JAS-39 Gripen

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Cougar_PH
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Re: JAS-39 Gripen

#8626 Mensagem por Cougar_PH » Qua Nov 04, 2009 8:10 pm

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk




EDITADO POR PAISANO!!!
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Túlio
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Re: JAS-39 Gripen

#8627 Mensagem por Túlio » Qua Nov 04, 2009 8:19 pm

Tá vendo, Albornaz? É precisamente DISSO que falo, POWS!!!

Não se trata de ciumeiras, todos nós aqui também frequentamos outos Fóruns - bem, no meu caso está BEM difícil agora, a FÊNIX e uma nova namorada drenam todo o pouco tempo que ainda tenho... - mas de uma REALIDADE: aqui não dá para falar de HI-LO que logo aparecem 'argumentos' como a pérola acima "HI-LO é para Força Aérea rica"...AI MEU DEUS, aí num dá, é sodas, POWS!!!!!!!!!!!!!!!

Quer dizer que Força Aéres pobre vai de HI-HI............................????????????????

Depois dessa eu VOU POSTAR EM OUTRO TÓPICO................. :roll: :roll: :roll: :roll:


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Re: JAS-39 Gripen

#8628 Mensagem por Thor » Qua Nov 04, 2009 8:20 pm

Chamar o Gripen NG de low é quase um insulto... Qual seria o Hi nesse caso? F-22 ou F-35?
As funcionalidades do Gripen (radar, datalink, sistema de armas, performance) não podem ser consideradas como low, na minha opinião.
Abraços




Brasil acima de tudo!!!
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Re: JAS-39 Gripen

#8629 Mensagem por orestespf » Qua Nov 04, 2009 8:30 pm

Thor escreveu:Chamar o Gripen NG de low é quase um insulto... Qual seria o Hi nesse caso? F-22 ou F-35?
As funcionalidades do Gripen (radar, datalink, sistema de armas, performance) não podem ser consideradas como low, na minha opinião.
Abraços
Concordo, Thor, acho que muito se prendem ao alcance, que é pra lá de relativo. Porém, é provável, que muitos estejam associando o "lo" como um caça de menor custo em termos de manutenção, que seja assim, mas no fundo é outra coisa. :mrgreen: :mrgreen:


Grande abraço,

Orestes




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Re: JAS-39 Gripen

#8630 Mensagem por Penguin » Qua Nov 04, 2009 9:09 pm

Imagem
A aeronave Gripen NG Demo decolando, em uma saída
realizada pela equipe de avaliação da FAB




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
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Re: JAS-39 Gripen

#8631 Mensagem por Sideshow » Qua Nov 04, 2009 9:40 pm

Deixo aqui um texto interessante postado pelo Claudio em um forum argentino
El "Silent Attack" del Gripen

Desde el año 2006, los Gripen de la Flygvapnet (fuerza aérea sueca) que se presentaban en ejercicios aéreos internacionales comenzaron a obtener resultados más altos de los esperados, especialmente en combates BVR. Luego de la Cope Thunder 2006 se conoció que los Gripen C/D de la Flygvapnet contaban con el último desarrollo del radar PS-05/A, el MK3 que incorporaba un nuevo procesador conocido como RACE/PPC de mayor desempeño que el modelo anterior (Ericsson D80). Este nuevo procesador junto con algunos cambios menores le han permitido al Gripen mejorar sustancialmente su capacidad en el modo de búsqueda a gran distancia (LRS: Long Range Search) el cual le permite detectar blancos y también identificarlos.

Según AviationWeek frente a blancos de 5m2 de sección radar, el radar sueco los estaría detectando a distancias comprendidas entre los 85 a 70 km y frente a blancos de 1m2 a distancias de 60 a 50 km, pudiendo detectar blancos de mayores dimensiones (10m2) a distancias de 120 a 140 km.

