TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37400
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3211 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#85771 Mensagem por FCarvalho » Sex Ago 30, 2024 4:01 pm

A participação do GDA na CRUZEX 2024 está praticamente confirmada pelos próprios pilotos em vídeos institucionais da SAAB. Resta saber quantas unidades eles vão conseguir enviar para a Natal, com apenas 7 caças disponíveis.

Em tempo, uma curiosidade.

Alguém aí tem notícia, soube ou viu alguma demanda da FAB e\ou SAAB nos últimos anos para a inserção de cabides duplos e\ou triplos para bombas guiadas\burras para os Gripen C\D e E\F, assim como cabides duplos para os Meteor, como visto algumas vezes em releases de propaganda do caça :?:

Afora as mudanças nos canard e nos estabalizadores horizontais traseiros, mais nada se viu ou falou sobre eventuais atualizações sobre o desing do caça sueco.




Carpe Diem
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18475
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2375 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#85772 Mensagem por knigh7 » Sáb Ago 31, 2024 6:21 pm

A Força Aérea sueca tem cabides duplos para o Gripen C D tanto para bombas quando para o AIM-120 (neste caso são colocados no centerline).
Eu ainda não vi o Gripen E voando com cabides duplos, mas em exposições estáticas é normal vê-lo com e não vai ser problema certificá-lo para a utilização.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37400
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3211 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#85773 Mensagem por FCarvalho » Dom Set 01, 2024 3:08 pm

Perguntei porque a meu ver, a falta de tradição da FAB em usar este tipo de recurso, mesmo tendo os AMX aqui com tal capacidade deve ser algo a ser pensado.
Em configuração limpa, ele pode levar até 7 Meteor nos cabides subalares das asas e center line. Mas o que vi até agora foi um cabide duplo para o Meteor no cabide externo das asas. Mas isso deve, também, depender da configuração da aeronave e da missão.
Mas, grosso modo, o caça pode levar até 11 Meteor e 2 Iris-T lançando mão deste tipo de cabides duplos.
Só não sei se seria viável usar tal configuração a não ser em casos extremos.




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37400
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3211 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#85774 Mensagem por FCarvalho » Dom Set 01, 2024 3:29 pm

Em tempo, vou repetir aqui o mesmo questionamento que fiz no tópico de notícias da FAB.

A SAAB em seu marketing no programa de novos caças para a Índia, aludiu que consegue entregar de 20 a 25 unidades por ano para a IAF, cujo concorrência quer selecionar fornecedor capaz de entregar no curto prazo ao menos 18 caças\ano.

Isto dito, qual seria a real capacidade que eles possuem de produção na Suécia, e por tabela no Brasil, que suscite tal alegação, de forma que, se nós solicitássemos agora no segundo semestre um adendo ao contrato atual de 15 caças, para entregas a partir de 2026 em substituição aos AMX, eles seriam capazes de fazê-lo, mesmo com as suas linhas eventualmente quase que completamente comprometidas com entregas para a IAF e para a própria força aérea sueca e FAB?

Notar que eles ainda tem a entregar 8 biplace e 2\3 monoplace para a FAB até 2027. E se a alegada capacidade de produzir e entregar praticamente um esquadrão inteiro para a IAF anualmente for verdade, em que medida a Embraer também poderia, em sendo o caso, fazer o mesmo pela FAB como solução de curtíssimo prazo, inclusive podendo suscitar um segundo lote no curto prazo em um novo contrato entre 2026 :?:

A meu ver, sendo verdade que os suecos conseguem produzir tantos caças assim nas linhas da SAAB em seu país, temos em mãos a oportunidade de negociar a saída para o caso da aposentadoria dos AMX a partir de 2025, fazer o necessário adendo ao contrato atual, vender KC-390 e ainda barganhar o segundo lote para entregas a partir de 2028. Claro, se eles forem de fato capazes de fazer tudo o que o marketing afirma.

A ver.




