Página 5747 de 5747
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Sáb Abr 12, 2025 5:25 pm
por Viktor Reznov
Perguntei pra uns Suecos fotógrafos de aeronaves militares se eles ouviram falar de algo nesse sentido lá na imprensa especializada Sueca e ninguém está sabendo de nada. Se estiver havendo algum negociação nesse sentido, não é com a Força Aérea da Suécia.
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Sáb Abr 12, 2025 11:14 pm
por FCarvalho
Ninguém vai admitir publicamente. Esse é o tipo de coisa que, se estiver sendo negociado de fato, só vamos saber depois que estiver tudo assinado e passado em cartório, seja qual for a escolha.
Tipo assim, quem gostou, gostou. E quem não gostou que se f...

Simples assim.
Típico de terceiro mundo.
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Dom Abr 13, 2025 2:09 pm
por FCarvalho
Não lembro agora onde foi que li ou vi, mas teria sido afirmado que o negócio do KC-390 com os suecos nada teve a ver com troca de caças pelo transporte tático da Embraer, mas, o distanciamento norte americano da Europa. Os suecos então resolveram cuidar do que é deles, e fecharam o negócio com a Embraer. Se isto for procedente, e penso que deva ser, é mais um golpe no projeto do Gripen E\F, e nos planos da força aérea para este caça.
Com o Gripen E\F sendo vendido para a Colômbia - entre 16 e 24 unidades - e com boas chances no Peru e no México - 24 e de 6 até 24 unidades, respectivamente - além da venda para a Tailândia - 10 a 12 unidades, para começar - a necessidade de insistir na venda de mais caças para complementação da frota da FAB se tornou algo relativo para os suecos, apesar dos discursos do marketing. Comercial e financeiramente não faz mais qualquer sentido para a empresa impor-se tal exercício, que alias, diga-se de passagem, só tem trazido prejuízos econômicos para a SAAB do ponto de vista da sustentabilidade financeira do pagamento dos projeto em si faz tempo.
Se levarmos em conta que o Gripen E\F talvez seja adquirido pela RCAF, e quiçá até mesmo por Portugal, dentre outros países, isto jogaria a FAB de vez para escanteio no processo comercial do caça, tirando do Brasil a relevância que tinha até então, e conquistada ao ser o primeiro cliente de exportação e "co-autor" do desenvolvimento do Gripen E. Neste momento, eu não duvidaria sequer que o negócio com as Filipinas esteja de todo perdido, já que a intenção do país é se equipar com até 40 novos caças, o que a dita compra dos F-16V norte americanos não sustentaria na íntegra. E o negócio teve apenas a sua comunicação ao congresso desta ainda potencial venda. Ou seja, os suecos vão continuar trabalhando em favor do seu caça no país até o último minuto.
Veremos o que acontece de agora em diante, tendo em vista que não existe qualquer disposição econômica e financeira no orçamento da defesa no curto prazo seja para Gripen novos, seja para caças usados. E como disse outro dia, com 36 unidades, dá para formar os 3 esquadrões que teriam sido indicados como sendo o norte para a defesa aérea. Bom, se botar Gripen E\F no GDA, no 1o GAvCa e no Pampa, já está de bom tamanho. E continua tudo sempre foi. Vida que segue.