En el ejercicio Nordic Air Meet 2007, los Gripen suecos se impusieron con amplia ventaja a los F-16AM Noruegos y los M2000-5F franceses. Al año siguiente, en el Red Flag 2008 obtuvieron un muy alta puntuación frente a varios oponentes, pero dado el entorno electrónico del ejercicio se conoció cuál era el secreto del Gripen: el “Silent Attack” o ataque silencioso.

Imagem

Esta táctica en realidad es un conjunto de elementos que combinados le han permitido a los Gripen liderar muchos de los enfrentamientos BVR simulados. En primer lugar la baja firma radar del avión le permite acercarse a su adversario sin ser detectado ingresando así al radio de detección del radar Ericsson. Aunque el silencio radar se rompe con la emisión, los 3 a 5 segundos de ventaja son suficientes para poner en el aire un AMRAAM contra el adversario. Sin embargo varios registros indicaban que dicho “silencio radar” no se había roto o había sido demasiado corto.

Es entonces cuando se conoce con mayor detenimiento el empleo que los pilotos suecos le dan al sistema táctico de transferencia de datos sueco TILDS. Este sistema es superior al tradicional link 16 e incluso al JTIDS por cuanto permite un mayor volumen de transferencia de datos. El TILDS literalmente puede “conectar”a 4 o más aeronaves en un radio de 500 km permitiendo la transferencia de datos en doble vía casi tiempo real. Así por ejemplo puede presentar información sobre posición, curso y velocidad de las 4 aeronaves que comparten la conexión, permitiéndole a cualquiera de los pilotos conocer incluso la configuración de armas y cantidad remanente de combustible de los otros.

A diferencia de los sistemas de enlace tradicionales, el TILDS utiliza distintos sistemas de comunicaciones y permite intercambiar simultáneamente un mayor volumen de información casi en tiempo real; además de estar preparado para obtener una conexión casi automática con los Saab 340AEW&C.

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En el Red Flag 2008 un piloto sueco mencionó que un adversario puede ser conciente que está siendo rastreado por un radar pero seguramente no será conciente que otra aeronave mucho más cerca de él y dentro del alcance de sus misiles, esté recibiendo información sobre su posición mediante un enlace de datos y esté preparando el ataque sin necesidad de hacer uso de su radar. Efectuado el lanzamiento del misil, el avión lanzador podrá escapar mientras el otro caza le continúa transmitiendo al misil datos del blanco.

En varias pruebas y ejercicios, los pilotos suecos han demostrado incluso que pueden retrasar la activación del radar del AMRAAM a un tiempo o distancia que le impide al avión atacado poder realizar alguna maniobra o contramedida para evitar el misil.

Imagem
El TILDS presenta la información recibida en forma táctica en alguna de las pantallas MFD del Gripen, indicando la posición de los blancos y su identificación (según el color) como también cualquier otra información proveniente de otros Gripens, de los sistemas de guerra electrónica y de los radares Erieye aerotransportados de alerta temprana o radares terrestres de defensa aérea.


Aunque no hay ningún misterio en el uso de ésta táctica, la experiencia sueca de más de 30 años en materia de seguimiento y adquisición de blancos mediante la transmisión de datos le han permitido no sólo perfeccionar el TILDS sino también emplear diversas tácticas que conjugadas con un avión de muy baja firma radar y un radar de buen alcance, le permiten obtener muy buenos resultados frente a adversarios mayores. Posiblemente ése sea el secreto del Gripen y uno de los motivos por los cuales compite a la par frente a un peso pesado como es el Rafale en el concurso FX-2 y donde enfrenta a otros gigantes como el Typhoon, Super Hornet y MiG 35 en el programa MMRCA hindú.