Carpe Diem
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 18475
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceram: 2375 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#85775 Mensagem por knigh7 » Dom Set 01, 2024 8:53 pm

É financeiramente impossível um adendo contratual agora, exceto para um offset numa eventual aquisição do KC-390 para Suécia . Se for por valores, seria por volta de umas 5 unidades porque nós já produzimos aqui parte desse caça.

Outra coisa: na PLOA de 2025 orçamento para pagamento do Gripen é o mesmo dos últimos anos sendo que nós precisaríamos do dobro para termos a cadência de entregas planejada:

Imagem




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61243
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6557 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#85776 Mensagem por Túlio » Seg Set 02, 2024 12:41 am

knigh7 escreveu: Sáb Ago 31, 2024 6:21 pm A Força Aérea sueca tem cabides duplos para o Gripen C D tanto para bombas quando para o AIM-120 (neste caso são colocados no centerline).
Eu ainda não vi o Gripen E voando com cabides duplos, mas em exposições estáticas é normal vê-lo com e não vai ser problema certificá-lo para a utilização.
Onde não há necessidade não é feito: dos 100 Meteor importados pela FAB uma parte é para instrução, manejo e treinamento; do que sobra "vivo" mal vai dar um par de AAM por Gripen, e para quando estiverem todos operacionais será 36 x 7 = 252, e isso sem nenhum extra para rearmar e partir para uma nova interceptação.

Se fosse 36 x 11 = 396 + custo dos pilones duplos e integração aos caças: acho meio brabo... 🤨




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37400
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3211 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#85777 Mensagem por FCarvalho » Seg Set 02, 2024 5:09 pm

knigh7 escreveu: Dom Set 01, 2024 8:53 pm É financeiramente impossível um adendo contratual agora, exceto para um offset numa eventual aquisição do KC-390 para Suécia . Se for por valores, seria por volta de umas 5 unidades porque nós já produzimos aqui parte desse caça.

Outra coisa: na PLOA de 2025 orçamento para pagamento do Gripen é o mesmo dos últimos anos sendo que nós precisaríamos do dobro para termos a cadência de entregas planejada:

Imagem
É como eu disse. A única forma de engatar no curtíssimo prazo mais Gripen E\F para a FAB é fechar ainda este ano o adendo do contrato original e no meio do negócio vender os KC-390 em troca de mais caças. Os suecos já até deram os números quando estiveram na Embraer. Penso que não é um negócio que se possa jogar fora ou simplesmente deixar para depois e\ou empurrar com a barriga. Na medida em que o Gripen E começar a vender para outros países, a FAB e Brasil vão começar a perder espaço nesta questão. E negociar com eles vai ficar cada vez mais difícil. Uma coisa é ser cliente único e ter lá as suas vantagens por causa disso, outra, é ser apenas mais um dentre tantos.

Começou com a Tailândia, e as Filipinas estão na fila também. Duas vendas que se concretizadas vão acabar puxando várias outras. E se não soubermos aproveitar agora, já era mais para frente. A fila anda.

Eu quero crer que temos nas mãos tudo para dar um jeito de substituir os AMX por mais Gripen E\F no curtíssimo prazo, como quer a FAB, com o adendo contratual e a venda dos KC-390 para a Suécia - afinal ambos os lados querem a mesma coisa - e mais para frente negociar um segundo lote para substituir os últimos F-5 que ainda estiverem conseguindo voar no final da década.

Ou vai ou racha. Podemos fazer, mas o trabalho de convencimento político tem que começar desde já, e ser muito bem feito. Se não for isso, a FAB vai ter que se contentar nos próximos anos com alguma solução meia boca, ou simplesmente encarar o fato de que não terá nem caça tampão, nem recursos, nem Gripen e nem nada. E tome TAB 4.0 na agenda até o fim da década.

São 36 + 15 + 36* = 87 caças

*segundo lote (2026 ou 2028 a assinar contrato) \ pode ser também negociado um adendo a este contrato a fim de tentar atingir as 108 undes pretendidas no começo de tudo.

Com 20 caças por esquadrão, como diz a FAB, para recuperar todos os esquadrões que tínhamos operacionais, será necessário cerca de 120 unidades, segundo os valores indicados pela FAB para a organização de cada esquadrão.

