otaolive escreveu:Túlio,
é viável que a FAB possa imaginar no MÉDIO prazo o mix HI-LO como sendo o FX-2 de HI e F-5M e A-1M de LO???
E com a substituição dos F-5M e A-1M por mais "FX-2" no futuro, o mix não aconteceria mais, ficaríamos só com um caça, ou então já estaríamos desenvolvendo o nosso "LO" a partir das ToT, até por ser nossa primeira experiência de um caça nacional?
Meu cupincha, me deixes afirmar inicialmente que não tenho pretensões a oráculo, a definição e conhecimento que tenho sobre HI-LO-MIX são intrinsecamente pessoais e, portanto, plenamente passíveis de serem alteradas no exato momento em que eu descobrir ou for convencido de que minha interpretação, subjetiva em sua essência mesmo, não é a melhor...
Isso posto, te digo que, PARA MIM, a dupla F-5 e A-1 é realmente um 'quase HI-LO-MIX' mas que a FAB não o tem por escolha e sim por absoluta falta dela. Aliás, te diria que a FAB conquanto Força nem sabe realmente o que é isso de HI-LO-MIX, vai comprar um 'quase-HI' que ela pensa que é HI e, quando o sapato apertar é que ela vai começar a pensar no conceito e ver onde errou. Não culpo a FAB - embora creio que tenha este direito, como PAGADOR DE IMPOSTOS que sou - por sua ignorância pelo mais singelo dos motivos: quem passou a vida comendo feijão, arroz e ovo frito requentados na marmita vai saber se portar se for, de uma hora para outra, convidado a sentar a uma mesa onde se serve lagosta e caviar? Brabo, né? Mas é a história da FAB, raramente podendo se dar ao luxo de comprar caças novos de SEGUNDA LINHA como os Mirage III e F-5 e tendo de roê-los até o osso além de muitas vezes devendo viver das sobras dos outros, como Mirage 2000B/C e T-33. Assim, tudo indica que se dará como disseste no teu segundo parágrafo, a gente vai ficando de FX-2 e comprando mais alguns para substituir F-5 e A-1 à medida que forem dando baixa. Não creio realmente que se cogite com alguma seriedade o desenvolvimento de um caça Brasileiro, para mim é charla...