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Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Dom Mai 25, 2025 2:30 pm
por knigh7
Túlio escreveu: Dom Mai 25, 2025 1:08 pm
A gente sempre começa com "não querendo me meter" quando vai fazer exatamente isso [003]; bueno, não querendo me meter mas não vejo nada muito sólido nestes posts:

:arrow: Juntar umas poucas especulações de jornas com a nomeação de um sujeito o qual, entre outras áreas, tem experiência com Inteligência, fica IMHO meio forçado: basta ver que muitas vezes o superintendente da PF nunca foi membro dela (ex Romeu Tuma, del da PC/SP) ou mesmo ligado à SEGPUB (ex Moacyr Coelho, cel do EB), e que pessoas com determinadas características são escolhidas para profissões em áreas às quais não fariam sentido, como algo que debatemos muito "nos antigamentes" do DB, a "caçada" a pilotos de caça por empresas do setor financeiro ou mesmo alguém que conheço pessoalmente e sobre quem postaste, o Brig Dias: o que tinha um dos dois pilotos de F-5E que interceptaram um Vulcan da RAF em 1982 a ver com a Taurus em 2013?

:arrow: O fato de o Björn ser "araponga", como referiu o @FCarvalho, não demonstra de per si qualquer indício de investigação em curso, seja interna ou externa; seria preciso confirmar que houve trocas/acréscimos de pessoal intermediário também, que são os que realmente investigam, coletam, classificam e distribuem dados de Inteligência para quem estiver encarregado da citada investigação, e coisas assim são complexas demais para serem tocadas por alguém com o cargo de CEO, que já tem outros deveres bastante complexos mas de outra natureza.

Pelo menos era assim quando eu fazia cursos e trabalhava com isso. 🤷‍♂️

PS.: um ponto interessante é que praticamente todo CEO, COO, CFO etc tem cursos da área de Inteligência no CV; conheci um da AEL, eng Vítor, q era craque, sendo então COO (o cargo se chamava na época VP Ops).


Ele comandava a contra-inteligência do Gov. Sueco de 2013 até 2018. Não venha com sofismas dizendo que isso é comum em currículos de quem trabalha em empresas do setor de Defesa (todas as vezes que eu fiz referência eu frisei que comandava).

E isso reforça as notas que haviam sobre a desconfiança dos suecos.

E teu raciocíono absurdo começou no seu post anterior sugerindo o J-10 para a FAB fingindo não saber que o nosso problema é a falta de dinheiro.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Dom Mai 25, 2025 3:04 pm
por Túlio
knigh7 escreveu: Dom Mai 25, 2025 2:30 pm Ele comandava a contra-inteligência do Gov. Sueco. Não venha com sofismas.
Não fiques todo irritadinho a cada vez que alguém te contraria, não fiz mais do que apontar a pouca profundidade das tuas especulações: uns jornas levantam o que é no máximo uma HIPÓTESE, tu somas a uma mudança de chefia que costuma acontecer mas onde o novo titular tem a peculiaridade que citaste (e isto é informação pública: quem começa uma investigação altamente sensível já mostrando as cartas que tem?) e já vira tudo em "o bostil tá de pilantragem com os chinas (que já produzem e operam 5G e estão inclusive ensaiando em voo um 6G) para descobrir os fantásticos segredos de um 4,5G que é em sua maior parte COTS. Queria saber como isso poderia fazer sentido, será que a Suécia mandou algum 007 pra Tailândia na década passada, quando os Gripen C/D da RTAF se exercitavam regularmente junto com a PLAAF?

PS.: e ele já trabalhava aqui há três anos, precisa ser CEO agora pra investigar conspirações que ele teve esse tempo todo pra descobrir e reportar? Entendes o quanto isso não bate?
knigh7 escreveu: Dom Mai 25, 2025 2:30 pm E teu raciocíono absurdo começou lá atrás sugerinto o J-10 para a FAB fingindo não saber que o nosso problema é a falta de dinheiro.
O que eu disse de tão errado assim? Será que foi a referência ao J-10 ser, ao contrário dos caças ocidentais, Gripen incluso, verdadeiramente Combat Proven, ou seja, lutou em igualdade de condições contra caças de ponta e venceu, ao invés de só tacar bomba guiada em mendigo e destruir alguma AD dos tempos do guaraná de rolha? Sinto mas até onde sei este "sofisma" é verdade.

