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Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qua Nov 04, 2009 10:51 pm
por Benke
alb escreveu:
Benke escreveu::idea: :idea: :idea: :idea: :idea: :idea: :idea: :idea: :idea: :idea:

Iluminai, ó Senhor, aqueles que não conseguem ver
Um metro à frente do nariz


:idea: :idea: :idea: :idea: :idea: :idea: :idea: :idea: :idea: :idea:
O senhor, faca do Benke teu instrumento de luz, e ilumine a todos nos, os menos dotados de conhecimento divino....,

abraco Benke!!!!! :oops: :oops: :lol: :lol: :idea: :idea:
Alb
desculpas
Não me referia a vc, de jeito algum.
Abs Benke

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qua Nov 04, 2009 10:58 pm
por alb
[quote="Benke"][quote="alb"][quote="Benke"]:idea: :idea: :idea: :idea: :idea: :idea: :idea: :idea: :idea: :idea:

[size=150]Iluminai, ó Senhor, aqueles que não conseguem ver
Um metro à frente do nariz [/size]

:idea: :idea: :idea: :idea: :idea: :idea: :idea: :idea: :idea: :idea:[/quote]

O senhor, faca do Benke teu instrumento de luz, e ilumine a todos nos, os menos dotados de conhecimento divino....,

abraco Benke!!!!! :oops: :oops: :lol: :lol: :idea: :idea:[/quote]

Alb
desculpas
Não me referia a vc, de jeito algum.
Abs Benke[/quote]


Cara, na boa..., mas eu me vejo assim, nao tenho conhecimento mais especifico, so dou meus palpites e tento aprender com todos aqui....,

tanto que me referia vc em tom de brincadeira...

grande abraco!!!

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qua Nov 04, 2009 11:14 pm
por orestespf
alb escreveu:Orestes, vejo muita coerencia em seus posts, e gostaria que vc, e os amigos que se interessarem, que explicasse qual o real conceito de low numa forca aerea, pois como entendo, seria um vetor mais capaz, e com um valor alto de aquisicao (hi) e um mais em conta e que pudesse ser adquirido em maiores quantidades, nem por isso sendo menos capaz em suas funcoes.

seria como a Franca ter Rafale e M2000-9.

como foi citado na Midia que o NG, sairia metade do valor de dos outros vetores, pq nao aproveitar e ter 36 fx2 e (supondo que a quantidade de vetores no total seja de 88, como foi dito por ai) ao inves de
+ 52 vetores, termos 100 gripens C com Aesa.

seria uma forca e tanto nao????

sei que vao falar em logistica e etc, mas..., vejam a situacao proposta.

abracos a todos

Albernaz
Olá Albernaz,

classificar o que é "hi" e o que é "lo" me parece uma tarefa mais do que ingrata. Tipicamente o low é "classificado" como um caça muito capaz, mas com baixo custo de manutenção e também de preço; discordo desta análise, passa a ideia que é um produto feito para ser abatido a baixo custo, não gosto disso.

Não acho boa a comparação Rafale X M-2000 como exemplo de hi-lo, até porque o custo do M-2000, bem como sua manutenção é muito próximo daquela do Rafale, porém, sabidamente, o M-2000 tem menos "poder" do que o Rafale.

A pergunta que resta é: o que é "hi" e "lo"? Bem, o que é low para um dado país pode ser hi para outro. Por exemplo, analisando os F-5M e os M-2000C do Brasil, qual seria o low??? O F-5M é mais barato para se obter e para manter do que o M-2000C, porém o primeiro tem uma eletrônica bem mais atual.

Cada país tem o seu conceito (e jamais definição) do que seria hi ou lo, no caso do Brasil, hoje, um F-16 novo seria um hi, sem dúvida, mas não para os EUA. Digamos, em suma, que um "lo" seria um caça pau pra toda obra e jamais um Gripen (qualquer modelo, C ou NG) seria um deles. Hoje, talvez amanhã, o nosso único lo será o ST, sendo otimista.

Hoje o Brasil tem quatro vetores aptos ao combate: Super Tucano, A-1, F-5 e M-2000. Qual seria o hi e o lo? Pra mim, todos são lo. Se a FAB optar, unicamente, pelo Gripen NG, F-18 SH ou Rafale, só teremos hi, em comparação ao que temos hoje.

