Uma comissão do governo do Zé Lelé de topete na Casa Branca vetou a GE F-414 do Gripen E, e o caça em si, para venda à Colômbia.
Isto nos atinge indiretamente, quer queiramos ou não. Vamos ver agora qual será a reação da FAB, e do governo, se é que haverá alguma, e se isto pode influir nos planos atuais e futuros de renovação da caça, já que os últimos A-1 dão adeus este ano, junto com o seu esquadrão, e os F-5 estão na UTI já faz muito tempo, e não duram mais do que 3 ou 4 anos em operação.
Até agora, o governo de plantão não está disposto a investir um único centavo no aditamento do contrato atual dos Gripen E\F, e muito menos em retomar as entregas destes caças conforme o cronograma contratual estipulado pela FAB. Já estamos com um déficit de 3 ou 4 unidades não entregues, que este ano deve aumentar ainda mais, já que apenas uma única unidade tem recursos garantidos no orçamento da defesa.
Se eu fosse alguém importante, começaria a pensar em outras opções além do Gripen E\F para complementar a frota atual da FAB. Ou deixar quieto, e só fazer alguma coisa, como de praxe, quando toda a frota estiver no chão, ou no ferro velho.
A ver.
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Qua Fev 26, 2025 12:18 pm
por FCarvalho
A ver até onde os desdobramentos desta ação poderá influenciar as decisões por aqui.
Por mais que não seja conosco, este imbróglio atinge diretamente Embraer, SAAB, FAB e governo, posto que estavam todos a trabalhar, cada um na sua seara, para favorecer o Gripen E\F na Colômbia.
E se o governo norte americano está mesmo afim é de atrapalhar as vendas do caça sueco, por andar perdendo para ele por aí, bom, melhor começarmos a pensar aqui em como lidar com mais esta 'facada nas costas' dos primos ricos, que parecem não estão mais dispostos a aceitar nenhum tipo de perda concorrencial para seus aliados no mercado internacional de seus próprios produtos.
O Gripen E\F ainda concorre em três mercados latino americanos. Se tivermos um mínimo de hombridade com a indústria nacional, não falo nem na questão da defesa, porque essa não tem valor nenhuma aqui, vamos mexer os nossos pauzinhos de forma a amparar o caça sueco, e nossos interesses, mesmo contrariando alguém que se acha inespugnável e impoluto desde o seu trono ao norte do rio grande.
São mais de 50 caças em disputa. Não dá para simplesmente ignorar isso e ficar de braços cruzados.
A ver.
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Qui Fev 27, 2025 2:31 am
por Viktor Reznov
O Brasil é um anão diplomático e não vai fazer nada, primeiro porque não tem poder pra fazer nada. Diplomacia é extensão de poder militar e o Brasil atualmente não dá conta nem de uma trocação com a Venezuela. Em segundo lugar, o motor é Americano, se os EUA dizerem não, entáo é "não'' e a SAAB que se vire pra enfiar um motor Volvo aí nesse caça.
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Qui Fev 27, 2025 7:17 am
por mauri
Viktor Reznov escreveu: Qui Fev 27, 2025 2:31 am
O Brasil é um anão diplomático e não vai fazer nada, primeiro porque não tem poder pra fazer nada. Diplomacia é extensão de poder militar e o Brasil atualmente não dá conta nem de uma trocação com a Venezuela. Em segundo lugar, o motor é Americano, se os EUA dizerem não, entáo é "não'' e a SAAB que se vire pra enfiar um motor Volvo aí nesse caça.
E não seria novidade se isto acontecer, já perdemos vendas do Supertucano e do AMX para Venezuela por conta disso, a Embraer simplesmente disse tudo bem, não venderemos.
Nestes casos não há nada a fazer, a não ser lamentar!!
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Qui Fev 27, 2025 3:32 pm
por J.Ricardo
Até pq o grande mercado da Embraer é mercado norte-americano, então é uma briga que não compensa comprarmos.
Seria interessante a SAAB começar a estudar uma versão do M-88 da Safran mais vitaminado ou o EJ-200, ambos europeus, o problema disso seria o custo da reengenharia para adotar outra turbina, imagino que seria estratosférico.
Mas prefiro ficar com a mensagem do diretor da SAAB dizendo que não há nenhuma barreira para exportações para a Colômbia, até pq até agora não saiu nada oficial sobre isso.
Viktor Reznov escreveu: Qui Fev 27, 2025 2:31 am
O Brasil é um anão diplomático e não vai fazer nada, primeiro porque não tem poder pra fazer nada. Diplomacia é extensão de poder militar e o Brasil atualmente não dá conta nem de uma trocação com a Venezuela. Em segundo lugar, o motor é Americano, se os EUA dizerem não, entáo é "não'' e a SAAB que se vire pra enfiar um motor Volvo aí nesse caça.
E não seria novidade se isto acontecer, já perdemos vendas do Supertucano e do AMX para Venezuela por conta disso, a Embraer simplesmente disse tudo bem, não venderemos.
Nestes casos não há nada a fazer, a não ser lamentar!!
Lembro de como, muitos anos atrás, um Colega se referia ao então Gripen NG, numa tabelinha com o AMX: F-32! Eu mesmo detestava a comparação mas cada vez mais ela parece real...