(Para não me ater a este curioso "nosso problema": a mim não tá faltando dinheiro, tenho tudo o que preciso e as contas estão todas em dia; o que o governo faz ou deixa de fazer não é problema meu, deixou de sê-lo no momento em que me extraíram o guito na marra sem eu poder dar um pio ou palpite sobre no que gastar, assim... 🤷‍♂️)

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Dom Mai 25, 2025 7:08 pm
por gabriel219
Devo acrescentar que a aviação tática da Suécia estará nas mãos do Brasil. Não faz sentido algum passarmos informações aos Russos com Venezuela do nosso lado, que poderá receber as mesmas informações, sem falar na futura ameaça do J-10CE, que se mostrou um vetor em tanto, não duvido dele aparecer na Colômbia e até na própria Venezuela. Os Russos não devem vender Sukhois agora que não seja o Su-57, que não faz nenhuma diferença na Ucrânia, está sendo usado para testes reais, mas vender mais Su-30 pra Vuvu? Acho que isso é mais provável ficar com o Ursinho Poo.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Dom Mai 25, 2025 7:50 pm
por Túlio
gabriel219 escreveu: Dom Mai 25, 2025 7:08 pm Devo acrescentar que a aviação tática da Suécia estará nas mãos do Brasil. Não faz sentido algum passarmos informações aos Russos com Venezuela do nosso lado, que poderá receber as mesmas informações, sem falar na futura ameaça do J-10CE, que se mostrou um vetor em tanto, não duvido dele aparecer na Colômbia e até na própria Venezuela. Os Russos não devem vender Sukhois agora que não seja o Su-57, que não faz nenhuma diferença na Ucrânia, está sendo usado para testes reais, mas vender mais Su-30 pra Vuvu? Acho que isso é mais provável ficar com o Ursinho Poo.
A "tese" de os chinas estarem usando o TAB ou mesmo a EMBRAER pra espionar os segredos milagrosos do Gripen E/F IMHO desabou de vez quando vi que, na esteira do sucesso dos J-10CE, já estarem armando a venda de J-35 pro mesmo Paquistão: sigo achando o Gripen um senhor caça mas perae, 5G?

O bostil tá sendo recortado e vendido aos pedaços pros chinas, os EUA caminham para um novo isolacionismo à moda dos começos do século passado, a Europa Ocidental tá virando União Soviética com torre Eiffel, custava tanto aproveitar um pouco do que presta?