E se optarmos por F/A-18 SH e Gripen NG, por exemplo (pelo fato de ter o mesmo motor, exemplo novamente), pra mim teremos dois hi, jamais um hi e um lo, apenas o tempo poderá dizer quem é hi ou lo. Explico, se o F-18 ficar mais parado (muito) do que o NG, quem seria o hi de fato? O tal hi não deveria ser aquele que está mais apto ao combate? E se o NG ficar mais estocado (como o A-1) do que o ST, quem seria o lo nesta história?

Este papo é relativo, pra mim o hi e lo é consequência do que realmente acontece em uma dada Força e não o alcance, preço, custo de manutenção, e capacidade de carga de um caça, assim penso.

Pra encerrar, quem era o hi e o lo nos combates aéreos das Malvinas, os supersônicos M-III da Argentina ou os subsônicos Sea Harrier da Inglaterra? Aqui, por exemplo, seria o caso de classificar entre hi e lo aquele que venceu ou perdeu o combate?

Resumindo, não existe hi e lo, isso só existe na cabeça dos entusiastas, sob a ótica dos militares o que existe é um vetor apto (ou não) para cumprir uma dada missão.


Grande abraço,

Orestes

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qua Nov 04, 2009 11:16 pm
por orestespf
Benke escreveu::idea: :idea: :idea: :idea: :idea: :idea: :idea: :idea: :idea: :idea:

Iluminai, ó Senhor, aqueles que não conseguem ver
Um metro à frente do nariz


:idea: :idea: :idea: :idea: :idea: :idea: :idea: :idea: :idea: :idea:

Dedico essas palavras aos que não enxergam a genialidade dos suecos no campo aeronáutico,
com todo respeito
Benke, amigo, as corujas só enxergam razoavelmente bem durante a noite, mas de dia são plenamente cegas. :? :? :?

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qua Nov 04, 2009 11:24 pm
por soultrain
Hum... o conceito Hi e Low julgo ter nascido na guerra de caças nos EUA nos anos 70, em que surgiram o F-16 e o F-15, embora também exista o mesmo no outro lado com os MIG-29 e 25 talvez??

Básicamente o preço dos caças subiu lá acima e ouve quem defende-se um caça mais simples e ágil, que mantivesse as qualidades fundamentais de um caça pesado e pode-se ser fabricado em quantidade, graças a isso surgiu o F-16, uma lufada de ar fresco para o mundo, com inúmeras inovações tecnológicas, bem mais avançado em algumas coisas que o F-15, o FBW por exemplo.

Isso dava umas quantas páginas e já escrevi aqui no forum bastante sobre esse assunto, no tópico do SH creio.

Se pesquisarem na NET , vão ver os argumentos de ambos os lados. Pesquisem por fighter mafia.

Mas para mim o fundamental, é que uma força aérea que possa, e há poucas, não dependa de um só tipo de aeronaves.

[[]]'s

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qua Nov 04, 2009 11:25 pm
por Benke
Peraí, ó MODS!
Orestes está levando para o lado animal
Está chamando meu avatar de cego!
Protesto :o !

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qua Nov 04, 2009 11:27 pm
por Carlos Mathias
Só de dia.

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qua Nov 04, 2009 11:33 pm
por alb
Caro orestes, Muito obrigado por sua explicacao, devo dizer que concordo com sua analise, mas tenho ainda que absorver alguns conceitos para poder me explicar melhor, mas em todo o caso, ainda assim vendo pelo valor de mautensao e custo de aquisicao, esta proposta..., deixo bem claro, na minha visao, seria uma opcao a ser estudada, pois ao final das entregas do FX 2, ja teremos uma avalicao do real custo/beneficio da aeronave, seja como manutensao, valor da hora de voo e etc, dai a opcao de fechar um primeiro lote de 36 vetores, e nao 126, com esta fazendo a India.

Abracos

albernaz

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qui Nov 05, 2009 1:54 am
por czarccc
Según AviationWeek frente a blancos de 5m2 de sección radar, el radar sueco los estaría detectando a distancias comprendidas entre los 85 a 70 km y frente a blancos de 1m2 a distancias de 60 a 50 km, pudiendo detectar blancos de mayores dimensiones (10m2) a distancias de 120 a 140 km.


