MOMENTO ATUAL DA ECONOMIA BRASILEIRA

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: É O MELHOR MOMENTO DA HISTÓRIA DA ECONOMIA BRASILEIRA

#871 Mensagem por Bourne » Qui Mai 20, 2010 8:59 pm

GustavoB escreveu:
Bourne escreveu:Voltou a usar o sarcasmo grosseiro recheado de preconceitos. Cara isso fica feio. Não vai ganhar discussão nenhuma assim.
Não é questão de ganhar ou perder, zeros ou uns. Cá estou para aprender e discutir o melhor para o meu país. Eu acredito que o Brasil está muito, mas muito melhor do que antes, devido uma inflexão que iniciou por decisão política. Você começou de frescura e agora que reagi reclama de grossura e preconceito.

Nunca fui radical, não escondo o que penso e, ao contrário do que afirmou, respeito a opinião contrária. E, pra mim, tirar 25 milhões de pessoas da pobreza e alçar outras 31 milhões à Classe C é bastante coisa. O resto é conversa de cabeça de planilha.
Pô cara. Não dá. Não tem como discutir com a sua pessoa. Continue agindo como soldadinho de chumbo da Dilma e acreditar na propaganda eleitoral, beleza. Se acha legal, beleza. Porém ela e os arrepiadores tem uma visão próxima da minha, mas as circunstâncias exigem falas bonitas. Finja que não me vê e finjo que não te vejo.




Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: É O MELHOR MOMENTO DA HISTÓRIA DA ECONOMIA BRASILEIRA

#872 Mensagem por Bourne » Qui Mai 20, 2010 9:11 pm

Sterrius escreveu:os valores com certeza ligam o alerta. Mas é justo oferecer um prazo pelo menos até inicio ou meio de 2011 pra se ajeitar as contas ja que a crise ta longe de ter acabado pois acabo temporariamente nos EUA e começo a pipocar na europa. E ninguem faz ideia quando e se a hiperinflação vai bater nos EUA.
O governo Lula sabe, os membros da campanha da Dilma sabem, do Serra sabem. A tesoura está trabalhado e começou a cortar esse ano e, nos próximo, vai trabalhar bem mais seja quem for o presidente para evitar uma crise fiscal. Ao mesmo tempo, estão e vão reduzir o crescimento econômico para evitar a inflação e o estrangulamento externo acompanhada de uma possível crise cambial e fragilização da posição internacional do país. Assim, agir como Alice no país das maravilhas funciona na propaganda eleitoral, na prática a coisa é mais complicada. Qualquer um dos candidatos eleitos vai seguir esse roteiro. Aposto até meu pipi nisso.




Avatar do usuário
Sterrius
Sênior
Sênior
Mensagens: 5140
Registrado em: Sex Ago 01, 2008 1:28 pm
Agradeceram: 323 vezes

Re: É O MELHOR MOMENTO DA HISTÓRIA DA ECONOMIA BRASILEIRA

#873 Mensagem por Sterrius » Qui Mai 20, 2010 10:31 pm

O governo Lula sabe, os membros da campanha da Dilma sabem, do Serra sabem. A tesoura está trabalhado e começou a cortar esse ano e, nos próximo, vai trabalhar bem mais seja quem for o presidente para evitar uma crise fiscal. Ao mesmo tempo, estão e vão reduzir o crescimento econômico para evitar a inflação e o estrangulamento externo acompanhada de uma possível crise cambial e fragilização da posição internacional do país. Assim, agir como Alice no país das maravilhas funciona na propaganda eleitoral, na prática a coisa é mais complicada. Qualquer um dos candidatos eleitos vai seguir esse roteiro. Aposto até meu pipi nisso.
Em nenhum montendo disse que não vão evitar um gasto fiscal! Seja la quem for o eleito.

Apenas disse que é justo esperar até 2011 pra ver se a divida bruta para de subir.




Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: É O MELHOR MOMENTO DA HISTÓRIA DA ECONOMIA BRASILEIRA

#874 Mensagem por Bourne » Qui Mai 20, 2010 10:40 pm

Sterrius escreveu:
O governo Lula sabe, os membros da campanha da Dilma sabem, do Serra sabem. A tesoura está trabalhado e começou a cortar esse ano e, nos próximo, vai trabalhar bem mais seja quem for o presidente para evitar uma crise fiscal. Ao mesmo tempo, estão e vão reduzir o crescimento econômico para evitar a inflação e o estrangulamento externo acompanhada de uma possível crise cambial e fragilização da posição internacional do país. Assim, agir como Alice no país das maravilhas funciona na propaganda eleitoral, na prática a coisa é mais complicada. Qualquer um dos candidatos eleitos vai seguir esse roteiro. Aposto até meu pipi nisso.
Em nenhum montendo disse que não vão evitar um gasto fiscal! Seja la quem for o eleito.

Apenas disse que é justo esperar até 2011 pra ver se a divida bruta para de subir.
Relaxa. Estou revelando como os caras pensam o que vão fazer ou, melhor, estão fazendo. O roteiro está dado. Aposto meu pipi, mesmo. Não é falta de apego sobre ele, mas estou lendo o roteiro de ações para 2010 e 2011. :mrgreen: :lol:




Editado pela última vez por Bourne em Qui Mai 20, 2010 11:00 pm, em um total de 3 vezes.
GustavoB
Sênior
Sênior
Mensagens: 2835
Registrado em: Qua Abr 23, 2008 10:05 am
Agradeceram: 68 vezes

Re: É O MELHOR MOMENTO DA HISTÓRIA DA ECONOMIA BRASILEIRA

#875 Mensagem por GustavoB » Qui Mai 20, 2010 10:41 pm

Bourne escreveu:
GustavoB escreveu: Não é questão de ganhar ou perder, zeros ou uns. Cá estou para aprender e discutir o melhor para o meu país. Eu acredito que o Brasil está muito, mas muito melhor do que antes, devido uma inflexão que iniciou por decisão política. Você começou de frescura e agora que reagi reclama de grossura e preconceito.

Nunca fui radical, não escondo o que penso e, ao contrário do que afirmou, respeito a opinião contrária. E, pra mim, tirar 25 milhões de pessoas da pobreza e alçar outras 31 milhões à Classe C é bastante coisa. O resto é conversa de cabeça de planilha.
Pô cara. Não dá. Não tem como discutir com a sua pessoa. Continue agindo como soldadinho de chumbo da Dilma e acreditar na propaganda eleitoral, beleza. Se acha legal, beleza. Porém ela e os arrepiadores tem uma visão próxima da minha, mas as circunstâncias exigem falas bonitas. Finja que não me vê e finjo que não te vejo.
Preconceituoso, grosseiro, feio, soldadinho, só faltou bobo, são as palavras de quem me qualifica de infantil. Veja no grifo quem é o preconceituoso, que se esquiva de emitir opinião sobre os gráficos (não será fácil) e quer generalizar tudo para uma disputa político-partido-eleitoreira, desmascarado que foi quanto ao próprio posicionamento. Se você quer fugir, à vontade, mas não me encha mais o saco com as suas frescuras.




Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: É O MELHOR MOMENTO DA HISTÓRIA DA ECONOMIA BRASILEIRA

#876 Mensagem por Bourne » Qui Mai 20, 2010 10:42 pm

GustavoB escreveu:Preconceituoso, grosseiro, feio, soldadinho, só faltou bobo, são as palavras de quem me qualifica de infantil. Veja no grifo quem é o preconceituoso, que se esquiva de emitir opinião sobre os gráficos (não será fácil) e quer generalizar tudo para uma disputa político-partido-eleitoreira, desmascarado que foi quanto ao próprio posicionamento. Se você quer fugir, à vontade, mas não me encha mais o saco com as suas frescuras.
Tá. Estou fugindo. :wink: :mrgreen: [000]




Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: É O MELHOR MOMENTO DA HISTÓRIA DA ECONOMIA BRASILEIRA

#877 Mensagem por Penguin » Sex Mai 21, 2010 7:45 am

Santiago escreveu:Imagem

21/05/2010 - 06h18
Economia brasileira pode estar 'voando alto demais', diz 'Economist'

A revista britânica The Economist alertou em um artigo na edição desta semana que o nível de crescimento da economia brasileira pode se tornar insustentável.