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Seg Mai 26, 2025 11:15 am
por FCarvalho
O Gripen E\F a nível de Brasil, e principalmente de FAB, na América Latina é o melhor que há, e haverá, por muitos anos, até que se coloque aqui um 5a G da vida a troco de caixa. E mesmo assim, é duvidoso que qualquer modelo deste tipo chegue no continente com tudo o que tem direito na versão caseira de seus proprietários. Isso não acontece em lugar nenhum.
Assim, qualquer coisa que obtivermos com o projeto do Gripen dos suecos, para a Embraer, FAB, BIDS e quem mais tiver algum envolvimento direto ou indireto com o projeto já vamos estar mais do que no lucro. E melhor, nos fornecerá insumos e capacidades antes não dominadas na íntegra ou apenas parcialmente para darmos passos em direção a um futuro quiçá menos dependente.
Os suecos sabem muito bem, eles não são trouxas, neófitos e nem nada, que a FAB está muito longe de possuir capacidades efetivas de exercer o seu papel na íntegra com apenas três dúzias de caças. Neste aspecto, como eles já notaram, também, o passo de lesma e a mediocridade com que tudo aqui em defesa é feito, suscita perspectivas de muito longo prazo em relação às parcerias com a BIDS e Embraer, além da própria força aérea. Isso significa novos projetos, produtos e soluções para além de 2040, quando a FAB tem a pretensão de estar em outro patamar na aviação de caça.
Além da caça, a FAB irá também precisar substituir todo uma miríade de vetores e sistemas aéreos nos próximos 10 a15 anos, o que pode ser considerado mais um espaço de expansão dos negócios suecos no país. E FAB e Embraer sabem muito bem disso. Enfim, é um casamento que pode dar certo ou não na justa medida em que os parceiros souberem adequar-se as necessidades e querências um dos outro. E penso que os suecos irão fazer de um tudo para que dê certo. E muito.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Seg Mai 26, 2025 11:26 am
por FCarvalho
Túlio escreveu: Dom Mai 25, 2025 7:50 pm
gabriel219 escreveu: Dom Mai 25, 2025 7:08 pm Devo acrescentar que a aviação tática da Suécia estará nas mãos do Brasil. Não faz sentido algum passarmos informações aos Russos com Venezuela do nosso lado, que poderá receber as mesmas informações, sem falar na futura ameaça do J-10CE, que se mostrou um vetor em tanto, não duvido dele aparecer na Colômbia e até na própria Venezuela. Os Russos não devem vender Sukhois agora que não seja o Su-57, que não faz nenhuma diferença na Ucrânia, está sendo usado para testes reais, mas vender mais Su-30 pra Vuvu? Acho que isso é mais provável ficar com o Ursinho Poo.
A "tese" de os chinas estarem usando o TAB ou mesmo a EMBRAER pra espionar os segredos milagrosos do Gripen E/F IMHO desabou de vez quando vi que, na esteira do sucesso dos J-10CE, já estarem armando a venda de J-35 pro mesmo Paquistão: sigo achando o Gripen um senhor caça mas perae, 5G?
O bostil tá sendo recortado e vendido aos pedaços pros chinas, os EUA caminham para um novo isolacionismo à moda dos começos do século passado, a Europa Ocidental tá virando União Soviética com torre Eiffel, custava tanto aproveitar um pouco do que presta?
Sabe de uma coisa. Nós temos mais é que torcer muito, mas muito mesmo, para que um J-10 e\ou J-35 da vida apareçam por aqui nas nossas fronteiras o mais rápido possível, e aos montes, de preferência.

Até Su-30\35 e Mig-35 seriam muito bem vindos, tendo em vista que precisamos, como sempre, de uma desculpa concreta para justificar qualquer tipo de investimentos em Defesa.

Não duvido que o governo colombiano esteja olhando com bons olhos a oferta chinesa, embora a FAC com certeza tenha lá suas reticências. Caracas receber os caças chineses já acho mais difícil, pois isto poderia afetar indiretamente o Brasil, e a tal oferta dos mesmos J-10 à força aérea. Porém, se a FAB for minimamente esperta, coloca o J-35 na mesa de negociações, e eleva o nível das discussões.

Seria o melhor dos mundos para nós, em termos de investimentos a curto prazo, a seguinte conjuntura na vizinhança:

FAA - F-16AM\BM + F-16V
FAP - KF-21
FAC - J-10CE e\ou J-35
FAV - J-10CE, Su-30 e\ou Su-35

Uruguai, Paraguai, Bolívia, Guiana e Suriname não contam.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Seg Mai 26, 2025 2:20 pm
por J.Ricardo
Eu sou descrente disso, quando chegaram o Su-30 na Venezuela o aspone preferido do planalto, o Celso Amorim, fez logo questão de dizer que o Brasil não precisava fazer nada pois eles eram grandes aliados.
Aqui não adianta, sempre vai ter um vagabundo lá em cima que use sua influência para boicotar o país.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Seg Mai 26, 2025 4:04 pm
por FCarvalho
Em política no Brasil qualquer coisa serve para não fazer o óbvio. 😒

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Qua Mai 28, 2025 2:07 pm
por FCarvalho
https://dl.kaskus.id/www.thedrive.com/uploads/2022/07/19/J-10D-Big-Spine.jpg?auto=webp&auto=webp&optimize=high&quality=70&width=1440https://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2022/07/Montagem-do-J-35-no-convoo-do-Fujian-696x392.jpeghttps://militarywatchmagazine.com/m/articles/2022/07/22/article_62da7530c188b4_42935316.jpeghttps://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2022/07/J-35-12.jpg