PD: Hoy ser pequeño tiene muchos beneficios....;);)




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Re: JAS-39 Gripen

#8632 Mensagem por orestespf » Qua Nov 04, 2009 10:04 pm

Esta frase é de matar qualquer um: "Según AviationWeek frente a blancos de 5m2 de sección radar, el radar sueco los estaría detectando a distancias comprendidas entre los 85 a 70 km y frente a blancos de 1m2 a distancias de 60 a 50 km, pudiendo detectar blancos de mayores dimensiones (10m2) a distancias de 120 a 140 km."

Para os parâmetros atuais de radares, sou mais os recursos eletrônicos de meu Honda... :lol: :lol: :lol:

Sai de mim, ô carroça!!! :twisted: :twisted: :twisted:




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Re: JAS-39 Gripen

#8633 Mensagem por alb » Qua Nov 04, 2009 10:14 pm

Tulio,

Agora entendi seu posicionamento, sao as "perolas", mas o tempo e o senhor da razao...,
Lembrando aos amigos, que me referi ao Gripen C como low, talvez com um radar mais simples, nao sei..., penso que ele seja mais barato que o Ng.
Sei que parece nao ser esta a intensao DESTE governo, mas..., quando o primeiro lote de fx 2 terminar de ser entregue, sabe-se la quem vai estar no poder.

abracos

albernaz




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Re: JAS-39 Gripen

#8634 Mensagem por orestespf » Qua Nov 04, 2009 10:18 pm

alb escreveu:Tulio,

Agora entendi seu posicionamento, sao as "perolas", mas o tempo e o senhor da razao...,
Lembrando aos amigos, que me referi ao Gripen C como low, talvez com um radar mais simples, nao sei..., penso que ele seja mais barato que o Ng.
Sei que parece nao ser esta a intensao DESTE governo, mas..., quando o primeiro lote de fx 2 terminar de ser entregue, sabe-se la quem vai estar no poder.

abracos

albernaz
Olá Albernaz,

tem razão, se não for cria deste governo, bem, e se for cria dos anteriores... Então nem o C, mais F-5 será lucro, tanto que Xavantes estão em promoção, que o diga o Paraguai... :? :? :?


Abração,

Orestes




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Re: JAS-39 Gripen

#8635 Mensagem por soultrain » Qua Nov 04, 2009 10:23 pm

Thor escreveu:Chamar o Gripen NG de low é quase um insulto... Qual seria o Hi nesse caso? F-22 ou F-35?
As funcionalidades do Gripen (radar, datalink, sistema de armas, performance) não podem ser consideradas como low, na minha opinião.
Abraços
É verdade, mas diga-me um "low" à venda hoje? O mais parecido com isso é mesmo o Gripen, não se esqueça da realidade operacional para que foi desenvolvido, autonomia nunca foi um requisito e mesmo com o NG, aquilo espremido é sim de uma classe diferente do SH e especialmente do Rafale.

Se o Gripen fosse isso tudo, toda a gente tinha um e não era necessário o que foi feito nas duas vendas e nos dois alugueres.

Desculpe, é a minha opinião.

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"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


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Re: JAS-39 Gripen

#8636 Mensagem por alb » Qua Nov 04, 2009 10:35 pm

Orestes, vejo muita coerencia em seus posts, e gostaria que vc, e os amigos que se interessarem, que explicasse qual o real conceito de low numa forca aerea, pois como entendo, seria um vetor mais capaz, e com um valor alto de aquisicao (hi) e um mais em conta e que pudesse ser adquirido em maiores quantidades, nem por isso sendo menos capaz em suas funcoes.

seria como a Franca ter Rafale e M2000-9.

como foi citado na Midia que o NG, sairia metade do valor de dos outros vetores, pq nao aproveitar e ter 36 fx2 e (supondo que a quantidade de vetores no total seja de 88, como foi dito por ai) ao inves de
+ 52 vetores, termos 100 gripens C com Aesa.

seria uma forca e tanto nao????

sei que vao falar em logistica e etc, mas..., vejam a situacao proposta.