Muito não é. Um exagero e uma panacéia belicista da FAB dirão alguns, com certeza.




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37400
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3211 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#85778 Mensagem por FCarvalho » Seg Set 02, 2024 5:18 pm

Túlio escreveu: Seg Set 02, 2024 12:41 am
knigh7 escreveu: Sáb Ago 31, 2024 6:21 pm A Força Aérea sueca tem cabides duplos para o Gripen C D tanto para bombas quando para o AIM-120 (neste caso são colocados no centerline).
Eu ainda não vi o Gripen E voando com cabides duplos, mas em exposições estáticas é normal vê-lo com e não vai ser problema certificá-lo para a utilização.
Onde não há necessidade não é feito: dos 100 Meteor importados pela FAB uma parte é para instrução, manejo e treinamento; do que sobra "vivo" mal vai dar um par de AAM por Gripen, e para quando estiverem todos operacionais será 36 x 7 = 252, e isso sem nenhum extra para rearmar e partir para uma nova interceptação.
Se fosse 36 x 11 = 396 + custo dos pilones duplos e integração aos caças: acho meio brabo... 🤨
Até prova em contrário, eu acredito que a FAB seguirá um mix de mísseis BVR entre Meteor e talvez Derby ER, haja vista os valores do míssil europeu estarem muito aquém do orçamento. Talvez até no caso dos WVR se faça a mesma coisa com uma mistura de europeus e israelenses. Sai muito mais barato do que comprar só de um fornecedor.

Fico fulo da vida vendo essas coisas quando poderíamos estar hoje fabricando nossos próprios misseis de curto e longo alcance. Mas país do futebol tem mais é que levar na bola nas costas mesmo.




Carpe Diem
Avatar do usuário
henriquejr
Sênior
Sênior
Mensagens: 5445
Registrado em: Qui Mai 25, 2006 11:29 am
Localização: Natal/RN
Agradeceram: 431 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#85779 Mensagem por henriquejr » Seg Set 02, 2024 8:09 pm

FCarvalho escreveu: Seg Set 02, 2024 5:18 pm
Túlio escreveu: Seg Set 02, 2024 12:41 am
Onde não há necessidade não é feito: dos 100 Meteor importados pela FAB uma parte é para instrução, manejo e treinamento; do que sobra "vivo" mal vai dar um par de AAM por Gripen, e para quando estiverem todos operacionais será 36 x 7 = 252, e isso sem nenhum extra para rearmar e partir para uma nova interceptação.
Se fosse 36 x 11 = 396 + custo dos pilones duplos e integração aos caças: acho meio brabo... 🤨
Até prova em contrário, eu acredito que a FAB seguirá um mix de mísseis BVR entre Meteor e talvez Derby ER, haja vista os valores do míssil europeu estarem muito aquém do orçamento. Talvez até no caso dos WVR se faça a mesma coisa com uma mistura de europeus e israelenses. Sai muito mais barato do que comprar só de um fornecedor.

Fico fulo da vida vendo essas coisas quando poderíamos estar hoje fabricando nossos próprios misseis de curto e longo alcance. Mas país do futebol tem mais é que levar na bola nas costas mesmo.
Sem falar que a realidade operacional é de, no máximo, 4 BVR + 2 VVR... O avião carregado com BVRs não passa de peça de publicidade




.
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8908
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 497 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#85780 Mensagem por Pablo Maica » Seg Set 02, 2024 9:26 pm

Ao que parece, tem mais um em rota...

Nova remessa de F-39 Gripen parte da Suécia para o Brasil

https://www.cavok.com.br/nova-remessa-d ... a-o-brasil


Um abraço e t+ :)




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61243
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6557 vezes
Contato:

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#85781 Mensagem por Túlio » Ter Set 03, 2024 8:09 am

henriquejr escreveu: Seg Set 02, 2024 8:09 pm
FCarvalho escreveu: Seg Set 02, 2024 5:18 pm

Até prova em contrário, eu acredito que a FAB seguirá um mix de mísseis BVR entre Meteor e talvez Derby ER, haja vista os valores do míssil europeu estarem muito aquém do orçamento. Talvez até no caso dos WVR se faça a mesma coisa com uma mistura de europeus e israelenses. Sai muito mais barato do que comprar só de um fornecedor.