Dizem as más línguas da internet que o J-10CE de exportação tem preços unitários variando entre US$ 40 e 60 milhões de dólares, a depender dos requisitos do cliente.
No caso da FAB, um esquadrão básico como o proposto no FX-2 (18 unidades) custaria para nós pouco mais de 1 bilhão de dólares, forçando a barra destes valores para o alto, sem tot, off set e nem nada. Com CLS, treinamento, armamentos e adicionais de praxe, este suposto esquadrão, presumo, poderia sair até por 1,5 bilhão de dólares com pacote fechado.
Se fossem apenas 12 caças por esquadrão, o que na FAB não seria nenhuma novidade, este valor mal chegaria a meio bilhão de dólares, apenas o caças, em uma opção minimalista.
Fico pensando se, em havendo a possibilidade de por as mãos no modelo J-10D, que até onde se sabe, ainda está em desenvolvimento, a FAB poderia obter alguns ganhos mesmo marginais no sentido de alocar algumas tecnologias made in Brasil hora em desenvolvimento e que também estão e\ou estarão presentes no Gripen E\F.
É de se pensar qual a abertura dos chineses para propor-nos um J-10 com arquitetura aberta de sistemas e sem caixas pretas, como o Gripen E\F nos foi oferecido. Porque se for para comprar por comprar, sem ter acesso a nada e nem liberdade\autonomia para mexer no caça como bem dispusermos, seria como trocar seis por meia dúzia em relação a qualquer caça ocidental que nos fosse oferecido. Só trocaria a cor da coleira.
Apesar de não temos quase nada a acrescentar ao modelo chinês, ainda assim, seria de se observar algumas questões pertinentes no sentido de viabilizar soluções tanto tecnológicas como logística que facilitassem a vida da FAB em relação ao que nos fosse oferecido.
No fim, embora o J-10 possa ser, em princípio, uma alternativa política para o Brasil a fim de complementar sua frota de caças, ele não traria na verdade nenhum avanço ou melhoria efetiva que o JAS-39 Gripen E\F não esteja nos proporcionando desde 2014. E como é para frente que se anda, tratar com os chineses sobre a possibilidade de caças orientais na FAB deve passar obrigatoriamente, a meu ver, pelo J-35, e nada menos que ele. Aí a gente pode sentar e discutir valores, e tudo o mais.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Dom Jun 01, 2025 2:27 pm
por FCarvalho
O corte de mais de 2 bilhões de reais no orçamento do MD irá impactar, mais ainda, na (in)capacidade de investimento do ministério no sentido de manter os poucos projetos estratégicos das forças armadas que ainda sobrevivem fora da estagnação completa. Este ano estão prometidos dois Gripen E para a FAB, sendo que um já está vindo, e o outro, fabricado na Embraer, deve ser entregue até novembro.

O FAB 4110 é o último monoposto fabricado na Suécia, com os 15 restantes sendo entregues via Embraer, segundo o contrato. Aos suecos resta a fabricação dos 8 modelos bipostos até 2032, se nada acontecer. Sem qualquer movimento no sentido seja de completar a frota atual com um remendo ao presente contrato, ou a encomenda de um segundo lote, a situação da frota de caças da FAB só deteriora, sem remédio ou solução a curto prazo.

E considerando que 2026 é ano eleitoral, as perspectivas para o setor de defesa são cada vez mais sombrias, visto que em ano de eleição ninguém lembra que o setor existe, e no ano seguinte, a desculpa de conter os gastos públicos a fim de arrumar os estragos do governo anterior é o de praxe. Ou seja, pelo menos, mais 2 anos de vacas magérrimas, diria assassinadas, para o orçamento da defesa nacional. Depois disso, a gente vê o que acontece. :roll:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Dom Jun 01, 2025 3:38 pm
por FCarvalho
Situação atual da caça na FAB.