Para a publicação, o fato de a economia brasileira pode estar crescendo em uma velocidade comparada ao crescimento chinês é um problema, pois "o Brasil não é a China".

"Pelo fato de (o Brasil) economizar e investir pouco, a maioria dos economistas acredita que a velocidade de crescimento deve ser limitada a 5% no máximo, para não entrar em colapso", diz a revista.

A Economist afirma que o problema, segundo os críticos, é que grande parte dos gastos adicionais do governo está se transformando em gasto permanente, e a economia está começando a "ficar parecida com um carro com o acelerador preso ao chão".

Segundo o artigo, as autoridades estão começando a se preocupar. No mês de abril o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu elevar a taxa básica de juros, a Selic, em 0,75 ponto percentual, o primeiro aumento em quase dois anos, que fez com que os juros no país cheguem a 9,5% por ano.

Críticos do governo afirmam que a política fiscal frouxa faz com que a tarefa do Banco Central seja ainda mais difícil, aumentando o risco de que este crescimento acabe no próximo ano, com uma desaceleração acentuada.

Segundo a The Economist, as autoridades também tem esta preocupação.

O artigo diz que governo acabou com quase todas as isenções de impostos que tinha introduzido durante a recessão.

"No dia 13 de maio os ministros declararam que iriam cortar R$ 10 bilhões dos custos do governo federal em 2010. (...) Mas isto não significa pisar no freio. Os cortes são em um generoso orçamento aprovado pelo Congresso", afirma o artigo.

A The Economist cita o secretário de Política Econômica da Fazenda, Nelson Barbosa, ao afirmar que mesmo se o corte for implementado em sua totalidade, ele vai apenas diminuir a taxa de crescimento nos gastos do governo, mantendo-o constante ou um pouco menor como uma fatia do PIB (Produto Interno Bruto).




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61307
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6585 vezes
Contato:

Re: É O MELHOR MOMENTO DA HISTÓRIA DA ECONOMIA BRASILEIRA

#878 Mensagem por Túlio » Sáb Mai 22, 2010 7:45 pm

Gustavo, que tale deixar a IDEOLOGICE de lado só um pouquinho e tentares ARGUMENTAR? O Bourne o está fazendo, até onde li, POWS!!!

Vamos tentar olhar um pouco menos para o 'meu candidato' e um pouco mais para o 'meu Brasil', sim? :wink:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
pafuncio
Sênior
Sênior
Mensagens: 5921
Registrado em: Sex Set 09, 2005 2:38 am
Agradeceram: 5 vezes

Re: É O MELHOR MOMENTO DA HISTÓRIA DA ECONOMIA BRASILEIRA

#879 Mensagem por pafuncio » Dom Mai 23, 2010 3:43 pm

Sem querer entrar no reino da teoria da conspiração, mas creio que o "MERCADO" pressiona violentamente pela subida dos juros, nem que para isso tenha de amplificar a tese do superaquecimento da economia.

Por exemplo, a taxa de inadimplência dos consumidores caiu muito, estando bem baixa em termos históricos ...

salu2.




"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: É O MELHOR MOMENTO DA HISTÓRIA DA ECONOMIA BRASILEIRA

#880 Mensagem por Bourne » Dom Mai 23, 2010 6:03 pm

pafuncio escreveu:Sem querer entrar no reino da teoria da conspiração, mas creio que o "MERCADO" pressiona violentamente pela subida dos juros, nem que para isso tenha de amplificar a tese do superaquecimento da economia.

Por exemplo, a taxa de inadimplência dos consumidores caiu muito, estando bem baixa em termos históricos ...

salu2.
Talvez, talvez.... :roll: [012]




pafuncio
Sênior
Sênior
Mensagens: 5921
Registrado em: Sex Set 09, 2005 2:38 am
Agradeceram: 5 vezes

Re: É O MELHOR MOMENTO DA HISTÓRIA DA ECONOMIA BRASILEIRA

#881 Mensagem por pafuncio » Dom Mai 23, 2010 6:32 pm

Bourne,

Sou um simplório, nesta matéria. Mas leio meus jornalões de SP (folha, estadão e valor econômico), bem como acompanho a mídia. De vez em quando, acho uns balões plantados na mídia (em especial, na folha), coisas estranhas e que têm jeito de lobby e pressão.