Fico fulo da vida vendo essas coisas quando poderíamos estar hoje fabricando nossos próprios misseis de curto e longo alcance. Mas país do futebol tem mais é que levar na bola nas costas mesmo.
Sem falar que a realidade operacional é de, no máximo, 4 BVR + 2 VVR... O avião carregado com BVRs não passa de peça de publicidade
Também acho, e o que sei é que o simples fato de remover um Msl do contêiner, instalar num caça e voar com ele pendurado no pilone (que lembremos, não é um componente da célula nem do AAM, tem que ser comprado em separado) já "come" um belo pedaço da vida útil da Mun; é por isso que em tempos de paz os caras preferem voar com os "fita azul".

Já num ponto eu meio que discordo, ainda que parcialmente, do Carvalho véio: há mísseis superiores ao Meteor em desenvolvimento, logo, o HI-LO-MIX que ele propõe me parece invertido, sendo o citado Meteor o LO de algo muito melhor, talvez até uma versão dele mesmo mas com antena AESA, talvez até com acréscimo de IIR para dar bypass nas ECM do alvo, que estariam tentando "jammear" apenas o radar de busca; por outro lado, usar um AAM caríssimo para abater em BVR um calhambeque a jato como o Karakorum para não arriscar o caça por chegar perto demais de um possível R73 ou equivalente conduz a algo menos caro como o iDerby mesmo, e nem precisa ser ER.

Como o "inimigo" seria a Venezuela, Meteor dá e sobra pra lidar com os atuais Su-30, ficando o iDerby para eventuais F-16A/B antigos e mesmo os K-8; uma futura versão superior do Meteor ou mesmo outro Msl ainda melhor, tipo o AIM-174, ficaria para o caso de eles adotarem Su-35 ou mesmo J10, estes com PL-15 ou talvez até coisa ainda mais desgraçada como o PL-17 ou mesmo J-16 com PL-21.




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37400
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3211 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#85782 Mensagem por FCarvalho » Ter Set 03, 2024 12:59 pm

henriquejr escreveu: Seg Set 02, 2024 8:09 pm
FCarvalho escreveu: Seg Set 02, 2024 5:18 pm Até prova em contrário, eu acredito que a FAB seguirá um mix de mísseis BVR entre Meteor e talvez Derby ER, haja vista os valores do míssil europeu estarem muito aquém do orçamento. Talvez até no caso dos WVR se faça a mesma coisa com uma mistura de europeus e israelenses. Sai muito mais barato do que comprar só de um fornecedor.
Fico fulo da vida vendo essas coisas quando poderíamos estar hoje fabricando nossos próprios misseis de curto e longo alcance. Mas país do futebol tem mais é que levar na bola nas costas mesmo.
Sem falar que a realidade operacional é de, no máximo, 4 BVR + 2 VVR... O avião carregado com BVRs não passa de peça de publicidade
36 x 4 = 144 Meteor + 72 Iris-T, sem direito a reserva e mais nada.
A FAB, diz-se, comprou um punhado de Meteor que não se sabe ao certo a quantidade, e o mesmo pode-se dizer do míssil IRIS-T.
Não tenho dúvidas que o máximo que veremos nos Gripen E\F do GDA - e dos demais esquadrões da FAB - serão 2 Meteor + 2 IRIS-T, se muito, e nas paradas do 7 de setembro.
Se seguirem a tradição do GDA nas missões QRA do dia a dia, no máximo vão de canhão Mauser e olhe lá. Os mísseis ficam seguros, e muito bem guardados, para um dia quem sabe no caso de uma eventualidade qualquer, o que é mais raro ainda por estas bandas. :roll:
Como apontou o @Túlio só para conseguir botar 7 Meteor nos 36 caças do GDA seriam necessários 252 unidades, o que a FAB obviamente em tempo algum terá condições de fazer e\ou ter.
Com 4 cabides duplos sobre as asas, seriam 11 mísseis que, embora tecnicamente possível, não seria adotado em tempo algum na realidade, mesmo em um TO quente. Portanto, estamos em uma sinuca de bico quanto a este aspecto, já que queremos mais caças, mas não temos culhão para comprar toda a munição necessária para eles.
Fazer o que. Espera a cavalaria do tio Sam chegar e salvar o dia, não é mesmo. :oops:




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37400
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3211 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#85783 Mensagem por FCarvalho » Ter Set 03, 2024 1:03 pm

Pablo Maica escreveu: Seg Set 02, 2024 9:26 pm Ao que parece, tem mais um em rota...
Nova remessa de F-39 Gripen parte da Suécia para o Brasil
https://www.cavok.com.br/nova-remessa-d ... a-o-brasil
Um abraço e t+ :)
Deve ser a unidade que teria de ser entregue ano passado e não veio.
As 3 deste ano sequer tem previsão de chegada.
Estamos em setembro, e faltam 4 meses para o ano acabar.
Alguém aí acredita em milagres?




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37400
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3211 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#85784 Mensagem por FCarvalho » Ter Set 03, 2024 1:06 pm

Túlio escreveu: Ter Set 03, 2024 8:09 am
henriquejr escreveu: Seg Set 02, 2024 8:09 pm Sem falar que a realidade operacional é de, no máximo, 4 BVR + 2 VVR... O avião carregado com BVRs não passa de peça de publicidade
Também acho, e o que sei é que o simples fato de remover um Msl do contêiner, instalar num caça e voar com ele pendurado no pilone (que lembremos, não é um componente da célula nem do AAM, tem que ser comprado em separado) já "come" um belo pedaço da vida útil da Mun; é por isso que em tempos de paz os caras preferem voar com os "fita azul".
Já num ponto eu meio que discordo, ainda que parcialmente, do Carvalho véio: há mísseis superiores ao Meteor em desenvolvimento, logo, o HI-LO-MIX que ele propõe me parece invertido, sendo o citado Meteor o LO de algo muito melhor, talvez até uma versão dele mesmo mas com antena AESA, talvez até com acréscimo de IIR para dar bypass nas ECM do alvo, que estariam tentando "jammear" apenas o radar de busca; por outro lado, usar um AAM caríssimo para abater em BVR um calhambeque a jato como o Karakorum para não arriscar o caça por chegar perto demais de um possível R73 ou equivalente conduz a algo menos caro como o iDerby mesmo, e nem precisa ser ER.
Como o "inimigo" seria a Venezuela, Meteor dá e sobra pra lidar com os atuais Su-30, ficando o iDerby para eventuais F-16A/B antigos e mesmo os K-8; uma futura versão superior do Meteor ou mesmo outro Msl ainda melhor, tipo o AIM-174, ficaria para o caso de eles adotarem Su-35 ou mesmo J10, estes com PL-15 ou talvez até coisa ainda mais desgraçada como o PL-17 ou mesmo J-16 com PL-21.
A meu ver, por mais improvável que pareça, devemos aproveitar que a BIDS está à venda e em promoção, e pegar isso aqui e desenvolver com o dinheiro alheio que não temos e não queremos dar para fomentar a Defesa.
Seria uma boa dupla com o Meteor. Quem seria o HI e o LO, fica por conta da FAB decidir o que ela quer deste míssil:

Imagem




Carpe Diem
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37400
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3211 vezes

Re: TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

#85785 Mensagem por FCarvalho » Ter Set 03, 2024 1:12 pm

Há no mercado outras duas possibilidades, e que estão em estágio muito avançado de desenvolvimento, principalmente o indiano, que promete alcances na versão Mk III de 250 a 300 km.

Imagem
ASTRA

https://www.defenceturkey.com/images/_B1A3780-2%283%29.jpg
GÖKTUĞ

É só escolher um como dupla para o Meteor, ou simplesmente comprar o direito de produção no Brasil e fazer quantos der.




Carpe Diem
Responder