Contrato FX-2 > 28 Gripen E + 8 Gripen F
Via SAAB > 13 monopostos + 8 bipostos
Via EMBRAER > 15 monopostos

Entregas:

2024 - 9 Gripen E entregues > 1 Embraer\SAAB ensaio em voo e avaliação de sistemas + 8 Gripen E operacionais no GDA;
2025 - 1 Gripen E SAAB + 1 Gripen E Embraer > 11 Gripen E;
2026 a 2032 > 17 Gripen E + 8 Gripen F > 14 monopostos Embraer + 3 monopostos e 8 biposto SAAB

É difícil acreditar que a FAB irá conseguir receber 25 caças em apenas 8 anos, a partir de 2025. Não conseguimos fazer isso em um década, como estava previsto originalmente, quanto mais agora, em menos tempo, apesar de menos unidades a receber.

Segundo matéria do blog Poder Aéreo ainda no primeiro semestre de 2024, nas linhas de produção da Embraer, além do 4109, já estão em fabricação mais duas unidades do Gripen E, de forma que a empresa pode efetuar sua entrega entre 2026 e 2027, a depender do novo cronograma a ser acordado.

Como a SAAB ainda tem a produzir\entregar mais 3 unidades dos monopotos, é possível pensar na adequação da entrega de ao menos um novo Gripen E por ano para ambas empresas, de forma que a FAB receba pelo menos 2 caças entre 2025 e 2027, com uma quarta célula a ser produzida pela empresa brasileira dependendo de autorização de verba, com entrega em 2028, junto à terceira e última unidade do modelo E produzido pela SAAB. Neste sentido, a FAB poderia receber mais 8 unidades do Gripen E entre 2025 e 2028, restando acordar as entregas dos Gripen F, cujas primeiras células já devem voar em 2026, conforme informou a SAAB.

Com as 13 unidades do modelo E acordadas podendo ser entregues até 2028 pela SAAB, e tendo a Embraer a incumbência de entregar outras 14 unidades do mesmo modelo a partir de 2026, ainda fica a saber como dosar as entregas da versão biplace, tão importantes quanto aqueles. E se vamos até 2032, como hora se supõe, sendo que o primeiro Gripen F só voa em 2026, conforme os suecos, é de se pensar que ao menos uma unidade pudesse ser entregue a partir de 2026, com a FAB recebendo 2 unidades no último ano de vigência do novo cronograma.

Assim, haveria a possibilidade de receber 3 unidades por ano, sendo 2 Gripen E e 1 Gripen F entre 2026 e 2028, e ao menos 1 Gripen E e 1 Gripen F entre 2029 e 2032. Da mesma forma, as unidades adicionais necessárias para poder fechar essa conta poderiam ser deixadas para o(s) último(s) anos(s) do cronograma, quando, talvez, tenhamos uma realidade econômica um pouco melhor.

Como o próprio governo já alardeou que a desordem nas contas públicas duram, pelo menos, até 2027, se nada for feito, penso ser inviável se falar que um segundo lote de Gripen E\F, ou o aditamento do contrato atual do FX-2, possa acontecer em períodos pré e pós eleitorais no Brasil, quando sabidamente o nosso mundinho político literalmente para, e esquece que o mundo, e o país, existem, focados que estão em garantir seus próprios interesses pessoais. Nesta perspectiva, os próximos 8 anos, serão basicamente dedicados ao recebimento dos caças restantes do FX-2, torcendo e\ou rezando muito para não precisarmos deles de verdade até lá. Até porque, o último A-1M sai de cena já agora no fim do ano, com os F-5E\F, com muita sorte, mas com muita sorte mesmo, para quem acredita nisso, devem seguir operando, se muito, até 2029.