abracos a todos

Albernaz




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Re: JAS-39 Gripen

#8637 Mensagem por Benke » Qua Nov 04, 2009 10:40 pm

:idea: :idea: :idea: :idea: :idea: :idea: :idea: :idea: :idea: :idea:

Iluminai, ó Senhor, aqueles que não conseguem ver
Um metro à frente do nariz


:idea: :idea: :idea: :idea: :idea: :idea: :idea: :idea: :idea: :idea:

Dedico essas palavras aos que não enxergam a genialidade dos suecos no campo aeronáutico,
com todo respeito




Editado pela última vez por Benke em Qua Nov 04, 2009 10:47 pm, em um total de 1 vez.
ars longa vita brevis
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Re: JAS-39 Gripen

#8638 Mensagem por alb » Qua Nov 04, 2009 10:46 pm

[quote="Benke"]:idea: :idea: :idea: :idea: :idea: :idea: :idea: :idea: :idea: :idea:

[size=150]Iluminai, ó Senhor, aqueles que não conseguem ver
Um metro à frente do nariz [/size]

:idea: :idea: :idea: :idea: :idea: :idea: :idea: :idea: :idea: :idea:[/quote]

O senhor, faca do Benke teu instrumento de luz, e ilumine a todos nos, os menos dotados de conhecimento divino....,

abraco Benke!!!!! :oops: :oops: :lol: :lol: :idea: :idea:




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Re: JAS-39 Gripen

#8639 Mensagem por helio » Qua Nov 04, 2009 10:46 pm

Permita-me fazer uma pergunta: por que a Dassault tanto teme o Gripen?
Em todos as coletivas de imprensa da Dassault só se procura desqualificar o Gripen.
Eu tenho uma provável explicação: O Gripen NG é muuuuito mais barato que o Rafale. Sim! ele ficara pronto no prazo, caso contrário não ficariam utilizando sempre a unica e mesma muleta contra o NG: a de que o avião ainda não existe.
Quem conhece o retrospecto da SAAB sabe muito bem do que eles são capazes, pois de uma empresa que não tinham como foco exportar caças , conseguiram exportar Gripen para vários países. Não adianta argumentar que a versão NG ainda não emplacou qualquer exportação ,pois o Rafale seja em qualquer versão não conseguiu emplacar ainda nenhuma exportação.
Não é a toa que o Gripen é o preferido para a FIESP, pois conseguiria com ele uma transferencia de tecnologia com aplicação imediata, sem contar o numero muito maior de empregos que abriria perto dos dois outros concorrentes.
E se atrasar? Ora, como já disse a Suecia poderá emprestar Gripen até que esteja operacional. Não seria necessario manteros carissimos M2000 em operação.
Só um detalhe: o Gripen não é o meu candidato favorito, (imagine se fosse?)

Um abraço

Hélio




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Re: JAS-39 Gripen

#8640 Mensagem por Thor » Qua Nov 04, 2009 10:50 pm

soultrain escreveu:
Thor escreveu:Chamar o Gripen NG de low é quase um insulto... Qual seria o Hi nesse caso? F-22 ou F-35?
As funcionalidades do Gripen (radar, datalink, sistema de armas, performance) não podem ser consideradas como low, na minha opinião.
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É verdade, mas diga-me um "low" à venda hoje? O mais parecido com isso é mesmo o Gripen, não se esqueça da realidade operacional para que foi desenvolvido, autonomia nunca foi um requisito e mesmo com o NG, aquilo espremido é sim de uma classe diferente do SH e especialmente do Rafale.

Se o Gripen fosse isso tudo, toda a gente tinha um e não era necessário o que foi feito nas duas vendas e nos dois alugueres.

Desculpe, é a minha opinião.

[[]]'s
Em termos de autonomia você está querendo dizer que o Gripen é limitado? Como se chamaria o SH? very low? O Rafale possui alcance próximo ao Gripen, é o que dizem por ai...
Abraços




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