Daí eu especular estas pressões do "mercado" pelo aumento dos juros. Agora, o mote é o superaquecimento. The economist não embarcou nesta ???

Sei lá, pode ser a tal teoria da conspiração, mas a cobertura da mídia da Satiagraha/Daniel Valente Dantas deixou-me um pouco descrente e crítico destas coordenações ...

salu2.




"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
GustavoB
Sênior
Sênior
Mensagens: 2835
Registrado em: Qua Abr 23, 2008 10:05 am
Agradeceram: 68 vezes

Re: É O MELHOR MOMENTO DA HISTÓRIA DA ECONOMIA BRASILEIRA

#882 Mensagem por GustavoB » Dom Mai 23, 2010 6:47 pm

Túlio escreveu:Gustavo, que tale deixar a IDEOLOGICE de lado só um pouquinho e tentares ARGUMENTAR? O Bourne o está fazendo, até onde li, POWS!!!

Vamos tentar olhar um pouco menos para o 'meu candidato' e um pouco mais para o 'meu Brasil', sim? :wink:
Negativo. Postei os gráficos, fui atacado gratuitamente e ele contestou alguma coisa somente depois, quando a discussão já havia descambado. Até agora não sei qual é o problema. Diz aí: é proibido comparar os indicadores dos dois governos? O não-debate interessa a quem? Se há crítica fundamentada sobre essas informações todas, então que ela seja exposta honestamente. O mero patrulhamento ideológico - agora sim - não parece coerente no ambiente democrático, da mesma forma que classificar todos com rótulos pré-concebidos.




Avatar do usuário
Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Mensagens: 6815
Registrado em: Sex Jan 15, 2010 2:02 pm
Agradeceram: 786 vezes

Re: É O MELHOR MOMENTO DA HISTÓRIA DA ECONOMIA BRASILEIRA

#883 Mensagem por Viktor Reznov » Dom Mai 23, 2010 7:52 pm

Túlio escreveu:Gustavo, que tale deixar a IDEOLOGICE de lado só um pouquinho e tentares ARGUMENTAR? O Bourne o está fazendo, até onde li, POWS!!!

Vamos tentar olhar um pouco menos para o 'meu candidato' e um pouco mais para o 'meu Brasil', sim? :wink:
Um moderador dizendo pra um usuário esquerdista largar de ideologice? Será que eu vou "viver" pra esse fórum fiscalizar esquerdistas com o mesmo vigor com que fiscaliza a nós direitistas?

:shock:




I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Hader

Re: É O MELHOR MOMENTO DA HISTÓRIA DA ECONOMIA BRASILEIRA

#884 Mensagem por Hader » Dom Mai 23, 2010 8:01 pm

Cross escreveu:
Túlio escreveu:Gustavo, que tale deixar a IDEOLOGICE de lado só um pouquinho e tentares ARGUMENTAR? O Bourne o está fazendo, até onde li, POWS!!!

Vamos tentar olhar um pouco menos para o 'meu candidato' e um pouco mais para o 'meu Brasil', sim? :wink:
Um moderador dizendo pra um usuário esquerdista largar de ideologice? Será que eu vou "viver" pra esse fórum fiscalizar esquerdistas com o mesmo vigor com que fiscaliza a nós direitistas?

:shock:
Cara me diz o quê você ganha com este tipo de atitude? Todo mundo aqui sabe que os moderadores "pegam no pé" de todos de forma igual. Quer cutucar a moderação para ganhar abraço? Acho que não. Esta atitude somente depõe contra você. Mais nada. Vai com calma meu jovem...

