jacquessantiago escreveu:Pela quantidade de combustivel que ele carrega internamente, nao duvidaria que fosse mais de 3 tanques.


Raio de Combate:
a. 1100 km: 3 tanques com 4300 L + 4 MICA + 12 bombas de 1000 Ib
b. 1830 km: 2 CFTs de 1150L+ 3 tanques com 5700 + 2 SCALP-EG + 2 MICA
c. 1852 km: 4 tanques com 6600 L + 8 MICA
d. Traslado: 5593 km com tanques externos e 2100 km apenas com combustível interno


Ô, Heronim, parte desses dados não são oficiais, são estimativas, informações que "vazaram" de pilotos, etc. Por exemplo, o detalhamento da configuração ar-ar de 1.000 mn (1.852 km).

Mas fica claro que o Rafale só perde para o F-15E em capacidade externa de carga e raio de combate.

[]s, Roberto


Roberto,

Parte destes dados são citados no livro "Dassault Rafale, the Gallic Squal", esta é a razão que me leva a cita-los.

Abraços,

Heronim




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

#885 Mensagem por Bolovo » Ter Fev 05, 2008 1:48 am

cb_lima escreveu:Pois 'e...

Eu sei que 'e meio 'sonho' mas precisamos do ca'ca para mudar doutrinas ou precisamos mudar as doutrinas e escolher o mais adequado?

Pergunta 'Tostines' essa :D .

Adoro o Gripen, mas realmente acho que ele sob o nosso ponto de vista 'e uma solucao 'Low' e nao 'High' (caso a FAB pense em ter dois tipos de aeronave).

Para o Gripen N chegar perto do que 'e o EF-2000 ou o Rafale sao hoje em dia... a sua c'elula sofrera modificacoes que certamente colocaram ele contra a sua propria filosofia inicial (barato de manter/operar e agil)... da'i teremos um ca'ca no "Limite" contra aeronaves que ainda tem muito o que explorar em termos de c'elula... :cry:

[]s
CB_Lima

Lima, segundo a última entrevista com o Saito, a FAB terá somente um modelo FX que substituirá TODAS as aeronaves de dotação atual, ou seja, nada de mix lo-hi ou coisa parecida, será um avião só. SDS




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Responder