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Enviado: Dom Jun 01, 2025 4:35 pm
por Suetham
FCarvalho escreveu: Qua Mai 28, 2025 2:07 pm https://dl.kaskus.id/www.thedrive.com/uploads/2022/07/19/J-10D-Big-Spine.jpg?auto=webp&auto=webp&optimize=high&quality=70&width=1440https://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2022/07/Montagem-do-J-35-no-convoo-do-Fujian-696x392.jpeghttps://militarywatchmagazine.com/m/articles/2022/07/22/article_62da7530c188b4_42935316.jpeghttps://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2022/07/J-35-12.jpg

Dizem as más línguas da internet que o J-10CE de exportação tem preços unitários variando entre US$ 40 e 60 milhões de dólares, a depender dos requisitos do cliente.
No caso da FAB, um esquadrão básico como o proposto no FX-2 (18 unidades) custaria para nós pouco mais de 1 bilhão de dólares, forçando a barra destes valores para o alto, sem tot, off set e nem nada. Com CLS, treinamento, armamentos e adicionais de praxe, este suposto esquadrão, presumo, poderia sair até por 1,5 bilhão de dólares com pacote fechado.
Se fossem apenas 12 caças por esquadrão, o que na FAB não seria nenhuma novidade, este valor mal chegaria a meio bilhão de dólares, apenas o caças, em uma opção minimalista.
Fico pensando se, em havendo a possibilidade de por as mãos no modelo J-10D, que até onde se sabe, ainda está em desenvolvimento, a FAB poderia obter alguns ganhos mesmo marginais no sentido de alocar algumas tecnologias made in Brasil hora em desenvolvimento e que também estão e\ou estarão presentes no Gripen E\F.
É de se pensar qual a abertura dos chineses para propor-nos um J-10 com arquitetura aberta de sistemas e sem caixas pretas, como o Gripen E\F nos foi oferecido. Porque se for para comprar por comprar, sem ter acesso a nada e nem liberdade\autonomia para mexer no caça como bem dispusermos, seria como trocar seis por meia dúzia em relação a qualquer caça ocidental que nos fosse oferecido. Só trocaria a cor da coleira.
Apesar de não temos quase nada a acrescentar ao modelo chinês, ainda assim, seria de se observar algumas questões pertinentes no sentido de viabilizar soluções tanto tecnológicas como logística que facilitassem a vida da FAB em relação ao que nos fosse oferecido.
No fim, embora o J-10 possa ser, em princípio, uma alternativa política para o Brasil a fim de complementar sua frota de caças, ele não traria na verdade nenhum avanço ou melhoria efetiva que o JAS-39 Gripen E\F não esteja nos proporcionando desde 2014. E como é para frente que se anda, tratar com os chineses sobre a possibilidade de caças orientais na FAB deve passar obrigatoriamente, a meu ver, pelo J-35, e nada menos que ele. Aí a gente pode sentar e discutir valores, e tudo o mais.
Um adendo:

A imagem para a qual observa de um J-10 é na realidade a versão J-10CY, que é o caça exclusivo da Equipe de Show Aéreo da PLAAF. Devido aos requisitos especiais de desempenho acrobático, este caça é uma modificação especial baseada no J-10C, não um modelo oficial. Além de pequenas diferenças na aparência, o J-10CY é equipado com um motor AL-31 em vez do WS-10B. Isso está relacionado às curvas de potência dos dois motores. O J-10CY agora está oficialmente operacional. No entanto, as necessidades aprimoradas do caça são mínimas. Pertence à gama de modificações especiais.

Geralmente mencionam o J-10D como esse caça da imagem por causa dos erros acometidos pela equipe do The War Zone:
https://www.twz.com/chinas-j-10-fighter ... figuration

É geralmente aceito que o J-10D se refere à versão específica para guerra eletrônica do J-10. Ele tem uma grande protuberância na barriga:
Imagem
Imagem

Vale um detalhe mencionar: J-10D não é um código oficial da versão do J-10. É como os fãs militares chineses o chamam. O caça já foi exposto na internet chinesa. No entanto, a PLAAF não adquiriu o caça, pois eles têm o J-16D com melhor desempenho. Atualmente, não há mais notícias sobre ele. O CAC pode lançar esta versão para clientes internacionais caso algum cliente estrangeiro esteja interessado.

Não parece que a China tenha pressa em desenvolver o J-10D, visando essencialmente uma aeronave que teria uma capacidade igual ou inferior ao J-16D, uma aeronave já em serviço na PLAAF. Talvez o J-10D já tenha até paralisado seu desenvolvimento, se não foi paralisado, seria uma forma da China tentar alavancar o J-10D para exportação, mas não tem notícias sobre isso.