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Sex Fev 28, 2025 9:24 am
por mauri
J.Ricardo escreveu: Qui Fev 27, 2025 3:32 pm
Até pq o grande mercado da Embraer é mercado norte-americano, então é uma briga que não compensa comprarmos.
Seria interessante a SAAB começar a estudar uma versão do M-88 da Safran mais vitaminado ou o EJ-200, ambos europeus, o problema disso seria o custo da reengenharia para adotar outra turbina, imagino que seria estratosférico.
Mas prefiro ficar com a mensagem do diretor da SAAB dizendo que não há nenhuma barreira para exportações para a Colômbia, até pq até agora não saiu nada oficial sobre isso.
Não só é o grande mercado para seus produtos, como também é o local com a maiorias dos acionista, a Embraer é brasileira só de faixadas, o dono mesmo, são os capitalistas americanos!!
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Sex Fev 28, 2025 9:28 am
por J.Ricardo
Cara, dizer isso é o mesmo que dizer que o Burguer King é árabe pq o maior acionista deles hoje é um fundo dos Emirados Árabes.
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Sex Fev 28, 2025 11:23 am
por mauri
J.Ricardo escreveu: Sex Fev 28, 2025 9:28 am
Cara, dizer isso é o mesmo que dizer que o Burguer King é árabe pq o maior acionista deles hoje é um fundo dos Emirados Árabes.
Não conheço o estatuto desta empresa, mas a Embraer com certeza só não é dominada pelos americanos por que o capital votante é limitado, cada acionista com ações com direito a voto tem seu direito limitado a 5% do total de ações.
J.Ricardo escreveu: Sex Fev 28, 2025 9:28 am
Cara, dizer isso é o mesmo que dizer que o Burguer King é árabe pq o maior acionista deles hoje é um fundo dos Emirados Árabes.
Não conheço o estatuto desta empresa, mas a Embraer com certeza só não é dominada pelos americanos por que o capital votante é limitado, cada acionista com ações com direito a voto tem seu direito limitado a 5% do total de ações.
Admitas, cupincha: tás errado! Se o board é zuca, incluindo CEO, CTO, CFO, CMO etc, tua afirmação desmorona, e aqui é o caso. Argumentarias melhor dizendo que a EMBRAER depende de americanos e europeus, e não só para comprar seus produtos mas também para vender-lhe o gro$$o dos insumos, talvez uns 90% ou mais do valor de uma aeronave antes de as margens de lucro do produto final acabado serem aplicadas, e estarias certo.
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Sex Fev 28, 2025 2:29 pm
por FCarvalho
A SAAB não tem o mínimo interesse em desenvolver outra turbina para o Gripen, e isto não irá acontecer porque não trás nada de novo, seria trocar seis por meia dúzia. Pressão comercial existem dos dois lados do Atlântico. No início do projeto foi aventada tanto a EJ-200 como a M-88 e ambas foram descartadas por motivos de economicidade, que a GE oferecia com muito mais vantagens com a série F-404\414.
A Volvo até tem capacidade para desenvolver uma turbina própria, mas isto elevaria os custos do Gripen às alturas, e não faria qualquer sentido para eles, tendo em vista as poucas vendas do caça até hoje no mundo. E a demanda interna por si só não garantiria pagar o projeto. No mais, o marketeiro da SAAB já disse que está tudo em dias com os fornecedores yankees. E a não ser que o governo de lá queira, também, arrumar encrenca das grandes com a indústria do país, vai ficar tudo como está.
De resto, é só pensar nesta questão com a cabeça. Em termos "controle" de vendas do Gripen, os norte americanos não precisam, se quiserem, fazer pressão ou obliterarem diretamente os negócios dos suecos, é só apertar nos calos dos fornecedores europeus, principalmente a Bae Systems, que está tudo dominado.
Em fim, vamos dar tempo ao tempo. Todo mundo sabe que nada no mundo ocidental, incluindo produtos europeus, subsiste, ou se cria, comercialmente sem a concordância norte americana e a tolerância que eles mantém em relação a seus ditos aliados e suas indústrias.
A ver.
Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
Enviado: Sex Fev 28, 2025 2:35 pm
por FCarvalho
Thread – Gripen: uma Análise com questões relevantes para o Brasil
As informações contidas nesta Thread de Thomas C. Theiner são relevantes para análise sobre o empregos da aeronave SAAB Gripen F-39 E/F pela Força Aérea Brasileira (FAB).
Política Atraso na entrega de caças Gripen impacta cronograma da FAB
A entrega dos caças Gripen E/F à Força Aérea Brasileira (FAB) será adiada devido à escassez de recursos orçamentários, passando a última entrega de 2027 para o início da próxima década. O contrato de 2014 com a Saab, que previa 36 aeronaves, já entregou oito unidades.
A FAB negocia com a Saab um aditivo contratual para readequar o cronograma. Além do atraso, o governo considera a aquisição de caças usados como alternativa para substituir os F-5 em fase final de vida útil, avaliando modelos Gripen C/D e F-16.
E o governo reclama que não tem verba para honrar o contrato com os suecos. Isto é só a câmara dos deputados. Se for contabilizar o congresso como um todo, o saldo negativo na nossa conta passa da casa dos 4 bilhões de reais facilmente. Afora as verbas pessoais da cota parlamentar, a que se deram o direito de gastar livremente, do erário público sem dar satisfação a ninguém, nem mesmo aos seus eleitores.