Imagem


Acredito que o amigo argentino deve ter se enganado quanto aos números. Os suécos são famosos pela sua elevada capacidade na áreas de datalink e radares. Se esses números de alcance forem verdadeiros seria uma tremenda decepção. Comparem com os 200km de alcance do Irbis-E contra alvos com 3m² de RCS. Esses números do radar do Gripen devem estar errados.

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qui Nov 05, 2009 3:36 pm
por Carlos Mathias
Ôpa, detecção não, travamento. :wink:
A detecção acontece antes.
E nessa revista que eu postei aí, os dados de detecção (300Km) e travamento (250Km) de um alvo SU-27 foram conseguidos com apenas um(1) transmissor de 1KW de potência, quando o radar operacional usará quatro de 5KW cada, totalizando 20KW.

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qui Nov 05, 2009 7:43 pm
por Thor
Carlos Mathias escreveu:Ôpa, detecção não, travamento. :wink:
A detecção acontece antes.
E nessa revista que eu postei aí, os dados de detecção (300Km) e travamento (250Km) de um alvo SU-27 foram conseguidos com apenas um(1) transmissor de 1KW de potência, quando o radar operacional usará quatro de 5KW cada, totalizando 20KW.
Se isso for verdade, o que eu duvido muito, será quase um milagre tecnológico.
Por isso os técnicos ocidentais duvidam dos números no papel dos russos. É contra todas as leis da física conhecidas do lado de cá.
Abraços

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qui Nov 05, 2009 8:20 pm
por Ilya Ehrenburg
Não deixa de ser interessante como as leis da física são evocadas neste espaço. Quando demonstram a incapacidade sueca, não se pode acreditar e os "números devem estar errados", mas, quando tornam patente a pujança russa, "duvida-se muito"...

Isto é ridículo.

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qui Nov 05, 2009 9:29 pm
por Sintra
czarccc escreveu:
Según AviationWeek frente a blancos de 5m2 de sección radar, el radar sueco los estaría detectando a distancias comprendidas entre los 85 a 70 km y frente a blancos de 1m2 a distancias de 60 a 50 km, pudiendo detectar blancos de mayores dimensiones (10m2) a distancias de 120 a 140 km.


Imagem


Acredito que o amigo argentino deve ter se enganado quanto aos números. Os suécos são famosos pela sua elevada capacidade na áreas de datalink e radares. Se esses números de alcance forem verdadeiros seria uma tremenda decepção. Comparem com os 200km de alcance do Irbis-E contra alvos com 3m² de RCS. Esses números do radar do Gripen devem estar errados.

Estamos a falar de dois radares massivamente diferentes, o IRBIS E é a ultima geração de equipamento Russo, ainda não está ao serviço e é uma bisarma enorme, o PS/05 entrou ao serviço à 15 anos atrás, pesa 1/3 e a antena tem metade da área. O mais próximo que os Russos têm do PS/05 é o Phazotron ZHUK com antena mecânica.
Os nºs apresentados para o radar Sueco estão sensivelmente correctos para a versão MK1 do mesmo, ou seja os protótipos, os actuais MK3 e MK4 detectam um "fighter size aircraft" a cerca de 120 a 130 km´s.

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Qui Nov 05, 2009 11:58 pm
por Carlos Mathias
Olha Thor, os caras que escreveram o artigo são os responsáveis pelo desenvolvimento do radar. Os números do BARS, guardadas as devidas proporções de geração são compatíveis com o aumento brutal de potência( de 5 para 20KW) e d capacidade de processamento.

Segundo dizem o radar do F-22 tá nessa faixa de ~20KW e tem desempenho similar e melhor na capacidade de processamento.

Temos um amigo indiano no fórum e ele já falu do desempenho do BARS, segundo ele, excelente.

Não tem nada demais ali no IRBIS-E, como disse o Sintra, é um radar enorme, muito potente e com uma antena de 1m de diâmetro. Não falta espaço nem potência no SU-35BM prá alimentar e esfriar o radar, então, nada demais.

Tem uns gráficos no AUS que mostram que quadruplicaram a potência para uns 30% a mais de alcance, creio que compatível com as fórmulas de alcance X potência X tamanho da antena.

Imagem

Re: JAS-39 Gripen

Enviado: Sex Nov 06, 2009 12:02 am
por AlbertoRJ
Segundo dizem os franceses, o RBE-2 AESA tem potência média (não de pico) de 10 Kw. Então os 20 Kw de pico não parecem ser assim algo fora de série.

[]'s