[]'s




Avatar do usuário
Edu Lopes
Sênior
Sênior
Mensagens: 4549
Registrado em: Qui Abr 26, 2007 2:18 pm
Localização: Brasil / Rio de Janeiro / RJ

Re: É O MELHOR MOMENTO DA HISTÓRIA DA ECONOMIA BRASILEIRA

#885 Mensagem por Edu Lopes » Ter Mai 25, 2010 10:06 am

Malandragem no Mercosul

Não haverá limites ao protecionismo argentino enquanto o governo brasileiro for omisso ou tolerante em relação aos desmandos praticados pelas autoridades de Buenos Aires. O Brasil é o maior comprador de produtos exportados pela Argentina. Se Brasília resolver agir em defesa não só dos exportadores nacionais, mas também do estropiado Mercosul, poderá restabelecer o mínimo indispensável de ordem e de respeito no funcionamento do bloco. Respeito é a palavra correta: a nova iniciativa da presidente Cristina Kirchner e de seu secretário de Comércio Interior, Guillermo Moreno, é um indisfarçável deboche.

Moreno simplesmente proibiu importadores e dirigentes de supermercados de comprar alimentos similares aos da produção local. Nenhuma ordem escrita foi emitida, mas houve ameaça de pressões da Receita contra os desobedientes. A presidente da República negou publicamente qualquer nova ação protecionista. O presidente Lula engoliu o desmentido, passivamente, durante encontro na recente cúpula América Latina-União Europeia, em Madri.

Só na semana passada, segundo informação levantada pela Agência Estado, empresários argentinos cancelaram 25% das encomendas a exportadores brasileiros. Produtos enviados do Brasil, do Uruguai, do Paraguai e do Chile continuavam barrados nas fronteiras e nos portos argentinos. O México também não escapou e os governos dos países afetados têm reagido, exceto, naturalmente, o brasileiro. A Fiesp já expressou sua preocupação diante da escalada protecionista do maior parceiro do Brasil no Mercosul, mas sem resultado perceptível até agora.

Os empresários brasileiros conhecem bem o protecionismo informal. Durante anos, a Carteira de Comércio Exterior do Banco do Brasil, a Cacex, controlou o ingresso de produtos estrangeiros com a emissão de licenças. Quando o interesse era restringir, os papéis eram simplesmente engavetados.

Processos desse tipo abrem espaço a arbitrariedades e à distribuição de vantagens setoriais e até individuais. Dificilmente se encontrará um empresário brasileiro disposto a defender esse controle sem regras e sem segurança, mesmo entre os menos favoráveis ao livre comércio.

Ao adotar esse recurso, o governo argentino dá um grande passo para trás em termos institucionais. Isso deveria ser suficiente para inquietar os empresários e, de modo geral, os cidadãos interessados na segurança legal e no aperfeiçoamento da democracia. Mas essa política é também um retrocesso no campo diplomático. Até agora, o governo da presidente Cristina Kirchner vinha recorrendo, embora de forma abusiva, a meios de proteção formalmente previstos em acordos internacionais.

Esse foi o caso das licenças não automáticas de importação, adotadas a partir de 2008. O recurso a esse instrumento ampliou as barreiras a produtos estrangeiros, com prejuízos especialmente para o Brasil.

Além de impor uma restrição comercial incompatível com os objetivos do Mercosul, o governo de Buenos Aires acabou violando normas da Organização Mundial do Comércio, ao demorar mais de 60 dias ? de fato, até mais de 180 ? para emitir as licenças. Mas pelo menos era explícita a exigência de licenciamento, ainda em vigor graças à passividade do governo brasileiro.

As novas barreiras foram justificadas por fontes do governo argentino, há algumas semanas, como defesa contra a desvalorização do euro. Ao mesmo tempo há ações contra a concorrência chinesa, classificada como desleal por industriais e autoridades da Argentina. Mas a maior parte das barreiras criadas pelo governo de Buenos Aires acaba afetando o Brasil, mesmo quando o objetivo alegado é a defesa contra competidores de fora do Mercosul ou da América Latina.

Nada pode justificar a tolerância do governo brasileiro ao protecionismo do governo argentino. Se a ideia é colaborar com o vizinho e sócio no Mercosul, há maneiras de agir mais eficientes e mais leais. A nova barreira imposta vai além da violação das boas normas de comércio e de integração econômica e resvala para a mais barata malandragem. É o Mercosul levado a seu nível mais baixo.


Fonte: http://www.estadao.com.br/estadaodehoje ... 6314,0.php




ImagemImagem
Responder